Issuu on Google+

SOBERANIA TOTAL

SK PRODUÇÕES

Bodyboarding de São João da Barra vence mais uma na Open e faz pódio com os três primeiros

QUOTIDIANO www.quotidiano.com.br

Ano VIII – Nº 92 – São João da Barra/RJ, quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

Elísio Motos deve apoiar Felipe Peixoto na eleição Único vereador do PDT com mandato em São João da Barra, Elísio Motos se encontrou na última semana com o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Felipe Peixoto, também do PDT, em Niterói. P. 2

Justiça mantém apuração sobre possíveis efeitos lesivos do Porto. ECONOMIA P. 8 MAIS ECONOMIA

Horário de verão termina no próximo domingo com redução do consumo no País

DIVULGAÇÃO

TOM CULTURAL ÂNGELO NANI se apresenta no Palco II no próximo domingo no Balneário, logo após Zélia Duncan

Programa Cartão Universitário: Inscrições até dia 14 de fevereiro GERAL P. 13 CULTURA

Grupo ‘Nós na Rua’ e ‘Zé Pereira’ concorrem a Prêmio de Cultura do Estado do Rio


2

quarta-feira, 12-02-2014

política

Elísio Motos deve apoiar Felipe Peixoto

|

QUOTIDIANO

PV de São João da Barra sob novo comando

O

nico vereador do PDT com mandato em São João da Barra, Elísio Motos se encontrou na última semana com o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Felipe Peixoto, também do PDT, em Niterói. Na pauta: eleições de outubro. Segundo Elísio, o apoio à pré-candidatura de Felipe à Câmara Federal ainda não está confirmado, mas bem encaminhado. “Conversamos sobre tudo e um apoio ao Felipe está bem encaminhado. Vamos nos reunir nos próximos dias para fecharmos os detalhes dessa aliança. Ele é uma liderança jovem do partido e foi um dos deputados mais bem votados no último pleito no Rio de Janeiro”, ressalta Elísio. Vale lembrar que Felipe Peixoto também disputou a última eleição para a prefeitura de Niterói. Na ocasião, foi derrotado por Rodrigo Neves (PT) no segundo turno. Sobre o fechamento da aliança entre PMDB e PDT para a eleição de governador, Elísio A conversa entre o vereador Elísio e Felipe Peixoto parece caminhar para a parceria foi enfático: “Em time que está ganhanapoiar aquele que é o melhor para tel-general de Pezão no interior. Que do não se mexe. Tenho certeza que o nosso Estado. Esta semana soube assim seja. A parceria tem tudo para o PDT usou o bom senso e decidiu que São João da Barra vai ser o quar- continuar dando certo”.

Partido Verde de São João da Barra está sob nova direção. O jornalista Robson Almeida é o novo presidente da sigla. Na vice-presidencia, outra jornalista: Paula Trindade. A cerimônia de posse ocorreu na última segunda-feira (10) em Atafona. Segundo Róbson, o convite para assumir o desafio já havia sido feito anteriormente, mas motivos profissionais impediam de aceitá-lo. “Há anos me relaciono com os membros do partido na região e no estado. Já havia recebido o convite pela Regional, porém, devido aos compromissos profissionais aos quais estava envolvido, me vi sem condições de assumir a direção do partido. Mas agora, em reunião recente no Rio de Janeiro, recebi a incumbência de assumir o diretório, pois devido à relevância de São João da Barra no cenário nacional, o Partido Verde não poderia deixar de se fazer presente”, disse. Entre os objetivos do novo diretório está a conscientização da população sobre o importante momento por qual passa o município. “Queremos difundir o ideal do partido no município, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de acompanharmos o crescimento da região, porém com sustentabilidade, para que possamos deixar para as novas e futuras gerações um mundo melhor e mais verde”, ressaltou Robson. Nas últimas eleições, o partido fez parte da coligação da chapa vitoriosa do prefeito José Amaro de Souza, Neco. Segundo o novo presidente do partido, a expectativa é manter a parceria. “Eu e Paula Trindade participamos da campanha que conduziu o Neco ao executivo da nossa querida São João da Barra. Inclusive o Partido já foi convidado a participar deste governo, assumindo a subsecretaria de Meio Ambiente e uma outra assessoria, demonstrando o interesse do governo em abraçar os ideais da nossa agremiação, o que nos deixou muito honrados”, disse.

Presidente do PT do B reitera apoio à candidatura de Kaká

TRE-RJ manda que Garotinho suspenda distribuição de brindes

Victor Azevedo

PAULO PINHEIRO

victor.azevedo@quotidiano.com.br

Ú

O

PT do B do Rio de Janeiro vai realizar a pré-convenção do partido em maio. A decisão foi informada em reunião realizada em Niterói. Durante o evento, o presidente do PT do B, Vinicius Cordeiro também reiterou a pré-candidatura do vereador Kaká à Alerj. Quero novamente reafirmar que o desejo do PT do B é contar com Kaká na disputa de outubro, na qual ele vai buscar uma cadeira na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. O vereador sanjoanense é de grande importância para nosso partido e estamos trabalhando para dar prosseguimento a este desafio”, ressaltou. Segundo Kaká, o reconhecimento do partido mostra que o trabalho vem sendo bem feito por todos. “ Agradeço mais uma vez a confiança do diretório estadual e municipal do PT do B. Reafirmo meu compromisso de continuar trabalhando pelo bem estar de toda população e o engrandecimento do PT DO B em todo o Estado do Rio de Janeiro. Que Deus continue na frente de tudo e todas as coisas”, ressalta o edil. A articulação do vereador também se mantém forte em

PAULO PINHEIRO

São João da Barra. Mayck Lalanga, presidente da Associação de Moradores da Água Santa e da Associação de Jovens Sanjoanenses (AJovens), que em princípio poderia apoiar a ex-prefeita Carla Machado (PT), vai acompanhar Kaká em sua empreitada rumo à uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.

O

desembargador Wagner Cinelli de Paula Freitas, do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, determinou que o deputado federal Anthony Garotinho (PR) cancele a distribuição de brindes aos ouvintes do seu programa de rádio. O deputado deve ainda retirar a propaganda de todos os meios de comunicação e suspender o serviço de cadastro de fiéis para o recebimento do brinde, um kit que continha livro, camiseta, carteirinha personalizada, além de uma carta de boas-vindas com a assinatura dele. Na decisão, o desembargador estipulou multa de R$ 5 mil ao descumprimento de qualquer desses três itens. Veiculada no sítio eletrônico www.palavradepaz. com.br, a distribuição dos brindes no programa de rádio era também divulgada em reportagens no blog do deputado. Potencial candidato ao Governo do Estado neste ano, Anthony Garotinho tinha a sua foto estampada na camiseta distribuída no kit. A anunciada intenção de constituir uma “rede de orações” seria, na verdade, um pretexto para a propaganda antecipada.


QUOTIDIANO |

3

quarta-feira, 12-02-2014

VICTOR AZEVEDO ELEIÇÕES

MAIS UM

Não é só o Partido Verde (PV) de São João da Barra que passa por um momento de mudança. Brevemente, o PDT também estará se reformulando. Vale lembrar que o partido elegeu dois vereadores no último pleito (Elísio Motos e Ronaldo da Saúde). Este último já saiu e se filiou ao recém-criado Pros.

Além de Gersinho, o pré-candidato a deputado estadual Waldemar, da Coobranorte, deve ter o apoio de Zezinho Camarão. Caso os apoios se confirmem, não tem como negar que o nome de Waldemar fica bem na fita em São João da Barra para as eleições de outubro. Mas, e o apoio ao Bruno Dauaire? Como fica?

SINUCA DE BICO O vereador Fred Machado, agora no Solidariedade, está numa sinuca de bico. O irmão da ex-prefeita Carla Machado (PT) deixou o PSD e rumou para o novo partido pensando que os “Solidários” iriam apoiar a candidatura de Lindbergh ao governo do Rio de Janeiro. Ele só não contava com a habilidade do governador Sérgio Cabral (PMDB) que atravessou a negociação e fechou a parceria com o Solidariedade. E agora, Fred?

VOLTOU

VIOLÊNCIA

O vice-presidente do TRE-RJ, desembargador Edson Vasconcelos, determinou o retorno do prefeito de Natividade, Marcos Antônio da Silva Toledo (PSD), e do vice, Welington Nacif de Mendonça (PSB), aos respectivos cargos, até o julgamento do recurso pela Corte. O presidente da Câmara, Fabiano França Vieira, que ocupava provisoriamente o cargo de prefeito, já foi comunicado da decisão.

Não existe violência de São João da Barra, de Farol e de São Francisco de Itabapoana. A violência é só uma. E o pior: Nada é feito. Muito discurso para pouca objetividade. Não sejamos tolos: se a essa história de esconder os fatos negativos for verdade, a situação é pior do que se imagina. Pior que tem imprensa tentando jogar para município vizinho enquanto dentro de casa...

PONTO POSITIVO

Diferente dos outros anos, os shows do Verão 2014 nas praias de São João da Barra vem se destacando pela pontualidade. Os atrasos, que outrora chegavam a 3 horas, hoje são de minutos. Parabéns à secretaria de Turismo que luta intensamente para que o horário divulgado seja respeitado pelas bandas.

EDUCAÇÃO ZERO

QUERIDINHO

Impressiona a falta de educação dos motoristas que insistem em transitar pela areia. Não dá para manter o diálogo com esses infratores. Infelizmente nem com a multa eles tomam jeito. O prazer de desrespeitar a lei é maior que tudo. Lugar de praia é par tranquilidade sua e de crianças, divertimento. De repente, você toma um susto com aquele veículo passando ao seu lado.

Dilma já trocou inúmeros ministros. Seja por suspeitas de corrupção, ineficiência no trabalho ou pelas eleições de outubro. Porém, não dá para entender a insistência da presidente com Guido Mantega. O ministro da Fazenda já provou sua incompetência por diversas vezes, mas continua sendo o intocável de Dilma. Até quando?

AMEAÇA É cada vez mais real a possibilidade de um novo racionamento de energia neste ano. O sol forte não dá trégua. A chuva não vem. E os reservatórios estão cada dia mais secos. Não adianta as autoridades esconderem: a situação é muito preocupante. E tem gente que ainda disperdiça água à vontade.

ELEIÇÕES 2014 Mapa eleitoral no Rio de Janeiro DIVULGAÇÃO

Anthony Garotinho

PR está no comando de cinco prefeituras no Rio A

análise do mapa eleitoral do Estado do Rio de Janeiro realizada pelo jornal Quotidiano para as eleições estaduais deste ano chega, hoje, ao Partido da República (PR). A sigla, que tem o deputado-federal Anthony Garotinho como pré-candidato ao governo do Estado, controla cinco prefeituras ao todo. Vale lembrar que nas eleições de 2012, o partido elegeu sete prefeitos, mas perdeu Juedyr Orsay, de Miracema, para o Solidariedade e, na última semana, o prefeito de Araruama, Miguel Jeovani foi cassado pelo

Tribunal Regional Eleitoral. Campos, com Rosinha Garotinho e São Gonçalo, com Neilton Mullin são os dois municípios comandados pelo PR e que contam com uma grande população eleitoral. Em 2012, a vitória em São Gonçalo foi o trunfo principal do partido de Garotinho. No primeiro turno, Neilton Mullin desbancou Graça Mattos, que era candidata apoiada pelo governador Sérgio Cabral (PMDB), grande adversário do deputado federal. E no segundo turno, na disputa com

Adolfo Konder (PDT), que era apoiado pela, então, prefeita Aparecida Panisset (PDT), Neilton venceu até com certa facilidade, conquistando um importante espaço eleitoral para o partido. Já Rosinha Garotinho ganhou a eleição em Campos no primeiro turno com mais de 167 mil votos e confirmou a força da família na Planície Goitacá. O Partido da República ainda comanda a prefeitura de Quatis, com Bruno da Padaria, de Cordeiro, com Doutor Salomão e de Areal com Waldeth Brasiel.

