Issuu on Google+

ANO XIV | Nº 158 | JUN/12

tradnews@yahoo.com.br

Moreno

HISTÓRIA E CULTURA

VIVÁ...

RECIFE-PANAMÁ

Um novo conceito em hotelaria

Novo voo interliga a capital pernambucana a América Central


EDITORIAL

Andréa Martins Editora e publicitária responsável

EXPEDIENTE EDITORA E DIRETORA Andréa Martins JORNALISTA RESPONSÁVEL Alexandre Galvão | DRT/SP 38942 COLABORADORES Ronaldo Alves, Sevé Rodrigues, Julio Silva, Pepe Cal, Rachel Motta CAPA Foto Prefeitura Municipal do Moreno DIAGRAMAÇÃO Ivandro Galdino galdino.ivandro@gmail.com TIRAGEM 13.000 exemplares Distribuição dirigida (gratuita) REVISTA TRADE NEWS (81) 3051-1081 / 8817-6613 tradnews@yahoo.com.br

COPA DO MUNDO 2014, COPA DAS CONFEDERAÇÕES 2013 E O TURISMO EM PERNAMBUCO É bem verdade, que Pernambuco vive hoje, um grande momento econômico e social. Podemos sem dúvida nenhuma, incluir o turismo neste momento importante que vive o nosso estado, já que o setor alavanca e fomenta a economia a passos largos. Ações e projetos estruturadores, vem dando uma condição favorável para que o setor pouse de bom moço, dentro desse boom atual. Mas acho que um grande gargalo, começa a se formar daqui em diante, o fator tempo será fundamental a partir de agora. A realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil pode ser uma grande furada, e não dar o retorno tão esperado que nossos estados imaginam e almejam. Pernambuco é uma das sub-sedes e está fazendo um investimento pesado e grandioso. Mas o que não se percebe é que todos esses projetos ainda não tomaram forma nem dimensão. O único que começou e ainda tentar tomar forma, é a Arena da Copa, que fica na cidade de São lourenço da mata, que será a verdadeira cidade da copa. Mas mesmo assim não empolga os pernambucanos.As grandes obras viárias, os projetos de mobilidade, os projetos de qualificação e as grandes modificações que o recife e a região metropolitana esperam, ainda não saíram do papel, ou se saíram ainda não se percebem. O que quero dizer com isso, leitores, é que tanto a Copa do Mundo quanto a Copa das Confederações podem não ser o que parecem, o famoso “legado”, tão falado pelos nossos principais articuladores da copa em Pernambuco, talvez, não seja tanto assim. O grande teste para Pernambuco e para as outras seis capitais, será a recém conquistada Copa das Confederações, Se conseguirmos fazê-la com êxito, podemos ter um possível sucesso no ano seguinte com a Copa do Mundo. Mas, sem querer ser pessimista, não creio que possamos, pelo tempo existente. Para tentar esconder essa falsa impressão, muitos ousam dizer que, na África foi assim e deu tudo certo. O que não é verdade, lá muita coisa deu errado e o legado está virando sérios problemas para as administrações africanas. O que espero na verdade, é que isso não aconteça em nosso estado. Que o nosso turismo não seja maculado com toda essa expectativa. Já que se vem fazendo um trabalho, tão sério e profissional. não seria de bons olhos, ver todo esse trabalho, que avançou muito nos últimos anos, ser jogado fora, por expectativas frustradas de um evento, que sem dúvida nenhuma é um dos mais importantes do mundo. mas que passa! e Pernambuco fica. nossas riquezas, nossos potencias e principalmente nosso povo, é que poderão pagar essa conta. Meu cordial Abraço!


a nova liderança do Litoral Norte de Pernambuco FlávioVieira Gadelha de Albuquerque (Flávio Gadelha) está concluindo sua segunda gestão de sucesso (1ª. Gestão 2005-2008) – ( 2ª. Gestão 2009-2013). Foi eleito pelo PdT em 2005 e logo em seguida foi “adotado” pelo PMDB. Quer fazer seu sucessor o pastor da Assembléia de deus, marcos José do PT (prefeito) e o vereador Josias Azevedo do PmdB (vice) nas próximas eleições de outubro.A chapa tem apoio do PSdB. Flávio é formado em pedagogia pela Faculdade de Ciências Humanas de olinda (Facho), casado, e tem três filhos. (sendo os dois mais jovens de sua segunda e atual esposa).

/// ENTREVISTA Abreu e lima é uma cidade turística? FG: Ela tem um grande potencial turístico.Abreu e lima apesar de estar localizada na rmr tem uma característica muito interessante. Mais de 70% de seu território esta na zona rural, onde existe uma forte agricultura familiar responsável pela produção agropecuário que abastece as famílias e ainda é fonte de renda. Os produtos são comercializados na Feira livre da Cidade, como também na Ceasa-PE. Do outro lado um rio preservado, rio Timbó, com rico estuário e manguezal. A ruínas da igreja São Bento. São pontos importantes para transformar Abreu e lima uma cidade turística como Olinda e Igarassu. E o que a administração atual tem feito para explorar esse potencial? FG: Infelizmente, antes de nossa administração Abreu e lima não teve a atenção que merecia e merece. Muitas construções antigas foram destruídas ou depredadas, a exemplo da igreja São Bento, e o Forno da Cal, hoje em ruínas, localizados no bairro de Inhamã, no limite de Abreu e lima com Paulista. nossa administração primeiro ouviu as pessoas que moram nestes locais para saber o que elas desejavam. Elas queriam respeito e mais oportunidade de emprego. um exemplo é os pescadores do Porto Jatobá. Eles foram contemplados com diversas ações da nossa administração. Ganharam um fabrica de gelo para conservação de seus pescados. Ganharam um telecentro para ter acesso a tecnologia de informação. No mesmo local estão sendo alfabetizados. E recentemente uma estrada asfaltada. Esta ultima obra é uma parceria do governo do Estado com recursos do Prodetur. Com este

