Page 1

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA | ANO XI | Nº 47 | OUT/NOV | 2018

Saúde & Vida Longa MEAÍPE

ENTREVISTA

Manoel Guimarães

|

GASTRONOMIA Socol

|

PERFIL

Elizabeth Pádua


/ RevistaInPacto


4

EDITORIAL

Cuide do seu cpo, pois é nele que você vive! Olá, tudo bem? Esta é a 47ª edição da revista In Pacto. Feita com muito amor, dedicação, carinho e profissionalismo. Uma edição recheada de muito conteúdo. É uma grande satisfação realizar esse trabalho e superar os desafios lançados no dia-a-dia. A profundidade dos artigos, nesta edição, mostra que os textos vão ao encontro do nosso cotidiano, onde buscamos a melhora pela qualidade de vida. Quando buscamos um profissional da saúde, no caso, um médico ou um ortodontista, por exemplo, temos, culturalmente, o hábito de procurar tais profissionais para o tratamento ou diagnóstico da doença, quando o certo seria procurar para prevenir. Quem nos explica isso é a Dra. Rianne Vilela, em seu artigo sobre Bem-estar. Mas o assunto sobre a saúde não para por aí, a empresária Karine dos Santos conta como seu marido superou uma doença com tratamento médico e mudança para o consumo de alimentos saudáveis. Uma novidade é sobre a nossa competente colunista gastronômica, Claudine Silveira, que agora faz parte do corpo docente de uma conceituada faculdade de Cachoeiro de Itapemirim. Parabéns, querida! Sortudos são esses alunos que acabaram de ganhar uma professora com tanto gabarito e conteúdo! Conteúdo também você poderá conferir na matéria sobre Meio Ambiente. O tema aborda a Energia Solar. Do jeito que caminhamos com as altas tarifas da nossa energia elétrica, talvez, num futuro bem próximo, possamos explorar e usufruir mais do nosso astro-rei, o Sol. Ainda sobre saúde buscamos um parceiro para nos falar um pouco sobre a saúde mental. A Residência Terapêutica Fênix mostra a que veio, com uma boa equipe e disposição a ajudar ao próximo, oferecendo tratamento e oportunidade para mudar. Aliás, mudar é o que queremos. Inclusive nas eleições! Que assim seja! E boa leitura!

Bethânia Valadão Filgueiras Diretora

revistain.pacto@gmail.com (27) 99858-1600 / RevistaInPacto

DIRETORA GERAL/EDITORA: Bethânia Valadão Filgueiras

DIAGRAMAÇÃO:

Dani Huerta

.com.br

design & fotografia

FOTO DA CAPA:

FOTÓGRAFOS COLABORADORES: Aline Cunha Facebook Felipe Vieira JORNALISTA COLABORADORA: Aline Cunha IN PACTO é uma publicação quadrimestral DISTRIBUIÇÃO: Guarapari - Anchieta Piúma - Alfredo Chaves Vitória Conceitos e opiniões emitidos por entrevistados e colaboradores não refletem necessariamente a opinião da revista e de seus responsáveis. O conteúdo dos informes publicitários é de inteira responsabilidade de seus anunciantes.


Índice 06 - A Capa - Meaípe 07 - Perfil 08 - Saúde 09 - Bem Estar 10 - Saúde Mental 11 - Estética 12 - Qualidade de Vida 14 e 15 - Coluna Social

16 - Gastronomia 17 - Comer, Beber, Viver 18 - Empreendedorismo 19 - Negócios 20 - Educação 21 - Entrevista

22 - Meio Ambiente 23 - Decoração 24 - Cultura 25 - Coach 26 - Eventos


6

A CAPA

/ RevistaInPacto

Turismo saudável Praia de Meaípe A praia de 4 km de extensão está situada a 6 km do centro de Guarapari. A antiga vila de pescadores conta com restaurantes famosos e uma culinária especializada em frutos do mar, que ajudaram a tornar a Moqueca Capixaba famosa internacionalmente. Sua variedade de comidas típicas saborosas e seu povo hospitaleiro tornam a praia de Meaípe destino muito procurado por turistas. Sua estrutura conta com hotéis e pousadas, bons restaurantes e uma badalada casa de show. Mas, atualmente, o que vem deixando essa praia mais em evidência são suas areias. Os efeitos terapêuticos e medicinais das areias monazíti-

cas de Meaípe e sua radioatividade no tratamento de diversas doenças, inclusive o câncer, foram pesquisados por especialistas. Os estudos foram realizados por pesquisadores da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) nas praias de Meaípe e Areia Preta. Os resultados mostraram que as duas regiões são ricas em radiação benéfica. O físico nuclear e professor da Ufes, Marcos Tadeu Orlando, é o responsável por coordenar as pesquisas. No estudo, foi descoberto que a areia conta com uma composição única no mundo. Também o doutor em Geologia Médica e vice-presidente da Organização Mundial de Termalismo (que estuda os

recursos naturais), Fabio Tadeu Lazzerini, explicou que é preciso que os profissionais da área de saúde realizem ensaios terapêuticos no local. Segundo este, um estudo comprova que o índice de câncer de mama em Guarapari é menor que em outras cidades do Estado. Alguns recursos financeiros permitirão, em breve, que instalem uma torre em Meaípe com o objetivo de monitorar tudo, desde radiação, velocidade, ar, temperatura e água. Tornando a visitação aberta e com isso maior rotatividade de pesquisadores, conferências e turismo.

E quem disse que celular não registra com profissionalismo os bons momentos? Essa foto e a da capa, foram feitas pelo publicitário e fotógrafo, Marcelo Moryan.