STF absolve Lindbergh Farias da acusação de desobediência O

Supremo Tribunal Federal (STF) absolveu o senador Lindbergh Farias (PT-RJ) da acusação de desobediência no período em que ele ocupava o cargo de prefeito de Nova Iguaçu (RJ). A absolvição foi requerida pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, por deficiência na investigação. O Ministério Público (MP) do Rio de Janeiro acusou o senador de não responder aos questionamentos da Justiça sobre os motivos causados por um alagamento ocorrido próximo a uma escola municipal. A informação seria usada pelo MP para subsidiar uma Ação Civil Pública. A denúncia foi recebida pela Justiça de Nova Iguaçu em setembro de 2010. Os ministros do STF concordaram com os argumentos apresentados pelo procurador e entenderam que a denúncia do Ministério Público não justificou a importân-

cia das informações que deveriam ser prestadas. Em nota divulgada à imprensa, o senador comemorou a decisão do STF. “O senador Lindberg Farias obteve mais uma vitória na Justiça. O Supremo Tribunal Federal julgou improcedente, por unanimidade, denúncia apresentada pelo Ministério Público de Nova Iguaçu. A decisão teve o apoio do

procurador-geral da República, que reconheceu, no plenário do STF, a absoluta inconsistência da acusação. São nove os casos de denúncia do MP de Nova Iguaçu julgados improcedentes pelo STF, o que revela um excesso que agora está sendo corrigido pelo Supremo”, diz a nota do senador que é pré-candidato a governador pelo Partido dos Trabalhadores.


QUOTIDIANO |

5

quarta-feira, 12-02-2014

Juju nos bastidores juju@quotidiano.com.br

DIVULGAÇÃO

Em foco Carnaval, mais atritos Já escolheu e polêmica o seu? O carnaval está chegando e a galera já tem que começar a coçar o bolso para não ficar de fora da folia! Os abadas dos Blocos de São João da Barra já estão à venda. Tem para todos os gostos... Então corra para garantir o seu e pular na Avenida!

FICA A DICA

Um raciocínio lógico leva você de A a B. A imaginação te leva a qualquer lugar que você quiser. Albert Einstein

Vem mais polêmica por aí... Tradição no Carnaval da terrinha, as Escolas de Samba de São João da Barra esquentam os tamborins para mais um ano onde todo mundo dá chocolate e é campeão... Que beleza! A polêmica deste ano é que o Chinês decidiu desfilar apenas um dia, no domingo. Por outro lado, o Congos resolveu desfilar os dois dias. Moral da história: Mais discussão sobre o assunto nas redes sociais... Na boa, cada um cuidando do seu quadrado, gente! E que venha a folia de Momo com muito confete e serpentina. Aguardamos as cenas do próximo capítulo dessa trama carnavalesca!

Entre babados, babadinhos e babadões ARRASOU!!! Eu o substitui aqui na Coluna Social do Quotidiano, mas a gente se dá super bem... Sem ressentimentos, não é? Olha, Janjão, o João Filiphe Amaral, simplesmente arrasou os bofes artistas no Beach Soccer dos Artistas que aconteceu no Balneário. Minha Butterfly acompanhou todos os lances do jogo em tira teima e me disse que Janjão marcou quatro gols, colocou bola na trave e levou a galera ao delírio com seu desempenho. Arrebentou e mostrou que está muito bem fisicamente!!! VALEU TUDO Os bastidores dos shows do verão são uma loucuraaaaa, é muita gente querendo um minuto de fama... Tem gente que faz de tudo um pouco para tirar foto com seus artistas preferidos! Ou não. O negócio é garantir a foto e ostentar depois no facebook! É um tal de o Prefeito autorizou, sou parente de fulano, sou do fã clube, que não está no gibi. E tem aquele pessoal que acredita em sorteio falso pela internet, esses coitados... Tem que ficar na fila quase saindo no tapa para conseguir a tão sonhada entrada. QUE NECESSIDADE! Tem gente que leva anos junto com uma pessoa e quando se separa parece que faz questão de literalmente esfregar na cara da sociedade: ESTOU SOLTEIRA! Calma gente, as coisas não são assim... Isso não mostra realidade e sim desespero ficando feio demais! Vamos com mais calma... Deixa fluir, deixa acontecer, naturalmente as pessoas vão saber.

Parabéns à Câmara de Vereadores de São João da Barra que promove até o dia 16 de fevereiro a mostra fotográfica “Câmara em Foco-Litoral Sanjoanense”, que exibe fotos do litoral da nossa cidade pelas lentes dos feras da fotografia, Paulo Sérgio Pinheiro e Antônio Cruz, além de trabalhos de 18 fotógrafos amadores. Estive lá na abertura do evento onde aconteceu uma linda e justa homenagem ao ex-prefeito de São João da Barra, João Francisco de Almeida. Parabéns!

MENINAS Enfim, o mistério foi resolvido. Mais duas menininhas vêm por aí. A filha de Lia Valiengo e Vagner Cândido vai se chamar Marina. Já a filhota de nosso chefinho Bruno Costa com a estilista Caroline Miranda terá o lindo nome de Valentina. Imagina o que estas moças não vão aprontar!

MENINO

Beijo no ombro de todas vocês, amigas!

O lindo casal Luciano Almeida e Leonela Muniz curtindo a vida numa boa. Beijos e felicidades.

Já o bebê de Emanuelle Gaia e Djhonatan Neves é um raparigo que vai se chamar Lorenzo. Felicidade geral de Sueli e Osvaldo mais Sandra e Chichico.

DIVULGAÇÃO

felicidades Aos aniversariantes: Pablício Santos, Ingrid Novas, Liliane Pinheiro, Luiza Miranda, Luciano Almeida, William Chagas, Angellyne Moço, Lucas Sena, Maristela Machado, Kíssila Thyssiana, Renato Assis, Geverson Nascimento, Gabriela Miranda, Lara Moreira, Elisios Motos, Eduardo Almeida, Alan Abreu e Maurício Barreto. DIVULGAÇÃO

O presidente da Câmara, Aluizio Siqueira, com os fotógrafos Antônio Cruz e Paulo Pinheiro na Exposição de Fotografias

COMPETIÇÃO Nossa terrinha não tem jeito. Ao invés de as empresas serem parceiras nos serviços que prestam à comunidade, ficam competindo. O pior é que pessoas legais acabam entrando de cabeça nesta babaquice influenciadas por seus chefes. Mas nada como um dia após o outro. TV QUOTIDIANO Não preciso nem falar nada, não é? Claro que vou querer meu programa exclusivo na televisão. Ah, junto com minha butterfly, é claro. A TV Quotidiano começou com tudo na transmissão dos jogos de nosso time. Aliás, hoje tem mais. Vamos enfrentar o time “Tigres do Brasil” com transmissão ao vivo pela TV Quotidiano, às 19 horas. É só a gente entrar no site www.quotidiano.com.br/tv

FOTO REVISTA

Leandra Machado num clique especial


6

quarta-feira, 12-02-2014

opinião EDITORIAL

ARTIGOS <

BRUNO COSTA

A voo solo

bruno.costa@quotidiano.com.br

Somos quem podemos ser, sonhos que podemos ter

A

proveitando a letra de uma das grandes canções de Humberto Gessinger, do Engenheiros do Hawaii, abordamos sobre a autoestima e a perseverança que todos temos e devemos desenvolver em nosso íntimo. Neste meio, o poder de discernimento e agregador faz parte do dia a dia para que possamos alcançar nossos sonhos de maneira digna e estável. É possível sim chegarmos onde queremos sem sequer atrapalhar o outro, pisar o próximo ou magoar alguém. Cabe em cada pontinho neste universo um lugar ao sol para todos. O grande problemas somos nós mesmos que tropeçamos muitas vezes em nosso egoísmo e da bobagem de competitividade a todo custo. É melhor cooperar, mesmo competindo, do que ficar nesta ânsia de se destaque ou melhor que o outro. Ninguém é melhor que o outro. Cada um tem suas qualidades. Umas afloram mais, outras nem tanto. Observa-se, ainda, que o projeto de Darwin é verdadeiro. A sobrevivência é para poucos. Até os dinossauros mais poderosos sucumbiram. Por isso, não adianta tentar puxar o tapete do outro, bater no peito cheio de vaidades porque quando se estar com alicerce sólido, dificilmente haverá tremor. O que impressiona é que alguns tentam coagir subordinados a manterem este fogo de competição aceso. Pura ilusão. No final da história, vai ser quem realmente vai te socorrer nos piores momentos de sua vida pessoal ou profissional. É preciso, portanto, tratar a todos de forma igualitária. Quase todos conhecem alguma história do empregado que virou patrão do ex-patrão. Esta, acho, ser uma das maiores lições da humanidade. Trate o próximo como você gostaria de ser tratado. O mundo gira, às vezes devagar, mas muitas vezes o vi dar voltas rapidamente. Que possamos ter nossos sonhos e possamos realizá-los. Um dia me disseram que as nuvens não eram de algodão, mas nem por isso devemos parar de sonhar, de produzir. Vamos usar nosso cérebro para gerar ideias, inovações que possamos colocar em prática para o bem estar comum, para tirar um sincero sorriso da face do ser humano. Nada melhor que sonhar e sorrir. Não percamos tempos com mazelas e picuinhas bobas. Saibamos levar a vida numa boa, de forma íntegra e honesta. Mesmo que você não seja mais quem acha que é, saiba que poderá ser novamente o que deseja ser. E assim caminha a humanidade, vivendo cada dia mais intensamente. Os dias passam cada dia mais rápidos. É preciso aproveitar e deixar seu legado para as próximas gerações porque somos quem podemos ser e sonhamos o que podemos ter ou sonhos que podemos ter.

QUOTIDIANO

Disque Redação: 22 2741.8231 jornalismo@quotidiano.com.br

Quotidiano é uma publicação da Editora Costa Sanjoanense CNPJ: 08.944.140/0001-20 REDAÇÃO Diretor de Redação Bruno Costa

REG: 33.819/RJ MTb

Diretor de Arte/Projeto Gráfico Bruno Costa

você pode comentar estes artigos em www.quotidiano.com.br

ARCINÉLIO CALDAS Poeta e cronista

C

apitão Gonçalves, homem de muitos afazeres, centralizador e voluntarioso, em época de campanha política passava mal bocado. Não era possível conciliar seu envolvimento com a agremiação partidária e ao mesmo tempo cuidar das fazendas de gado e cana, uma em cada canto do município. Mas como ele próprio dizia: “Isto é uma cachaça”, acabava dando um jeito de cuidar de tudo sem comprometer a qualidade da tarefa. Candidato a vice-prefeito municipal, incumbido de cabalar os votos da baixada da égua e do sul do município, nas divisas com São João da Barra, Macaé e Conceição de Macabu, vivia permanentemente em campanha. Dia após outro, o capitão em suas andanças visitava os compadres e comadres em busca dos votos neces-

|

QUOTIDIANO

>

sários à vitória nas urnas. Tomava um cafezinho aqui, comia um bolinho ali, palestrava acolá, sempre contando seus casos numa espécie de marketing pessoal, olho no olho, boca a boca, etc... Certo dia, lá pelas bandas do Açu na casa do compadre Olivácio, atrasado para o leilão de gado na divisa municipal, o capitão almoçou e de boca cheia, levantou-se se despedindo dos anfitriões, ao que a comadre Clarinda observou: “Que é isso compadre, nem comeu direito e vai saindo? Isso não está certo não.” “Repara não comadre”, retrucou o Capitão. “Estou que nem mangangá, comendo e voando, voando e comendo, até outro dia”.

Álcool e direção, uma combinação perigosa LEANDRO FERREIRA Subsecretário Municipal de Transportes e Trânsito, Graduado em Direito pela FDC, Especialista em Segurança Pública, Agente, Educador e Gestor de Trânsito.

