Issuu on Google+

EDIÇÃO Nº4 - JUNHO 2014

NADAR

É O MELHOR

REMÉDIO!

WATCH DOGS FUGAS PARA QUEBRAR A ROTINA

R OMA


6

MÚSICA

12

NOVIDADES LITERÁRIAS

CINEMA/SÉRIES

ROLLING STONES - ETERNAMENTE JOVENS

DICA R3 - THE AMERICANS

RYAN GOSLING, REALIZADOR?

TRANSFORMERS: AGE OF EXTINCTION

ÍNDICE LITERATURA

14

GA TECN


16

18

FITNESS

26

OS PONTOS TURÍSTICOS MAIS FAMOSOS DO MUNDO

LAZER/VIAGENS

NADAR É O MELHOR REMÉDIO!

ROMA

FUGAS PARA QUEBRAR A ROTINA

JUNHO, O MES DOS SANTOS POPULARES

WATCHDOGS

ADGETS/ NOLOGIAS TOP 10

30


E D I TO R I A L Junho, mês dos santos populares e, como tal, mês de festa. Para todos os que vivem esta época com muita alegria e animação dedicamos um pequeno espaço da nossa secção de lazer para dar algumas ideias de como festejar os dias que se seguem. Como tema de capa, temos Roma, cidade romântica, moderna, agitada e irresistível. Uma fuga que de rotineira não tem nada e que de surpreendente tem tudo! Entre igrejas, monumentos, ruínas e sabores, a r3make dá a conheecer parte daquilo que Roma tem para oferecer. Mas não ficamos por aqui... Embora a edição deste mês seja mais pequena do que as anteriores, contamos com artigos igualmente interessantes. Como sempre, desejamos que tenham umas boas leituras e que fiquem à espera da próxima edição. Até o próximo mês, r3makers! FILIPA GOUVEIA DIRETORA GERAL/ARTE

COLABORADORES: BRUNO ALEXANDRE FILIPA GOUVEIA JOÃO TITO


Colabora connosco!

CONTACTOS r3makemagazine@gmail.com r3make.blogs.sapo.pt/ facebook.com/r3makemagazine


6


A saga Transformers está de volta! Neste verão sai o quarto episódio deste “blockbuster” futurista, saído da parceria da marca de brinquedos Hasbro com os estúdios da Paramount. Depois do sucesso dos três filmes anteriores, Transformers volta com um dueto de luxo, Steven Spielberg como diretor executivo e Michael Bay como realizador. Esta nova aventura passa-se na sequência do terceiro filme - Dark of the Moon. Quatro anos depois, a história conta um novo e renovado elenco. O protagonista Shia LaBeuf deixa o seu lugar de herói e, pela primeira vez, não entra na saga, sendo substituído por Mark Wahlberg, um herói com um caráter ainda mais forte. Claro que, apesar de renovado, o elenco continuará com as estrelas Optimus Prime, Autobots e Bumblebee, prontos, como sempre, a fazer as delícias do público com as suas fantásticas transformações e batalhas. Nesta nova história seguiremos um mecânico e a sua filha, os quais descobrem Optimus Prime desativado, depois dos acontecimentos de quatro anos (destruição de Chigado).

Entretanto, com o desenvolvimento da trama, será também possível acompanhar uma experiência falhada por parte de um grupo de cientistas que estuda a tecnologia dos transformers. É isso mesmo que estás a pensar… Um autêntico caos! Segundo Michael Bay, este está previsto como o primeiro filme de uma segunda trilogia de Transformers, estando já preparada uma sequela para 2017. Neste filme serão ainda introduzidos novos Transformers, como é o caso de Lockdown, um caçador de tesouros que se transforma num elegante Lamborghini Aventador. As filmagens do filme foram rodadas em Hong Kong e, durante as mesmas, Michael Bay foi ameaçado por dois agiotas que interromperam as filmagens e pediram doze mil dólares para os deixarem filmar naquele local. Chegando ao ponto da agressão, Bay e vários agentes da polícia acabaram presos. Mas adversidades à parte, a verdade é que Transfomers: Age of Extinction estreia nas salas de cinema no dia 27 de junho, prometendo muita ação, explosões e efeitos especiais de arrebatar. Preparados?