7

/ RevistaInPacto Por Bethânia Valadão (revistain.pacto@gmail.com)

PERFIL

ELIZABETH MERIGUETTI PÁDUA Vida Nascida em Vitória, filha do Sr. Délio e D. Lelete, a médica oftalmologista, Dra. ELIZABETH MERIGUETTI PÁDUA, viveu sua infância em Guarapari. Morou fora por 10 anos até concluir seus estudos e depois construiu sua carreira profissional em nossa cidade, sempre priorizando qualidade, dedicação e amor aos seus pacientes. Casada com o empresário Darcy Júnior Lugão dos Santos e mãe de duas moças, Yasmin e Lara, ela não para. Desde 2010, juntamente com sua amiga Dora Nossa, realizam um movimento social na cidade, que se tornou o evento mais badalado e concorrido pela sociedade. É um animado Chá Beneficente que acontece anualmente, onde elas conseguem angariar muitos recursos em prol de várias ONG´s. Neste ano acontecerá no dia 21 de outubro, com apresentações musicais, desfiles, sorteios, leilão e um buffet sempre maravilhoso.

Carreira Cursou medicina na EMESCAM, em Vitória/ES e fez residência médica em oftalmologia, na Faculdade de Ciências Médicas de Belo Horizonte/MG. Montou seu consultório aqui, em Guarapari, onde atende todos os dias e semanalmente opera em Vitória. Está em constante atualização, sempre buscando cursos e congressos na sua área.

Um verbo: amar. Um mês: setembro. Um lugar: minha casa. Uma mania: organizar. Um vício: viajar. Um pecado: chocolate. Um filme: À Procura da Felicidade. Um dom natural: agregar. Uma paixão: minha família. Três coisas que não consegue viver sem: Amigos, família e trabalho. Um sonho de consumo: conhecer muitos lugares no mundo. O que dizem sobre você: que transmito alegria, isso me deixa muito feliz. Inovação tecnológica que não consegue viver sem: está difícil viver sem celular. O que diria a Deus se pudesse estar de frente a ele agora: Obrigada Senhor, pela minha família, pelas oportunidades e pela vida repleta de amor que me proporciona!


8

SAÚDE

/ RevistaInPacto

Alimentação Natural – vale a pena investir em saúde Seu corpo é o reflexo do que você ingere: você está se nutrindo ou... Em longo prazo, é muito mais interessante investir em saúde, mantendo uma alimentação equilibrada, do que investir em doença, consumindo conservantes, acidulantes, corantes e toda uma gama de “antes” que são cancerígenos - cientificamente comprovados. A mesma indústria que estimula o consumo de açúcares e alimentos não saudáveis é a que lucra com a venda de remédios que aliviam alguns sintomas, gerando outros ainda piores. A empresária Karine de Carvalho, sempre atenta às novidades do mercado, nos conta que é consumidora de produtos naturais desde que foi descoberto um câncer de pulmão em seu marido, Cacio Blank, e a necessidade de consumir estes produtos se fez presente na

vida da família. Motivada pela busca de tais mercadorias e pela dificuldade de encontrá-las em Guarapari, surgiu a ideia de abrir uma loja que atendesse a essa demanda. Uma lacuna foi encontrada no mercado e, em novembro de 2017, nasceu o Armazém Natural Saúde. Quando se fala em alimentação natural e saudável a primeira ideia que vem à cabeça é o alto custo dos produtos. Pensando nisso, a empresária optou por trabalhar com a maioria dos produtos a granel; desta forma, o consumidor pode comprar apenas o necessário e com um custo menor. O que se ganha em saúde, consumindo alimentos naturais, melhora visivelmente a saúde física e mental; no fim das contas, o que se economi-

za com a farmácia é muito mais do que o que se investe em alimentação equilibrada. Com consultoras de vendas treinadas e capacitadas para o primeiro suporte e explicações sobre os produtos, a casa possui uma grande variedade de artigos, como várias linhas de adoçantes e açúcares naturais, tipos diferentes de farinhas e aveias, chás, frutas desidratadas, sementes, oleaginosas, além dos temperos e produtos orgânicos. Só conhecendo o espaço para ter uma ideia de tudo o que o Armazém tem a oferecer.


BEM-ESTAR

/ RevistaInPacto

9

Check-up Preventivo Digital no Atleta Tecnologia aliada ao bem-estar, saúde bucal e melhoria da performance

Sabemos que a prática esportiva está cada vez mais presente na vida das pessoas. A preocupação com dietas controladas e saudáveis, além de treinos frequentes são os principais cuidados entre os atletas. O que muitos não imaginam, é que a saúde bucal é também um fator relevante que merece bastante atenção, principalmente porque pode influenciar no seu desenvolvimento, tanto positivo quanto negativo. Conforme a Dra. Rianne Vilela, Especialista em Periodontia e Implantodontia e Mestre em Laserterapia, a prevenção e o tratamento dentário são essenciais para o atleta, seja ele profissional ou amador, visto que as doenças que afligem o organismo, na maioria das vezes podem ser motivadas por infecções bucais.

Entre os problemas mais diagnosticados nos esportistas que atrapalham para o seu rendimento esportivo são: a respiração bucal; ausência de dentes; gengivite; bruxismo; cáries e dor nos dentes; a erosão dentária, referente ao consumo excessivo de isotônicos e energéticos ácidos, ricos em açúcar; a má oclusão, definida pelos dentes desalinhados ou mordida cruzada, que pode acometer na absorção de nutrientes; as doenças periodontais, devido ao acúmulo de placa bacteriana; o apertamento dos dentes em momentos de intenso esforço muscular, que gera desgaste dentário e inclusive dores de cabeça. Com base nessas questões, pesquisas apontam que o rendimento do atleta pode encontrar-se até 22% abaixo da sua capacidade máxima, ocasionado pelos problemas com a sua saúde bucal. É por isso que uma boa escovação, assim como o uso do fio dental e as visitas periódicas ao dentista são primordiais para o melhor resultado do atleta. Hoje, com a modernidade crescendo na área odontológica, Dra. Rianne relata que existe uma tecnologia bastante inovadora com o objetivo de

prevenir e diagnosticar precocemente as doenças bucais e os fatores de riscos. “Podendo ser feito em atletas, gestantes, crianças, idosos, assim como pessoas de todas as idades, o Check-up Preventivo Digital é um sistema completo e inovador de diagnóstico por imagem, desenvolvido através de uma câmera de alta resolução, com capacidade de ampliar em até 60 vezes a imagem de uma área do dente e da boca”, explica a doutora. A profissional complementa que com esse método, é possível identificar as possíveis complicações antes da evolução maior do problema, evitando dores e tratamentos prolongados. Dra. Rianne recomenda aos atletas profissionais e/ ou amadores, assim como para quem pratica atividade física regularmente, o acompanhamento odontológico através do Check-up Preventivo Digital, tudo com a missão de prevenir enfermidades bucais e é claro, aumentar o seu desempenho, não esquecendo dos cuidados diários com a dentição, lembrando que uma dor de dente, inflamação ou infecção, afeta não só no rendimento, mas também na sua concentração.