Alto das ruínas

mesmo recurso estão requalificando toda a Br 101 norte que corta a cidade. e por fim os estudantes a rede de ensino municipal estão conhecendo a historia da cidade. E só conhecendo para o cidadão respeitar e admirar sua cidade. e qual as formas de explorar o turismo em Abreu e lima? FG: Abreu e lima tem varias facetas para explorar. Podemos começar com o turismo ecológico, turismo rural. Depois de concluir as vias e sinalização previstas para até o final do ano, o turismo histórico também poderá ser explorado. A igreja de São Bento, hoje em ruínas, é considerada uma das mais antigas do Brasil, depois da Santos Cosme e Damião de Igarassu.

feira livre, em construção as margens da Br 101 norte, o comercio vai crescer ainda mais. Vamos atrair compradores de todas a região metropolitana e viajantes com destino as praias de Itamaracá, Goiana e até mesmo para quem vai para a vizinha Paraíba.

Hoje o que mais se destaca na economia de Abreu e lima? FG: O comércio sem dúvida. Quem mora na cidade nem precisa ir tão longe para comprar tudo o que precisa. O centro comercial da cidade está repleta de grande lojas antes só vistas na Capital Pernambucana. Desde o inicio da minha primeira gestão chegaram diversas lojas de diversos segmentos.Vieram também os bancos. Antes só existia duas agencias, hoje contamos com quatro. Também crescemos em numero de industrial. O distrito industrial de Abreu e lima hoje carece de espaço para comportar novas unidades. Com a conclusão da nova

Prefeito fale um pouco do Festival Multicultural, carro-chefe de sua administração que atrai centenas de pessoas. FG: O Festival Multicultural de Abreu e lima está consolidado no calendário turístico-cultural do Estado. Todos os meses de setembro, desde 2005, conseguimos colocar mais de 20 mil pessoas por noite no nosso pátio de eventos. Elas vem se divertir ao som de bandas nacionais e locais.Todos os anos a festa acontece na maior tranqüilidade. Neste ano vamos comemorar 8 anos do festival.As atrações prometem muita alegria. Mas não vou adiantar os nomes para não estragar a surpresa.

Produção rural

FoToS: léo CAldAS

FLÁVIO GADELHA


Moreno

FoToS: Pm do moreno

HiSTóriA e CulTurA Moreno está localizado a 23 km do recife, cidade de gente tranqüila, hospitaleira, de comércio bem estruturado e setor industrial em desenvolvimento. A cidade é composta de apenas um distrito de nome Bonança. Antigamente a cidade era chamada de “Terra dos eucaliptos”, devido a uma enorme plantação feita no século XIX, ainda hoje é possível ver muitas dessas arvores ao redor do município.Atualmente o destaque é o Turismo Histórico/ Cultural, que além de mostrar a história antiga e recente da cidade, ajuda a fomentar a economia local. Moreno tem algumas peculiaridades, que podem ser percebidas e conhecidas facilmente, como os diversos engenhos existentes, a questão ambiental e o trabalho feito para valorizar o setor rural. Já que o Turismo rural tem vertentes importantes na cidade. A economia local é baseada na agropecuária, porém, o comércio e a prestação de serviços têm uma excelente participação na atividade econômica do município, gerando emprego e renda os moreneses e região. enfim, a partir de agora, você vai poder conhecer melhor a cidade de Moreno, com toda a sua História e Cultura. Moreno que é uma das cidades mais promissoras do Estado de Pernambuco.

Águas cristalinas

PoTenCiAl eConÔmiCo A cidade de Moreno está bem localizada, dentro do estado de Pernambuco, por isso, oferece condições idéias para investimentos de médio e grande porte. Se tornando uma alternativa para o Brasil e o Mercosul. Outro fator importante que ajuda a fomentar o município é o fato, de a cidade ter um comércio bem estruturado, com quase 500 estabelecimentos. Aonde pode ser encontrado de tudo, fazendo com que os moradores, visitantes e os investidores possam consumir na própria cidade. O setor industrial já conta com várias empresas, mas continua em desenvolvimento, Segundo a secretária de desenvolvimento econômico, em breve, diversas indústrias devem aportar, devido o planejamento estratégico iniciado em parceria com o Governo do Estado. Conheça então, as rotas que podem ser utilizadas, para que investidores possam fazer seus investimentos na cidade. roTA mArÍTimA O município está a apenas 60 km do Complexo industrial e Portuário de Suape (o melhor porto público do Brasil). Mas essa distância deve diminuir com a construção de uma rodovia ligando Moreno ao Porto (projeto em execução no Planejamento Estratégico do referido Complexo). Suape tem uma localização estratégica em relação às principais rotas marítimas de navegação, conectando-se com mais de 160 portos em todos os

continentes, colocando-o em condições de ser o principal concentrador do Atlântico Sul. O porto pode atender a navios de até 170.000 tpb e calado operacional de 14,50 m. Com 27 km2 de retroporto, seus portos externo e interno oferecem as condições necessárias para atendimento de navios de grande porte. Há boas perspectivas de negócios para empresas fornecedoras de produtos e serviços pra os empreendimentos-âncoras do Complexo, tais como o estaleiro Atlântico Sul e a refinaria Abreu e lima. Por fazer parte do território Estratégico de Suape, moreno desponta como destino preferencial de investimentos, integrando uma política de incentivos fiscais e aportes governamentais.


