Page 1

agência

COLIBRI


PESQUISA Pesquisa realizada no primeiro semestre de 2013 na região do ABC Paulista com o objetivo de descobrir a influencia da mídia na formação da opinião pública sobre a educação no terceiro setor. Foram entrevistadas 30 pessoas da região do ABC, entre homens e mulheres, dentro da faixa etária de 17 a 40 anos, das classes sociais A e B.

Na cidade de São Caetano foram entrevistados três homens e uma mulher de 17 a 21 anos, dois homens e uma mulher de 22 a 30 anos e uma mulher de 22 a 30 anos. Já em São Bernardo foram três homens e duas mulheres de 17 a 21 anos, dois homens e duas mulheres de 22 a 30 anos e duas mulheres de 31 a 40 anos. Em Santo André foram dois homens e duas mulheres de 17 a 21 anos, dois homens e duas mulheres de 22 a 30 anos e um homem e uma mulher de 31 a 40 anos.

A metodologia utilizada foi a pesquisa social conclusiva descritiva, que tem como uma de suas características abordar o foco do tema por meio de perguntas sobre o conhecimento do assunto e a apresentação de soluções e alternativas sobre o mesmo, além da pesquisa qualitativa por meio de entrevistas estruturadas, com o uso de amostra não probabilística por cota, onde o pesquisador estabelece alguns critérios de seleção para os entrevistados e as pesquisas são pré-determinadas.

Na análise da pesquisa foi concluído que os entrevistados têm acesso à informação e ao conhecimento sobre o tema da educação, mas quanto à atuação das ONGs na região do ABC o conhecimento ainda é escasso. Buscam informações de diversos temas como economia, política e entretenimento sendo que o principal meio de busca é a internet, devido ao fato de poderem acessar diretamente e encontrar o que desejam com facilidade. Além disso, os veículos regionais, em especial as revistas, não abordam o tema com tanta frequência, e quando abordam é de maneira dirigida e específica.

COLIBRI


EDUCAÇÃO

MÍDIA

A qualidade do ensino é avaliada como boa ou regular, assim como o esforço dos professores e o investimento em escolas públicas com computadores, maior acessibilidade e integração. Mesmo assim, 50% das entrevistadas disseram que não ter nenhum ponto positivo a ressaltar ou não ter opinião formada sobre o assunto. Os aspectos negativos apontaram a falta de investimento do governo para alunos e professores, desinteresse dos alunos, falta de estrutura e também vagas limitadas nas escolas públicas.

De modo geral, a Internet é o veículo mais buscado pelos entrevistados, seguido de revistas, jornais, prefeitura e bibliotecas. As mídias regionais são pouco citadas pelo fato da Internet e das mídias nacionais abordarem os assuntos de forma satisfatória, mas ainda é utilizada pelos mais velhos. Os mais jovens preferem acompanhar nas redes sociais ou blogs, utilizando o Facebook como um espaço de discussão, onde eles podem conhecer e opinar a respeito.

TERCEIRO SETOR A atuação das ONG's e o próprio terceiro setor na região do ABC ainda são muito conhecido por todos. As informações sobre isso são buscadas em sua maioria através da Internet, o que mostra que a mídia impressa e local ainda é resistente ao assunto. Ainda assim, o papel da mídia é dado como de grande importância, pois seria uma forma de fazer com que as ONGs sejam mais reconhecidas e valorizadas.

PSICOLOGIA Baseada na teoria da Psicanálise de Freud, foi realizada uma análise dos resultados da pesquisa, na qual pode-se observar a divisão do psíquico entre o que é consciente e o que é inconsciente constituindo a premissa fundamental da psicanálise. A psicanálise não pode situar a essência do psíquico na consciência, mas é obrigada a encarar esta como uma qualidade, que pode achar-se presente em acréscimo a outras qualidades, ou estar ausente.

COLIBRI


CONCLUSÃO Os entrevistados têm acesso à informação e ao conhecimento sobre o tema da educação, mas quanto à atuação das ONGs na região do ABC, o conhecimento ainda não é satisfatório. Os pontos éticos e perspectiva psicológica ligados à Opinião Pública deram base para as análises sobre os dados obtidos, além de proporcionar um olhar mais abrangente sobre as técnicas qualitativas de pesquisa.

AGÊNCIA COLIBRI Amanda Moya Ana Teresa Guerra Bruna Dias Diego Casarotti Emanuelle Araújo Fabiana Oliveira Juliana Nogueira Laís Ribeiro Rackel Rotondo Rafael Medeiros

COLIBRI

Colibri  

Revista produzida pela agência exprimental Colibri, em projeto integrado do 5º semestre do curso de Relações Públicas.