10

SAÚDE MENTAL

/ RevistaInPacto

PROJETO FÊNIX { A dependência química é definida como uma doença crônica, primária, progressiva (caracterizada por uma contínua ou periódica perda do controle, comportamento compulsivo e pensamentos obsessivos acerca do uso de drogas), podendo ser fatal, se seu fluxo de desenvolvimento não for interrompido por um tratamento eficaz. A Fênix Clínica Terapêutica compreende a dependência química como uma doença biopsicossocial e espiritual, cuja etiologia e desenvolvimento envolvem múltiplos fatores, afetando a vida do sujeito como um todo. Independentemente do tipo de droga utilizada, estas pessoas têm importantes semelhanças em sua história pessoal: apresentam problemas nas relações familiares e sociais, problemas cognitivos e de cunho emocional, que dificultam o seu processo de desenvolvimento global. Diante deste complexo contexto, trazemos uma proposta de recuperação que vai além do simples fato de se conseguir ou manter a abstinência de drogas, mas sim como uma proposta de mudança no estilo de vida e da própria identidade do sujeito, ou seja, da maneira como percebe a si mesmo no mundo e se relaciona com o meio social. Neste sentido, a recuperação é entendida como um processo de autoconhecimento, de desenvolvimento e de aprendizagem multidimensional. Nosso público alvo são os dependentes químicos do sexo masculino, acima de 18 anos. Contamos com uma equipe técnica experiente

Dependência Química

e qualificada, além de infraestrutura ampla e diferenciada, onde oferecendo tratamento voluntário ou involuntário, além do tratamento ambulatorial, o tratamento tem sua fundamentação teórica na metodologia do Modelo Minnesota que, resumidamente, propõe uma atitude colaborativa entre os profissionais e os residentes no caminho rumo à recuperação; o tratamento é multidisciplinar, tendo como foco a mudança no estilo de vida e por fim, a reabilitação depende do apoio de sistemas naturais: família, amigos e grupos de mútua ajuda. Nosso tratamento compreende-se em três fases: a primeira que é o acolhimento, desintoxicação e adaptação; a segunda é a conscientização e reformulação, e a terceira é a ressocialização. Ao final da terceira fase damos início ao pós-tratamento, que tem como objetivo manter contato com pacientes que concluíram o tratamento, objetivando o monitoramento de resultados e apoio motivacional ao residente e seus familiares. Elveni Dalferth - sócia administrativa. Kelly Cristina Fernandes de Souza Coren-ES 309.294, sócia administrativa e enfermeira. Maria José Hott Ferreira CRP 16/632 - (psicóloga especialista em dependência química, Terapeuta familiar, Terapeuta cognitiva comportamental). Gabriel Santos Rocha - Coach de recuperação. Thiago Negromonte Petitet de Almeida CRM-ES 11735 RQE 10255 - Médico psiquiatra. Fênix Clínica Terapêutica | clinicaterapeuticafenix R: Elizário Lourenço Dias, 798 - Olaria - Guarapari - ES (27) 3362-1437 | Whatsapp: (27) 99917.6806


ESTÉTICA

/ RevistaInPacto

11

Foto: Filipe Aragão @filipeam_ Modelo: Karla Valentim @dicasdakarlota

Microagulhamento O termo microagulhamento é utilizado para caracterizar o processo que envolve o uso de pequenas agulhas acopladas em série em um único dispositivo. Há diferentes modelos e tipos de dispositivos de micro-agulhamento – cada um com seu método. Como é feito? Com auxílio de microagulhas que em contato com a pele e produtos de indução cutânea estimulam o colágeno natural da pele através de um processo inflamatório local. Para que serve? Redução de melasma, diminuição de cicatrizes de acne, atenuação de rugas (preventivo também), redução de estrias, atenuação de cicatrizes cirúrgicas, melhora de poros e textura da pele.

R. Joaquim da Silva Lima, 556, Lj 5, Edf. Maestri, Centro, Guarapari-ES (27) 99708.4940 (27) 99967-5156 @quero_resultado

Quem pode fazer? Pode ser feito em qualquer idade, tanto homem, como mulher, desde que tenha indicação. Quem não deve fazer? Grávidas, pessoas com tendência a queloide, herpes ativa, diabetes sem controle. Orientações básicas: Procure um profissional capacitado para realizar o procedimento, faça uma boa limpeza de pele antes. Após o procedimento, não utilizar protetor solar e maquiagem por pelo menos 24 horas; não se expor ao sol durante o processo inflamatório (de três a cinco dias). Utilizar os produtos recomendados pelo profissional que realizou o procedimento; a ingestão de água auxilia na melhora das células e limpeza dessas.