7


RYAN GOSLING, REALIZADOR? 8


Depois de muitos anos sob as luzes da ribalta de Cannes, como protagonista dos filmes “Drive – Risco Duplo” e “Só Deus Perdoa” (Only God Forgives), Ryan Gosling teve a oportunidade de apresentar “Lost River”, o seu primeiro filme como realizador. O galã quis fazer deste filme, inicialmente pensado para “How To Catch a Monster”, uma obra que queria realmente ver. Com um género de história elaborado com uma linguagem cinematográfica que foi adquirindo ao longo dos anos, trabalhando com diferentes atores e realizadores, Gosling levou o seu próprio filme, escrito e dirigido por ele, ao Festival de Cannes. A obra conta com a participação de Christina Hendricks (da série Mad Men), Ben Mendelsohn (Killing Them Softly), Eva Mendes (The Place Beyond The Pines) e Saoirse Ronan (The Grand Budapest Hotel). No entanto, o filme parece não ter sido muito bem recebido por todos.

A obra de Rosling, ao que parece muito parecida com o trabalho de outros diretores, como por exemplo Nicholas Winding Refn e David Lynch, não foi, de todo, acolhida por todos com bons elogios. Recebido com alguns aplausos e loas, a verdade é que grande parte de tudo isto parece ter vindo de mulheres alheias às considerações cinematográficas, não fosse Gosling um galã do grande ecrã. O que podemos desde já adiantar é que, segundo os críticos mais revolucionários, o filme está repleto de cenas emblemáticas e bizarras que nada dizem, com direito a câmara desfocada e, até, litros de sangue. De um modo geral, este thriller de Gosling foi visto como uma narrativa fragmentada. Mas como gostos não se discutem e opiniões existem muitas, os portugueses poderão tirar a prova dos 9 aquando a estreia do filme em Portugal, o qual ainda não tem data definida.

SINOPSE DO FILME: Quando a cidade em que mora está prestes a desaparecer, Billy (Christina Hendricks), mãe de dois filhos, envolve-se em um submundo fantástico e macabro, enquanto seu filho adolescente descobre uma estrada secreta que leva a uma cidade subaquática. Tanto Billy quanto seu filho devem mergulhar neste mistério, se quiserem sobreviver.

Parte do elenco do filme. Da esquerda para a direita: Reda Kateb; Matt Smith; Iain De Caestecker e Christina Hendricks, com Ryan Gosling, o realizador.

9


A C

I D

10

3 R


A série televisiva The Americans, criada por Joe Weisberg, situa-se na década de 1980 e acompanha a vida de dois espiões da KGB (Phillip e Elizabeth) que se fazem passar por um normalíssimo casal americano que vive nos subúrbios de Washington. Atendendo às exigências do seu governo, eles têm como missão controlar a rede de informações entre espiões que operam no país. No entanto, a postura que vão adotando aproxima-se cada vez mais à de um casal do que propriamente à de espiões, o que também faz com que os seus dois filhos (Paige e Henry), típicos adolescentes americanos, nunca desconfiem da verdadeira identidade dos pais. A série conta, ainda, com a participação de Noah Emmerich (Stan Beeman), um agente do FBI, também vizinho do casal que, por vezes, chega a desconfiar dos dois. A sua chegada à cidade deve-se àquilo que ele faz de melhor: lutar contra os agentes estrangeiros e infiltrados em solo americano, incluindo membros do KGB e espiões russos que se fazem passar por cidadãos americanos. O que esta série tenta, acima de tudo, é transmitir o modo como os espiões russos e americanos se comportavam no decorrer da Guera Fria. Entre memórias, mentiras, riscos, omissões e muita tensão, o casal, que ao longo de cada episódio se aproxima emocionalmente, é constantemente testado com o culminar da Guerra Fria e das restantes relações que ambos têm de manter para puderem continuar com o seu disfarce, incluindo a sua supervisora Claudia (Margo Martindale). Philip, no entanto, revela-se mais fraco que Elizabeth, pois mesmo lutando contra aquela que é a vida normal de um americano começa a se tornar em algo que ele próprio deseja. Neste momento, a série já conta com a sua 2ª temporada transmitida, estando já confirmada a terceira. Para quem se interessa por estas questões da guerra fria e das consecutivos artimanhas e conflitos gerados por parte dos americanos e dos russos, aqui está uma série à medida!

