Issuu on Google+

10/05/2012

DEFINIÇÕES COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA (DE MARKETING) GIOIA, Ricardo Marcelo (coord). Fundamentos e marketing: conceitos básicos. v.1. São Paulo: Saraiva, 2006. KUNSCH. Margarida Maria Kroling. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. 4 ed.rev. São Paulo: Summus, 2003.

É responsável por toda a produção comunicativa em torno dos objetivos mercadológicos, tendo em vista a divulgação publicitária dos produtos ou serviços de uma empresa. (KUNSCH, 2003, p. 162)

TAVARES, Maurício. Comunicação Empresarial: integrando a teoria e prática. 3.ed.rev e ampl. São Paulo: Atlas, 2010.

DEFINIÇÕES Mensagem persuasiva elaborada a partir do quadro sociocultural do consumidor-alvo e dos canais que lhes servem de acesso, utilizando-se das mais variadas formas para atingir os objetivos sistematizados no plano.

PRINCIPAIS FERRAMENTAS DA COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA (Texto 07 - Tavares, 2010)

(GALINDO, 1986 apud KUNSCH, 2003, p. 163).

1


10/05/2012

ADMINISTRAÇÃO DE VENDAS

ADMINISTRAÇÃO DE VENDAS

Vendedores ou representantes que contatam potenciais compradores com a finalidade de convencê-los a adquirir seus produtos e serviços.

COMUNICAÇÃO PELA INTERNET

COMUNICAÇÃO PELA INTERNET

Qualquer

forma de comunicação pela internet, visando à divulgação de produtos, serviços, marcas etc.

Técnicas:

e-mail, banner, splashpage (introdução), pop-up, fan page, etc.

2


10/05/2012

Fan Page – Página de Fãs

EMBALAGEM

Como as ações no PDV estão cada vez mais valorizadas, a embalagem é, atualmente, uma excelente forma de divulgação dos produtos.

INOVAÇÕES

LANÇAMENTO DO BIS SABOR LIMÃO

Kit promocional: Uma sacola e quatro bandejas do produto por R$ 11,90. (aquisição pela Fan Page e americanas.com)

3


10/05/2012

O BOTICÁRIO – LANÇAMENTO

DA LINHA MAKE B

EVENTOS

Ocorrências projetadas para comunicar mensagens ao público-alvo, tais como coletivas de imprensa, grandes inaugurações e outros. Evento de O Boticário em Belo Horizonte para lançar a nova linha de maquiagem Make B. São 136 novos produtos. Na ocasião, o maquiador Fernando Torquatto mostrou na prática toda a nova linha de maquiagem, produzindo uma loira e uma morena.

TAM – COMEMORAÇÃO

DOS

35 ANOS

Em evento de comemoração dos 35 anos da TAM, a cantora Ivete Sangalo recepcionou, no aeroporto de Salvador, todos os passageiros. Além de abraçar e tirar fotos com todos, ela distribuiu brigadeiros (ver vídeo).

MARKETING DIRETO

Interação direta com o consumidor, geralmente, solicitando-lhes uma resposta (ex: telemarketing, mala direta, TV digital, bancos...).

4


10/05/2012

MERCHANDISING EDITORIAL Inserção de produtos, serviços e marcas, de forma sutil, em programações específicas das emissoras. Pode ocorrer em novelas, filmes, programas de auditório, coletivas de imprensa, etc.

MERCHANDISING NO PDV

EXEMPLOS (VER VÍDEOS)

Coletiva de imprensa Comemoração gol palmeiras

EXEMPLOS

Qualquer implementação feita no ponto de venda com o material de comunicação, visando aumentar o rendimento da propaganda dirigida ao produto. É a exposição diferenciada do produto no ponto de venda.

5


10/05/2012

MERCHANDISING SOCIAL

PROMOÇÃO DE VENDAS

Objetivo

Incentivos

de ressaltar alguns fatos que ocorrem na sociedade como alcoolismo, drogas, etc, para que tenha mais atenção (investimento) por parte da empresa e do governo – geralmente, inserido em novelas e minisséries (exemplo: Goodyear).

para encorajar a compra ou venda de um produto ou serviço. Exemplo: datas promocionais, amostras, brindes, premiações, member get member (cliente indica cliente) descontos, etc. – exemplo: Itaú.

EXEMPLOS (VER VÍDEO – ITAÚ – LINHA MAKE B)

INOVAÇÕES.... MARKETING DE GUERRILHA

Trata-se de um tipo de guerra em que o principal objetivo é impor suas ideias, liquidando com seus concorrentes. Serve para surpreender as pessoas. (OFICINA DA NET, 2011)

6


10/05/2012

INOVAÇÕES.... MARKETING DE GUERRILHA Seu principal objetivo é divulgar produtos e serviços de forma inusitada para chamar e conquistar a atenção do seu público através do barulho, do impacto, da emoção e da surpresa. VENTILADOR ARNO – MÁXIMA POTÊNCIA

7


Apostila de Comunicação Empresarial 2