12 QUALIDADE DE VIDA

/ RevistaInPacto

Por Aline Cunha

Centro Odontológico

Ubirajara Ribeiro - uma referência em Saúde Bucal Atuando há 20 anos, o Centro Odontológico é uma referência quando se fala em saúde bucal em Guarapari e região O Centro Odontológico Ubirajara Ribeiro existe há 20 anos em Guarapari, e é uma referência na área odontológica, oferecendo as principais especialidades no ramo. Atua por meio de prevenção, ações de recuperação, tratamento curativo e reabilitador. Age de maneira a fazer coisas que satisfaçam ou excedam padrões de excelência. O consultório odontológico não é mais um lugar para cuidar apenas dos dentes, mas para cuidar também da estética facial. Há cerca de dois anos, vários procedimentos estéticos são realizados por dentistas e oferecidos no Centro Odontológico, entre eles: - Botox (toxina botulínica), usado para bruxismo, ATM (Articulação Têmporo Mandibular), sorriso gengival, assimetria de face; - Ácido Hialurônico, usado para biomodelação labial (para corrigir a perda de volume nos lábios), atenuação de rugas e sulcos e promover o rejuvenescimento das regiões faciais afetadas pela perda de colágeno e hidratação; - Fios de PDO (polidioxanona), são suturas de sustentação

para tratamento da flacidez, que podem ajudar na redução da papada, definição da linha da mandíbula e contorno do rosto, através da redução das bochechas. O Centro Odontológico é bem equipado, visando oferecer aos seus pacientes, desde o tratamento de prevenção e odontopediatria, até trabalhos de reabilitação com implante e porcelana. A “queridinha do momento” é a Lente de Contato dental – muito usada pelos artistas e jogadores de futebol, consiste em uma película de porcelana aplicada sobre a superfície do dente, deixando o sorriso branco e alinhado.

Com uma equipe de variadas áreas de atuação, o espaço oferece ortodontia, odontopediatria, endodontia, implantes, cirurgias e odontologia estética. SPA Odontológico Uma equipe completa está apta a restaurar a Saúde Bucal e Estética no menor tempo possível. A ideia é concluir o tratamento em, no máximo, uma semana, inclusive no caso de implantes, o paciente já sai do consultório com um dente provisório até a finalização do processo e colocação da prótese definitiva.

Rua Horácio Santana, 119 Parque Areia Preta | (27) 3114-1274 Centro Odontologico Ubirajara Ribeiro


Dora e Orly Gomes curtiram um final de semana em Pedra Azul Carlos Ribeiro e Valéria Nunes comemoraram um ano da Confraria do Sabor Cafeteria. Parabéns e vida longa!

Maria do Céu e Clóvis Laviola deram uma fugidinha até Eagle Beach, em Aruba, com a filhota, Lisla

Jiuliana Santiago e Pablo Lucchi comemoraram o primeiro aninho da filhota Giulia


15 FOTOS: Reprodução Facebook

Titia Paula, mamãe Mariana e e vovó Daisy Junger comemorando o 10º mesversário da linda Alícia

Cristiane Kieffer lançando em Vila Velha, através da sua Kasal Eventos, a 1ª Manhã de Negócios, no Bacana Churrasco e Cia. Sucesso!

Família Gaeta representada por Vitor, Sr. Nhozinho, Léo, Idalina e Leonardo Matos comemorando, no restaurante, o Dia da Moqueca Capixaba Elizabeth Pádua com as filhas, Lara e Yasmim, participaram do musical Meu Brasil Brasileiro. Elas também participarão do tour pela Europa.

Maestro Inárley Carletti e o musical Meu Brasil Brasileiro apresentaram no SESC Guarapari o grande show que levarão à Europa em Novembro.


16

GASTRONOMIA - Claudine Silveira

/ RevistaInPacto

Gastronôma, pós graduada em Cultura Gastronômica e Degustação, professora universitária de Cozinha Internacional e Contemporânea (claudinesilveira@gmail.com) Foto: Felipe Vieira

Socol das montanhas capixabas Uma iguaria com selo de identidade geográfica!

Quem conhece o socol das montanhas capixabas não esquece jamais e quer repetir a sensação do gosto! Assim como quem já visitou esta linda região do Espírito Santo... fica fã de carteirinha por ver tanta beleza e entende que aqui, além do mar e suas brisas, as montanhas e suas particularidades são encantadoras, principalmente as gastronômicas! Quando falamos em comida das montanhas capixabas, um dos símbolos hoje é o socol! Uma deliciosa iguaria que recebeu, recentemente, pelo INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial, depois de muitos anos de solicitação pela ASSOCOL – Associação dos Produtores de Socol de Venda Nova do Imigrante, o selo do registro de Indicação Geográfica (IG), na espécie Indicação de Procedência (IP), uma importante conquista, não só para a região, mas para o nosso estado; já que funciona como uma denominação de origem. Bem, o socol é um produto que teve sua origem no “so colli”, um embutido de porco, feito com a carne que envolve as vértebras do pescoço do animal, em determinada região da Itália, mais precisamente no Vêneto. Foi trazido pelos imigrantes italianos, e aos poucos, nas cozinhas de Venda Nova do Imigrante, pelos descendentes

apaixonados por suas origens, ganhando nova roupagem. Passou a ser preparado com o lombo suíno e tem em sua composição ingredientes como alho, pimenta e sal... apenas isto! Recebeu uma denominação própria e passou a ser um delicioso presunto cru maturado feito artesanalmente, um produto típico da região! Segundo as famílias que o produzem, o grande segredo é a escolha da carne ainda fresca, com gordura bem equilibrada, depois o tempo de maturação e por último, muito amor. Vamos, aqui, de dicas preciosas de chef para saborear o socol além da forma tradicional, como petisco entre os amigos... aposte em um finger food, socol, damasco e brie ou incorpore-o em pratos diversos, como em saladas de folhas com frutas frescas e castanhas, nas farofas que acompanham um belo churrasco ou um risotinho... degustar esta iguaria é tudo de bom! E ainda, uma bela massinha fresca ou seca feita em casa, aromatizada com lâminas de socol e perfume de manjericão em alho e azeite, é divino!! Ficou com água na boca? Mãos na massa, ou melhor, no socol e bom apetite! Até a próxima edição com mais delícias gastronômicas!