Rota Terrestre Moreno é cortada por uma das maiores rodovias federais do País: a BR 232 (com 562 km, vai de Recife a Parnamirim, abrangendo quase toda a extensão leste-oeste de Pernambuco). O município também está bastante próximo de outras importantes rotas brasileiras, como a BR 101 (com 4551 km, seu percurso contempla quase todo o litoral brasileiro, passando pelas regiões Nordeste, Sudeste e Sul).A cidade ainda conta com a rodovia estadual PE 07, importante ligação com os municípios de Jaboatão dos Guararapes e Recife. Rota Aérea A cidade está bem próxima do Aeroporto Internacional dos Guararapes Gilberto Freyre, apenas 27 km. Trata-se de um dos maiores aeroportos brasileiros e o maior do Norte/Nordeste do país. De acordo com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (infraero). Sua extensão permite a operação aviões, como Boeing 747-400, que comporta cerca de 350 passageiros e 62 toneladas de carga. Possui ligação com os mais importantes aeroportos do Brasil e com o resto do Mundo.

Os diferentes tipos de turismo em Moreno Turismo Rural Fugir da cidade e viver um cotidiano totalmente diferente em uma propriedade rural. Acordar com o clima ameno do campo e ter contato direto com a fauna e a flora. Este é um dos grandes atrativos de Moreno que oferece roteiros que propiciam contato com o ambiente natural, mas sem perder o conforto de uma hospedagem. O melhor exemplo desta possibilidade é o Viver Hotel Fazenda, onde os hóspedes podem vivenciar o contato íntimo com a natureza num hotel que oferece todos os confortos da vida urbana.

Novo Distrito Industrial: Vantagens para

Turismo Ecológico Um grande número de reservas ecológicas com flora e fauna típicas da mata Atlântica. Este é mais um dos atrativos de Moreno. Os adeptos da defesa da natureza têm a oportunidade de ver que uma cidade metropolitana pode aliar preservação à geração de renda através de um turismo ecologicamente responsável. Um bom exemplo é a Reserva Ecológica Carnijó e o Sítio das Artes. Lá, os turistas entram em contato íntimo com o meio ambiente natural e ainda aprendem lições de botânica, biologia e educação ambiental.

A criação de um novo distrito industrial na cidade de Moreno, em breve trará nova oportunidade para o município e região. Com 150 hectares o terreno terá energia elétrica, água e gás natural além de ligações com as principais rodovias. Os investidores terão a favor uma vantajosa política de incentivos fiscais municipais e estaduais para viabilização dos negócios. Além disso, a Prefeitura Municipal ainda atuará no suporte ao recrutamento de profissionais. Tudo isso aliado a uma política de responsabilidade ecológica em parceria com os investidores.

Turismo Histórico/Cultural Moreno pode ser vista como uma cidade-documento que testemunha o apogeu da cultura canavieira, estudada em clássicos como Casa-Grande e Senzala de Gilberto Freyre. O município possui um grande número de engenhos de cana-de-açúcar em bom estado de conservação. Um dos mais importantes é o Casarão do Engenho Morenos, pertencente a tradicional família Souza Leão. Um outro exemplar arquitetônico, recentemente revitalizado com recursos do Governo Federal, é o casarão do Engenho Catende. Com toda sua imponência, está localizado a zona urbana do município. Outro

novos empreendimentos

Horizonte convida à contemplação

Pedra Corre-Moleque

Aurora: espetáculo para os olhos

atrativo histórico é a arquitetura remanescente do período da industrialização têxtil, promovida por empresas européias no estado. A cidade possui construções como a Igreja Matriz Imaculada Conceição, Mercado Público e casas da Vila Operária que remetem ao tempo da Société Cottonière Belge-Brésilienne, fábrica belga que ajudou na urbanização da cidade. Turismo de Aventura Moreno possui características que viabilizam empreendimentos em diferentes modalidades


turísticas. Esportes de aventura como trekking, rapel e paintbol podem ser praticados em áreas adequadas. Uma das atrações é Pedra Corre-Moleque localizada no Engenho Selva, ideal para a prática da escalada e do rapel. Os aventureiros também podem encontrar desafios em jipe, bike, ou motocross nas trilhas de barro, em meio a uma natureza exuberante, repleta de mananciais d’água. Engenho Moreno

