Page 1

Guia de Identidade da Marca VersĂŁo 1.2017


2


Sumário Apresentação

Elementos de identidade visual

Normas de aplicação e utilização

Aplicações

A Chapelaria Alberto Essência Valores Pirâmide Logotipo Assinaturas Outras versões (negativo, positivo, P&B e vazada) Malha construtiva, proporção e alinhamento Cores institucionais Elementos de apoio Tipografias complementares Redução máxima Defesas e margens Usos incorretos Relação da marca com fundo Arquivos originais Impressos, brindes, gráfica ambiental e embalagens

3


Apresentação A Chapelaria Alberto Fundada em 1894, a Chapelaria Alberto é uma das chapelarias mais antigas do centro do Rio de Janeiro. Desde sempre empenhada em oferecer para os cariocas artigos de sofisticação e elegância. Seus principais produtos são chapéus e artigos finos para homens. Apesar da característica masculina que rodea o estabelecimento, também há chapéus para mulheres no local.

“O homem que se veste bem, se sente bem.”

4


A Chapelaria Alberto: essência, valores e personalidade

Essência

Tom

Sofisticação e elegância são as palavras mais cabíveis para a nova logo da Chapelaria Alberto. A chapelaria traz o acesso de um visual de estilo e confiança para todos os homens. Você encontra produtos mais finos como bengalas de alto padrão e gravatas borboletas para formar um visual mais refinado à chapéus panamá e suspensórios para aprontar um visual mais arrojado sem deixar de lado a elegância.

Amigável e formal, é assim que a marca se comunica com o seu público. Com seu jeito amistoso e respeitoso a marca visa uma comunicação perdurável com os seus clientes, sempre atendendo suas necessidades e resolvendo quaisquer imprevistos.

Valores A marca acredita que o homem pode e deve se vestir bem para todas as situações. Ele deve sempre dispor de um visual arrumado e bem-apessoado.

Personalidade Se a marca fosse uma pessoa ela seria uma pessoa de caráter forte, que não tem medo das suas escolhas. Ela gosta de viajar. É um pouco conservadora, mas tem esse esse “Q” de ser transformadora e moderna. Ela é uma pessoa confiante e, principalmente, gosta de estar bem vestida. 5


Elementos de identidade visual Logotipo O logotipo foi criado a partir do escudo que se mantinha na loja desde sua chegada ao Rio de Janeiro. Foram utilizados elementos como a constelação Cruzeiro do Sul e a silhueta de uma caravela portuguesa para representar com mais fidelidade o verdadeiro escudo. As letras “c” e o “a” foram colocadas dentro do novo escudo com intuito de proporcionar independência entre o nome e o símbolo da logo. A tipografia escolhida para o nome e símbolo foi a Mrs Eaves Small Caps regular. Existem três níveis de uso: o primário, com símbolo e nome centralizados; o secundário, com símbolo ao lado do nome; e o terciário, somente o símbolo. 6


Logotipo e assinaturas

Assinaturas Uso primário

Uso terciário

Uso secundário

É preferível que se utilize a logo na versão horizontal. A segunda versão deve ser usada para situações em que a primeira não possa ser aplicada. A terceira assinatura pode ser usada como marca d’água, ou bottons, ou na papelaria.

7


Elementos de identidade visual Outras versĂľes Em negativo

8

Em positivo


Outras versĂľes do logotipo

Preto e branco

Vazado

9


Elementos de identidade visual Malha construtiva, proporção e alinhamento Utilizamos a altura e largura do “i” da tipografia para a confecção da malha construtiva do logotipo.

10


Malha construtiva, proporção e alinhamento

11


Elementos de identidade visual Cores institucionais A paleta de cores abaixo pode ser utilizada para elementos secundรกrios da identidade visual.

12


Cores institucionais e elementos de apoio

Elementos de apoio Esses elementos podem ser utilizados em padrþes ou detalhes como adesivos, selos, entre outras aplicaçþes.

13


Normas de aplicação e utilização Tipografias complementares A Roboto regular foi escolhida para ser corpo de texto. Mrs Eaves Small Caps é utilizada para titulos. Os outros estilos da família da Roboto podem ser igualmente usadas para título exceto a versão bold e a regularlaboresent.