11


ROLLING STONES ETERNAMENTE JOVENS

A banda inglesa, fundada em 1962, continua a arrasar os palcos de todo o mundo, provando, mais recentemente, todo o seu talento no Rock in Rio Lisboa. Com 90 mil pessoas presentes no Parque da Bela Vista, Mick Jagger, Keith Richards, Ron Wood e Charlie Watts atuaram durante

12

duas horas, percorrendo todos os temas emblemáticos do grupo nestes 50 anos de carreira, dando ainda tempo para uma surpresa. Jagger anunciou o dueto com Bruce Springsteen, que se encontrava de férias em Lisboa, cumprindo, assim, uma parceria de sonho para júbilo dos fãs portugueses.


Mick Jagger e Bruce Springsteen

Os Rolling Stones regressaram à estrada em fevereiro, dando início à 14 – ON FIRE Tour, depois de, no ano passado, terem percorrido os EUA e o Reino Unido em concerto. A 14 – ON FIRE Tour arrancou com o primeiro concerto de sempre no Médio Oriente, tendo já concertos esgotados por todo o mundo. Regressaram agora à Europa, depois de sete anos de ausência. A banda presenteou os seus fãs com êxitos como “Gimme Shelter”, “Pain It Back”, “Jumping Jack Flash”, “Tumbling Dice”, “It’s Only Rock ‘N’ Roll”, “Star Me Up” e “Satisfaction”, entre outros, provando, uma vez mais, que “velhos são os trapos”! A banda inglesa é um dos maiores sucessos de todos os tempos, contando com mais

de 240 milhões de álbuns vendidos em todo o mundo e fazendo vibrar fãs de todas as idades e gerações por mais de 50 anos. Sendo uma das mais conhecidas bandas do rock mundial, e com mais anos de história, os “Stones” já enfrentaram todos os grandes clichês, desde receções efusivas da crítica até problemas com drogas e conflito de egos, principalmente entre Jagger e Richards. No entanto, nada disso impediu a banda de continuar e a permanecer unida. Hoje, mais de 50 anos depois desde o seu início, os Rolling Stones continuam a excitar os media, a encher palcos e estádios e a ter uma legião de fãs que os acompanha para todo o lado e por todo o mundo. Sem dúvida, os “Avôs do Rock” estão para durar!

13


NOVIDADADES LITERÁRIAS _______

“Depois da morte do marido e da filha num brutal acidente de automóvel, Diane fecha-se em casa durante um ano, imersa em recordações. Quando já nada parece poder mudar, é precisamente uma dessas recordações que a faz escolher Mulranny, uma pequeníssima aldeia na Irlanda. Instalada numa casa em frente ao mar, Diane é gentilmente recebida por todos os habitantes - todos menos um, Edward, o bruto e antipático vizinho. Dominada pela ira e pelo ódio, Diane irá, contra todas as expetativas, enfrentar um turbilhão de sentimentos. O que irá fazer com eles?”

14

“Após visitar Angola, o incansável viajante decide interromper o seu caminho ascendente pelo continente. As experiências-limite por que passou, a deceção com a decadência, a colonização pelo materialismo ocidental, a omnipresença da corrupção e a perda da comunhão dos povos com a natureza terão feito desta a última viagem de Theroux ao Continente Negro. Angola sai maltratada deste livro, assim como muitas figuras de proa de organizações humanitárias que operam em África. Um documento impiedoso e de gritante atualidade. Um livro-choque.”


_________________________

“Mar Humano parte da ligação turbulenta entre duas pessoas e penetra em temas como a longevidade da vida humana, a responsabilidade que os sentimentos acarretam, a luta pela liberdade de expressão e o impacto da ciência na evolução da consciência. Um brinde à coragem de cada indivíduo em ser autor da sua própria vida.”