ATRATIVOS TURÍSTICOS Engenho Moreno Localizado às margens da PE-07, próximo ao entroncamento da BR232 com a PE-07, distante apenas 3 km da sede do município. Ao fundo da Casa-Grande encontramos uma pequena mata e o Rio Jaboatão, que compõem um significativo cenário natural ao entorno. A atual Casa-Grande do Engenho Moreno foi construída em meados do século XIX, recebendo em 1859 o Imperador Pedro II em sua viagem a Pernambuco. É considerada um dos mais perfeitos solares do Brasil. Suas características básicas são: dois pavimentos, sistema construtivo de elementos portantes em alvenaria de tijolos, planta retangular, estrutura de coberta em madeira e recobrimento em telhas de barro, telhado em quatro águas e um prolongamento para cobrir cômodos salientes, escada interna, piso do pavimento superior em tábuas apoiadas em vigamento de madeira, fachada formada por onze balcões com sacadas de ferro e em série de três, pavimento térreo com parapeito murado. Sua arquitetura assemelha-se com as casas rurais e urbanas de Portugal, daí a denominação de Solar, como são chamadas tais residências em Portugal. A capela do engenho, sob invocação de Nossa Senhora da Apresentação, sem unidade arquitetônica com o sobrado, deve ter sido construída em época diferente, apresenta frontão barroco e fachada neoclássica com sacada de ferro. Ainda compõem o conjunto, as ruínas do que teriam sido a fábrica (área de produção do açúcar) e a moradia dos

escravos domésticos. O conjunto edificado do Engenho Moreno foi catalogado pela FIDEM, no plano de preservação de sítios históricos (PPSH), em 1978. O Engenho Moreno tinha, primitivamente, o nome de Nossa Senhora da Apresentação, que ainda hoje, é a padroeira da sua capela. Esse engenho já existia em 1616 e pertencia a Carlos Francisco Drago. Por essa época, foi vendido a Baltazar Gonçalves Moreno, seu proprietário por mais de 40 anos e de quem lhe veio a denominação. Na segunda metade do século XVII, pertenceu à Condessa de Penaguião, sogra do Mestre de Campo Francisco Barreto de Menezes, Governador de Pernambuco até 1657 e, depois, Governador Geral do Brasil. Em 1689, o Engenho foi vendido a João de Barros Rego, Capitão-Mor de Olinda. No começo do século, o engenho passou às mãos do Capitão-Mor Domingos Bezerra Cavalcanti e permaneceu por quase um século nas mãos da mesma família, através de três gerações, pela linha feminina. Em meados do século XIX, foi adquirido por António de Souza Leão, futuro Barão de Morenos, e ainda hoje se conserva na posse de seus herdeiros. A atual Casa-Grande do engenho foi construída em meados do século passado, pois em 1859, recém concluída, hospedou o Imperador Pedro II em sua viagem a Pernambuco. A capela do Engenho Morenos da Invocação de Nossa Senhora da Apresentação, embora sem unidade arquitetônica com o sobrado, deve ter sido época contemporânea ao primeiro.

Engenho Catende Foi em parte da área deste engenho que se originou a cidade do Moreno. Tanto que hoje localiza-se totalmente na área urbana do Município. Por sinal, este é o único exemplar de Casa-Grande, no município, localizado no centro urbano. Atualmente o engenho encontra-se reduzido apenas à Casa-Grande. Já há muitos anos, desde a construção da cidade, este não mais exerce mais atividades agrícolas. A Casa-Grande encontra-se em bom estado de conservação, apesar de ter sofrido algumas modificações na sua arquitetura original. Edificação sobre calçada alta, construído a meia encosta, em alvenaria de tijolo e com dois pavimentos. No pavimento inferior, possui três portas e no andar superior cinco janelões com guarda-corpos em ferro. Telhado em telha canal, com beiral em madeira. Estação Ferroviária Atrativo urbano. Exemplar da arquitetura do final do século XIX. Edificação com as características e moldes de acordo com o padrão das edificações da Rede Ferroviária (RFFSA). Telhado em duas águas, com telhas canal e beirais em madeira. Um dos lados do beiral é caracterizado como alpendre. Hoje, encontra-se em estado de degradação, marcado pela ausência da cobertura e exposição constantes aos intempéries.


moreno - HiSTóriA e CulTurA Como todo Brasil, Moreno é fruto da civilização portuguesa. O nome do município do Moreno origina-se da história de dois irmãos portugueses, conhecidos como irmãos Moreno. Chamavam-se Baltazar e Gaspar Gonçalves Moreno. Chegando em 1616 à localidade, que só após quase quatro séculos viria a dar origem a uma cidade, compraram uma faixa de terras, a margem do rio Jaboatão, denominada engenho Catende, coma finalidade de instalarem um fábrica de açúcar. Antes da realização do objetivo, faleceu Gaspar. No entanto, Baltazar continuou insistindo até conseguir o que havia planejado anteriormente com o irmão. no primeiro dia de funcionamento do engenho, emocionado por ver o trabalho finalmente concluído, Baltazar sofreu um colapso e faleceu. Em virtude da tragédia, a propriedade foi vendida pelos herdeiros, passando a ter, passando a ter aos longos dos anos, sucessivos proprietários. Em 1850, a propriedade passa para a posse da tradicional família Souza leão. um dos momentos de maior relevância histórica do engenho Catende em 18 de dezembro de 1859, quando o proprietário Antônio Souza leão e sua esposa maria Amélia Souza leão receberam a visita do Imperador do Brasil, D.Pedro II, que conferiu a eles os títulos de Barão e Baronesa.A Casa-Grande do Engenho foi recentemente recuperada e encontra-se a aberta a visitação pública. o engenho Catende veio, em 1907, a ser novamente vendido, desta vez a uma empresa têxtil com origem belga, chamada “Société Cottonière Belge-Brésilienne”. em 1910, a empresa construiu a fábrica de tecidos que daria um grande impulso econômico à localidade, ensejando o surgimento de um dinamismo urbanístico que culminaria com a constituição inevitável de um novo município. em torno da fábrica, pode-se dizer que SCBB transformou a pequena localidade rural numa verdadeira cidade com a construção de uma vila operária, igreja, cemitério, clube social, praça, escola, sistema de abastecimento de água e energia entre outras melhorias. A empresa também promovia iniciativa de bem estar social como atendimento médico-odontológico, além de empregar praticamente toda a mão-de-obra que passou a ser atraída de diferentes municípios. O povoado que então surgiu recebeu o nome de Vila Nathan, em homenagem a Allen nathan, diretor da SCBB que atuou na constituição da fábrica de tecidos. A SCBB também protagonizou outro fato marcante: ao plantar cerca de dois milhões de mudas de eucaliptos nas colinas da localidade, fez moreno ser reconhecida com a Terra dos eucaliptos, fama que ainda notabiliza a cidade, apesar de não haver mias tantas espécimes da planta. Com a crise no setor têxtil na década de 1960, a SCBB diminui progressivamente suas atividades até fechar e ser vendida No entanto, a derrocada da fábrica aconteceu num momento, em que a localidade já havia adquirido a condição de município.

