Issuu on Google+

NotĂ­cia


Notícia

O que é?

Notícia é o relato de uma informação real, atual e de interesse e importância para a comunidade. A toda hora temos vários acontecimentos em curso. Fatos, que podem ser informados de diferentes maneiras. A notícia é uma dessas maneiras. Um formato que se consolidou no jornalismo moderno, na indústria da comunicação. No entanto, existem formas diversas de elaboração da notícia. Tanto nesse contexto moderno atual, com várias notícias sobre o mesmo assunto/tema, como em outras possibilidades, dando autonomia de elaboração ao próprio grupo que vivencia os acontecimentos, que pode informá-los através das notícias. Uma dessas possibilidades é a Notícia Popular.

- 2 -


Notícia

Notícia Popular

Informa a uma determinada população, comunidade, como a escola (alunosprofessores-família-funcionários), o que ela tem direito de saber, particularmente o que diz respeito a seus interesses. É uma notícia que permite um entendimento amplo sobre o que está acontecendo no mundo, em contraponto ao isolamento em que se vive.

Entre essas notícias populares devem aparecer, principalmente, as informações sobre a própria comunidade, sua vida, seus direitos, sua organização e suas atividades. Informações que os outros noticiários tantas vezes escondem ou maquiam. A notícia popular contextualiza causas, consequências e possibilidades dos fatos. Ela estabelece relação entre o que houve antes com o que pode haver depois. Assim, vemos que esses fatos são parte de um conjunto, de um processo da história, revela as armadilhas, os enganos e as contradições que ocorrem na realidade.

- 3 -


Notícia Popular

Notícia

Com estas informações, a comunidade se torna capaz de olhar o mundo de maneira crítica e compreensível, entendendo como funciona a sociedade e o que há a partir de uma reflexão sobre os acontecimentos. Assim, já não nos resignaremos diante dos fatos e podemos começar a transformar as coisas que não andam bem. A notícia popular é a notícia que conta também com apoio da comunidade como fonte de informação. A comunidade que antes era somente receptora de informação, agora também se faz emissora da informação. A população comunidade utiliza a notícia para se comunicar de grupo a grupo, em cada coletivo, para dialogar. A informação, assim, torna-se horizontal

- 4 -


Notícia Popular

Notícia

A notícia popular mostra que, para os problemas de muitos, não servem propostas de soluções individuais. Para problemas sociais, soluções comunitárias, evidenciando que somente pelo esforço coletivo organizado em comunidade poderá haver mudança de situação. A notícia popular é uma notícia de ação. Inspira, anima e orienta. Afirma, divulga e impulsiona o que as organizações populares estão fazendo para adiantar o projeto de libertação, para construir um mundo fraterno e comunitário. Toda notícia é comprometida com uma visão de mundo e a notícia popular se compromete com as idéias e necessidades das classes populares. O congresso camponês, o festival de cultura popular, a greve dos operários e a celebração da comunidade eclesial de base, por exemplo, são assuntos que se tornam notícias populares. A notícia popular é uma ferramenta nas mãos de um grupo organizado, por exemplo a partir da escola.

- 5 -


Notícia

Com estas informações, a comunidade se torna capaz de olhar o mundo de maneira crítica e compreensível, entendendo como funciona a sociedade e o que há a partir de uma reflexão sobre os acontecimentos. Assim, já não nos resignaremos diante dos fatos e podemos começar a transformar as coisas que não andam bem. Assim, a comunidade se informa sobre seus problemas, suas experiências, suas atividades e lutas. São informações construídas e divulgadas pelos pobres do campo, do bairro, dos países pobres do mundo. A notícia popular fomenta, assim, a solidariedade entre a gente da mesma condição ou da mesma classe social, destacando tudo o que determinado grupo faz unido, em comunidade, com organização. Também ajuda a estimular as iniciativas que realizam trabalhos coletivos, apóia a organização de associações, cooperativas, sindicatos, partidos populares…

- 6 -


Notícia

Notícia Popular

Porque a torna consciente de sua dignidade

Porque a torna consciente de sua cultura

UMA NOTÍCIA POPULAR É UMA NOTÍCIA DE INTERESSE DA COMUNIDADE

Porque a torna consciente de sua história e capacidade de mudar as coisas, e transformar a sociedade

Porque a torna consciente de seus interesses

- 7 -


Notícia

Notícia Popular

DICA É preciso distinguir bem entre o fato e a notícia. Não são a mesma coisa. A notícia é um relato, uma forma de ver e descrever a realidade. Quando escrevemos uma notícia, o fazemos sempre a partir de um ponto de vista.

O fato (O que acontece) é fala de um acontecimento concreto, palpável, visível, identificável a partir de informações recorrentes sobre ele. Mas a notícia (uma forma de contar o que aconteceu) carrega subjetividade Por isso, toda notícia é parcial. Ela externa posições, ainda que não de forma explícita. Não existem notícias imparciais ou neutras. Tudo ocorre segundo a cor da lente que se olha. Os fatos podem ser olhados de cima, em cúpula, a partir dos interesses de poderosos. Ou podem os fatos ser vistos de baixo, a partir dos interesses dos pobres, que vivem uma experiência social própria, relacionando-se em comunidade, vivenciando condições comuns, econômicas, políticas, em um contexto social da cultura.