E

stamos em plena estação do calor e o nosso verão sanjoanense está em pleno vapor. Com tantas atrações na região, é somente alegria... sol, praia, mar, diversão, família, bebida e direção. Estas duas últimas não se combinam e o que era para terminar em lazer, pode se tornar em tragédia. Nos últimos dias vem ocorrendo alguns acidentes nas vias públicas e um dos grandes vilões é o álcool. Muitos irresponsáveis consomem algum tipo de bebida e pegam o volante, mas para estes, o rigor da Lei é garantido. As três formas clássicas de se provar a embriaguez ao volante são: (a) exame de sangue; (b) bafômetro e (c) exame clínico. Por força da Lei 11.705/2008, agregou-se ao art. 277 do CTB um novo parágrafo (§ 2º), neste, o legislador ampliou a possibilidade da prova, falando em outras provas em direito admitidas. A prova da embriaguez não se restringe mais às clássicas formas. Outras provas em direito admitidas podem ser produzidas, para que sejam constatados os

Site: www.quotidiano.com.br

notórios sinais de embriaguez, a excitação ou o torpor apresentado (s) pelo condutor. Por exemplo: prova testemunhal, filmagens, fotos etc. O sujeito não está obrigado a ceder seu corpo ou parte dele para fazer prova (contra ele mesmo). Em outras palavras: não está obrigado a ceder sangue, não está obrigado a soprar o bafômetro (porque essas duas provas envolvem o corpo humano do suspeito e porque exigem dele uma postura ativa). Havendo recusa, resta o exame clínico (que é feito geralmente nos Institutos Médico Legais) ou a prova testemunhal. O motorista surpreendido, como se vê, pode recusar duas coisas: exame de sangue e bafômetro. Mas não pode recusar o exame clínico. E se houver recusa desse exame? Disso cuida o parágrafo terceiro: “Serão aplicadas as penalidades e medidas administrativas estabelecidas no art. 165 deste Código ao condutor que se recusar a se submeter a qualquer dos procedimentos previstos no caput deste artigo”. Desta forma, podemos concluir que a “Lei Seca” como se vê, teve a virtude de sacudir a polícia e, em consequência, a sociedade brasileira. A intenção do legislador foi a de endurecer o Código de Trânsito contra todos os motoristas bêbados que são responsáveis pela maior parte das 40 mil mortes por ano no Brasil.

Twitter: @jorquotidiano

Editores Executivos Política Victor Azevedo (victor.azevedo@quotidiano.com.br) Esportes Raphael Pereira (raphael.pereira@quotidiano.com.br) Cultura Gil Miranda (gil.miranda@quotidiano.com.br)

IMPRESSÃO

ANÚNCIOS

São João da Barra (todos os distritos)

Comercial 22 2741.8231 comercial@quotidiano.com.br

Arete Editorial S/A Rio de Janeiro/RJ 3000 exemplares

CIRCULAÇÃO

PERIODICIDADE

Decenal (dias 10; 20; 30)

Fan Page: facebook.com/jornalquotidiano

CARTAS DO LEITOR

leitor@quotidiano.com.br

ENDEREÇO

Rua Professor Aluisio Faria, 54 – centro São João da Barra/RJ CEP: 28200-000


QUOTIDIANO |

7

quarta-feira, 12-02-2014

QUO

LEITOR

EMPREGOS A Caixa Econômica Federal, informa a todos que as inscrições para o edital nº 01/2014 do Concurso Público destinado a seleção de profissionais para formação de cadastro reserva nos cargos de Engenheiro e Médico do Trabalho foram prorrogadas até o dia 16 de fevereiro de 2014 pelo site www. cespe.unb.br. O concurso constará de Provas Objetivas e Prova Discursiva, de caráter eliminatório e classificatório e Exames Médicos admissionais, de caráter eliminatório. As provas serão aplicadas nas cidades discriminadas no edital de retificação 2. O conteúdo programático pode ser consultado no Edital de abertura. O prazo de validade do concurso será de um ano, contado a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período. Como remuneração os profissionais farão jus à R$ 2.025,00, além de possibilidade de ascensão e desenvolvimento profissional. A jornada de trabalho é de 6h diárias. Aos aprovados cabe realizar atividade administrativa destinada a prestar atendimento aos clientes e ao público em geral, efetuando operações diversas, executando atividades bancárias e administrativas.

TELEFONES Polícia

190

Disque Denúncia

2741.1373

Prefeitura

2741.7878

Câmara Municipal

2741.1301

Resgate

192

Bombeiros

193

Defesa Civil

199

Procon

2741.8297

Ouvidoria

2741.7878 R: 338

IPTU

2741.7878 R: 229

leitor@quotidiano.com.br www.quotidiano.com.br/fale-conosco www.facebook.com/jornalquotidiano

E-MAILS, CARTAS E REDES SOCIAIS QUOTIDIANO > Rua Prof. Aluizio Faria, 54 - centro - São João da Barra/RJ Cep: 28200-000 E-mail: leitor@quotidiano.com.br. O leitor deve enviar nome completo, endereço e telefone. DIVULGAÇÃO

ECSJB trabalha forte pensando na estreia Felizmente consegui ler uma noticia dos ECSJB... Parabens a voces que estão atualizados. ótimo trabalho! > Marlon Melo nolrammelo@yahoo.com.br

Polícia estoura tráfico de drogas em Grussaí A polícia está trabalhando muito neste verão pelo que tenho percebido. O problema é que esta doença chama droga, tráfico, já se espalhou pelo mundo e São João da Barra está dentro. Curioso é que quando vamos ver quem são os bandidos geralmente são todos de Campos. Todas as prefeituras tem que trabalhar em conjunto para diminuir esta bandalheira. > Cláudio Abreu Gonçalves cabreugon@hotmail.com

Sem carros na beira da praia de Grussaí Parabéns ao prefeito que colocou ordem naquela bagunça que estava nas areias. Lugar de carro é no asfalto. Fico mais tranquila. > Regina Pessanha regpess22@ymail.com

FALTA ÁGUA NA CIDADE reclamam os moradores de diversos bairros de São João da Barra. Parece que a Cedae está sem infraestrutura para suportar a quantidade de pessoas no verão e está deixando a desejar nos serviços.

Shows agitam final de semana em SJB

Neco busca mais recursos em Brasília

Acidentes graves marcaram fim de semana

Até agora nada de câmeras de segurança, que nos verões anteriores existia. Pelo que estamos vendo não há um esquema preventivo de segurança pois a empresa contratada não distribui corretamente o pessoal, andam em grupos de 6 quando ao certo deveriam andar em duplas ou no máximo trios fazendo varreduras no meio do público e no entorno.

Tem que ter parceria sim. Não adianta brigar com todo mundo como faz Garotinho. Campos fica atrasada. São João da Barra vai crescer muito. Precisa melhorar algumas coisas. Acho que a saúde deu uma melhorada, educação também. O problema atual é a segurança. Muito bandido procurando abrigo em cidade de interior. A polícia tem que agir rápido.

Tem muita gente bebendo e dirigindo. Precisa de mais fiscalização e mais consciência destes irresponsáveis. São João da Barra hoje tem táxi, tem ônibus. Os campistas têm que eleger o motorista da rodada. Morreu um porque estava de moto no acostamento apagado e o morotista do carro cortou todo mundo pelo acostamento. Tá todo mundo errado.

> Alexandre Nakashi

> Arthur Damasceno

> Alanildo Gomes Tavares

alexandre_nakashi@hotmail.com

arthur.damasc@gmail.com

algtavares@yahoo.com.br

MEMÓRIA DO QUOTIDIANO DIVULGAÇÃO

Na edição 62 do Quotidiano, de 31 de outubro de 2011, traz uma matéria sobre a Vila da Terra:

Defensoria

2741.1085

Com a participação de cerca de 500 pessoas, foi

Fórum

2741.1062

inaugurada a Vila da Terra, assentamento rural

Cartório Eleitoral

2741.1499

Ampla

2741.1072

Cedae

2741.1056

Rio de Janeiro (CODIN), a Prefeitura do municí-

Demutran

2741.7878

pio e a LLX, empresa de logística do Grupo EBX,

CDL

2741.1094

ACISA

2741.4146

pelos próprios produtores rurais, a Vila da Terra

Sindicato Rural

2741.1466

conta com cerca de mil hectares. Do total de

Sispusba

2741.4782

Detran (identidade) 2741.7920 Detran (veículos)

2741.7923

destinado a famílias de produtores rurais de São João da Barra. Desenvolvido em parceria pela Companhia de Desenvolvimento Industrial do

a Vila da Terra receberá 90 famílias. Construída na Fazenda Palacete, local indicado

casas previstas, 36 já estão concluídas. Todas as casas são entregues com máquina de lavar, televisor, geladeira, fogão, computador, além dos móveis de sala, quartos e armários de cozinha.


8

quarta-feira, 12-02-2014

economia

Justiça mantém apuração sobre possíveis efeitos lesivos de obras do Porto DIVULGAÇÃO

Victor Azevedo/ASS.

O

Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) acatou o recurso (agravo de instrumento) do Ministério Público Federal (MPF) e suspendeu a decisão do juiz da 1ª Vara Federal em Campos, que havia recebido apenas parcialmente a ação contra as empresas EBX, OSX e LLX por conta da degradação ambiental causada por obras do Porto do Açu, em São João da Barra, no Norte Fluminense. Na ação, o procurador da República Eduardo Santos de Oliveira pediu a paralisação das obras que ocasionaram a salinização no Canal de Quitingute, com eventual alcance de áreas do solo, de águas doces em canais e lagoas e de água tratada para o consumo humano, no 5º Distrito de São João da Barra. Porém, a decisão do juiz, em fevereiro de 2013, considerou apenas os comprovados danos ambientais decorrentes da salinização no Canal do Quitingute, afastando as demais áreas apontadas na ação. (Processo n° 0000133-13.2013.4.02.5103) Na decisão do TRF2, a desembargadora Maria Helena Cisne concordou com as alegações do

Salinidade foi um dos problemas ambientais mais questionados nos trâmites das obras do Porto do Açu

MPF de que os danos da salinização podem não ter sido restritos ao Canal do Quitingute, podendo ter atingido ainda a rede de água para abastecimento humano em toda região. Relembre o caso: Em janeiro de 2013, o MPF em Campos entrou com a ação, com pedido de liminar, contra as empresas

EBX, OSX e LLX, do empresário Eike Batista, pedindo a paralisação de obras no Porto do Açu em consequência da degradação ambiental na área do 5º Distrito de São João da Barra. A ação aponta fortes indícios de que determinadas obras causaram a salinização em áreas do solo, de águas doces em canais e lagoas

e de água tratada para o consumo humano. Ainda segundo a ação, pesquisas da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) detectaram um índice de salinidade sete vezes maior do que o permitido para o consumo na água disponibilizada à população local pela Cedae.

Horário de Verão termina neste domingo em diversos Estados

|

QUOTIDIANO

Aneel prevê aumento de 4,6% nas tarifas de energia Segundo cálculos da agência, há um déficit de R$5,6 bilhões para 2014

O

s cálculos da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) sobre as receitas e despesas da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) apresentaram um déficit de R$ 5,6 bilhões para 2014, que deverá ser repassado para as tarifas de energia, com impacto para os consumidores de aproximadamente 4,6%, a partir dos próximos reajustes tarifários. Os números foram apresentados hoje (11) durante reunião da diretoria da Aneel. Segundo cálculos da agência, as despesas do fundo setorial devem ficar em R$ 17,994 bilhões este ano. A CDE serve para cobrir gastos do setor, como com o Programa Luz para Todos, subsídios para o uso de termelétricas no Norte do país e também o custo da redução em 20% da tarifa de energia determinado no ano passado pelo governo federal. Os valores ainda serão debatidos em audiência pública promovida pela Aneel, que pode receber sugestões até o dia 16 de março. Do total das despesas da CDE, o montante de R$ 1,55 bilhão é referente às despesas de 2013 e R$ 3,8 bilhões são para subsidiar descontos tarifários.

DIVULGAÇÃO

Economia pode ter chegado a R$400 milhões com redução do consumo

O

horário de verão termina no próximo domingo, dia 16, no Distrito Federal e outros dez estados. À meia-noite de sábado para domingo os relógios devem ser atrasados em uma hora. O Ministério de Minas e Energia (MME) estima que a economia deve chegar a R$ 400 milhões com a redução do consumo de energia durante o período. Além disso, R$ 4,6 bilhões em investimentos em geração e transmissão de energia deixarão de ser gastos. Na próxima semana, o órgão deverá divulgar um balanço. Na terça-feira passada, um apagão atingiu 12 estados e o Distrito Federal afetando 12 milhões de pessoas. A causa do problema ainda não foi oficializada pelo governo federal. A presidente Dilma

Rousseff cobrou do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) que apure se os operadores estão fazendo a manutenção adequada de sua rede de para-raios. Há suspeita de que descargas elétricas (raios) podem ter causado o apagão. Desde o dia 20 de outubro, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, além do Distrito Federal adotaram o horário de verão. Nos estados brasileiros onde não vigora o horário de verão, os impactos que as pessoas sentem são na programação das emissoras de televisão e nas agências bancárias, onde o horário de funcionamento em muitos locais é antecipado em uma hora.