neste desafio de ser Secretário de Planejamento, desenvolvimento econômico e Turismo, cheguei à conclusão pessoal de que o turismo em uma cidade como Moreno se faz com o próprio povo. Povo que tem que estar com a alta estima elevada, com o sentimento altruísta de pertencer ao local onde mora, orgulho de sua cidade. Assim, todos se engajam nas tarefas de cuidar, da cidade, mantendo, por exemplo, os logradouros limpos, além de conhecer e repassar ao turista a história de onde vive. Portanto, o turismo de uma cidade não deve prescindir da valorização do povo, dada a sua importância histórica, principalmente quando há motivos de alegria e felicidade por habitar um local com qualidade de vida. Fazer uma cidade numa rota turística é responsabilidade de um grupo, formado não só por gestores públicos, mas também por membros da iniciativa privada, notadamente os agentes do turismo. Tenho certeza absoluta que teremos em pouco tempo outro cenário turístico no município, proveniente do grande acontecimento econômico que a região está passando. Este novo momento que a Cidade do moreno vive no contexto da economia regional, colocará o município e o seu povo em uma situação privilegiada, por ter preservado sua peculiaridade de ser uma cidade metropolitana com característica de interior. Alexandre Paes, Secretário de Planejamento, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Produção rural


Prefeitura Municipal do Moreno Construção da década de 1920, em estilo eclético, com boa condição de conservação. As modificações que ocorreram ao longo dos anos não descaracterizaram sua volumetria e estilo. Abriga parte da estrutura administrativa da Prefeitura Municipal. Anualmente, ocorre lá a solenidade oficial de abertura da Semana da Pátria, com o hasteamento das bandeiras do Brasil, de Pernambuco e do Moreno. Instalado em meia encosta, em pleno centro da cidade, destaca-se na paisagem urbana por encontrar-se em posição elevada. Possui galeria com fotos de todos os prefeitos da história da cidade em seu salão de entrada. Praça da Paixão Trata-se de uma praça com um diferencial: é um logradouro multiuso, construído numa colina, à margem da Avenida Sofrônio Portela, a principal do município. Sua posição topográfica elevada foi trabalhada para que pudesse abrigar um teatro ao ar livre. O espaço permite a montagem de peças teatrais com cenários e dá visibilidade total ao público, porque permite que as cenas ocorram sempre num plano elevado em relação aos espectadores. A praça foi construída em 2008 para receber a segunda edição da Paixão de Cristo do Moreno e também já abrigou o Auto de Natal. O objetivo da obra foi permitir a utilização cênica de uma barreira localizada no centro da cidade. Nela, foram edificados muro de arrimo, pisos, palcos e jardim que permitem conforto e segurança para atores e equipe de produção. A vantagem é que o local pode ser utilizado tanto para espetáculos, quanto para uso cotidiano da população. Passado os espetáculos, o logradouro volta a receber bancos e postes de iluminação e as pessoas podem freqüentá-lo como ponto de lazer.

Prefeitura do Moreno

Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição Atrativo Urbano. Com edificação datada de 1935, fachada simples, três portas que dão acesso à nave principal, ladeada por quatro janelas. Janelas superiores com vitrais. Imagem de Nossa Senhora da Conceição no frontão. Interior simples com dois corredores laterais, separados por arcos e nave única. O entorno da Matriz é todo arborizado, com bancos e luminárias modernas. Abriga uma praça com gruta de pedra onde se vê imagem de Nossa Senhora da Imaculada Conceição. Há também um pequeno viveiro com tartarugas e jacarés na praça e um parque infantil. As missas ocorrem às segundas, quartas e sextas-feiras, às 18h30, e aos domingos, às 09h e às 19h15. Engenho Nossa Senhora Auxiliadora Distante 3,5 km do posto da Polícia Rodoviária Federal na BR 232 sentido Recife-Caruaru, via

pavimentada em bom estado de conservação. A Casa-Grande, uma confortável casa de campo, possui elementos decorativos não originais, mas preserva o mesmo partido arquitetônico das casas de engenho do final do século XIX: alpendre avarandado em U, frontal acima da cobertura do alpendre com estrutura de madeira e coberta em telha canal; corpo principal da casa coberta em quatro águas, em volume térreo único, em ótimo estado de conservação.Implantada à margem do Rio Várzea do Una. Em 1930, foi construída uma destilaria na propriedade, em atividade até hoje, apesar da diminuição na produção inicial. Hoje, utilizando-se da maquinaria original, produz a cachaça de cabeça, reconhecida pela excepcional qualidade. A proximidade do centro urbano, as condições dos acessos, a produção quase artesanal da cachaça, aliada à disponibilidade dos proprietários em transformar a área num ponto turístico tornam o engenho um atrativo aos visitantes.