COMER, BEBER, VIVER 17

/ RevistaInPacto

Por Aline Cunha

Katakas, um ambiente rústico e romântico Posicionado no alto do Atalaia e com uma vista indescritível onde são servidos deliciosos pratos ao som de boa música Do alto do Morro do Atalaia, com uma vista deslumbrante, encontramos a empresária e proprietária Mariney Galli, que nos mostrou todo o charme do lugar. Um ambiente rústico e romântico nos leva a imaginar a lua cheia e uma boa taça de vinho, a dois. Mariney nos conta que mora ao lado do Katakas há cerca de cinco anos e o local não passava de uma grande estrutura de obra abandonada. Numa noite de lua, seu marido Armando Hilel a levou até o local, retirando um dos tapumes da obra e se deparou com uma vista estonteante que vai das montanhas de Buenos Aires, passando pelo Canal de Guarapari até o Morro da Pescaria. Neste momento o casal

não teve dúvidas, este seria o local do tão planejado restaurante. Aberto nas noites de segunda-feira com direito a banda de jazz, na terça a casa fecha, voltando na quarta com um pianista que estende seu repertório até no sábado. Podemos afirmar que o Katakas é atualmente o cantinho mais romântico de Guarapari. Funcionando há um ano, o restaurante é palco de diversos pedidos de casamento, bodas, festas de casamento, aniversários e comemorações em geral. O restaurante funciona das 19h à meia noite, exceto aos domingos que abre para almoço das 13 às 17 horas. No mais, este lugar com uma vista tão privilegiada e decoração tão original e harmônica é

difícil descrever em detalhes. Só conhecendo para dimensionar o visual. Venha se deslumbrar com a vista e os deliciosos pratos que a casa tem a oferecer!


18

EMPREENDEDORISMO

/ RevistaInPacto

Aline Cunha - Jornalista - MTB 12755/ES alinecunhajornalista@gmail.com

Guaramar,

tradição e inovação no ramo de pescados

Guaramar Pescados e a Boutique do Peixe vêm atraindo o público local e regional com um ambiente e atendimento diferenciados, com direito a sugestão de carta de vinhos A Guaramar Pescados está no mercado há 12 anos fornecendo peixes e frutos do mar em geral para Restaurantes, Peixarias e Hotéis. Há cerca de dois anos trabalhando com varejo, possuem uma loja no centro de Guarapari para atender ao público em geral. A empresa trabalha com frutos do mar advindos de outros estados, outros países e também fornecidos pelos pescadores da região. Camarão, cação, dourado, badejo, entre outros, são vendidos para os melhores restaurantes e hotéis de Guarapari e região. Com uma grande variedade, são fornecidos desde o cação até o salmão chileno e o bacalhau Gadus Morhua, com opções para todos os gostos e com preços acessíveis. Os proprietários Cláudio Fernandes e Lena Dias contam que na loja de varejo, Guaramar Pescados – A Boutique do Peixe tem um público diferenciado e algumas opções como o bolinho de bacalhau, que vem direto de Portugal, o kit Paella, lagostas, lagostin, salmão fresco além do tradicional congelado, carpaccio de salmão defumado, vinhos, azeites, entre outros. O recém-conquistado Certificado do S.I.M. (Serviço de Inspeção Municipal) é a garantia da higiene dos produtos oferecidos, e é um diferencial qualitativo que a empresa buscava há algum tempo. As poucas em-

presas certificadas são pioneiras no segmento, para isso, foram realizadas várias inspeções da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura e diversas exigências foram cumpridas, após adaptações na estrutura do frigorífico. “Com o S.I.M., demonstramos a nossa capacidade em atender melhor os nossos clientes, também transmitimos ao mercado uma mensagem que reforça ainda mais a confiança nos nossos produtos”, comenta Lena.

Rua Manoel Severo Simões, 86 – Galeria Solar das Acácias, Lj.07- Centro, Guarapari - ES (27)3262-9065 / (27)98138.0614 guaramarpescados@gmail.com


NEGÓCIOS 19

Ótica Praiana oferecendo o que há de melhor em óculos de grifes internacionais Com grande público em Guarapari, oferece desde as linhas nacionais até os modelos importados que estampam as capas das revistas de moda do mundo O empresário Alessandro Costa D´Alessandro mudou-se para Guarapari há pouco mais de dois anos e fundou a Ótica Praiana. Como todo bom mineiro cultivava o sonho de morar em uma cidade litorânea, e com a perda do pai, Sr. Célio, mudou-se para a Cidade Saúde com sua mãe, Dona Nina. O menino Alessandro sempre trabalhou nas óticas do pai, em Belo Horizonte, onde aprendeu e se apaixonou pelo ofício há quase 40 anos. Óptico desde sempre, montou em Guarapari a primeira unidade da Ótica Praiana há um ano e meio e há cerca de dez meses inaugurou a segunda unidade e já está em vias de abrir a terceira.

Trabalhando desde as linhas nacionais até os modelos importados, que estampam as capas das revistas de moda internacionais, Alessandro cita alguns benefícios do uso de óculos de sol para a saúde, como proteger os olhos dos efeitos nocivos do sol; evitar o envelhecimento precoce e o surgimento de rugas ao redor dos olhos e testa; diminuir o risco de catarata e de outras doenças oculares; maior conforto visual ao andar ao ar livre e melhorar a nitidez. Um bom óculos é especialmente indicado para usar na praia, para dirigir e praticar esportes aquáticos, onde o sol incide forte causando maior desconforto nos olhos.

A ideia do empresário, com a segunda loja, foi trazer para Guarapari opções de óculos das grandes grifes internacionais que antes eram encontrados apenas nos grandes centros. O público de Guarapari que buscava óculos de grife em Vitória pode encontrar tudo o que procura bem pertinho de casa, no centro da cidade. Tais grifes você encontrará na unidade da Joaquim da Silva Lima. Com uma enorme variedade em armações de grau, cujo diferencial é a rapidez na entrega dos óculos (lente monofocal), que ficam prontos em apenas uma hora, a Ótica Praiana segue crescendo e cativando o público guarapariense.


