Ajp inovatec monografiaw2002 ok160115

Page 24

Inovatec - Monografia do Curso de Pós graduação em Inovação Tecnológica - Agustin J. Palma

Pág. 24

pequeno número de individualidades imprime a sua ação, que a massa inconsciente imita. Essas individualidades, não devem, entretanto, afastar-se muito das idéias recebidas, pois imitá-las tornar-se-ia, então muito difícil e sua influência seria nula. E por elo que, os europeus, com todas as vantagens da sua civilização, exercem pouca influencia nos povos orientais.

O contágio é bastante forte para impor aos homens não somente certas opiniões, como também certas maneiras de sentir. É ela que faz desdenhar numa época tal obra e alguns anos mais tarde, a faz admirar por aqueles mesmos que mais tinham atacado. Depois de se ter manifestado nas camadas populares, o contágio passa, em seguida, às camadas superiores da sociedade por mais visível que possa ser o absurdo da opinião triunfante. Perante o mecanismo do contágio, o próprio interesse pessoal, desaparece.

Os efeitos das palavras Segundo Gustavo Lê Bon (Leis Psicológicas da evolução dos povos - Paris 1921) às palavras só tem, significações móveis e transitórias, mutáveis de uma época para outra, de um povo para outro povo. Quando queremos impressionar o espírito da multidão por meio desses termos, cumpre saber o sentido que para ela apresentam em determinado momento, e não o que tiveram outrora ou podem ter para indivíduos de constituição mental diferente. As palavras vivem como as idéias. Em exemplo, para os latinos a palavra democracia significa, sobretudo, a submissão da vontade e da iniciativa individual às do Estado. Este último se acha cada vez mais encarregado de dirigir, centralizar, monopolizar e fabricar. Para o anglo-saxônico, principalmente o norte-americano, a mesma palavra democracia significa, ao contrário, um intenso desenvolvimento da vontade e do individuo. Ao Estado nada é permitidos dirigir, nem mesmo a instrução, salvo a polícia, o exército e as relações diplomáticas. O mesmo vocábulo possui, nesses dois povos, sentidos inteiramente contrários.

As tradições Segundo Gustavo Lê Bon (As Opiniões da Multidão- 28º Edição F. Alcan, Paris 1921) as duas grandes ocupações do homem desde que existe, consistiu em criar para si uma rede de tradições e depois destruí-las, quando os seus benéficos efeitos cessaram de ser eficazes. Sem tradições estáveis, não há civilização e sem a lenta eliminação dessas tradições, não há progresso. A dificuldade se acha em AGUSTIN SALVADOR JORDAN PALMA www.oficinadenegocios.com

ajp_inovatec_monografia.doc


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.