A Caixa Econômica Federal prorrogou até o dia 16 de fevereiro as inscrições para o Concurso Público regido pelo Edital nº 01 e organizado pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (CESPE/UnB) a fim de selecionar profissionais para formação de cadastro reserva no cargo de Técnico Bancário Novo, nível médio, da Carreira Administrativa.


ESPORTIVA

9

quarta-feira, 12-02-2014

página

10

Raphael Pereira raphael.pereira@quotidiano.com.br

D

SK PRODUÇÕES

atleta sanjoanense de izem os mais supersticiosos que entrar em algum lugar com o pé esquerdo não traz sorte, mas no futebol tudo pode ser diferente, principalmente quando se tem na potência de um pé esquerdo as maiores esperanças de gol de um time. Ainda era o primeiro tempo, o jogo era bastante brigado, truncado, suado, 22 jogadores sob forte calor de 40º, mas um deles se destaca. Falta para o São João da Barra pelo lado direito, um pouco longe, mas para Rondinelli não tem distância. Chute preciso, certeiro, com a marca da potência do maior ídolo da torcida do Esporte Clube São João da Barra, dando a vitória ao clube sanjoanense no início da sua jornada em busca da elite, e Rondinelli sabe o caminho e o abriu. Não poderia ser melhor a estreia do treinador Andrade à frente do São João da Barra. Com gol de Rondinelli em cobrança de falta aos 37 minutos

com o PÉ ESQUERDO

da etapa inicial, o time do Norte Fluminense cruzou o estado para vencer por 1 a 0 e conquistar seus primeiros três pontos na Série B. Em partida marcada por equilíbrio no primeiro tempo, coube aos visitantes explorar os contra-ataques e sair em velocidade. Em falta sofrida por Carlos Meira no lado direito, Rondinelli acertou o ângulo direito de Iago que não conseguiu evitar o único tento do jogo. A vitória na estreia da Série B deu um ânimo todo especial aos jogadores do São João da Barra comandado por Andrade pela primeira vez em jogos oficiais. Com o triunfo alcançado em Barra Mansa por 1 a 0 e terá hoje, às 19 horas, no Estádio Municipal Manoel José Viana de Sá, o Tigres do Brasil como adversário em mais um desafio. Para a partida contra a representação da Baixada Fluminense, a ideia da comissão técnica é manter a equipe que começou a partida no último sábado. Sem jogadores lesionados, Andrade aposta na sequência de jogos para que o time adquira o entrosamento necessário para embalar na competição.

DIVULGAÇÃO

RESENHA

QUOTIDIANO

Copa Verão de Futebol no Açu empolga


10

quarta-feira, 12-02-2014 SK PRODUÇÕES

|

QUOTIDIANO

Artistas atraem grande público no futebol

N

Bodyboarding de SJB vence mais uma na Categoria Open C

om praia lotada e calor intenso, além de ótimas ondas, foi perfeito o cenário da Terceira Etapa do Circuito Regional da União de Bodyboarders de Campos e São João da Barra (UBCS), reunindo atletas do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia e Ceará na Praia do Açu, em São João da Barra. Na categoria Open, reeditando as boas atuações, o domínio foi de competidores sanjoanenses. Desta vez a vitória foi de Adriano Barreto, com Lúcio Santana, atual campeão brasileiro, em segundo e André Luís, também

de São João da Barra em terceiro. De Macaé, veio o quarto colocado, Filipe Souza. Adriano Barreto faturou uma passagem aérea para o Peru, além de prancha, pé de pato e kit de roupas e acessórios. Lúcio Santana segue na liderança do ranking somando 2.720 pontos seguido por André Luís com 2.180 pontos. Na final da categoria profissional, sagrou-se vencedor o soteropolitano Leandro Chagas ao derrotar o capixaba Lucas Nogueira por 12,77 a 12,17 , que tem o campista Ailton na liderança do ranking com 2.610 pontos,

foi distribuída a premiação de R$ 5.000,00. O Circuito Regional UBCS é considerado um dos melhores circuitos de bodyboarding do Brasil, pela excelente estrutura oferecida e premiação aos atletas, sistema de notas e comissão técnica supervisionada pela FEBBRJ - Federação de Bodyboarding do Rio de Janeiro. A realização é da UBCS – União dos Bodyboarders de Campos e São João da Barra - contando com o apoio da Prefeitura Municipal de São João da Barra, através da Secretaria de Turismo Esportes e Lazer.

Copa Verão do Açu define semifinalistas em três jogos C

om a vitória da Portuguesa sobre a Chatuba por 2 a 0 na noite da última sexta-feira (07/01), no Estádio Geraldo Nunes Barreto, palco de todos os jogos do campeonato, teve início a 5ª rodada da Copa Verão do Açu em 2014, competição promovida com sucesso pelo Departamento de Esportes de São João da Barra. O certame, que até aqui contou com 17 partidas e 55 gols marcados, tem mais três jogos pela última rodada e, dos seis participantes que ainda entrarão em campo, apenas a equipe da Capela de São Pedro - a única sem pontuar até aqui - não reúne mais condições de avançar à fase semifinal. Barcelos e Cazumbá medem forças e decidem a última vaga do Grupo A que já tem a Portuguesa classifica na primeira posição com 10 pontos. A briga pela segunda posição tem a representação de Cazumbá precisando unicamente do empate para avançar na disputa, enquanto ao Bar-

celos só a vitória interessa. Pelo Grupo B, Grussaí e Açu se enfrentam na quinta-feira (13/01) e no dia seguinte Degredo encara a Capela de São Pedro. Grussaí tem nove pontos e lidera a chave seguido por Açu e Degredo. A equipe alvianil praiana precisa pelo menos do empate para asse-

gurar a primeira posição e vaga às semifinais enquanto aos donos da casa resta a vitória para seguir sonhando com mais um título. Caberá a Degredo buscar uma vitória com boa diferença de gols para chegar aos nove pontos e, assim, avançar pelos critérios de desempate. PAULO PINHEIRO

Jogos finais vão dedicir quem avança na Copa Verão do Açu de Futebol

Campeonato Estadual da Segundona inicia

com 13 gols

O

Campeonato estadual da segunda divisão começou e após os sete primeiros jogos realizados, foram 13 gols marcados, sendo cinco no primeiro tempo e oito no segundo. A maior concentração de gols foi marcado entre os 16 e 30 minutos do segundo tempo (4 gols). Outros dados importantes que as súmulas trazem sobre esta rodada inaugural é o público pagante. Afinal, apenas quatro dos sete estádios onde a bola rolou puderam ter público. Assim sendo, tivemos um total de 983 pagantes para uma renda de R$ 8.810,00. Foram 1.243 presentes, somando as gratuidades. Os cartões também se destacaram, afinal foram 37 amarelos e 4 vermelhos, inclusive para o técnico do Sampaio Correa e o goleiro do Tigres.

a tarde do primeiro domingo de fevereiro, a Arena Esportiva do Novo Balneário, em Atafona, recebeu o Beach Soccer dos Artistas Masculino. A animação tomou conta do público que lotou as arquibancadas para acompanhar de perto a vitória do time local que venceu o time dos artistas por 8 a 4. Em um jogo bastante equilibrado e movimentado desde o início, os atores Carlos Machado, Vitor Thiré, Christian Monassa, Gabriel Leone e Lucas Romano levaram o público que compareceu em bom número à Arena Esportiva do Balneário ao delírio com belas jogadas e muitos gols. No primeiro tempo os artistas empataram em 4 a 4, quando enfrentaram o time das poderosas, composto por Chambinho Show, Jhony Fina, Lennon Chaveirinho, Manú Soares, Thalles Crazy e Caio Fernando, com destaque para Janjão, que marcou quatro gols, sendo assim o artilheiro da partida. No segundo tempo, o time da casa passou a ser representado por João Japinha, Douglas, Ancelmo, Roberto e Igor Manhães, que marcaram mais quatro gols, determinando o placar final da partida, 8 a 4 para o time local. O Beach Soccer dos Artistas Masculino foi realizado pelo Departamento de Esportes da Prefeitura de São João da Barra, o evento é um dos mais tradicionais da programação esportiva no verão de São João da Barra. Beach Soccer dos Artistas Feminino Depois dos atores, atrizes globais farão a festa na Arena Esportiva do Balneário, em Atafona. O evento será realizado no domingo (16/02) e terá a presença das atrizes Day Mesquita, que interpreta a Fernanda na novela Além do Horizonte, Juliana Lohman, que atua como a Belmira da novela Joia Rara, Bruna Griphao, a Giovana da novela Malhação, Anna Rita Cerqueira, a Flaviana de Malhação e Hanna Romanazzi, que interpreta a Sophia de Malhação. PAULO PINHEIRO


QUOTIDIANO |

11

quarta-feira, 12-02-2014 SECOM/SFI

Leandro Sena quer foco nas competições

A

pós a vitória do América-RN sobre o Santa Cruz-RN por 2 a 0, na estreia do Campeonato Potiguar, o técnico Leandro Sena saiu de campo satisfeito, mas resaltou que o time tem que manter o foco. O resultado colocou o Mecão na liderança da competição, com três pontos, apesar do restante da rodada ser disputada no domingo. O América-RN entra em campo novamente hoje, pela segunda rodada do estadual. O alvirrubro vai até Mossoró para enfrentar o Baraúnas. O jogo acontece no Estádio Nogueirão, às 20h30. O treinador alvirrubro falou que o elenco não pode priorizar a Copa do Nordeste. Segundo ele, é preciso “mudar o chip” quando a equipe entrar em campo pelo Campeonato Potiguar e ressalta a importância de vencer as partidas em casa.

Corrida de Fusca Cross movimentou praia de Guaxindiba

Praia do Açu sediou etapa do Circuito de Surf Amador ALVARENGA JR

Os esportes de velocidade sempre tiveram vez na praia de Guaxindiba, em São Francisco de Itabapoana

C

ompetição tradicional em São Francisco de Itabapoana e que, com apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, retornou com força total no ano passado, a Corrida de Fusca Cross foi realizada novamente no último domingo (09), na pista George Corujão, na praia de Guaxindiba. Dividida em quatro baterias, a prova reuniu 24 competidores de São Francisco, Campos dos Goytacazes, de outros municípios da região e do Estado do Espírito Santo. A competição teve um total de quatro baterias, sendo três classificatórias e uma final. Nas primeiras três baterias, os quatro primeiros colocados se creden-

ciaram a disputar a bateria final, que reuniu 12 competidores. Antes do início das baterias, a pista esteve aberta para o treino livre, a partir das 8h. Na sequência houve a tomada de tempo para o grid de largada. Nas primeiras cinco colocações na bateria final, com premiação em troféus e dinheiro, o domínio foi dos pilotos de Campos dos Goytacazes, que ocuparam do primeiro ao quarto lugar. O vencedor foi o piloto Dudu, com o carro 00. Em segundo lugar ficou o carro de número 188, conduzido por Robinho. Rodrigo, com o fusca 29, foi o terceiro colocado e, com o número 18, Koch obteve a quarta

colocação. Conduzindo o carro 51, o piloto Amaro, representando São Francisco, foi o quinto colocado. “Os esportes de velocidade têm por costume movimentar a praia de Guaxindiba, que possui uma pista em condições adequadas para a realização das provas. A Secretaria de Esporte e Lazer reconhece a importância de iniciativas como essa no que diz respeito ao incentivo ao esporte e a criação de opções de lazer e entretenimento”, ressalta o secretário municipal de Esporte Lazer, Noel Júnior, destacando a parceria com a equipe Fabrício Cross, que promoveu o evento.

A

praia do Açu recebeu nos dias 1º e dois de fevereiro a segunda etapa do Circuito Regional de Surf Amador. O evento realizado pela União do Surf Norte Fluminense, entidade filiada a Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro, com o apoio da Prefeitura de São João da Barra contou com boas ondas, proporcionando aos surfistas mostrarem seus potenciais no esporte e um público que vibrou na areia, prestigiando e assistindo as

manobras dos atletas do início ao final da competição, enaltecendo ainda mais o esporte. Na categoria Open vitória de Cláudio Freitas, seguido por Pedro Todaro em segundo, a terceira colocação ficou com Ronaldo Luiz, fechando o pódio na quarta colocação, Thiago Glória. O atleta Cláudio Freitas, também venceu na categoria Sênior, com Robson Maciel na segunda colocação, Fred Nunes em terceiro e Renato Praiano em quarto.