20 EDUCAÇÃO

/ RevistaInPacto

Por Aline Cunha

CESM e Basic idiomas uma parceria que deu certo O CESM - Centro Educacional Souza Marques, além da parceria de sucesso com o Basic Idiomas, agora oferece formação universitária juntamente com a Cruzeiro do Sul Educação a Distância. Uma escola tradicional de Guarapari, fundada em 1994, sob a direção da gestora Martha Regina Souza Marques, o CESM foi uma escola de Educação Infantil e atualmente funciona do Maternal ao 9º ano, onde é oferecido um curso preparatório para o IFES. É uma escola onde a base da formação dos alunos é bilíngue. Preparando-os desde a educação infantil, de uma maneira mais completa com aulas vivenciais, lúdicas e a interdisciplinaridade. A criança desta faixa etária assimila muito melhor os conteúdos, mesmo os que possuem algum tipo de necessidade especial, uma vez que o CESM trabalha com inclusão e o Basic, com 25 anos de experiência nesta área, é o responsável pela introdução da língua inglesa. Quando criança, o cognitivo é mais aguçado e a aprendizagem é mais rápida, com isso, as aulas diárias de inglês, que são feitas em parceria com o Basic Idiomas, são parte integrante do currículo escolar desta instituição. As aulas de inglês são ministradas durante o horário de aula normal e na própria instituição. O Basic Idiomas, uma instituição genuinamente maratimba, é uma escola de inglês Bandeira Branca, uma vez que não é uma franquia, cujo material didático é advindo da Universidade de Oxford. As tur-

mas são formadas com alunos a partir de três anos de idade e as inscrições para o segundo semestre ainda estão abertas. “Nosso carro chefe, no Basic Idiomas, é o speaking, uma vez que nossos alunos que resolvem fazer intercâmbio ou estudar fora do país não passam nenhum tipo de dificuldade devido ao fato de, além do idioma, serem inseridas informações culturais anglo-saxônicas. O Basic também é o aplicador oficial das provas TOEFL ITP e TOEIC além de ser preparador oficial para as provas de Cambridge”, afirmou Léa Heard Travassos, Diretora Administrativa. A escola oferece, além do inglês diário incluído na grade, atividades extracurriculares como ballet e capoeira; conta com 17 salas de aula, ambientes climatizados, laboratório de ciências, sala multimídia, quadra de esportes, pátio coberto, uma equipe de professores e pedagogos altamente capacitados. Este ano a novidade da equipe do CESM é a parceria com a Faculdade Cruzeiro do Sul, com sede no Rio de Janeiro, a única faculdade de Guarapari com cinco estrelas no MEC, e que oferece cursos de graduação, pós-graduação, técnicos e cursos livres. A faculdade é virtual, com aulas totalmente

online e dezenas de cursos que podem ser consultados pelo site www.cruzeirodosulvirtual. com.br , ou pelo telefone 08007215844, ou no Polo Universitário CESM (27) 3361-1872. “Esta modalidade de Educação a Distancia vêm crescendo muito nos últimos anos, pelo fato de que a maioria das pessoas trabalha e não possui tempo disponível, diariamente, para as aulas presenciais. Os horários são flexíveis e se adaptam às necessidades dos alunos, assim, todos podem estudar. Várias faculdades presenciais já oferecem um percentual de aulas online e o diferencial do aprendizado está na dedicação e comprometimento do educando”, afirmou Martha. As matrículas já estão abertas, não sendo necessária a formação de uma turma. O aluno inicia o curso na data que ele mesmo programar. Basic Idiomas - R: Jacinto de Almeida, 439, Pq Areia Preta Guarapari/ES | (27) 3261.0142 leabasicidiomas Basic Idiomas - Guarapari CESM - R: Olímpio Simões, 855 Itapebussu, Guarapari/ES (27) 3361.1872 CESM - Centro Educacional Souza Marques


ENTREVISTA 21 Por Antônio Ribeiro (escritor e palestrante em Marketing, Gestão, Motivação e sucesso profissional)

ENTREVISTA VIP

Manoel Guimarães Nosso entrevistado foi em 1963, o realizador do bairro Itapebussú, com uma das primeiras imobiliárias da cidade (Litorânea Empreendimentos Imobiliários), que alavancou as vendas dos lotes no bairro. Dedicou sua vida até os anos 1984 a essa realização, possibilitando a moradia própria para várias pessoas da cidade, com as condições facilitadas para a compra e pagamento de seu imóvel. Após 1984 a sua dedicação passou a ser a implementação do antigo Guaracamping, que deixou de funcionar em 1996 com o lançamento do Hotel Guarapousada e do Guará Centro de Eventos. Como e quando foi sua chegada a Guarapari? - Cheguei em Guarapari no início do ano de 1960, para administrar a propriedade de meu pai, Antonio Guimarães, denominada Fazenda Itapebussu. Que lembranças têm da cidade naquela época? - Guarapari era uma pequena cidade, sem infraestrutura turística, onde os moradores tradicionais, da capital, passavam o verão e período de férias escolares. Além das famílias de outros estados e até mesmo de outros países, que frequentavam suas praias por seus poderes de curas de doenças. Daí a popularização do termo “Cidade Saúde”. Quais eram os bons negócios na cidade, neste período? - Bons negócios ainda não existiam neste período. A rede hoteleira dava sinal de prosperidade com

o funcionamento do Radium Hotel, Hotel Vieira, Hotel Beira Mar, Hotel Guarapari, entre outros. Quem eram os nomes importantes na cidade nos anos 60? - Que eu me lembro: Dino Simões de Pádua, com a empresa de transportes Guarapari; Ewerson de Abreu Sodré, que foi vereador e executivo do segmento farmacêutico; Jessé Pinheiro da Fonseca, hoteleiro; Dr. Roberto Calmon, prefeito e médico renomado; Dr. Oscar da Costa Neiva, médico; Anito Marques, comerciante; e outros. Como foi o início do seu empreendimento em Guarapari? - Em 1964, antes do Golpe Militar, houve uma invasão em nossa propriedade que gerou uma mudança radical em nosso negócio. Com a aprovação do projeto de loteamento, que contou com o precioso apoio do Prefeito Roberto Calmon, demos início à fundação do Bairro Itapebussú. O que ajudou no sucesso de seu empreendimento? - A localização, a preferência na venda de lotes para moradores da cidade e doação de terrenos para construção de escolas e igrejas. Quais foram as grandes mudanças da cidade? - A partir da construção da Samarco Mineração, Guarapari foi beneficiada economicamente pela arrecadação fiscal e pela crescente procura de residências por parte de centenas de executivos que migraram para esta região.

