Issuu on Google+

ELEIÇÕES 2014

OPINIÃO P.6

EMPREGOS

PCdo B entra na briga no Estado Apesar da desvantagem em relação a outras siglas, o partido mantém a pré-candidatura da deputada federal Jandira Feghalli e detém três prefeituras no Estado do Rio de Janeiro. P. 3

Technip abre oportunidade para dezenas de vagas de empregos em sua fábrica instalada no Complexo Logístico e Portuário do Açu com contratação imediata em diversas áreas.

Vampiros Cinco perfis de pessoas que querem sugar sua energia e muitas vezes consequem nos enganar com suas histórias

QUOTIDIANO ECONOMIA P.8

www.quotidiano.com.br

Ano VIII – Nº 93 – São João da Barra/RJ, quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

DIVULGAÇÃO

MANIFESTAÇÕES

População não aceita mais o descaso das concessionárias

TOM

Ampla, Cedae, Vivo e Campostur. Todas estas empresas prestadoras de serviços em São João da Barra já ultrapassaram os limites da população que vem realizando diversas manifestações. Câmara de Vereadores ingressou no MP contra a Ampla. P. 13

CULTURAL

Diogo Nogueira canta o melhor do samba no Açu P.15

DIVULGAÇÃO

São João da Barra é local propício para a prática do Stand Up Paddle P.9

PAULO PINHEIRO

SUP

POP ROCK

Paralamas do Sucesso volta ao Balneário para cantar músicas marcantes P. 17

IPTU em SJB está com desconto até dia 28

Flamengo faz dois amistosos com seu time de Master: Sede e Açu P. 10

Desconto é de 20% para cota única. Contribuinte tem opção de dividir pagamento em até dez vezes P. 8

Exposição conta história da imprensa em São João da Barra P. 16


2

quinta-feira, 20-02-2014

política

Pezão conta com apoio de 14 partidos Victor Azevedo

PAULO PINHEIRO

victor.azevedo@quotidiano.com.br

A

eleição é em outubro, mas o PMDB já começa a preparar a sua “Tropa de Elite” para o pleito. Segundo levantamento feito pelo jornal O Dia, a pré-candidatura do vice-governador Luiz Fernando Pezão conta com 14 partidos, são eles: PSB, PP, PDT, PTB, PSL, PTN, PSC, PSDC, PRTB, PHS, PMN, PTC e PRP. Em 2010, ano da reeleição de Sérgio Cabral, a chapa era formada por 16 siglas. Vale ressaltar que PT e PCdoB não compõem mais o grupo pelo fato de terem pré-candidatos ao governo. Conversas com o Partido Verde (PV) estão evoluindo. Até mesmo o retorno do PCdoB, caso a deputada federal Jandira Feghalli desista da candidatura, não está descartado. Perguntado sobre o poderio peemedebista na eleição, o senador e pré-candidato ao governo, Lindbergh Farias (PT) disparou: “Essa base tem tudo para implodir. Se o Pezão não subir, abandonam o barco. Eles podem até ter mais deputados, mais dinheiro, mais partidos. Eles só não têm uma coisa: apoio do

A convers

povo que está sofrendo nos trens, com a falta de água...” Por falar em Lindbergh, o PT prepara uma estratégia para tentar sepa-

STF acata recurso de Garotinho em processo de calúnia e difamação

O

Supremo Tribunal Federal (STF) acatou recurso apresentado pelo ex-governador do Rio de Janeiro e atual deputado federal Anthony Garotinho (PR-RJ), acusado da prática dos crimes de calúnia e difamação em queixa-crime apresentada pelo empresário Hiroshi Matsuayama. Nos embargos de declaração apresentados no Inquérito 3228, a defesa do parlamentar questionava a legitimidade do autor da ação. O relator do caso, ministro Marco Aurélio, deu provimento aos embargos, sem efeito modificativo, para explicitar posição quanto à legitimidade do autor da ação. No caso, o ex-governador é processado por acusações feitas em seu blog quanto a empresas de propriedade do empresário, em

que relata supostas irregularidades em contratos públicos. Segundo o relator, a legitimidade se justifica porque foi mencionado no texto publicado na internet não só o nome das empresas como o nome do próprio autor da ação, citado como proprietário. A decisão foi tomada por unanimidade. Declararam-se impedidos os ministros Luiz Fux e Roberto Barroso.