- 8 -


Notícia Popular

Notícia

Mas isso não significa que podemos manipular a notícia a partir de nosso ponto de vista. Uma coisa é tomar partido a favor da comunidade em questão e outra é manipular a informação de acordo com a visão individual. Assim, devemos observar a diferença entre a visão pessoal, íntima, de quem redige, e o sentido público a ser considerado pelo educador que comunica.

DICA Na notícia educativa: ŸNão confunda os

fatos ŸNão aumente os fatos

Prejudicamos a comunidade (a escolar, no caso) e o público ouvinte quando distorcemos ou alteramos os fatos.

- 9 -


Notícia

Como se faz? Antes Para redigir uma notícia, devemos considerar os seguintes aspectos:

a) Fidelidade ao fato: não podemos exagerar, omitir e nem tentar adivinhar os

acontecimentos. b) Verificar o acontecido, conferindo se é factível. A credibilidade do seu programa vai

depender de seu compromisso em divulgar o que realmente houve. A fonte que transmitiu a informação, sempre que possível, deve ser citada. Há dois tipos de fontes: direta, ou seja, a testemunha do fato; e a indireta, isto é, a pessoa soube do fato através de outros. c) Tentar separar fatos de comentários: o público precisa identificar características de

notícia e de comentário. d)Recorrer a outras versões: é necessário ouvir todas as partes envolvidas no

acontecido.

- 10 -


Notícia

Como se faz? Durante

No rádio, a primeira frase da notícia é a mais importante, é a que chama a atenção do ouvinte para ouvir o restante. As outras informações complementam a notícia. Elas também precisam apresentar novidades. Essa introdução deve ser breve e simples. As informações mais atrativas ou mais importantes sobre o assunto devem ser repetidas através do desenrolar da notícia. As palavras precisam ser simples, claras e objetivas. Devemos evitar o uso de adjetivos. É possível redigir a notícia em forma de uma nota simples, que pode ser escrita em dois ou três pequenos parágrafos, com até quatro linhas cada. O ideal é que sejam frases em forma de manchetes, com duas linhas no máximo.

- 11 -


Como se faz?

Notícia

A notícia deve responder a seis perguntas básicas (LEAD): O quê? O que aconteceu? O que está sucedendo? O que foi dito? Quais são os fatos? E a pergunta mais importante. Sem esta não há notícia e nada aconteceu. Quem? Quem fez isso? Quem veio? Quem disse isso? Quem está nessa situação? É importante observar o protagonismo das ações na notícia. Como? Como se desenvolveu? Em que circunstâncias? Com que meios? O como engloba dados de mais detalhes, fala do processo, põe as cores no fato. Onde? Em que lugar? Aqui também é o melhor buscar um “onde” que se relaciona com um lugar conhecido, por exemplo, nesta mesa região, na cidade vizinha, a três quadras do palácio… Quando? Que dia? Em que momento? Estava acontecendo outra coisa no local? Por quê? O motivo de o fato ter ocorrido. Para não esquecer dessas seis perguntas, memorize uma única pergunta que junta todas elas: quem fez o que, quando, como, onde e por quê?

- 12 -


Como se faz?

Notícia

Exemplo de notícia: A Pastoral da criança é candidata ao Prêmio Nobel da Paz de 2003. A indicação foi feita pelo governo brasileiro e anunciada ontem, durante uma solenidade em Brasília, pelo presidente Fernando Henrique Cardoso. Ele afirmou que a Pastoral merece receber o prêmio por estar conseguindo reduzir os índices de mortalidade infantil em todo o país. A Pastoral da Criança está presente no Brasil todo através dos mais de 150 mil voluntários, que acompanham mais de um milhão e 600 mil crianças carentes. Todo mês, os líderes comunitários pesam as crianças e visitam as famílias, orientando mães, pais e demais familiares sobre as ações de saúde, nutrição, educação e cidadania. O texto acima podemos distribuir assim: O quê? Anúncio da candidatura da Pastoral da Criança ao Prêmio Nobre da Paz. Quem? O Presidente do Brasil. Quando? Ontem. Onde? Em Brasília. Como? Durante uma solenidade, através de anúncio do presidente. Por quê? Por conseguir reduzir os índices de mortalidade infantil, através dos 150 mil voluntários presentes em todo o país.

- 13 -


Como se faz?

Notícia

Depois Depois que a notícia foi ao ar, devemos ficar atentos se o fato terá continuidade ou se daremos continuidade a ele. Podemos buscar novas versões para manter os ouvintes informados dos desdobramentos. Também devemos avaliar se foi atingido o objetivo de informar a continuidade. Como utilizar? As notícias podem ser apresentadas durante os programas musicais; no jornal que reúne as principais notícias do dia ou da semana; em horários estabelecidos como, por exemplo, de hora em hora; e em edição extraordinária. Neste caso, a informação entra no ar a qualquer momento, geralmente no formato de notas, interrompendo a programação, quando a notícia for urgente.

- 14 -


Como se faz?

Notícia

Lembre-se: Antes de redigir a notícia, confira se ela é factível, se ela possui uma ou mais de uma fonte. Busque também outras possibilidades, ou seja, outras versões a partir do mesmo fato. A notícia, às vezes, precisa ser reescrita várias vezes até que você considere que esteja respondendo às principais perguntas básicas. Lembre-se de usar palavras simples, frases curtas e linguagem direta. Faça uma revisão do texto para evitar erros e o esquecimento de detalhes importantes.

- 15 -


Apostila - Notícia