QUOTIDIANO |

13

quarta-feira, 12-02-2014

geral

Programa Cartão Universitário com inscrições abertas até dia 14 Para ter acesso ao Programa, é necessário que o universitário comprove residência no Município. A legislação prevê, ainda, uma avaliação socioeconômica que é feita por assistentes sociais da Prefeitura.

O

s universitários sanjoanenses interessados em ingressar no Programa Cartão Universitário, que concede bolsa integral para os cursos de Odontologia e Medicina e auxílio de até 80% para os demais cursos, podem procurar a secretaria de Educação e Cultura de São João da Barra, na rua São Benedito, em frente ao Banco Itaú. O atendimento será de 9h às 17h e o telefone para contato é o (22) 2741-4327. Vale lembrar que período de inscrição é de 10 a 14 de fevereiro, mas os formulários já estão disponíveis desde a última segunda, dia 3. Para ter acesso ao Programa, é necessário que o universitário comprove residência no Município. A legislação prevê, ainda, uma avaliação socioeconômica que é feita por assistentes sociais da Prefeitura. O estudante deve levar o formulário preenchido e anexar uma foto 3x4, além dos originais e cópias do Documento de Identidade, CPF, Título de Eleitor, Certificado de Reservista

(para os universitários do sexo masculino) e comprovante de residência atual — somente água, luz ou IPTU. Em caso de aluguel, o universitário deverá apresentar cópia reconhecida em cartório do contrato de locação do imóvel. Outra exigência feita ao estudante é entregar o comprovante de renda familiar atualizado, como contracheque, declaração de Imposto de Renda ou Decore – Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos, assinada por um contabilista, dependendo da profissão exercida pelos membros da família. Para comprovar o vínculo com uma instituição privada de ensino superior, o interessado deve apresentar o boleto pago de janeiro ou fevereiro e o contrato de matrícula com o carimbo da instituição com assinatura de um representante. “Só serão aceitos os boletos pagos. Declarações e recibos não serão aceitos como comprovante de pagamento”, destaca o gestor administrativo, Edmar Carvalho Vilaça.

DIVULGAÇÃO

O programa dá liberdade de o estudante buscar o curso de sua aptidão e receber a bolsa

Ao realizar a inscrição no programa, o universitário deverá apresentar duas declarações de moradia, que devem ser assinadas por moradores da mesma localidade onde o interessado reside, anexando um comprovante de residência atualizado do declarante. O modelo dessa decla-

ração também já está disponível na secretaria. “O declarante não pode ser parente do universitário”, salienta Edmar. Após a entrega da documentação acontece a visita técnica das assistentes sociais para verificar se o interessado realmente necessita do auxílio. Posterior-

Idosos e deficientes estacionam em vaga especial em São João da Barra

Casas de veraneio na mira dos agentes de endemias

Cartão poderá ser utilizado em todo território nacional

s casas de veraneio da praia de Atafona, que ficam fechadas na maior parte do ano, foram o principal alvo de mais uma etapa do Mutirão contra a Dengue. Os técnicos do Núcleo de Controle de Zoonoses fizeram uma operação na última semana, atendendo a duas mil residências de veranistas e moradores, localizadas no trecho entre o Pontal e o Balneário, incluindo os quarteirões de acesso à Rua Carmelita Moraes Nascife.

F

oi entregue o primeiro cartão de estacionamento de vaga especial para a idosa Tessa Almeida Cardoso, residente no bairro Água Santa. A credencial poderá ser utilizada não só em São João da Barra como também em todo o território nacional. Os cartões podem ser solicitados na secretaria de Transportes e Trânsito mediante a apresentação de original e cópia dos documentos pessoais e do veículo, comprovante de residência e uma foto 3/4. No caso dos deficientes será preciso o laudo pericial de deficiência ou atestado médico. O secretário de Transporte e Trânsito, Mário Rocha, ressalta que a emissão dos cartões atende às resoluções 303/08 e 304/08, ambas instituídas no dia 18 de dezembro pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito). “A iniciativa visa identificar os veículos dos idosos e portadores de deficiência. O carro estacionado sem credencial nas vagas especiais será multado”, acrescenta o subsecretário de Transporte e Trânsito, Leandro Ferreira. Para Tessa Almeida, que além de prestar serviços

SECOM/SJB

A

O cartão pode ser solicitado na Secretaria de Transportes

assistenciais, ocupa seu tempo escrevendo livros, o ordenamento do trânsito é a comprovação do crescimento acelerado do município. “Fico feliz em presenciar o desenvolvimento da cidade que aprendi a amar”, disse.

Rua dos Passos, 462 Centro - São João da Barra

mente, uma comissão avalia a liberação do benefício. Segundo Leide Cristina Soares, secretária de Educação e Cultura do Município, as exigências devem ser cumpridas para que a transparência do uso dos recursos públicos, uma das marcas do Programa, seja mantida.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO A diretoria da Irmandade de São Pedro convoca os irmãos para a eleição da nova diretoria do biênio 2014/2015 a ser realizada no dia 7 de março na própria igreja de São Pedro localizada na Rua dos Passos. São João da Barra, 11 de fevereiro de 2014 André Luiz Araújo Presidente


14

quarta-feira, 12-02-2014

mundo

Berlusconi não se apresenta na primeira sessão de seu julgamento O

ex-primeiro ministro italiano, Silvio Berlusconi, não compareceu à primeira sessão do julgamento no qual é acusado de subornar o senador Sergio De Gregorio para que o parlamentar mudasse de partido e contribuísse para a queda do governo de Romano Prodi em 2008. Os advogados de Berlusconi argumentaram a existência de irregularidades nas notificações ao ex-premiê, mas o Tribunal de Nápoles rejeitou a hipótese e declarou à revelia ao considerar que sua ausência era injustificada. O julgamento deve continuar na quarta-feira. O tribunal quer esclarecer se Berlusconi pagou 3 milhões de euros ao senador De Gregorio para que ele passasse ao partido do ex-premiê. No processo, o empresário e ex-diretor do jornal Avanti, Valter Lavitola, é acusado de ser o mediador do pagamento. De Gregorio confessou ter recebido o dinheiro para deixar o partido Itália dos Valores (IDV) e foi condenado a oito meses de prisão. Em 2008, seu voto e o de outros senadores, que também abandonaram a maioria no governo, acabaram produzindo a queda do

QUOTIDIANO

Pesquisa mostra nova postura dos EUA perante Cuba DIVULGAÇÃO

DIVULGAÇÃO

Barack Obama terá que mudar o perfil americano em relação à ilha

A

Advogados do ex-premiê dizem que há irregularidades nas notificações

Executivo de Prodi durante uma votação no Senado. Neste julgamento, Berlusconi não poderá contar com nenhum tipo de imunidade ou do chamado “legítimo impedimento”, já que

deixou de ser parlamentar após ser expulso do Senado - quando foi aplicada a lei que impede os condenados a mais de dois anos de prisão de atuarem no Parlamento.

maioria dos americanos é favorável à normalização das relações com Cuba ou a uma aproximação mais direta com o país comunista, revela uma nova pesquisa sobre o tema. A mudança da polícia dos Estados Unidos em relação a Cuba é apoiada por 56% dos norte-americanos entrevistados pelos centro de estudos Atlantic Council. Ao mesmo tempo, 35% dos questionados declararam-se favoráveis à manutenção do embargo comercial norte-americano a Havana, iniciado em 1962. A preferência pela mudança de política, porém, não se restringe a democratas e independentes (60% em cada

Juiz espanhol determina prisão de líderes chineses por genocídio no Tibete

U

|

m juiz espanhol determinou na segunda-feira a prisão de um ex-presidente e de um ex-premiê da China por suspeitas de causarem um genocídio no Tibete, num processo que já dura oito anos e que provocou agora uma forte reação de Pequim. Ismael Moreno, juiz da Audiencia Nacional (principal tribunal espanhol), pediu à Interpol que emita uma ordem de prisão contra o ex-presidente Jiang Zemin, o ex-premiê Li Peng e três outros ex-funcionários, para que sejam interrogados a respeito dos processos movidos na Espanha por grupos tibetanos de direitos humanos. Mas o processo pode não prosperar, pois o Partido Popular, que governa a Espanha, tenta aprovar regras que

DIVULGAÇÃO

limitem a autoridade dos juízes em processos sob jurisdição universal, o princípio segundo o qual crimes contra a humanidade podem ser punidos além das fronteiras nacionais dos Estados onde ocorrem. Esse mesmo conceito foi usado em 1998 pelo ex-juiz Baltasar Garzón para deter o ex-ditador chileno Augusto Pinochet, em Londres. Pinochet acabou sendo devolvido ao Chile por razões de saúde. “Jiang exerceu uma autoridade supervisora sobre as pessoas que diretamente cometeram abusos, o que o torna responsável por atos de tortura e outros graves abusos aos direitos humanos perpetrados por seus subordinados contra o povo do Tibete”, es-

Genebra sedia acordo de paz em território sírio

O

Jiang Zemin, ex-presidente chinês, é acusado de genocídio

creveu Moreno no mandado, citando advogados dos ativistas tibetanos.

um desses grupos): 52% dos que se declararam republicanos disseram apoiar uma nova abordagem dos EUA em relação a Cuba. Para compor a pesquisa, o Atlantic Council entrevistou 1.024 adultos norte-americanos selecionados aleatoriamente entre os dias 7 e 22 de janeiro. A margem de erro é de três pontos porcentuais para mais ou para menos. O resultado da sondagem vem à tona apenas um dia depois de os ministros das Relações Exteriores dos 28 países da União Europeia (UE) terem decidido dar início a negociações para estreitar as relações com Cuba. [A.P.]

s delegados do governo da Síria e também da oposição começaram uma nova rodada de negociações de paz na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Genebra. Contudo, a previsão é que um acordo entre as partes seja improvável. Neste final de semana, os dois lados trocaram acusações sobre a violência no países, que interrompeu a distribuição de alimentos para os civis. O mediador da ONU, Lakhdar Brahimi, começou a realizar reuniões a portas fechadas com as delegações do governo e da oposição, na tentativa de construir uma agenda de encontros para a próxima semana. A primeira reunião entre as partes entre as partes foi suspensa há dez dias depois poucos avanços. A oposição insiste na proposta de um governo de transição, em substituição ao atual presidente Bashar Assad.