rar o que chamam de “legado petista” no governo Cabral. O objetivo é fugir da imagem de sócio do governo peemedebista.

|

QUOTIDIANO

Cidadão tem até 7 de maio para solicitar ou regularizar título de eleitor N

o próximo dia 5 de outubro, os brasileiros vão às urnas para escolher presidente da República, governadores, senadores e deputados (federais e estaduais ou distritais). Quem ainda não tirou o título de eleitor, tem até o dia 7 de maio para procurar um cartório e realizar a inscrição eleitoral. Os que já possuem, mas mudaram de residência também devem procurar o cartório até essa data para pedir a transferência de domicílio. A data é também o prazo dado pelo TSE para que eleitores com o título em situação cancelado ou suspenso regularizem sua situação. O site do TSE indica o que é preciso apresentar e o que fazer se houver débitos a serem quitados com a Justiça Eleitoral. Já o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida que solicitar a sua transferência para uma seção especial tem até o dia 7 de julho para comunicar ao juiz eleitoral, por escrito, falando das suas restrições e necessidades, para que então sejam providenciados os meios e recursos para facilitar a sua votação. Pessoas que não estiverem em dia com a Justiça Eleitoral ficam com alguns impedimentos, correndo o risco de não poder tomar posse em órgão público e obter empréstimos em estabelecimento de crédito mantido pelo governo, entre outros. O voto no Brasil é obrigatório para quem tem de 18 a 70 anos. A Constituição Federal faculta a inscrição e a votação a quem tem 16 e 17 anos, aos que têm mais de 70 anos e aos analfabetos.


QUOTIDIANO |

3

quinta-feira, 20-02-2014

VICTOR AZEVEDO

ELEIÇÕES 2014 Mapa eleitoral no Rio de Janeiro DIVULGAÇÃO

Jandira Feghalli

ELEIÇÕES Carla Machado, Kaká e Bruno Dauaire são os nomes mais conhecidos do eleitor sanjoanense que deverão disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). São nomes interessantes e de estilos diferentes de se fazer política. O nosso município precisa de um representante na Alerj.

OPÇÃO I A ex-prefeita Carla Machado (PT) traz consigo a experiência de ter comandado a prefeitura de São João da Barra por 8 anos. Além disso, deixou o Executivo com alto índice de aprovação. Agora,a ex-prefeita é a queridinha do PT na região e deverá contar com apoio incondicional da sigla para se eleger deputada. A pré- candidatura do vereador campista Marcão (PT) pode atrapalhar a “Mulher Guerreira”. Mas, em Campos, ela conta com apoio de outro vereador: seu irmão Fred Machado (Solidariedade).

OPÇÃO II

OPÇÃO III

A pré-candidatura do vereador sanjoanense Kaká à Alerj vem crescendo cada dia mais. O presidente estadual do PT do B reiterou diversas vezes que o partido vai apoiar o vereador nas eleições de outubro. A população também aprova essa candidatura. Para muitos, é a oportunidade de acabar com a polarização tão presente nos últimos anos na política sanjoanense. Kaká também conta com um forte reduto eleitoral na Baixada Fluminense. Vai dar trabalho e tem grandes chances de se eleger.

Bruno Dauaire ganhou um importante apoio nas últimas semanas. Wladimir Garotinho anunciou que não será candidato a deputado estadual. E apesar de não garantir apoio a Bruno, o filho de Garotinho deve se empenhar, junto com sua irmã Clarissa para eleger o jovem Dauaire. Sem dúvidas, é o nome que mais cresce com apoio dos “Garotinhos”. Além desse grande apoio, Bruno conta com a fidelidade de vários sanjoanenses que caminharam com seu avô, Alberto Dauaire e o seu pai Betinho.

socorro A Ampla continua desrespeitando o consumidor. A Vivo não é muito diferente. A Cedae finge que não sabe de nada. E a população sanjoanense sofrendo sem ter para onde recorrer. O desrespeito fica cada dia mais evidente. É inadmissível que na alta temporada não sejam oferecidos serviços eficientes para os moradores e os turistas. Todo ano é a mesma coisa e ninguém faz nada. A solução sempre fica para o ano seguinte e nada é feito. Até quando essa falta de dignidade dessas empresas vai durar?