“Passaram-se 18 meses desde a morte de Joel, o marido de Saffron, e o culpado nunca foi descoberto. Agora, fazendo os possíveis para lidar com a perda, Saffron decide terminar Os Aromas do Amor, o livro de receitas que Joel tinha começado a escrever antes da sua trágica morte. Quando, finalmente, tudo parece ter voltado à normalidade, a filha de 14 anos de Saffron faz uma revelação chocante que abala a relação entre ambas. E, ao mesmo tempo, cartas misteriosas lançam uma nova luz sobre a morte de Joel.”

15


WATCH DOGS Watch Dogs é um dos jogos mais esperados do ano e já por muitos considerado como um dos melhores de sempre. Futurista, com muita ação e aventura em mundo aberto, ou seja, é jogado num mundo onde o jogador tem a liberdade de andar por onde quiser (ao estilo de GTA ou de Assasin´s Creed), Watch Dogs é a mais recente criação da Ubisoft, tendo saído mundialmente no mercado no passado dia 27 de maio de 2014. Ainda antes de sair este “blockbuster” dos vídeo-jogos da nova geração, a criação da Ubisoft venceu mais de 173 prémios e nomeações de pré-lançamento. Isto deveu-se às suas demonstrações e tremendo sucesso que tiveram nas E3 de 2012 e 2013, incluindo três prémios dos Game Critics Awards, junto com Destiny, o jogo que apresentamos aqui na edição anterior. Os dois jogos mais desejados dos amantes do gaming, portanto. A história de Watch Dogs é passada numa versão fictícia de Chicago; uma realidade futura em que a cidade é controlada por um poderoso e centralizado sistema de gestão denominado de CtOS. O nosso protagonista é Aiden Pearce, um hacker

16

informático de enorme brilhantismo e com uma personalidade difícil, que “usa” tão bem os punhos como a inteligência. A sua capacidade em hackear todo o tipo de sistemas eletrónicos é enorme. Pearce usa as suas técnicas para tirar melhor partido do sistema que controla a cidade. Entre invasões aos telefones privados, dados bancários, roubos de fundos, provocações de avarias e todo um sem número de peripécias que o ajudam a progredir na história, ele consegue tudo isto com a ajuda de um poderoso e avançado smarthphone, para não falar no grande arsenal de armas que podem ser usadas para espalhar o terror por toda a cidade. A utilização destas aplicações e tecnologias são essenciais para a trama, pois com elas obtemos vantagem em situações de combate, de forma a eliminar oponentes, criar diversões ou, até, nos escondermos. Com o acesso ao CtOS, Aiden consegue saber tudo sobre cada pessoa, ouvindo conversas que o ajudam a desbloquear missões. Com o smartphome, está constantemente ligado ao sistema de prevenção de crimes, uma ferramenta fictícia originalmente criada para a Polícia de Chicago


DISPONÍVEL PARA X-BOX ONE, PS4 E PC. PARA A WII A SAÍDA AINDA ESTÁ PENDENTE E SEM DATA FIXA.

depois de um apagão causado por um ataque hacker que ocorreu nos EUA e Canadá. Através da mesma, o jogador é notificado quando é que poderá ocorrer um crime na zona onde está, dando-lhe a chance de intervir e evitá-lo. Juntamente com um grafismo de grande qualidade, o qual deixa os fãs cheios de vontade para pegar no comando, este parece ser um jogo bem conseguido e que nos traz uma história bem diferente das habituais.

17


Junho, o mês dos Santos Populares 18

Neste mês de junho Lisboa está em festa! Com muita cor, alegria e tradição, todos os dias e a todas as horas, participar nesta, que é a maior manifestação de cultura da capital portuguesa, será uma excelente escolha. Nos espaços mais emblemáticos e nas ruelas dos bairros históricos (Alfama, Bica e Bairro Alto) serão encontradas as mais diversas iniciativas para todo o tipo de público, nomeadamente: animações de rua, concertos de fado, teatro, espetáculos, arraiais e marchas populares. Além dos bailaricos, e como manda a tradição, estarão igualmente presente as sardinhas assadas, o caldo verde, o pão com chouriço, os manjericos, a cerveja e o vinho tinto.

