Issuu on Google+


Os ovos Pode-se definir ovo como sendo o zigoto resultante da fecundação do óvulo. Este zigoto é formado devido à união de dois gametas, ou seja, é produzido pela fertilização entre duas células haplóides, um óvulo de uma fêmea e um espermatozóide de um macho, que se juntam para formar uma única célula diplóide. O ovo formado contendo o embrião, pode se desenvolver internamente como também externamente,dependendo da espécie. Nos animais ovíparos (animais que põem ovos), tais como as aves, os insectos, os peixes, os moluscos e duas espécies de mamíferos (ornitorrinco e équidnas), assim que o ovo é formado, estes animais os depositam em terra ou na água, para que haja o desenvolvimento embrionário externamente.


• . Ovos fritos. • • a)Arranjar uma frigideira grande para acomodar o número de ovos a serem fritos (uma frigideira com 20 cm de diâmetro é apropriada para 3 ovos). • b) Adicionar uma quantidade pequena de manteiga (pequena mesmo) clarificada (aquece-se a manteiga e retira-se aquela espuma que se forma – são impurezas da manteiga). Pode-se colocar também óleo de milho ou azeite,.. • c) Com cuidado, partir os ovos e fritar até a clara ficar firme e a gema cremosa. • d) Para garantir a cozedura da gema, inclinar levemente a frigideira, e com uma colher cobrir o ovo e fritá-lo por mais alguns segundos, o que resultará em um ovo mais duro.


2. Ovos mexidos • Técnica de preparo em que os ovos são batidos e temperados e depois salteados, sendo constantemente “mexidos” durante todo o processo de cozimento. O segredo para se fazer ovos mexidos perfeitos é cozinhá-los em fogo baixo, para que não fiquem duros. • O resultado final é uma mistura de aspecto granulado e consistência cremosa e bem Húmida.


3 Ovos Cozidos. Esta técnica permite fazer ovos de diferentes texturas, de acordo com o tempo de cozedura. É importante que os ovos estejam em temperatura ambiente, senão racham ao serem aquecidos. Se estiverem no frigorifico, retirar 30 minutos antes de prepará-los. • a) Colocar os ovos numa panela com água fervente levemente salgada . • b) Começar a contar o tempo quando a água voltar a ferver. •

c) Retirar os ovos da água. Estes podem ser servi dos quentes, na própria

casca ou resfriados


4. Ovos Escalfados Técnica de preparar ovos inteiros sem a casca com muita água com um pouco de vinagre. É importante que neste processo os ovos sejam os mais frescos possíveis e esteja gelado antes do cozimento, para a clara ficar mais consistente quando colocada na água quente. Normalmente são colocados na panela dentro de um aro metálico, para ficar com uma forma regular. Utilizar panela larga e baixa para o preparo e não cozinhar mais que quatro ovos por vez. • a) Encher uma panela com água. Aquecer a água, adicionar o vinagre e manter a temperatura a 85ºC. • b) partir o ovo para dentro de uma tigela. Se a gema quebrar, usar o ovo para outra finalidade. • c) Com cuidado, colocar o ovo na água fervente e cozinhar até as claras estarem opacas, cerca de 3 minutos. • d) Retirar os ovos da água com uma espumadeira e aparar as bordas se necessário. Servir imediatamente.


Ovos assados • Ovos cozidos em pequenas formas de cerâmica, chamadas cocottes cobertas e colocadas no forno em banho-maria e cobertas. Podem ser de creme e Untar cada forma com manteiga. Adicionar os ingredientes aromáticos que desejar. Exemplo: presunto em tiras ou queijo cremoso e ervas, tomate, tomilho, bacon frito em cubinhos, ou o que você imaginar. molhos diversos, ervas, legumes, presunto e queijo. A) Partir 1 ou 2 ovos em cada recipiente, tomando o cuidado para não quebrar as gemas. B)Temperar com sal e pimenta. • c) Assar em forno pré-aquecido até a clara ficar firme e a gema cozida, porém cremosa. Colocar papel alumínio em cima das formas Deixar repousar por cerca de 20 minutos.


6. Omelete Dobrada (Estilo Francês Esta é a clássica omelete, tradicionalmente feita numa frigideira de ferro bem curtida, mas também pode-se usar uma frigideira anti-aderente. O segredo para se obter uma omelete perfeita é não bater os ovos demasiadamente, pois a omelete ficará dura. A) Aquecer uma frigideira e adicionar manteiga. b) Bater os ovos numa taça pequena, temperar com sal e pimenta. c) Despejar os ovos na frigideira e cozinhar mexendo constantemente até eles começarem a solidificar. D) Com uma colher, colocar o recheio sobre os ovos na parte central e cozinhar até a omelete estar firme. e) Quando estiver cozida, levar os lados da omelete em direcção ao centro, como se estivesse dobrando ao meio. f) Despejar cuidadosamente no prato de serviço com o lado das dobras para baixo. • g) Decorar como desejar e servir imediato.



APRESENTAÇÃO