Qual é o futuro de Guarapari na sua visão? - Está na reestruturação da pesquisa feita pelo Dr. Silva Melo, sobre a radiotividade, implementando comercialmente o potencial de Cidade Saúde, tão explorado há mais de meio século e a volta das atividades da Samarco Mineração, interrompida com o rompimento da barragem no Estado de Minas Gerais. O que falta para a cidade ser melhor? - Educação, saúde, bons projetos e profissionais qualificados, além de investimentos no setor turístico. Quem pode colaborar nesta transformação? - Uma reforma política que assegure, aos bons empreendedores, um negócio de sucesso. Qual foi o segredo para o sucesso de seu negócio? - Trabalho, comprometimento, seriedade, respeito e empenho nas atividades realizadas por minha família. Que mensagem você pode deixar para os que iniciam seus negócios na cidade? - Aproveitem a oportunidade de “viver um sonho lindo” na melhor cidade saúde do mundo.


22 MEIO AMBIENTE

/ RevistaInPacto

Energia Solar e as Células Fotovoltaicas A energia solar é uma energia renovável obtida pela luz do sol, utilizada para o aquecimento de água (energia térmica) ou como fonte de energia elétrica. É obtida por meio de células fotovoltaicas, que têm como função captar a energia luminosa e transformá-la em energia térmica ou elétrica. Uma célula fotovoltaica é um dispositivo responsável por converter a energia luminosa em energia elétrica. Um conjunto de células fotovoltaicas encapsuladas forma os chamados módulos fotovoltaicos. No Brasil a energia solar representa apenas 0,02% da produção, com estimativas de atingir 4% até 2024, segundo dados do Ministério de Minas e Energia. Atualmente, apenas 1% da energia gerada no mundo provém das fontes de energias solares. Dentre os maiores produtores mundiais de energia solar estão: Alemanha, Itália, Espanha, Japão, China e os Estados Unidos. Na Califórnia, EUA, foi construída uma usina que produz cerca de 392 megawatts de energia, fornecendo energia para 319 mil casas. A usina irá reduzir em 400 mil toneladas por ano de emissões de CO². Consultamos o Engenheiro Elétrico, Victor Augusto Ribeiro Machado, que possui especialização na área, empresário dono da Vimarq Engenharia, empresa com 15 anos de existência, atuando nas áreas

prediais, industriais, hospitalares, construindo, projetando e ainda atuando em diagnósticos e consultorias especializadas. Pós-graduado em Qualidade Total, Perícias Judiciais e Energia Solar em sistemas on e off-grid, foi ainda funcionário da Escelsa (atual EDP), trabalhando, atualmente, em várias instalações prediais e um projeto de maior porte, inédito no estado, de uma Usina de 1MW. Ele explanou acerca do melhor momento para se integrar a arquitetura com a energia solar: “o melhor momento para sua implementação é na fase de projeto arquitetônico. Como o objetivo é fazer do sistema parte integrante da construção, a fase de planejamento é crucial para que o sistema atinja todos os seus objetivos, tanto aqueles relacionados à arquitetura e aparência, quanto relacionados à eficiência do sistema. Além da aparência diferenciada, é muito importante que o sistema seja eficiente, para que possa ser ainda mais rentável para o

usuário, e ainda que não seja implementado de imediato, pode se deixar as previsões para uma instalação futura. É interessante que o arquiteto ou construtora entre em contato com uma empresa especializada em sistemas fotovoltaicos para ter certeza de que, além de muito bonito, o sistema irá performar como esperado”. Uma boa nova é o financiamento que o BANDES batizou de Finame Energia Renovável, com verba inicial de R$ 2 bilhões - disponíveis para condomínios, empresas, cooperativas produtores rurais e pessoas físicas, com Financiamento de até 100% do aplicado em equipamentos, prazos de pagamento de até 120 meses e carência de até dois anos. Isso vai alavancar o mercado”.

victormachado_2003@hotmail.com +55 (27) 99983.3520


DECORAÇÃO 23

/ RevistaInPacto

Tendência na decoração com utilização em placa de revestimento 3D cimentício Essa tendência chegou ao mercado com força total, por ser um revestimento fácil de instalar e de fácil manutenção Uma ótima opção para você renovar e sofisticar seu ambiente é utilizar os revestimentos em 3D na parede. Essa tendência chegou ao mercado com força total, por ser um revestimento fácil de instalar e de fácil manutenção. Sua estética proporciona um efeito inovador e aconchegante. Podem ser utilizados em vários ambientes, tanto nas áreas internas, externas ou molhadas e possuem

características e acabamentos diferenciados, como textura e material. “Venho sempre na loja Stylus Revestimentos em busca das inovações em materiais de acabamento, uma delas é o revestimento 3D cimentício” explica a Arquiteta Daniele Lima, da Lima Arquitetas. Revestimentos 3D possuem diferentes tramas, relevos e cores, podendo ser cerâmico, cimentício ou gesso, que

garantem um efeito dinâmico e personalizado. Por exemplo, os revestimentos 3D de placa de cimentício, são ótimos para serem usados em áreas internas, ao serem assentadas, aparentam ser um painel único e sem falar que reduz custo, comparando com os cerâmicos. Dependendo do local a ser decorado, apenas esse revestimento e uma boa iluminação já faz toda diferença. Sua manutenção é bem simples, basta limpar com apenas um espanador ou um pano úmido. Vale ressaltar que é viável contratar um profissional para assentar de forma adequada, pois um erro poderá ficar totalmente evidente! Espero que com essas dicas possam ajudar nas escolhas do seu revestimento 3D. Acompanhem nossos trabalhos no site e redes sociais: www.limaarquitetas.com.br @lima_arquitetas Lima Arquitetas Associadas


24 CULTURA

/ RevistaInPacto

Por Aline Cunha

Restauro da Antiga Matriz Nossa Senhora da Conceição, palco de estórias e histórias Uma Igreja cuja história faz parte da cultura do Espírito Santo e do Brasil, um passeio pela época dos Jesuítas e da colonização do nosso país A Antiga Matriz Nossa Senhora da Conceição, em Guarapari, foi construída pelo Padre José de Anchieta em 1585. Tombada pelo Patrimônio Histórico da União, feita com pedras brutas, coladas com óleo de baleia e cascalhos, ela se mantém no alto do morro; entretanto, em outros tempos, reinava só e podia ser vista de vários pontos da cidade, atualmente está cercada por casas em uma área nobre do centro da cidade. Antes do restauro, que vem sendo feito aos poucos, desde 2016, as imagens e o retábulo não eram mais como originais, e ao longo do trabalho foi sendo descoberta tanta beleza e riqueza de detalhes que vem estimulando, cada dia mais, a comunidade responsável pela iniciativa. Com imagens feitas em madeira, datadas do século XVII e XVIII, o valor histórico da antiga Matriz e seus segredos são incalculáveis.