ALGUMAS SUGESTÕES DA VARIADA PROGRAMAÇÃO Arraiais Populares: De 1 a 30 de junho, nos vários bairros da cidade. ENTRADA LIVRE Fado nos Eltréciso: De 2 a 6 de junho, nos elétricos 28E e 12E. Faz Música Lisboa: Dia 21 de junho. Concertos grátis em vários horários e locais da cidade, TAL Festival: Dia 14 de junho. Tunas Académicas no Cinema de São jorge. Festival Com’paço: Dia 28 de junho, das18h às 21h30. Festival dedicado às Bandas Filarmónicas a atuar no Jardim da Estrela, Jardim de S. Pedro de Alcântara e Rossio. Marchas Populares: Dias 6, 7 e 8 de junho, às 21h30 no MEO Arena, Parque das Nações. ENTRADA 6€. Dia 12 de junho, a partir das 21h na Avenida da Liberdade. ENTRADA LIVRE.


TU TAMBÉM PODES COMEMORAR OS SANTOS POPULARES em CASA!

1

DECORa A tUA CASA/ QUINTAL A RIGOR

Manjericos, lanternas e balões de papel, bandeirinhas de plástico, quadras...

2

NÃO DEIXES FALTAR A boa MÚSICA!

Fado, marchas populares e muito pimba serão bem-vindos para relembrar a verdadeira essência desta festa.

3

grelhados

Seja carne, seja peixe, os grelhados caem sempre bem. No entanto, é para as sardinhas que esta comemoração está mais virada.

4

5

convida os teus amigos!

Amigos e famíla... Isto é que não pode mesmo faltar.

bebida

Cerveja, vinho tinto ou sangria. Excelentes opções para refrescar e conviver.

UMA FESTA COM BOA COMIDA, ANIMAÇÃO E EXCELENTE COMPANHIA! 19


FUGAS PARA QUEBRAR A ROTINA

R OMA 1

2

20

Roma, capital da Itália, foi nomeada, este mês, como destino de eleição pela r3make. Sendo esta a maior cidade italiana e também a quarta mais populosa da União Europeia, com cerca de 3,8 milhões de habitantes, Roma é a única cidade no mundo que hospeda, no seu interior, um estado estrangeiro - o enclave da cidade do Vaticano. Um pormenor que faz de Roma “o coração do cristianismo católico”. Com uma história que abrange cerca de 2500 anos, esta cidade, conhecida como “A Cidade Eterna”, é uma das mais antigas da Europa, possuindo, igualmente, uma das “melhores marcas”, tanto em reputação como em património. Para ficares com uma ideia, mais de 16% dos tesouros culturais do mundo estão localizados em Roma, e o seu centro histórico já foi classificado pela UNESCO como Património Mundial. Nas páginas que se seguem, daremos a conhecer parte daquilo que esta bela cidade tem para oferecer. Uma fuga que de rotineira não tem nada e que de surpreendente tem tudo!


A capital italiana tem sido um importante centro de peregrinação religiosa, e prova disso são as 900 igrejas que a mesma acolhe, entre elas a catedral da cidade - a Basílica de São João de Latrão (1 e 2). Sendo esta a Catedral do Bispo de Roma, a mesma é também considerada como a mãe de todas as igrejas do mundo, incluindo a Basílica de São Pedro, no Vaticano. Com um estilo essencialmente barroco, a Basílica acolhe cerca de vinte e um papas nas suas sepulturas e é medida pelo antigo, mas muitíssimo bem preservado, Baptisterium (local específico para a realização do batismo entre os cristãos); pelos restos do palácio medieval

papal com a Scala Santa e a Capela Sancta Santorum; pelo Triclínio de São Leão e pelo Obelisco Laterano, sendo este o maior de Roma (45,70m de altura), erigido, atualmente, na praça São João de Latrão. Uma outra igreja, igualmente fascinante em termos de beleza, é a Igreja de Santa da Maria da Conceição dos Capuchinhos (3), a qual conserva na sua cripta um imenso ossário com centenas de esqueletos. Preservado no seu interior, juntamente com outros segredos, está o túmulo do Cardeal António Barbarini, responsável pela construção da igreja.

