Linha de cuidado para a atenção integral à saúde de Crianças, Adolescentes

Page 44

Ministério da Saúde - Linha de Cuidado para a Atenção Integral à Saúde de Crianças, Adolescentes e suas Famílias em Situação de Violências

Os profissionais devem ficar atentos para as internações frequentes, seja por doenças agudas ou crônicas e que evoluem de forma diferente da esperada para a doença, seja por enfermidades ou acidentes que poderiam ser evitados.

Negligência A negligência e a omissão de cuidados é mais comum em crianças, mas também pode ocorrer na adolescência e caracteriza-se: a) pelo descaso com o bem-estar e a segurança da criança ou do adolescente, com a afetividade, a educação ou a detecção de atrasos de desenvolvimento sem causa orgânica aparente. São indícios de que se deve realizar uma investigação detalhada da situação familiar. b) pela recusa dos pais em aceitar as orientações do calendário vacinal, tratamentos medicamentosos, orientação educacional e preventiva.

Indicativos de Negligência – Omissão de Cuidados a) Comportamentos dos pais/responsáveis • Descaso com a higiene e o aspecto pessoal da criança. • Descuido na guarda, no preparo ou na oferta dos alimentos à criança. • Ausência de acompanhamento ou preocupação dos responsáveis com o rendimento escolar. • Culpabilização da criança e do adolescente ou ainda da unidade educacional quanto às dificuldades apresentadas por ela. • Descuido com a segurança da criança e ocasionalmente do adolescente e ausência de medidas na prevenção de acidentes. • Descaso no acompanhamento e seguimento do calendário vacinal, de higiene e nutrição. 44


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.