Mrs Eaves Small Caps Regular Aa Bb Cc Dd Ee Ff Gg Hh Ii Jj Kk Ll Mm Nn Oo Pp Qq Rr Ss Tt Uu Vv Ww Xx Yy Zz 1234567890

14


Tipografias complementares

Roboto Regular

Roboto Italic

Aa Bb Cc Dd Ee Ff Gg Hh Ii Jj Kk Ll Mm

Aa Bb Cc Dd Ee Ff Gg Hh Ii Jj Kk Ll Mm

Nn Oo Pp Qq Rr Ss Tt Uu Vv Ww Xx Yy

Nn Oo Pp Qq Rr Ss Tt Uu Vv Ww Xx Yy Zz

Zz 1234567890

1234567890

Roboto Bold

Roboto Bold Italic

Aa Bb Cc Dd Ee Ff Gg Hh Ii Jj Kk Ll Mm

Aa Bb Cc Dd Ee Ff Gg Hh Ii Jj Kk Ll Mm

Nn Oo Pp Qq Rr Ss Tt Uu Vv Ww Xx Yy

Nn Oo Pp Qq Rr Ss Tt Uu Vv Ww Xx Yy

Zz 1234567890

Zz 1234567890

Roboto Light

Roboto Light Italic

Aa Bb Cc Dd Ee Ff Gg Hh Ii Jj Kk Ll Mm

Aa Bb Cc Dd Ee Ff Gg Hh Ii Jj Kk Ll Mm

Nn Oo Pp Qq Rr Ss Tt Uu Vv Ww Xx Yy Zz

Nn Oo Pp Qq Rr Ss Tt Uu Vv Ww Xx Yy Zz

1234567890

1234567890

15


Normas de aplicação e utilização Redução máxima Se houver necessidade de reduzir o tamanho do logotipo para uma aplicação, diminuir o logotipo principal somente até 27 mm. Para medidas menores, utilizar o escudo vazado.

16


Redução máxima, defesas e margens

Defesas e margens Ao aplicar o logotipo, deve-se respeitar uma margem de segurança, indicada nas imagens a seguir.

17


Normas de aplicação e utilização Usos incorretos • Jamais distorcer a logo em quaisquer perspectivas; • Nunca colocar o nome da chapelaria com qualquer outra tipografia abaixo do símbolo sozinho. Ele foi pensado para ser independente da logotipia; • Nunca fazer uma mistura de cores com o símbolo. Usar apenas as cores indicadas da paleta da logo ou usar a logo vazada com a mesma cor tanto para o símbolo quanto para a parte texto da logo; • Não colocar sombras para efeito quando a logo for usada na sua versão original (em tons de cinza); • Não colocar um Jpeg com a logo em cima de qualquer tipo de foto;

18

• É preferível que não se coloque slogans ou subtextos ao lado ou abaixo da logo primária; • Jamais inverta a posição da parte símbolo e da parte texto da logo; • E por último, seja sábio com as escolhas de cor. Uma má decisão pode acabar não transmitindo a essência da loja e deixando a logo hedionda.


Usos incorretos

19


Normas de aplicação e utilização Relação da marca com fundo Como a marca passa essa ideia de fineza e polidez do vestuário masculino, visa-se então na escolha de imagens mais sóbrias que intensifiquem a sua essência e que tenham texturas de madeira ou de tecido. Tente fugir de imagens muito coloridas ao usar a logo original e não na versão vazada. Também procure posicionar o logotipo nas extremidades superior ou inferior direitas e, em último caso, na superior direita, como mostra a imagem.

Arquivos originais Este brandbook acompanha originais em png, jpeg, eps e svg. 20

arquivos


Relação da marca com fundo

21


Aplicações

22


Impressos, brindes, gráfica ambiental e embalagens

Aplicações A aplicação da identidade da Chapelaria Alberto é fortemente representada pelo seu escudo, que pode ser aplicada sozinha para simplicar e construir um reconhecimento com a chapelaria. Com suas cores neutras e um ambiente rústico, mantendo a semelhança com sua loja.

23


Brandbook - Chapelaria Alberto  

Trabalho acadêmico desenvolvido para a disciplina Identidade Visual ministrada pelo professor Luciano Tardin no curso de design grafico da...

Brandbook - Chapelaria Alberto  

Trabalho acadêmico desenvolvido para a disciplina Identidade Visual ministrada pelo professor Luciano Tardin no curso de design grafico da...

Advertisement