T

OM

CUL URAL

QUOTIDIANO

15 Zé Ramalho canta seus sucessos no Açu no próximo sábado

TRO

AS

SC

U RC

MA

página

17

quarta-feira, 12-02-2014

Bruno Costa

bruno.costa@quotidiano.com.br

N

ão terá aperitivo melhor neste final de semana do que ouvir o som incontestável de uma gaita ao por do sol que nos hipnotiza ao se esconder nas casuarinas do Balneário de Atafona. Palco de grandes nomes da música nacional e regional, o espaço recebe no próximo domingo (16), o renomado gaitista Ângelo Nani, às 19 horas, no Palco II, logo após a apresentação da cantora Zélia Duncan. Músico autodidata, o artista se tornou um dos grandes expoentes do Blues Rock de toda a região. Sua performance é reconhecida em solo nacional e estrangeiro. Ângelo Nani já se apresentou em diversos eventos e festivais de rock, jazz e blues, além de encontros internacionais de motociclistas. Sua discografia já conta com sete álbuns, sendo um Vinil, um DVD e cinco CD’s. Atualmente está em trabalho final de seu novo disco que vai se chamar “O Blues me segue” gravado no Rio de Janeiro com a Blues Groovers, trio considerado o melhor e mais experiente no que tange o Blues do País. O grupo já acompanhou os melhores artistas nacionais e internacionais do gênero. O novo álbum tem lançamento previsto para maio de 2014 com composições próprias e clássicos do Blues e Soul. Sua turnê ‘Encanto da gaita’ vem recebendo inúmeros elogios da crítica nacional. A formação de sua banda “Ângelo Nani & Eletric Soul Band” traz o artista na gaita e voz, além de Kleyson Crespo na guitarra, Felipe Barros na bateria e Marco Rangel no baixo e voz. Seu show conta com a participação especial de Big Washington Slide Delta no violão/slide e Gustavo Rangel na voz. Tanto o Blues quanto o Jazz nasceram em solo americano. O Blues surgiu com letras que, muitas vezes, incluíam sutis sugestões ou protestos contra a escravidão ou formas de escapar dela. O estilo exerce grande influência na música popular ocidental, definindo e influenciando o surgimento

muito muito

DIVULGAÇÃO

da maioria dos estilos musicais como o jazz, rhythm and blues, rock and roll e música country, além de ska-rocksteady, soul music e influenciando também na música pop convencional e até na música clássica moderna. Com Ângelo Nani não foi diferente. Agarrado com sua gaita desde 1989 quando fazia participações na banda Avyadores do Brasyl, o interesse pelo estilo surgiu quando ganhou um disco de vinil de um amigo que morava em Chicago (EUA) e, posteriormente, se tornou ouvinte assíduo de programas da rádio da antiga Atlântica FM, em especial o programa “Atlântico Blues”, comandado por Paulo André. “Já me apresentei com os maiores nomes do blues nacional e internacional e estou lançando um novo CD com o melhor trio de Blues do País, a Blues Groovers formada por Otavio Rocha, do Blues Etílicos, na Guitarra Slide; Beto Werther, do Big Allanbik, na Bateria, e Ugo Perrotta, ex-Ed Motta, Eric Gales e Big Allanbik”, ressalta. Nani, que também já exerceu o papel de professor em aulas de gaita, enfatiza que seu trabalho é inspirado em nomes como Rildo Hora, Charles Musselwhite, James Cotton, Flávio Guimarães. Segundo Ângelo, artistas como Jefferson Gonçalves e Evandro Mesquita também fazem parte de seu rol sonoro. No seu novo álbum a canção “O Blues me segue”, que dá nome ao CD, é de sua autoria e clássicos como Its my Soul também farão parte do disco. “Tenho uma filha de dez anos e ela curte muito blues, até canta. No meu CD tem uma música instrumental que fiz em homenagem a ela, chamada ‘Agatha Cromatic’”, comemora. O gaitista é presença certa no Festival do Rio das Ostras Jazz e Blues onde tem o prazer de participar. “Em 2010 foi o mais importante, pois fiz parte do rol dos artistas e ainda fui destaque como novos talentos do blues e jazz. Foi demais”, finaliza. Quem quiser contato para shows pode acessar a página www. angelonani.com ou contactá-lo pelo telefone (22) 99702.8019

BLUES


16

quarta-feira, 12-02-2014

|

QUOTIDIANO

DIVULGAÇÃO

Moisés Faria é cantor, ator e crítico musical dos estilos Pop, R&B, Soul e Gospel

EM ALTO E BOM SOM Hits do verão 2014

R

O Grupo Teatral Nós na Rua foi uma das indicações culturais ao Prêmio de Cultura do Estado

‘Nós na Rua’ e ‘Zé Pereira’ concorrem a Prêmio A

terceira edição do Prêmio de Cultura do Governo do Rio de Janeiro (2012/2013) traz um importante reconhecimento à cultura sanjoanense: a indicação da Associação Cultural Musical “Nós na Rua” e a tradição de “Zé Pereira”, duas das mais consistentes manifestações locais estão concorrendo com outros sete representantes dos demais municípios da Região Norte. A finalidade do Premio é contemplar e dar visibilidade à diversidade cultural do Estado, além de estimular e respeitar a vocação natural de cada região. Organizado pela Secretaria

de Estado de Cultura, por meio da Superintendência de Artes, o evento conta este ano, com novidades: uma mostra dos indicados, entre os dias 9 e 11 de maio, na Escola de Artes Visuais do Parque Lage e a votação popular, no hot site do Prêmio, que até o momento é liderada, dentre os indicados da Região Norte, pelo “Nós na Rua”. A associação cultural e o Zé Pereira disputam regionalmente com outros movimentos de Campos, Macaé, Quissamã e São Fidelis, além de representantes das regiões da Baixada Litorânea, Centro Sul, Costa Verde, Médio

Paraíba, Noroeste, Serrana, Metropolitana Leste, Metropolitana Baixada e Metropolitana Rio de Janeiro. Cada uma das dez regiões terá três ganhadores, sendo que apenas um de cada será escolhido pela internet. Os outros dois serão selecionados por uma comissão especial formada por membros da sociedade e servidores da Secretaria de Estado de Cultura. Ao todo serão 30 premiados. Quem quiser participar da votação do Prêmio de Cultura pode acessar www.cultura. rj.gov.br/premio-de-cultura até o dia 11 de abril.

Blocos já colocam seus abadás à venda em SJB U

m dos tradicionais blocos de abadá do carnaval de São João da Barra já iniciou a venda de suas camisas. O ‘Diga Q Valeu’, nome criado em homenagem a uma das músicas de maior sucesso da banda baiana Chiclete com Banana, desfila no primeiro dia de carnaval, sexta-feira (28), às 23 horas. A concentração será no estádio municipal, às 21 horas. Os abadás do ‘Diga Q Valeu’ podem ser adquiridos em São João da Barra, no Espaço Vip e na Tha & Tha Utilidades, ambas no centro da cidade. Quem estiver na praia também poderá comprar as camisas. Em Atafona a venda é na Art Pel e, em Grussaí, na Banca do Ninil. Já em Campos dos Goytacazes o ponto de vendas é na Banca do Coliseu. Os abadás ainda podem ser obtidos com os vendedores credenciados. Quaisquer informações sobre o ‘Diga Q Valeu’

podem ser adquiridas pelo telefone (22) 996068455 ou pela fan page do bloco www.facebook. com/blocodigaq.valeu Quem também desfila no primeiro dia de carnaval é o bloco “Eu Soube” que entra na avenida antes do ‘Diga Q Valeu’. Festejando 10 anos, o bloco criado por Alex Cordeiro inicia a venda de abadás na próxima segunda-feira (17) na casa do organizador. O nome do bloco se refere, segundo Alex, às fofocas rotineiras da cidade que sempre iniciam com o famoso ‘Eu Soube’. Com slogan ‘Aqui a família tem vez’, o bloco ‘Mello Folia’ também está vendendo seus abadás: Óticas Mello Vison, Tha & Tha, Caty Presentes, Fask, Banca Sanjoanense e Mello Artigos em Geral. O Mello Folia entra na avenida no sábado de Carnaval às 20h30 com concentração no estádio municipal às 18h. Criado em 2006, tomou forma a partir

das festas à fantasia organizadas por Verônica e Alcimar Mello, que também organizam o bloco ‘Mulekada’. Criado a pedido de suas filhas Thifany e Thaynara que gostariam de brincar o carnaval, o bloco é diversão garantida no domingo de Momo às 17 horas, com concentração às 16 horas, no estádio municipal. Já no Açu, a festa fica por conta do bloco ‘Agarra & Beija’ que entra na avenida no sábado de carnaval. A concentração acontece em frente ao Bar do Chacrinha com 1.200 litros de cerveja liberada às 19 horas. O bloco foi criado pelos amigos Diogo Nunes e William Toledo. Na noite de sexta-feira de carnaval, festa com luau, DJ’s Super Choque e Cacau da Band FM, banda Pegada Envolvente, além de bebidas e entrada liberada para quem adquirir o abadá pelos telefones 99859-1325 (Diogo) e 999378132 (William).

Realmente estamos vivendo praticamente uma babel sonora com tantos ritmos sendo executados nesse verão. As praias estão lotadas e com certeza música, alegria e agito não podem faltar. Sucessos do axé, funk e sertanejo estão entre as mais tocadas da estação, mas a música eletrônica também briga por lugar ao sol. Vários artistas estão lançando suas músicas para animar o período e a briga pelo topo das paradas é sempre muito acirrada. A música ‘’Lepo Lepo’’, por exemplo, é uma das mais tocadas e forte candidata à música do carnaval, já passava da 1h da madrugada do domingo (2), último dia de shows do Festival de Verão em Salvador, quando Márcio Victor subiu ao palco principal da festa para comandar a banda Psirico. O público não parecia que tinha chegado às 18h30 ao Parque de Exposições, onde é realizada a festa, de tanta empolgação que foi. O cantor começou cantando os hits “Violeira”, “Dança do Gueto”, “Arerê Geral”, “Pode Pular” e o sucesso “Firme e Forte”, mas foi com “Lepo Lepo”, que os milhares de fãs foram à loucura. Valesca Popozuda, por sua vez, também está dando o que falar com seu mais novo sucesso. A cantora carioca deixou os vocais da Gaiola das Popozudas no meio de 2013 para seguir carreira solo e chega arrebentando com seu primeiro vídeo, feito para a música ‘’Beijinho No Ombro’’. O hit já está em alta nas paradas nacionais e promete se destacar ainda mais, já que é a música está na ‘’boca do povo’’. Israel Novaes aproveitou a proximidade do carnaval para lançar uma mistura de sertanejo com axé que já está em alta nas paradas nacionais. ‘’Tchaca’’ chega com muita animação e energia e promete ser uma das mais tocadas. O hit ainda conta com a participação de Márcio Victor, da banda Psirico, sem dúvidas outro sucesso. Max e Luan aproveitaram o lançamento da décima quarta edição do programa Big Brother Brasil e lançam o clipe para a música de mesmo nome. No vídeo, os dois cantores de Goiás reproduzem o confinamento em uma casa e mostram muito bom humor e alegria. O hit é um dos singles do segundo álbum da carreira da dupla, chamado “Imensidão”.

Sorriso Maroto está de volta com o primeiro EP da longa carreira, iniciada em 1997 e que já contava com outros nove álbuns. A música escolhida para iniciar o trabalho do novo projeto foi ‘’Mais Fácil’’, que conta com a participação do cantor americano de R&B e Soul Brian McKnight. A mescla do pagode com o estilo americano deu um resultado que vem sendo muito elogiado. MC Marcelly está estourada nas paradas de funk. A cantora, de apenas 21 anos, ganhou destaque na mídia em 2008, mas foi em 2013 que chegou ao auge com o sucesso ‘’Bigode Grosso’’, que já conta com mais de 11 milhões de visualizações no Youtube. O clipe do hit chega com muita festa e curtição. São inúmeros os hits do verão, sem contar todas as baladas internacionais que possuem maior destaque nas boates e festas fechadas passeando também por vários estilos como: Pop, Eletrônico, Reggae entre outros. Com exceção da música do grupo Sorriso Maroto em parceria com o cantor Brian Mcknight, os demais hits deixam muito a desejar em vários quesitos, já que não contamos com uma riqueza nas letras, arranjos e principalmente nas melodias que não são tão agradáveis. Existe muita apelação sexual em sua grande maioria, o que acaba gerando uma imagem um tanto quanto vulgar das músicas. Ccontudo, respeito o gosto musical de cada um e querendo ou não, essas são as músicas que o ‘’povão’’ está curtindo. O gosto musical é livre e o que determina na maioria das vezes esse ‘gostar’ é a esfera cultural de cada ambiente. Todavia será que é almejar muito alguns hits futuros com um pouco mais de conteúdo? Espero que não seja pedir demais.

DIVULGAÇÃO

Sorriso Maroto é uma boa exceção nos hits de 2014


QUOTIDIANO |

17

quarta-feira, 12-02-2014

DIVULGAÇÃO

ReCanto do POETA Curvas do vento André Pinto Moro num local onde o vento faz a curva. Erra quem diz que eu moro longe de tudo! Todos é que moram longe de mim e de meu rio... Moro num local onde o vento faz a curva. Acerta quem diz, que eu sou feliz! Tenho de tudo um pouquinho... Água doce, Água salgada, Água salobra... Sou rica! Tenho muitos minerais: rutilo, ilmenita, zarconita, Monazítica! Ah...! monazítica, a minha predileta! Tenho sol e sombras quando eu quero! Tenho a lama do mangue, As areias das Dunas, Tenho banho, Tenho peixe, Tenho estrelas cadentes na foz... E tenho o vento nordeste... ora bom, ora peste! Moro num local onde o vento faz a curva. E sou mais feliz, pois vejo quando a terra dobra... Dobra de felicidade a cada vez que o sol nasce... Em minha querida Atafona!

