Page 1

Quais são os valores máximos para compras realizadas via internet? – China Link Blog de Importação A moda agora é comprar na internet! De acordo com a revista Veja, matéria divulgada no dia 21/08, o sistema de E-commerce brasileiro cresceu 24% no primeiro semestre deste ano, com expectativas de movimentar até quase 30 bilhões de reais até o fim do ano. Entre os produtos mais comprados na rede estão itens da categoria de moda e acessórios (13,7%). Em seguida, aparecem os eletrodomésticos (12,3%), cosméticos e produtos de perfumaria e cuidados pessoais (12,2%), itens de informática (9%) e livros e assinaturas de revistas (8,9%). O aumento das compras online nada mais é que reflexo do comportamento do consumidor brasileiro, que passou a confiar mais nos sites, e estes, facilitando os métodos de pagamento, alavancando de maneira salutar as vendas via internet. As pessoas procuram produtos online, pois, os preços são muito mais acessíveis, mesmo com inclusão de possíveis taxas de frete e a espera do serviço postal entregar a mercadoria. Principalmente os sites de origem chinesa, os quais possuem preços incomensuravelmente mais baratos e, as vezes, sem taxação de frete. Todavia, para não desvalorizar as companhias nacionais, o Estado brasileiro faz sua parte, taxando as importações online em valores acima de U$ 50,00; U$ 500,00 e U$ 3000,00. Para melhor explanação do assunto, tomemos emprestado o conhecimento dos sites e de alguns órgãos responsáveis como, Receita Federal, comexblog.com e Siscomex, a fim de sanar muitas de nossas dúvidas no que tange as importações internacionais, especialmente de pessoa física. O Regime de tributação simplificada (RTS) é utilizado em compras de até U$ 3.000,00 realizadas via internet ou através dos correios e que não tenham finalidade comercial no mercado interno. Esse regime nem sempre é o menos oneroso, porém unifica os impostos incidentes na importação em 60% do valor aduaneiro da mercadoria, simplificando em muito os cálculos tributários, e ainda isenta compra de até U$ 50,00 que tenha remetente e destinatário pessoa física.


Para compra de até U$ 500,00 o pagamento do imposto unificado é feito diretamente na agência dos correios sem maiores formalidades aduaneiras. Para valores entre U$500,00 e U$3.000,00 será necessário registro de DSI (Declaração Simplificada de Importação). Em todos os casos é sempre facultativa, e por vezes mais barata, a utilização da tributação normal, porém deve ser considerada a complexidade desta. Na prática o que você deve saber é que não pagará imposto para compras na internet de até U$50,00 e pagará um imposto de 60% do valor das compras para até U$3.000,00. Resumindo: 

Compra/Importação: Até o valor de US$3000 (três mil dólares americanos) você pode comprar qualquer coisa via remessa internacional, com exceção de bebidas alcoólicas e cigarros.

Imposto e Isenção do Imposto: 60% (sessenta por cento) sobre o valor dos bens, inclusive o valor do frete.

Livres de tributação:

- Remessas no valor total (produto + frete + seguro, se houver) de até US$ 50.00 (cinqüenta dólares americanos) desde que o Remetente e o Destinatário sejam Pessoas Físicas. Além disso, a remessa obrigatoriamente precisa ser feita via serviço postal; - O valor declarado do bem deve ser compatível com o praticado no mercado; - Medicamento com receita médica entregues via serviço postal, após liberação do orgão fiscalizador competente. – livros, jornais e revistas (art. 150, VI, “d”, da Constituição Federal); - Atenção: para que o pacote esteja realmente livre da tributação, todos esses requisitos devem ser atendidos ao mesmo tempo. Ou seja, não há, necessariamente, um máximo para compras online. Visto que, todo excedente será taxado de acordo com a legislação. Contudo, compras acima de U$ 3000,00 o despacho deverá ser por meio de contratação despachante aduaneiro autorizado no próprio Siscomex. A pessoa física, somente, poderá importar mercadorias em quantidades que não revelem prática de comércio. Também, para os que ainda não possuem recursos financeiros para realizar a importação de fato, a China Link oferece o serviço de compra direto da fábrica na China, gerenciando o estoque e realizando os envios de pacotes individuais para o Brasil. Acompanhe nosso Blog de Importação e tire dúvidas conosco através do e-mail de contato: contato@chinalinktrading.com.


Nota do autor: Caso a leitura do artigo traga-lhe alguma dúvida ou sugestão, deixe o seu comentário abaixo. Estamos sempre disponíveis para atendê-los! Por Felipe Alexandre – Direto de Florianópolis, Brasil. www.chinalinktrading.com Acompanhe novidades no: www.facebook.com/ChinaLinkTrading Se você precisar de qualquer apoio para começar a importar da China ou melhorar a sua operação aqui na Ásia, podemos apoiá-lo na busca de fábricas chinesas capazes. Nós fazemos a procura de fornecedores chineses, controle de qualidade e carregamento da carga para você em qualquer lugar na Ásia. Consulte nosso site para mais informações.

Quais são os valores máximos para compras realizadas via internet  

http://chinalinktrading.com/blog/quais-sao-os-valores-maximos-para-compras-realizadas-internet/

Advertisement