Engenho Carnijó


Engenho Carnijó localizada a 3km da sede do município. Acesso parte pavimentada e parte não pavimentada em bom estado de conservação. A reserva ecológica Carnijó é uma rPPn (reserva Particular do Patrimônio natural). o local é aberto a visitas. dotado de extrema beleza natural, contando com um raro e diversificado patrimônio ambiental, formado por fragmentos da Mata Atlântica, bosques, rios, riachos, açudes, represas e várzeas como também por diferentes espécies e variedades da flora e da fauna tropical. Proporciona as seguintes atividades: trilhas e caminhadas ecoculturais, treinamentos coorporativos, educação ambiental, cultivo de plantas e flores tropicais, observação de pássaros e da menor microalga da região. Oferece também serviços de alimentação para os visiantes através do restaurante Sabor do engenho. informações e reservas: (81) 3535.3805.

Hotel Viver

CulTurA A cultura é outro ponto forte dentro das atividades existentes no municipio, a prefeitura apoia e cria opções dentro do calendário de eventos da cidade, para promover a cultura local, não deixando que ela fique esquecida. Festas como a da Padroeira da Cidade nossa Senhora da Conceição é uma da mais concorridas, ja que muitos moradores e visitantes paricipam dos festejos santos e profanos. A cidade também, tem outras atividades culturais, como a Festa de reis, a Paixão de Cristo, o desfile Cívico, o Carnaval e o Festejos Juninos todas essas atividades juntas, fazem com que Moreno, tenha um calendário cultural forte e positivo, atraindo não só a cidade como um todo, como as cidades circo-vizinhas. CulinÁriA A origem do Bolo Souza leão - o lugar deste bolo na culinária de Pernambuco é tão nobre quanto a linhagem dos Souza leão que o batizou, formada por senhores de engenho dos municípios de Jaboatão, moreno e vizinhanças. o bolo Souza leão é mais famoso do Brasil. Trata-se da verdadeira lenda da nossa doçaria tradicional. As primeira notícia que se tem dele é quando foi servido pela família Souza leão — dona de vastos canaviais — ao imperador dom Pedro ii e sua mulher, Teresa Cristina, em viagem a Pernambuco em especial ao Engenho Moreno no município do Moreno.

Paixão de Cristo do moreno

Bloco lírico

eQuiPAmenToS e ServiÇoS TurÍSTiCoS Viver Hotel Fazenda localizado em área com 140 mil metros quadrados, onde há flora e fauna remanescentes da Mata Atlântica. Possui 48 quartos em duas modalidades: especial e luxo. dispõe de restaurante panorâmico especializado em culinária regional nordestina. oferece salões para conferências, dotados de conexão banda larga wireless e climatização.A infra-estrutura inclui ainda campo de futebol quadra de vôlei, passeio de charrete, mesas de sinuca e pingue-pongue, cavalos, bicicletas, cachoeira e piscinas. localização: Br 232, Km 32, Bonança, CeP 54.800-000 Telefone: 55 81 3535 7500 site www.viverhotel.com.br Possui 48 apartamentos amplos e confortáveis. Estão dotados de ar-condicionado, frigobar, Tv e telefone. equipamentos e serviços: piscina, bicas, cachoeira, campo de futebol e vôlei, pista de cooper, salão de jogos, playground, auditório, recreador, recepcionista bilíngue, estacionamento, lavanderia, restaurante panorâmico, lago ornamental, gerador de luz emergencial, cavalos, charretes e bicicletas rodovia Br 232, km 32. (81) 3535.7500 www.viverhotel.com.br


Eco Parque Pocinho O Eco Parque Pocinho é uma área de preservação e conservação ambiental localizada as margens da Br-232, no município de Moreno – Pernambuco, a apenas 20 minutos do centro do recife. Numa área de 16 hectares, seis são de recuperação de floresta nativa, com afluentes, uma vasta fauna e flora catalogadas e prontas para serem respeitosamente observadas pelos visitantes. A extensa área de mata foi dividida em três circuitos onde estão concentradas as trilhas que podem ser percorridas com monitores. Uma verdadeira aula de Educação Ambiental. O Eco Parque Pocinho realiza trilhas educativas, interativas, incluindo temas variados ligados à educação ambiental e principalmente relacionando a importância da preservação e conservação natureza, com aulas práticas de botânica, entomologia, conservação da natureza, ecologia, horta orgânica, viveiro e sementeira, minhocário e compostagem tudo isso em contato direto com a natureza em trilhas ecológicas. Ao final de cada atividade o plantio de mudas da Mata Atlântica, todo grupo que aqui vem planta sua muda e identifica com o nome da escola, empresa, projeto, entidade, e assim o reflo-