FOTOS

FUGIU

Parabéns à Câmara de Vereadores de São João da Barra que nos presentou com uma bela exposição de fotos do litoral sanjoanense. Liderada pelos fotógrafos Antônio Cruz e Paulo Sérgio Pinheiro, o evento conta também com imagens de diversos fotógrafos amadores do município. A gestão Aluízio Siqueira tem se dedicado a valorizar a nossa cultura.

História curiosa aconteceu em Campos. Um vereador aliado da prefeita Rosinha mudou de residência. O que chama atenção é o horário que ele resolveu fazer isso: durante a madrugada. A atitude pegou a vizinhança de surpresa que se assustou com a placa de venda colocada no muro da casa do edil campista na manhã do dia seguinte.

GASTANÇA A prefeita Rosinha vem sofrendo com críticas pelo alto valor gasto nos cachês pagos aos artistas que se apresentam na praia do Farol de São Thomé. A prática também era desenvolvida pelos governos anteriores. Mas, durante a campanha de 2008, a prefeita prometeu acabar com a farra do dinheiro público em eventos deste gênero.

Jandira terá o apoio de três prefeituras no Rio O

Partido Comunista do Brasil (PCdoB) comanda três prefeituras em todo estado do Rio de Janeiro. Apesar da desvantagem em relação a outras siglas, o partido mantém a pré-candidatura da deputada federal Jandira Feghalli. Ela cumpre seu quinto mandato como deputada e, atualmente, preside a Comissão de Cultura da Câmara. Em 2006, a deputada foi relatora da Lei Maria da Penha e responsável pelo texto que pune a violência doméstica no

Brasil. Em 2006, a deputada visitou diversos estados e entrevistou diversas mulheres vítimas sobre o assunto. Passados oito anos, a lei ajudou a salvar mais de 300 mil mulheres vítimas da violência doméstica. O grande campo eleitoral do partido é o município de Belford Roxo. O prefeito Dennis Dauttmam tem a missão de angariar votos para a candidatura do partido. Na última eleição, mais de 300 mil eleitores foram às urnas

no município, o que mostra a importância do apoio do prefeito na disputa eleitoral. Já em Barra Mansa, o partido tem como líder o prefeito Jonas Marins. O município possui aproximadamente 129 mil eleitores e é um importante campo eleitoral do Sul-Fluminense. Entre os municípios de menor eleitorado, o PC do B também tem uma representante. Soraia Graça é a prefeita de Rio das Flores que conta com aproximadamente oito mil votantes.

Dilma tem 85% de chance de se reeleger, diz Ipsos Q

ue ela é favorita, ninguém duvida. Mas a empresa de pesquisa Ipsos, uma das maiores do mundo, já quantifica para seus poderosos clientes o quão favorita a vencer Dilma é: ela tem 85% das chances. Em visita ao Brasil, Clifford Young, diretor de pesquisas sobre o setor público da Ipsos, afirma que Dilma só perde a eleição se surgirem “curingas” — um apagão de grandes proporções, uma organização de Copa do Mundo inquestionavelmente ruim ou um escândalo de corrupção, por exemplo. O trabalho da Ipsos é dizer o resultado das eleições antes de elas acontecerem. Não é à toa que seu slogan é “Ninguém é imprevisível”. Para fazer isso, o diretor da Ipsos elegeu a aprovação do governo como o indicador mais importante para prever reeleições ou vitória de governistas nas eleições de sucessão. O governo federal hoje tem aprovação de 56%, segundo dados do Ibope do fim de 2013. Isso está dentro da faixa que Clifford chama de desejo de continuidade. Ela vai de 55% de aprovação para cima. De 39% para baixo, a indicação é de que a população quer mudanças. Nesse caso, as estatísticas da Ipsos mostram que em 250 eleições pelo mundo, o presidente ou seu candidato perde na esmagadora maioria das vezes. Entre 40% e 54% de aprovação, a situação é intermediária. Sugerir quem é o ganhador se torna altamente imprevisível — contrariando o slogan da Ipsos. “Nessa faixa de aprovação, o desempenho dos candidatos de oposição é muito mais determinante”, diz Clifford. Por isso mesmo, hoje

Clifford imagina que mesmo que Aécio Neves ou Eduardo Campos acertem no tom e façam uma boa campanha, nenhum deles conseguirá derrotar Dilma. DIVULGAÇÃO