3

4

E porque Roma não é só feita de igrejas, seguem-se alguns dos seus monumentos mais históricos. Começando pelo Monumento Vittorio Emanuele (4), um belíssimo e majestoso monumento localizado na Piazza Venezia. lá também encontrarás o túmulo do soldado desconhecido. Subindo as escadarias, destaca-se um museu com algumas armas e artefatos da 2ª Guerra Mundial e, lá no topo, uma bela vista sobre a cidade. Próximo a este está o Palazzo Venezia (5), uma galeria nacional de arte que contém peças de cerâmica, tapeçarias e estátuas do começo da era Cristã e renascentista. O seu primeiro morador foi o Papa Paulo II.

5

21


Mas Roma é, também ela, feita de ruínas... Seguindo pela Via dei Fori Imperiali chegarás ao tão famoso e mundialmente visitado Colosseo/Coliseu (6), um anfiteatro especialmente construído no período da Roma Antiga para os espetáculos, nomeadamente combates entre gladiadores, que possui um certo relevo arquitetónico e é considerado com uma das sete maravilhas do mundo moderno. Perto do mesmo, estão as ruínas do Foro/ Fórum Romano (7), localizado entre o Palatino e o Campidoglio. Aqui poderás apreciar tudo com outra intensidade. Além da sua área ser algo extensa, é também quase impossível não pensar como seria tudo aquilo há cerca de 2000 anos atrás. A verdade é que ali foi o centro da vida pública romana; local onde se realizavam os discursos públicos, os processos criminais e

todos os assuntos ligados ao comércio. Atualmente, uma extensa ruína de fragmentos arquitetónicos e um sitio de escavações arqueológicas intermitente de elevada atração turística. Aqui no Foro, também encontrarás o Arco de Tito (8), um arco triunfal de mármore esculpido, com 15,4m de altura. O Cirso Máximo - Circo Massimo - (9), por sua vez, é uma arena muito antiga usada para jogos e entretenimento pelos reis etruscos. Depois do século II a.C., começou a ser utilizada também para festivais, corridas de bigas, batalhas navais, combates entre gladiadores e entre animais, assim como martírios de cristãos. Esta arena chegou a ter capacidade para até 250.000 espetadores. Hoje em dia não existe quase nada do antigo Circo Máximo, somente poucas ruínas.

6

10 9

22


E finalmente chegamos às belíssimas piazzas de Roma, que representam em grande nível toda a sua história, arquitetura e turismo. Começando pela Piazza Navona (10), esta é uma das mais célebres praças de Roma. A sua forma ssemelha-se à dos antigos estádios da Roma Antiga e dispõe de três fontes: Fontana dei quattro Fiumi, ao centro; Fontana di Nettuno (a norte) e Fontana del Moro (a sul). A Piazza del Popolo (11) é também uma excelente escolha de visita. Esta ramifica-se em três estradas (tridente) que penetram na cidade: a Via del Balbuino, à esquedas, que te levará até à Piazza di Spagna (13), conhecida mundialmente pelas suas escadrias e pelos in+umeros desfiles de moda que ali se fazem; à direita, a Via de Rippeta que cruza com a Piazza Navona e o Panteão; no centro, encontras a rua mais cara da cidade, Via del Corso (12), com numerosas lojas de roupas e sapatos.