Eco Parque Poncinho

restamento é feito de uma forma descontraída (Projeto adote uma árvore). Eco Parque Pocinho ainda dispõe de uma área de lazer o Ecoaventura com a Ponte três cordas, Cabo sobre a água, Campo de futebol, Campo de vôlei, Tirolesa, Falsa baiana e com o Campo de desafio que inclui Circuito da sedução, Corrida de saco, Corrida do limão, Trave de equilíbrio, Boliche ecológico, dança do peru,Travessia do equilíbrio, Túnel com pneu, Pulo dos pneus, Corrida de costa, Circuito náutico, Paladar oculto. Dispõe de Passeio de barco, Açudes, Bica, rio, Banho de lama, Área para

acampamento, Cantina, Ecociencia, Anfiteatro tudo isso respeitando a natureza. Trabalha com grupos agendados. Para mais informações sobre o Eco Parque Pocinho basta ligar para: (81) 9977-3691 ou 8720-0829. Parque Aquático de Pernambuco Br 323, km 29, moreno. Funciona sábados, domingos e feriados das 8h às 17h. Equipamentos e serviços: área com 200.000m2, 8 piscinas, praça de alimentação, posto medico, pedalinho, bares, playground, tobo-água, ilha tropical, estacionamento.

ONDE COMER Churrascaria e Pizzaria A Palhoça Avenida doutor Sofrônio Portela, 4489, Centro Moreno - PE, 53690-000 (81) 3535-4749 11 às 22h seg qui - Sex sab 11 a 0h - dom 11 às 23h Churrascaria e Pizzaria Manda Brasa Avenida Presidente Vargas, 1173, Distrito de Bonança (81) 3535-7654 - 6h30 a 0h Bode Grill Br 232, km 39 - Bonança/Pe Fone: (81) 3231 6539 | (81) 9971.4373 Horário comercial, Fins de semana - 8h `as 17h restaurante Paladar Sofrônio portela,vidal de negreiros Fone: (81) 8841.1784 | 3802 11h às 17h mix lanchonete e Self-Srrvice Av Dantas Barreto 2091 – Centro Fone: (81) 3535-3562 COMO CHEGAR Seja de Carro ou ônibus: Primeiro acessa à Br 232 e depois a rodovia estadual PE 07. Telefone para mais informações: (81) 3535-1061 E-mail: prefeituramoreno@gmail.com


Jornalista e Editor Chefe da revista Trade News Alexandre Galvão é homenageado pelos 15 anos de serviços prestados ao turismo pernambucano O nosso jornalista e editor chefe da revista Trade news Alexandre Galvão foi homenageado pela miT - mostra internacional de Turismo e pela Abav-Pe, entidade que realiza o evento na última semana, dentro da setima edição da feira. A homengem denominada de “Personalidade doTurismo 2012”, se deu pelo 15 anos que de serviços prestados ao turismo de Pernambuco. Que justamente o tempo que a revista Trade news existe no mercado do turismo. “receber uma homenagem tão valorosa como essa, nos deixa ainda mais animado para trabalhar em prol do turismo de Pernambuco.Agradeço a todos, que fazem a miT e Abav-Pe, em especial a Jorge Sales, edison Gonçalves e rodrigo.” afirmou Galvão.

Alexandre Galvão e Sandra Sandaus

este mês, o jornalista também recebeu votos de aplausos do Contur-Pe - Conselho de Turismo do Estado, pela passagem de

um ano do programa estação Turismo exibido todos os sábados das 08h00 as 09h00, na rádio Olinda AM 1030.


Sábado é dia de “Feijoada” no Recife Praia Hotel Por apenas R$ 25,00 reais você pode desfrutar de tudo, que uma excelente feijoada pode oferecer, lógico sem falar da qualidade Recife Praia Hotel que faz toda a diferença. A feijoada é servida das 12h00 às 15h00. FOTO: TRADENEWS

O Recife Praia Hotel é um dos mais confortáveis e conhecidos hotéis do Recife. O mesmo lançou recentemente, a sua Feijoada. Um prato que só de ver e pensar, já da água na boca. A feijoada é servida no restaurante da piscina, com uma visão privilegiada da praia de Boa Viagem. O que deixou o espaço, muito mais requintado e convidativo. Muitos amigos do turismo passaram por lá e conferiram de perto, o lançamento desta iguaria brasileira. O evento contou com a presença do Gerente Geral do hotel Miguel Francisco. Segundo Miguel, o hotel espera atender os hospedes e moradores da região “Com essa questão da mobilidade urbana, fica cada vez mais complicado ir longe para almoçar. A partir de hoje estamos oferecendo uma opção boa, com preço justo e convidativo”, afirmou Miguel.

Marcos Teixeira, Miguel Francisco, Luiz Felipe e Alexandre Galvão


www.

ACESSE

blogdoturismope. com.br


Re�i��-P�n�m� � m�i� n�v� vo� �n���na�i�n��

FoToS: CArloS PAnTAleÃo

Os pernambucanos e os panamenhos irão contar com um voo internacional, entre as duas cidades. O inicio será no dia 23 de junho e será feito pela Copa Air lines, ligando a capital pernambucana a América Central. O novo voo, também terá como meta, atrair turistas e empresários de 29 países e outros vários destinos. Os voos serão aos domingos, segundas, terças e sextas saindo sempre as 1h47. o anuncio oficial foi feito no Palácio do Campo das Princesas pelo próprio Governador eduardo Campos e executivos da empresa aérea.