“Estamos empenhados em preservar o Patrimônio Histórico de Guarapari. Por isso, achamos importante discutir com um staff qualificado sobre as melhores soluções para a restauração e preservação dos objetos sacros, que tem um valor real que excede o material: é a história da fé de uma cidade e de um povo. Aos poucos estamos organizando o acervo da antiga Matriz; em breve poderemos oferecer aos munícipes e visi-

tantes um vasto acervo da história Sacra da Cidade”, afirmou Padre Diego, pároco da antiga Matriz. A comunidade, com recursos próprios advindos do dízimo, quermesse e doações, sem nenhum outro apoio financeiro, vem custeando as obras e restaurações do acervo do pequeno museu, cujas peças e histórias se confundem com a história da fundação de Guarapari e do Espírito Santo em si. É a segunda Igreja mais antiga do Espírito Santo, perdendo apenas para a Igreja do Rosário, localizada na Prainha de Vila Velha. Entre as lendas locais, conta-se que havia um túnel que ligava a parte de trás do altar até o Morro do Atalaia e servia de fuga para os Jesuítas e índios, caso fossem atacados; entretanto, nenhum vestígio foi encontrado, até o momento, que comprove a existência dessa passagem.

Casamento – a realização de um sonho O Projeto Social Florescer realiza o tão sonhado casamento de dezenas de pessoas por ano, através de muito trabalho e parcerias O Projeto Social Florescer existe há cerca de três anos e com ajuda de empresários como Rodolfo Mai, Jair Gotardo e da Igreja Metodista Wesleiana, na pessoa do Pastor Mateus, já realizou centenas de casamentos comunitários.

À frente do Projeto, Sirleia Barbosa Maioli nos conta que são ministradas também aulas de Ballet, cursos de corte e costura em tecido e que já está tudo pronto para iniciar a Escolinha de Futebol, entretanto, apesar de todo o material estar disponível, o projeto ainda não tem professor. O carro chefe do Projeto Florescer são os casamentos comunitários, este anos serão 70. Entre o casamento civil e religioso, trajes e alianças, Sirleia consegue um custo de apenas R$ 600,00 por casal. Cabeleireiro, maquiagem, bouquet, decoração, tudo a preços baixos, praticamente de graça para quem não pode pagar.

“Sempre consigo apoio de empresários e faço rifas para que tudo saia perfeito como um casamento deve ser. Estamos sempre precisando de parceiros. Apesar de mandar ofícios para os órgãos públicos em vários níveis, nunca consegui ajuda nenhuma deles”, comenta Sirleia. Para este ano o Projeto não possui mais vagas, mas para o ano que vem as inscrições já estão abertas. O casamento religioso aconteceu no dia 25 de agosto e neste ano, o Projeto realizou o casamento de uma família inteira: pai e mãe, além das quatro filhas. + Informações: (27) 99999-9230


Coaching

COACH 25

– Desenvolvimento comportamental

O grande diferencial de um processo de coaching é o poder de transformar vidas, promovendo mudanças de comportamento, eliminando crenças limitantes e aumentando os níveis de felicidade e produtividade. Esses benefícios não acontecem apenas na vida pessoal dos clientes atendidos. Há também uma metodologia aplicável no âmbito dos negócios. A minha missão como Coach de Negócios é ajudar empresários a crescerem os seus resultados de maneira estratégica e acelerada. O que difere um empresário de sucesso é a sua habilidade comportamental.

Quais são os benefícios do coaching de negócios: • Estruturação de objetivos e metas claras; • Desenvolvimento de análise para tomada de decisão; • Desenvolvimento de competências chaves para o empreendedorismo; • Desenvolvimento de competências chaves de liderança; • Agilidade na gestão de mudanças; • Identificação e suporte para superar obstáculos; • Desenvolvimento estratégia de crescimento, entre outros;

Deseja aumentar o lucro da sua empresa sem abrir mão da sua qualidade de vida? ou Deseja abrir um negócio, mas não sabe por onde começar? Agende uma sessão gratuita. Carolina doValle Oliveira Marchesi contato@carolinadovalle.com Administradora, especialista em Negócios, MBA em Gestão Estratégica de Serviços e em Gestão de Projetos, Coach de Carreira e Negócios e Diretora do Construindo Carreiras.


26 EVENTOS

eVentos

/ RevistaInPacto

3º ENCONTRO EMPRESARIAL ELAS EMPREENDEDORAS - HOTEL PORTO DO SOL - GUARAPARI

INAUGURAÇÃO DAS OBRAS DE REURBANIZAÇÃO DO CANAL DE GUARAPARI

7ª NOITE SOLIDARIA DA APAE - GUARAPARI

ANIVERSÁRIO DE CRISTIANE KIEFER - ANOS 60 - GUARAPARI

I ENCONTRÃO DA FAMÍLIA FILGUEIRAS - GUARAPARI


Revista InPacto - Ed. 47 - 2018  

Olá, tudo bem? Esta é a 47ª edição da revista In Pacto. Feita com muito amor, dedicação, carinho e profissionalismo. Uma edição recheada de...

Revista InPacto - Ed. 47 - 2018  

Olá, tudo bem? Esta é a 47ª edição da revista In Pacto. Feita com muito amor, dedicação, carinho e profissionalismo. Uma edição recheada de...

Advertisement