QUOTIDIANO |

5

quinta-feira, 20-02-2014

Juju nos bastidores juju@quotidiano.com.br

Em frente Estou achando o máximo assistir às partidas do Esporte Clube São João da Barra pela TV Quotidiano. Não perco um jogo sequer. Parabéns a toda equipe competente que tem Raphael Pereira, Fábio Menezes, Saulo Bastos, Clayton Aquino e Bruno Costa. Anota aí www.quotidiano.com.br/tv

FICA A DICA

“As convicções são inimigas mais perigosas da verdade do que as mentiras” Friedrich Nietzsche

Qual o seu Polêmica carnavalesca sentimento? Parece que é verdade mesmo. O Chinês vai desfilar somente um dia no carnaval. O tema já gerou muita discussão no facebook. Alguns apoiam e outros dizem que vai acabar a tradição. Será que os chineses novamente vão mudar o perfil do carnaval de São João da Barra? Porque foram eles que lançaram o primeiro samba da história de nosso carnaval. O Congos resistiu com a marcha-rancho, mas depois teve que migrar para o samba no pé. Esperemos cenas dos próximos capítulos. Aliás, até a hora que mandei o e-mail com estas notícias para meu chefinho, não tinha notícia do lançamento do samba enredo do Chinês. Onde está? Tá todo mundo curioso. A subvenção atrasou a letra?

Entre babados, babadinhos e babadões HORA DE SAIR DO ARMÁRIO O carnaval é a época mais democrática do ano, nos cinco dias em que a terrinha estará entregue a Momo, elas vão estar soltinhas... Minha Butterfly me contou que terá um projeto de biba que promete soltar plumas e purpurina na Avenida do Samba! Quero só ver... Abra as suas asas e solte suas feras, menina! AH, WILSON VAI! Depois de tomar conta da bike idosa dos outros, minha amiga colunista está mesmo perdendo a linha! Ela só quer saber do hortifruti... É um tal de banana pra cá, berinjela pra lá, que eu acho que ela está perdendo a noção! Vai com calma amiga. SEGURA PEÃO EM PLENO VERÃO Em pleno o calorão do verão, tivemos mais uma edição do rodeio por aqui! E o que vimos foi um desfile de horror com camisas xadrez, fivelas gigantescas e botas... Pera lá, me poupe né, gente? Fora o segura peão nos bastidores... Salve as Marias Breteiras, mas isso deixa quieto!

DIVULGAÇÃO

A Banda Nosso Sentimento veio aqui em Grussaí e agradeceu à prefeitura de Campos e a rádio Diário. Seria por conta dos shows que estão sendo investigados em Campos? Quando foi Anitta, foi privado, agora foi evento público. Deve ser porque no verão os campistas veem em massa para São João da Barra. Alô secretário de turismo e produção dos shows. Eu estava lá e fiquei indignada. Ou estava bêbada e estou delirando?

Luizinho Partiu nosso amigo Luizinho. Tão alegre sempre, musical, operário da música. Toda vez que me encontrava falava: “juju, juju, juju”. Que descanse em paz e conforto para seus parentes. Enquanto esteve por aqui tocou com harmonia para encanto de todos nós seus amigos.

Drogas

FOTO REVISTA Muito chique. Luana Machado Maia é a nova integrante da escola de atores de Wolf Maya. Arrebenta Luaninha, você merece!

Vocês já perceberam quanta droga circula em São João da Barra. Muitas já foram apreendidas, outras ainda precisam ser imediatamente.

DIVULGAÇÃO

niver Lício Mota, Fernanda Luiz Medeiros, Mayara Ferreira, Rogério Seabra, Kataline Melo, Érika Meireles, Suelen Urbano, Marcelus Bechara, Beto Pirralho, Marcos Sá, Gilberto Morsh, Gil Ribeiro, Ângelo Nani, Tequinha Moore.

TUDO AZUL, TODO MUNDO NU O que é que é isso que tá rolando nos What’s? Uma meninada peladinha. Tem foto de tudo e de todas. Pelo enquadramento focal, não foram fotos forçadas. Agora, quem espalhou? Tem tarado apostando 5 por 1 por aí. Vamos com calma, meninas! DURINHA DA SILVA Minha butterfly tem imã para assuntos de fofocas. Não é que ela presenciou gente do meio político negando ajuda a colega? E ainda ouviu direitinho: “Só tenho duzentos reais para o final de semana”. Gente, vamos fazer igual ao PT e abrir uma conta para depósito. Que coisa!