Aeroporto do Recife realiza evento social e de integração entre as mães recentemente o Aeroporto internacional do recife/Guararapes Gilberto Freire, realizou um grandioso evento social, com todas as mães que trabalham na comunidade aeroportuária. O evento que levou o nome de “Toda mãe e uma Top mother”, se deu numa noite especial, estrelada e iluminada e aconteceu na praça da alimentação. Todas as mães passaram por sessões de fotos, maquiagem e cabelo. Em seguida, todas desfilaram e foram aplaudidas, por um público seleto e bem animado.

A superintendente do Aeroporto Elenilda Cunha prestigiou o evento com todo o seu staff. Uma das desfilantes foi A queria e competente maria inês que trabalha no setor de Autoridades.A mesma não fez veio e pisou firme na passarela fazendo jus a titulo de Top mother. Foi sem dúvida nenhuma, um grande evento e um momento de muita alegria e descontração, vale salientar, que todos os concessionários do AeroSHoPPinG foram parceiros importantes desta ação. Parabéns a todos, que estiveram a frente desta iniciativa.

Funcionárias aeroportuárias


UM NOVO CONCEITO EM HOTELARIA O Best Western Plus Vivá Porto de Galinhas é um hotel à beira mar, construído em um terreno de 50.000 m2, localizado na famosa praia de Porto de Galinhas. Está a 60 km do aeroporto de Recife e a 4,5 km da vila de Porto de Galinhas. O hotel tem o assinatura da arquiteta Renata Pandolfi, que no seu projeto, deu um charme todo especial ao lugar, sabendo exatamente aproveitar a beleza e os atrativos naturais respeitando o meio ambiente. Otaviano Maroja, proprietário do empreendimento é um dos mais competentes hoteleiros da região e fez questão de adotar esse novo conceito de hotelaria, que respeita principalmente o meio ambiente, reaproveitado a água e outras soluções importantes para o planeta. Dentro dessa filosofia o Hotel já funciona com força total, com todos os serviços disponíveis aos hóspedes, oferecendo todo o seu conforto e também suas áreas de lazer e recreação, padrão dos hotéis 04 estrelas.

Conheça melhor o que Best Western Plus Vivá Porto de Galinhas, pode lhe oferece: APARTAMENTOS São 120 apartamentos, sendo 112 standard e 8 luxo. Os apartamentos standard têm vista lateral do mar, varanda com rede, cafeteira, TV LCD 32”, telefone, internet WI-FI free, banheiro com secador de cabelos, ar condicionado split, frigobar e fechadura eletrônica. Os apartamentos standard podem acomodar confortavelmente até 4 pessoas. Os apartamentos luxo têm vista frente mar com varanda lateral e frontal, cafeteira, TV LCD 32”, telefone, internet WI FI free, banheiro com secador de cabelos, cama king size, ar condicionado split e fechadura eletrônica. A varanda de frente ao mar tem hidromassagem. Os apartamentos luxo são exclusivamente duplos. PISCINAS O hotel tem cinco piscinas, concebidas para oferecer conforto e tranquilidade a seus hóspedes. Uma de suas piscinas possui 4 raias para a natação. O hotel também oferece uma piscina para as crianças. PRAIA Serviço de praia com espreguiçadeiras e guarda-sóis e atendimento de garçons. O hotel tem acesso direto à praia e se encontra a 600 metros das piscinas naturais da praia de Cupe.

Bloco de apartamentos

Apartamento casal

ALIMENTAÇÃO O hotel oferece hospedagem com café da manhã ou meia pensão, isto é, café da manhã e jantar. Há também a opção de pratos a la carte. Serviço de alimentos e bebidas nas áreas de piscina e praia, além de Room Service 24 horas.

Visão dos apartamentos para a piscina

Restaurante e bar das piscinas


Salão de jogos

CRIANÇAS As crianças têm privilégio no hotel. Playground externo, kids Club interno e atividades de recreação , além de uma piscina somente para elas. Oferecemos tarifas de hospedagem com cortesia para 02 crianças de 02 até 12 anos, hospedando-se no mesmo apartamento do casal. No subsolo do bloco de apartamentos há um kid´s club e banheiros exclusivos para as crianças com dimensões especiais para o conforto das mesmas. O hotel oferece também banheiros família para facilitar o atendimento das mamães aos seus pequenos.

SpaVivá Porto

PACOTES Pacotes de Lua de Mel com jantar romântico à beira mar e massagem para o casal. Para mais informações favor entrar em contato com o setor de reservas do hotel. LAZER Além de 5 piscinas, quadra poliesportiva, futebol de areia e serviço de praia. Gazebos à beira mar, atividades de recreação para adultos e crianças e passeios turísticos (não inclusos na diária).

Piscina

AÇÕES SUSTENTÁVEIS O Vivá é um hotel comprometido com questões de preservação ambiental e respeito à natureza, incorporando ao seu projeto e serviços, soluções não poluentes, energia solar, madeira certificada, dispositivos de redução de energia e outros equipamentos que visam o equilíbrio ambiental da região. LOCALIZAÇÃO Localizado na Praia de Porto de Galinhas a 55 km do Aeroporto Internacional de Guararapes, a 4,5 km da Vila de Porto de Galinhas e a 500 m dos arrecifes e piscinas naturais da Praia de Cupe.

Jardins do Hotel

SERVIÇO Avenida Beira Mar, s/n | Lote B | Gleba 2 | Praia do Cupe | Porto de Galinhas | Ipojuca/PE. Fone: +55 81 3552.0001 Reservas reservas@vivaportodegalinhas. com.br



Revista Trade News