André Pinto é historiador, técnico em turismo e agente cultural. Esta poesia ele oferece à amiga Maria Amélia que, segundo ele, é Atafonense de alma. Atualmente André ocupa a coordenação do Centro De Desenvolvimento do Território Sanjoanense que está instalado no Palácio Cultural Carlos Martins com visitação diariamente nas salas de Projeção Multimídias.

Zé Ramalho é a atração do Açu no final de semana A

família Ramalho definitivamente vem dar show em São João da Barra. Depois da esplendorosa apresentação de Elba no Balneário de Atafona, chegou a vez de seu primo, Zé, fazer a festa no Açu, no sábado (15), às 22 horas. O artista volta ao município depois de fazer a festa dos fãos no Balneário há anos. José Ramalho Neto, paraibano do sertão, nascido em Brejo do Cruz, mais conhecido como Zé Ramalho, é um dos maiores compositores e intérpretes da música brasileira. Suas influências musicais são uma mistura de elementos da cultura nordestina (cantadores, repentistas e rabequeiros),

Concurso da Rainha, Musa e Rei Momo inscreve até dia 18 de fevereiro

A

secretaria de Educação e Cultura de São João da Barra continua recebendo as inscrições para o concurso que vai eleger a Rainha, a Musa e o Rei Momo do carnaval sanjoanense. Os interessados devem procurar o Centro Cultural Narcisa Amália, das 9h às 17h para fazer a inscrição, que vai estar aberta até o dia 18. O regulamento e a ficha de inscrição estão disponibilizados no site da prefeitura, no endereço eletrônico www.sjb. rj.gov.br/carnaval. A premiação, além do título e da faixa, é de mil reais para cada categoria. A programação da disputa conta com diversas atrações. A bailarina Élida Almeida vai fazer uma apresentação de samba e o renomado estilista Nelcimar Pires desfila com uma de suas fantasias carnavalescas. As bate-

DIVULGAÇÃO

rias das escolas de samba Congos e Chinês são responsáveis pelo som da noite, que também vai contar com a presença do Mister Campos, Lionel Lobo e da Miss Campos, Arlinda Miranda. O ponto alto do evento é a participação da bateria da escola de samba carioca Acadêmicos do Grande Rio, que faz uma apresentação exaltando o clima da folia em São João da Barra. O concurso vai ser realizado no dia 27, às 20h, na Praça São João Batista. Os eleitos começam a exercer suas funções no dia seguinte, quando inicia oficialmente o carnaval na cidade. Eles vão desfilar pela avenida do samba até o palco principal, onde o prefeito José Amaro de Souza Neco e o vice-prefeito Alexandre Rosa entregam a chave da cidade ao Rei Momo.

da Jovem Guarda (Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Golden Boys e Renato e seus Blue Caps), a sonoridade dos Beatles e a rebeldia de The Rolling Stones, Pink Floyd, Raul Seixas e, principalmente, Bob Dylan. Há elementos da mitologia grega e de histórias em quadrinhos em suas músicas. Em outubro de 2008, a revista Rolling Stone promoveu a Lista dos Cem Maiores Artistas da Música Brasileira, cujo resultado colocou Zé Ramalho na 41ª posição. O público que comparecer à praia do Açu poderá se encantar com os grandes sucessos do artista que tem dezenas de trabalhos

publicados. ‘Avohai’, ‘Chão de giz’, ‘Admirável gado novo’, ‘Mistérios da Meia noite’, ‘Táxi Lunar’, ‘Batendo na porta do céu’ serão canções que certamente serão entoadas pelo cantor. Curiosamente Elba Ramalho fez sucesso com a regravação de algumas músicas de Zé Ramalho, entre elas, uma versão de “Chão de Giz”, e sua versão de “Avohai” na primeira edição do Rock in Rio. No dia 22/09/2013, tocou ao lado da banda de metal Sepultura no palco Sunset do Rock in Rio 2013, no espetáculo que foi chamado de “Zépultura”.7 O show foi bastante elogiado pela crítica.

Ao Cubo se apresenta em Grussaí dia 14 Banda promete levar grande público à praia para show que marca novo trabalho

E

m meados de 2003 surge, em São Paulo, o grupo Ao Cubo, composto por Cleber, DJ Fjay, Dona Kelly e Vulgo Feijão. Despojados de qualquer preconceito e convictos da mensagem que iriam levar, há quase oito anos vem viajando pelo Brasil por meio da música. Nesta sexta-feira (14), o grupo aporta em São João da Barra, na praia de Grussaí, para um show às 22 horas. Antes tem Charlles Henrique. Ao Cubo vem conquistando púlico e crítica. Do último álbum foram gravados vídeos-clipes como o da canção ‘Nasci pra vencer’ com participações especiais da contora Priscila Alcântara, os jogadores Neymar

(futebol) e Serginho (vôlei). Em 2010 lança o CD ‘Um por todos’ que traz participações especiais como a de André Valadão, Helião (RZO), Netinho de Paula, Planta e Raiz e Soraya Moraes.

DIVULGAÇÃO


18

wilson de oliveira

quarta-feira, 12-02-2014

|

QUOTIDIANO

Falado e dito:“Aquilo que você mais sabe ensinar é o que você mais precisa aprender.”

ZONA FRANCA

Viva Kátia

‫ ﻼﻼ‬Pelo visto Tainá Esteves e Júlio César Barbosa pretendem montar uma fábrica de colar de PÉROLAS. Todo fim de semana, faça sol ou faça chuva, eles partem de malas e bagagens para a gostosa Rio das Ostras com os filhos Antônio, Marina e Guilherme. O pai da Tainá mantém um quiosque badaladíssimo na orla marítima de lá, batizado de “Mestre Jonas”... (Aquele de dentro da baleia). ‫ ﻼﻼ‬Lurdinha e Paulinho Nascimento perderam a netinha deles super “especial”, a Vitorinha, na manhã da terça-feira, 4. Vitória morava em companhia deles há 8 anos e era mais do que uma neta para eles. Partiu como se fosse um passarinho para os braços de Deus. Muito céu para ela, que tanto merece, que nasceu e partiu sem pedaço algum... Lurdinha e Paulinho estão sentindo muito a dor desta perda irreparável... ‫ ﻼﻼ‬Aluizio Siqueira foi muito feliz com o evento Câmara Cultural, que neste mês abriu a temporada com uma grandiosa Exposição de fotos que obedeceram ao tema de: O verão na orla sanjoanense. Quem quiser aplaudir poderá ir até a antiga Casa de Câmara e Cadeia, ali na Praça de São João Batista para apreciar os belos trabalhos. Na abertura, presença de todos os vereadores e um lauto coquetel para os convidados. ‫ ﻼﻼ‬A “amiga” Márcia de Moraes, recebendo visi-

tas inúmeras já está circulando na cidade. Acorda cedinho, ora, faz suas devoções a Nossa Senhora da Penha, vai caminhar na praia, depois faz uma sauna para relaxar. Comidas leves, sucos da fruta, salada de vegetais, carne branca e pleno relaxamento no seu ofurô. Cigarros??? Apaga essa ideia. ‫ ﻼﻼ‬Juliano Barbosa, que está instalado num novo apartamento próximo à Faculdade de Medicina, na Alberto Torres, em Campos, levou daqui de San Juan o filho Juliano Jr.(Caçapinha II) para morar com ele e estudar no Colégio Eucarístico. É uma alegria para Juliano saber que Jr será aluno de Igor Cardoso por lá. Desta feita, Júnior deixou o skate em casa. ‫ ﻼﻼ‬ATT: Preparem-se, vem aí o aniversário de 60 anos da nossa querida VERA LUNA! Se não sabem quem é, eu digo já. Trata-se de Vera Jogave. Sabem quem é agora? Uma funcionária de mão cheia na área da FONOAUDIOLOGIA... Happy... ‫ ﻼﻼ‬Bárbara Souza assumiu a direção do Colégio Cenecista São João Batista, ocupando o lugar de Vilson Pessanha, que deu grande contribuição por muito tempo e se aposentou. Bárbara é super dinâmica, bom astral, pra cima e a Escola já está começando a vestir uma nova roupagem. Notem só. E só está começando...

Kátia Santos, que lidera por aqui a Organização da Cruz Vermelha, reuniu galera no dia do seu Nat para um almoço no Boi Grill. Na tarde do mesmo dia, na central de sua Imobiliária, onde foi fundada a Confraria do Quintino, um bolo bonito com mensagens e um Parabéns pra você maravilhoso. Bolo assinado pela doceira Jussara do Zé, em que os convidados se refestelaram. Já na segunda-feira, dia três de fevereiro, para pagar o pato, Kátia, super elegante, reuniu na Churrascaria Boi Grill, para uma noite de amenidades: Jantar com churrasco como prato de resistência, farofa brasileira, saladas e muito chope. Desbunde total... Edson, super gentleman e a advogada amiga Ana Lúcia Ferraz e este colunista lá estávamos brindando a saúde de Kátia, presença também dos pais, irmãos e familiares. TIM TIM!!! DIVULGAÇÃO

Berinjela na horta Caíram na folia Demarcos Oliveira ficou tão lisonjeado com seu novo apelido (Demarcos Berinjela), que está pensando, aliás, já pensou, em fazer uma plantação enorme de BERINJELAS. E vai chover nas vendas em sua horta. Como eu falo sempre na Agenda Cultural, Berinjela é bom para tudo. Assado de Berinjela, patê de berinjela, suco de berinjela, salada de berinjela e a água de berinjela curtida, que emagrece muito e você fica com um CORPITCHO dos deuses. Quem quiser pode cair de mão ou de boca na berinjela da plantação de Demarcos. Uiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!!!

Florita e Osmar Moço abriram as portas da Maison maravilhosa deles na Joaquim Thomaz, durante todo o sábado, dia 1º de fevereiro, para uma Carnavália maravilhosa, que foi até às11 da noite... E olha que tudo começou às 2 da tarde. Foram à festa: Ralph Teixeira e Bruno Moço na Performance, Márcio e Tininha foram, Dini e Edevigens Cardoso, Helô Tavares, Wendel Moço, Bidú, Cosme e Evandro Amaral, Alexandre Caldas, Jocimara, e foi chegando... Adcyr Maia, Rodrigo, Geni e Jorge Novas... E outros que cantarolaram marchinhas a noite toda e reviveram as delicias baianas... Almoço delicioso, muito churrasco variado, muito chope... Vinhos de Madalosso, Vinhos de Minas e uma variedade de queijos sem fim nem conta... O máximo. De rastafári, como baiano legítimo, Osmar era pura alegria e um balde de simpatia... Vem aí o segundo tempo da Carnavália: 22 de fevereiro. Aguardamos então, ora pois... ADEMAR SANTOS

Águas do batismo Foi num domingo de muito sol de Janeiro que Eduarda, filha de Ana Luiza e Edio Pereira Neto foi levada à pia Batismal da Igreja Matriz de São João Batista, pelos padrinhos Elma Landim Ferreira e Flavinho Raposo. O Padre Pinalli fez a cerimônia das águas... Muito bonita. E lá estavam os avós Adriana, Luiz André e os de coração, Robson e Beatriz... E os queridos bisas, Dorinha e Sérgio, mais Dircélia e Ronaldo. Também presentes os avós paternos, Rogéria e Eduardo Pereira, assim como Jackeline e Luís César e os filhos Luís César Filho e Ana Carolina... Cerimônia bonita com lembranças confeccionadas por João Antônio CG, seguido de um almoço e churrasco no varandão dos Raposos. A festa toda em tons rosa, branco e José Ives Godoy e Maria Célia Pacheco, par perfeito dourado, estava linda...

O subchefe de Gabinete de Neco, José Vitor, com o Ministro da Secretaria Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, em Brasília

Jesus é o Senhor Coincidindo com o dia do seu aniversário de 51 aninhos, João Antônio Cajueiro Gaiato vai festejar seu Nat junto com o louvor “Sou de Jesus”, no dia 24 de fevereiro, às 18 horas em ponto, no Templo Sagrado de Santo Antônio. Uma noite de orações que muito promete. Todos deverão usar as blusas do Louvor e os Botton’s “Sou de Deus”. Promete muito... O Boller estará presente nesta comemoração...