7

13

8

11

12

23


Entre todos os sítios que já foram aqui falados, Roma tem muito mais para oferecer: Fontana de Trevi (14); Campo de Fiori; Castelo Sant’ Angelo (15); Villa Borghese; Catacumbas de São Calisto; entre outros. E é por isso mesmo que esta cidade não foge à regra de todas as viagens/visitas que requerem muito planeamento, para que tudo aquilo que têm de “principal” não ficar esquecido. Como não podia deixar de ser, a cozinha italiana também não pode ficar para trás. Fãs das massas, eis o vosso paraíso! Embora os ingredientes e os próprios pratos variem de região para região na Itália, a verdade é que para quem gosta de comer bem, Roma não é exceção de delícias. Lasanhas, pizzas, risotos, carpaccios (15), bruschettas (16), gnocchis e todo o tipo de massas poderão ser aqui encontrados. Para terminar qualquer refeição e/ou acompanhar qualquer um dos teus passeios pela cidade... um gelatto!

15

24

14


15

A Fontana de Trevi tem as suas origens por volta do ano 19 AC, quando encontraram uma nascente de água pura muito perto de Roma, que foi atribuída à intervenção da Virgem. Esta nascente deu origem à construção de um aqueduto cujo final, como era costume na época, se construiu uma fonte, a primitiva Fontana de Trevi. Existe uma lenda urbana que diz que quem joga uma moeda na Fontana di Trevi (o ritual exige que se faça de costas, com a mão direita e por cima do ombro esquerdo) vai acabar regressando a Roma, e a verdade é que não há um turista que não cumpra com o ritual, a tal ponto que as moedas são coletadas todos os dias e destinadas à caridade (antes as recolhiam outros também diariamente, mas para benefício próprio). O que não é tão conhecido por quem visita Roma é que se jogarem duas moedas, ao invés de uma, encontrará o amor em Roma, e se jogar três, que se casará em Roma.

16 Roma... ... uma cidade romântica, agitada, moderna e irresistível! 25


NADAR

É O MELHOR

REMÉDIO!

26


Se queres perder aquela gordura localizada e ganhar mais músculo em tempo recorde, a natação é a modalidade indicada. Nadar é uma excelente forma de se exercitar durante todo o ano, pois praticar natação ajuda a “carburar” o sistema cardiovascular, perder gordura e desenvolver os músculos de forma muito eficaz. O grande problema para todos nós é mesmo o facto de muitas vezes nadarmos de forma incorreta e, com isso, ficamos muito desgastados e sem uma execução perfeita. Assim, o guia que se segue ajudar-te-á a melhorar a tua postura dentro de água. 27


1

Respiração lateral Erro: O nosso instinto é levantar o pescoço para respirar, o que nos “estraga” a postura.

Solução: Não levantes a ca-

beça e inclina os ombros para a frente em cada braçada. Quando estenderes o braço e te inclinares para esse lado, roda um pouco a cabeça e respira.

3

Desliza na água

2

Usa as ancas Erro: Muitas vezes impulsionamo-nos na água com os joelhos, o que perturba o equilíbrio e cansa os quadricípites. Solução: Usa as ancas para impulsionar e tenta realizar movimentos curtos e com ritmo certo. Flexiona os joelhos apenas um pouco em cada movimento (podes aperfeiçoar este movimento treinando com barbatanas).

Erro: Em cada braçada utilizamos as mãos para nos “empurrar” na água em vez de deslizarmos com a ajuda dos antebraços. Solução: Mantém alinhada a mão com o braço à medida que avanças e não deixes o cotovelo inclinar-se para dentro. (Tente nadar com os punhos fechados).

28


ESTILOS:

BRUÇOS

CRAWL

COSTAS

TREINO SEMANAL (2 vezes por semana) 4x25m – Começa de forma lenta, com expirações prolongadas, e utiliza as pernas para impulsionar na ida e os braços e pernas no regresso. 4x25m – Crawl com apoio (prancha) – Usa as pernas para bater na água de forma ritmada e controlada. 4x25m – Costas com apoio (prancha). 4x25m – Movimentos lives. Distância Total: 400m

29


TOP 10

OS PONTOS TURÍSTICOS MAIS FAMOSOS DO MUNDO Conhecidos por proporcionar aos seus visitantes experiências prazerosas, os pontos turísticos mais famosos do mundo oferecem-nos uma bagagem cultural imensa no que toca ao seu significado e dinamismo locais. Dos mais raros e antigos, até os mais modernos, estes feitos deslumbrantes criados pelo Homem são dignos de uma bela apreciação. Ei-los:

1

2

3

ESTÁTUA DA LIBERDADE

LONDON EYE

TORRES PETRONAS

A incrível Estátua da Liberdade é um dos pontos turísticos mais famosos do planeta. Foi recebida pelos EUA como sinal da amizade da França, no ano 1886, e representa a fuga da opressão. Situa-se na Ilha da Liberdade (também conhecida como Ilha de Bedloe), à entrada de Nova Iorque.

Conhecido também como Roda do Milénio, este monumento é um atual ícone da cidade de Londres. Proporcionando uma das melhores vistas sobre a cidade desde 1999, ano em que foi inaugurado, o mesmo conta com 135m de altura. A estrutura carrega nas suas cápsulas cerca de 32 passageiros, com uma duração de 30 minutos.

As impressionantes Torres Petronas são duas torres gémeas com 452 metros de altura e 88 andares, estando entre os edifícios mais altos do mundo. Sendo as mesmas um verdadeiro reflexo da herança muçulmana malaia, estão situadas na cidade Kuala Lumpur, na Malásia. A sua visita é permitida, mas é necessária uma autorização.

30


4

6

5

CRISTO REDENTOR

BURJ AL-ARB

TORRE EIFFEL

Esta é a estátua gigante de Jesus que observa a cidade do Rio de Janeiro, denominada Cristo Redentor. Com 38 metros de altura, a estátua está no pico da montanha do Corcovado, que também conta com 710 metros de altura. O Cristo Redentor faz referência à religião no Brasil e os braços abertos da estátua lembram o calor da população.

Este é o primeiro hotel sete estrelas do mundo. O Burj al-Arb, em Dubai, situase numa ilha artificial ligada à praia de Jumeirah, com ponte particular. O seu design lembra o de um barco árabe de pesca. Cada estadia tem um custo de 18 mil dólares diários.

É pela sua importância e beleza que a Torre Eiffel, em Paris, conquista visitas do mundo inteiro. Nos três níveis, através dos quais os visitantes podem acessar por escadas ou elevador, é possível ver a cidade. Esta é uma estrutura que conta com 324 metros e antena de 24.

31


PiIRÂMIDES DE GIZÉ

7

As Pirâmides de Gizé, também conhecidas como a Necrópole de Gizé, localizam-se no planalto de Gizé, nos arredores do Cairo, Egito. Estas construções, em tempos usadas como tumbas dos faraós e pessoas importantes, também serviam para guardar objetos de luxo. Esta Necrópole é considerada como um dos locais mais antigos e a Grande Pirâmide (Pirâmide de Quéops ou Khufu) uma das Sete Maravilhas do Mundo.

PONTE GOLDEN GATE

8

Esta é o principal ícone de São Francisco, nos Estados Unidos, que liga a cidade a Sausalito. Excelente ponto turístico surgido em 1937, na altura a maior ponte suspensa do mundo, que tem uma coloração laranja característica. É considerada uma das 7 Maravilhas do Mundo Modero pela Sociedade Americana de Engenheiros Civis.

PLACA DE HOLLYWOOD

9

A placa de Holywood é a principal estrutura de Los Angeles, EUA, surgida em 1923. Inicialmente construída como alusão publicitária a um lote residencial e com a designação “Hollywoodland”, a placa sofreu, em 1978, uma alteração. Atualmente, funciona como uma metáfora universal para o sucesso, o glamour e a ambição, ligados essencialmente à indústria cinematográfica.

CASA DE ÓPERAS

32 34

10

A Casa de Óperas, da cidade de Sydney, está bem próxima da incrível Ponte do Porto de Sydney. Dispõe de cinco estúdios de ensaio, dois salões principais, cinco teatros, quatro restaurantes, diversas lojas e ainda seis bares. A cascada escultural de conchas que possui foi considerada uma das estruturas mais icónicas do século 20, daí tambem ter recebido o prémio Pritzker de Arquitetura em 2003.



Junho ed4