Percyval vem de trem Percival (Corta pra mim), primo-irmão-cumpadi da nossa querida Cláudia Mamia, está anunciando a quatro ventos que vem mesmo para o Carnaval Sanjoanense. Como a casa de Cláudia e Hiroxim anda cheia pro Reinado de Momo, eles querem alguém para hospedá-lo, claro, vai chover na horta. Percival mandou dizer que viria numa nave do Eike Batista (Qual delas querido?), depois resolveu vir de TREM... (Ahhhhhhhhhhh). Só se for no Trem das Onze dos Demônios da Garoa, “Darling”. Ahhh, chupa essa manga, Percy!!!! VILSON CORREA

Abraço de aniversário: Hugo Aquino Filho e esposa Inês


QUOTIDIANO |

19

quarta-feira, 12-02-2014

DIVULGAÇÃO

Elba é show Elba Ramalho arrebentou! Todas as tribos, todas as nações, todos os seguimentos que foram aplaudi-la no Balneário atafonense. Não teve pra ninguém! Ela é o máximo. Cantou e encantou tudo e todos, dando aquele “banho de cheiro”. E aqui, abrindo um portal especial para um minuto de sucesso de Raquel Di Biasi e o dançarino Marcos Braga, que bailaram no forró forrado... E haja canja de Elba para dançar junto também. Foi a glória, foi o sucesso, o grande público delirou.

flores TRÊS NOTAS Dacira Ferreira Barros fez Nat na última quarta-feira, dia 04. Passou o dia recebendo flores, presentes, lembranças, bombons e muitos abraços na hora do rush da Cooperativa Art Culinária. A noite com os filhos Manu, Júnior e Jivago, reuniram no Barco para jantar. Happy, happy... Já Beldo Valle Macedo, com a mulher Jussara e os filhos, Julinho, Beldo Neto e Sarinha, almoçaram em família no domingo, dia 02, com muitos abraços e uma deliciosa peixada servida. Foi um sucesso! Antes do almoço, Beldinho foi ao mar e fez preces a Iemanjá e a noite orou por Nossa Senhora da Penha, sua protetora.

Noivado

Dídio Seixas veio a Atafona jogar flores no mar no dia dois, dia de Iemanjá. Ele e Coutinho me disseram que daqui os pedidos chegam primeiro em Salvador. Vai pensando, vai....

Festa da família FARIA na casa do casal Márcio e Patrícia

O adeus a Lurdinha

Filha do primeiro casamento do mestre Clóvis Miranda e Oliveira, perdemos no domingo, dia 02 de fevereiro, a querida Lurdinha Miranda e Oliveira, casada com Roberto Gitz, mãe da amiga Carla e avó da bonita Ingrid. Lurdinha foi mãe também de dois meninos, que morreDia 11 de fevereiro, abraços a duas aniver- ram ainda pequenos. Era irmã de Lúcia, Lícia, Milton, Mário, Lídia (Falecida em 2012), e sariantes conhecidas da cidade: Isa Brito, que foi Secretária de Educação do município e Rosa de Fátima Assis Barbosa.

felicitações

RICK

Que banana é essa? Vocês conhecem a “Banana Vinagre”? Calma, não é nenhuma coisa de outro mundo. Ela existe, é fato. Zezé “Sinteco” do Alamir tem por aqui uma plantação maravilhosa dessa espécie. Sintam só: A Banana nasce amarronzada, depois fica esverdeada e fecha o ciclo toda vermelha, pronta para ser comida. Zezé mantém pencas de bananas em sua cabana à venda, ali na esquina do Estádio Municipal com a BR. A nutricionista Tainá Steves aprovou, Anatail Segundo disse que ela é fantástica e Chicão de Assis falou que não existe de tão deliciosa. O pernambucano Arthur Bezerra, que mora por aqui e chegou recentemente sua terra CEBOTIM de São Félix, me garantiu que ela (a banana) é prima da banana prata e filha repaginada da banana caturra. Pior se fosse da banana nanica. Ui!!!

Antônio Neves, o elegante chefe de Gabinete do governo Neco

Ayala Machado e Jefferson Tadeu ficaram noivos no dia do aniversário deles neste mês de janeiro. Em presença dos pais Emilinha e Sérgio Bica Tadeu, além dos pais dela Nádia e Antoninho Nelinho Machado. Foi aquela festa, já que foi uma festa em dose dupla... E tudo aconteceu na residência do noivo, em Campos, e no domingo um lauto almoço fez abrir a casa da Água Santa da família, onde os irmãos participaram de uma mesa redonda, do grande churrasco... Brindes inúmeros.

ainda de Ricardo, Eduardo, Marcos e Luís (este já falecido). Filha de D. Maria Antônia, que cedo faleceu, teve em D. Lily Beyruth uma segunda mãe. E foi Lurdinha quem criou o irmão “especial” Antoninho. Seu corpo foi velado na Capela Mortuária e seu sepultamento aconteceu em nosso Cemitério São João Batista. Que Deus a tenha sempre em sua bondade suprema.

ADEMAR SANTOS

Janine Carvalho e Francisco Nascimento

As velhinhas

Que nunca comeu melado

Elas estão por toda a parte e cada vez menos reduzidas, ficam encalhadas e ninguém pega. Quando esquecidas, são devolvidas na porta (Oh.....dó) Mas... Todas são uma mão na roda. Falo das BIKES Idosas e super queridas do Serginho Sena, do João Anísio Silva Souza, do Olímpio Dias, do Sidney Moreira, do Quinzinho Thomaz, do Ivaldo Ribeiro, do Humberto Fogueteiro... E de outros mais... Todas vivem no pó. Mas dizem que tem por aí um “Gato” de velhinhas. Muito cuidado que as velhinhas mordem... Todo cuidado é pouco.

Fazendo a linha “Rainha do Mississipi”, a ex-chacrete Diana Hintz, construiu uma bela churrasqueira e uma super piscina em sua área de lazer em sua casa atafonense. São festas e mais festas. Desde dezembro que cada mergulho é um flash para Diana. E ela avisa a todas as “bibas” amigas, Maria Antônia, Maria Alberta, Ralfinete, Carlota Joaquina, Maria Mázia, Maria Edmara. Tem flash para todo mundo no Facebook dela... U lá lá....


20

NOTA DO QUOTIDIANO

quarta-feira, 12-02-2014

CONSUMIDOR

Médico de Jackson terá de pagar 1 euro por “danos emocionais” a 5 fãs do cantor Um juiz francês determinou nesta terça-feira que cinco fãs de Michael Jackson que disseram ter ficado abalados por sua morte recebam um total de 1 euro por “danos emocionais”, valor a ser pago pelo médico do cantor, condenado em 2011 por homicídio culposo. A sentença na cidade de Orleans encerra dois anos de luta de um grupo de 30 fãs franceses, suíços e belgas do cantor pop pelo reconhecimento legal de sua perda. O médico Conrad Murray foi condenado por homicídio involuntário ao administrar uma overdose do anestésico cirúrgico propofol, que matou o cantor de 50 anos em 2009. Murray perdeu no mês passado uma apelação contra sua condenação, mas continua em liberdade, depois de ter sido solto em outubro de uma prisão de Los Angeles, após cumprir 2 anos de pena. “O doutor Murray fica obrigado a pagar 1 euro ‘simbólico’ ou 1,34 dólar, e isso é o que estamos buscando”, disse o advogado dos fãs, Emmanuel Ludot. O juiz avaliou os registros médicos encaminhados pelos fãs antes de tomar a decisão, afirmou Ludot. O advogado disse que a sentença será comunicada a Murray, que não compareceu às audiências e não esteve representado por um advogado, via correio diplomático. E acrescentou: “Mas a luta não era para reivindicar a soma de 1 euro”. Dois dos cinco fãs contemplados são franceses. Pela legislação da França, qualquer cidadão pode apresentar uma queixa contra uma outra parte, mesmo que essa pessoa não seja francesa, nem resida no país. Os fãs planejam agora entrar em contato com a mãe de Jackson, Katherine, para requisitar sua permissão para visitar o túmulo dele em Glendale, na Califórnia, Estados Unidos.

BEM-ESTAR

JÚLIO NOGUEIRA

|

QUOTIDIANO

COMPORTAMENTO

SAÚDE

LÍNGUA AFIADA

CAROLINE MIRANDA

GUSTAVO VIANA

TATIANA PAIXÃO

LETÍCIA BARROS leticia.barros@quotidiano.com.br

volta às aulas: material escolar

E

m meio às tantas contas que vencem no início do ano, exigindo das famílias um bom planejamento no orçamento, aqueles que têm filhos em idade escolar se deparam com o desafio de adquirir todo o material constante da extensa lista solicitada pela escola. Mas quais parâmetros devem ser observados nestes casos? Na relação entre a instituição de ensino e aluno se aplicam as normas descritas no Código de Defesa do Consumidor razão pela qual a lista de material deve atender aos princípios e regras nele contidos. O primeiro ponto a ser destacado é de que a escola não pode exigir a aquisição de material coletivo (como giz, álcool, canetas para lousa, cartucho ou toner para impressora, guardanapos ou mesmo um volume grande de resmas de papel sulfite), cujo custo, no caso das instituições privadas, já deve estar embutido na mensalidade. A lista deve conter única e exclusivamente o material de uso individual do aluno, necessário para que o objeto do contrato de prestação de serviços firmado entre ele e a escola se concretize. Ademais, não se pode exigir somente a aquisição de uma determinada marca. Ainda que se esteja primando pela qualidade, a escola deve dar opções para o consumidor. É vedada também a imposição de que o material seja adquirido numa única loja ou que seja comprado na própria escola. Procedimentos como este configuram venda casada, conforme aponta o art. 39, I do CDC. A exceção a essa regra são os artigos que não são vendidos no comércio, como é o caso de apostilas pedagógicas, atentando para o fato de que, neste caso, não podem ser cobradas taxas para essa finalidade.

Considerando o direito à informação do consumidor e a transparência contratual que deve existir entre as partes, caso se observe alguma anormalidade na lista de material (quantidade ou mesmo em relação ao item especificado), convém solicitar explicações e esclarecimentos à escola a fim de que se possa efetivamente compreender qual é a finalidade e a justificativa da solicitação.

condições do clima e da localidade em que a escola funciona, determinando também que o modelo de fardamento escolar adotado nas escolas públicas e privadas não pode ser alterado antes de transcorridos cinco anos. Merece destaque ainda a questão da contratação do transporte escolar, que também é realizada neste período. Recomenda-se a verificação dos veículos utilizados, se esses oferecem segurança e se estão devidamente vistoriados pelo Detran. Se o serviço de transporte for prestado pela escola, esta é a responsável. Mas se o contrato for feito com firmas particulares, a escola não tem responsabilidade. Caso alguma dessas regras não seja respeitada, primeiramente o consumidor pode questionar a escola, solicitando a adequação do procedimento disposto no Código de Defesa do Consumidor. Se não obtiver sucesso junto à escola, o consumidor pode se dirigir ao Procon de São João da Barra localizado na Rua Benedito Gomes da Silva nº 4, Centro, que registraremos a reclamação e encaminharemos uma notificação à instituição de ensino. Caso o problema não seja resolvido, será designada uma audiência de conciliação para tentativa de acordo, que, se infrutífero, poderá gerar a instauração de procedimento administrativo com cobrança de multa que se reverte em favor do próprio Procon. A última opção para o consumidor que continuar se sentindo lesado é a via judicial, que no caso, pode ser a dos juizados especiais cíveis.

Atenção também quanto ao uniforme: A escola não pode exigir que a compra seja feita num único estabelecimento se o mercado em geral comercializa esses produtos, sob pena de se configurar, mais uma vez, como venda casada. Além disso, somente se possuir uma marca registrada é que a escola poderá determinar que a compra seja feita no próprio estabelecimento ou em locais pré-determinados. A Lei 8.907/94 estabelece que em relação aos critérios para a Maria Letícia Barros é advogada graduada pela Universidade escolha do unifor- Cândido Mendes e sócia-proprietária do Escritório de Advocame, deve-se levar cia ML BARROS. Especialista em Direito Marítimo e Portuário em conta a situação (ISECENSA), Especialista em Defesa do Consumidor (UCAM), econômica do estu- Doutoranda em Ciências Jurídicas Sociais pela Universidade dante e de sua fa- del Museo Social Argentino (Buenos Aires) UMSA e coordemília, bem como as nadora executiva do Procon de São João da Barra.


Quotidiano. Edição 92. 12/02/2014