O lindo casamento de Rosyllene e Marcos Vinicius com grande comemoração no Oliveira Garden. Felicidades ao casal.

VAI DAR BARRACO Ela insiste em dar em cima do marido da outra. A coisa tá ficando frenéticaaaa. Uma amiga em comum já avisou que o bicho vai pegar. Desculpem, mas quero estar presente para ver o circo pegar fogo. Vão voar plumas, cabelos e arranhões para lá e para cá. REDES SOCIAIS É muita besteira escrita pela mesma pessoa. Tenha dó. Todo dia é a mesma babozeira, se faz de vítima, mas no final quer é morder e envenenar. Cruzes!

Eric Meirelles fazendo merecido sucesso no Rio de Janeiro


6

quinta-feira, 20-02-2014 |

opinião EDITORIAL

ARTIGOS <

BRUNO COSTA

Os vampiros

bruno.costa@quotidiano.com.br

O DNA da violência versus a violência no DNA

O

assunto que tomou conta dos meandros da comunicação foi o comentário da jornalista do SBT, Rachel Sheherazade, que apoiou o ato de justiceiros contra um adolescente que foi espancado e preso nu pelo pescoço a um poste com uma trava de bicicleta por três homens no Rio. A repercussão foi imediata nas redes sociais e a própria emissora declarou que a opinião era da jornalista. Imediatamente o deputado federal do Psol de São Paulo, Ivan Valente, rebateu o que chamou de apologia ao crime em horário nobre. Em seu artigo na Folha de São Paulo “A volta do Pelourinho”, Valente foi enfático ao dizer que a jornalista violou a Constituição, o estatuto da Criança e do Adolescente, código de ética dos jornalistas, dentre outros inúmeros parágrafos de legislações. O deputado lembrou, ainda, do deboche de Sheherazade: “quem se apiedou do marginalzinho que adote um bandido”. No fervor da discussão parece que a opinião pública, estafada de tanta violência e do descaso do aparato governamental, segue de mãos dadas com a jornalista e ratifica sua retórica. A questão é que não podemos resolver os problemas que nos rondam gerando mais violência. Destarte que a população já ultrapassou todos os limites de sua paciência com a insegurança nas ruas e até dentro de casa. A pergunta que devemos fazer é: aquele cidadão já tem o “sangue ruim” voltado para a maldade ou o sistema o levou a praticar tais atos ilícitos? A bem da verdade aquele adolescente e tão vítima quanto a quem ele efetivamente fez algum mal. O que falta neste País são pessoas sérias em sua essência. Não adianta ser sério e se corromper pelas luxúrias do poder. O futuro escorre pelo ralo da corrupção. É o dinheiro da educação, da saúde, da segurança, do esporte. Este adolescente criminalizado que volta do sistema penitenciário mais hábil ainda para o crime poderia ser um médico, um desportista, um professor, engenheiro, empresário. Não lhe foi dado oportunidade para escolha. Muitas vezes a escolha vem tarde demais. O ser já foi corrompido e enfeitiçado pelo crime. Os engravatados também são enfeitiçados. Nossa cultura é frágil. O ser humano é frágil. O cara estuda para alguns concursos públicos pensando em se dar bem, o outro quer levar vantagem em uma transação de um amigo. Assim caminha a humanidade. Seria momento de total falta de esperança, mas acho que devemos acreditar sempre que há um jeito. É preciso retomar os valores da família, da vergonha na cara. É preciso viver sem hipocrisia política, religiosa ou sexual. É preciso mais justiça social, equidade e liberdade.

QUOTIDIANO

Disque Redação: 22 2741.8231 jornalismo@quotidiano.com.br

Quotidiano é uma publicação da Editora Costa Sanjoanense CNPJ: 08.944.140/0001-20 REDAÇÃO Diretor de Redação Bruno Costa

REG: 33.819/RJ MTb

Diretor de Arte/Projeto Gráfico Bruno Costa

você pode comentar estes artigos em www.quotidiano.com.br

SILENO MARTINHO Professor e Consultor

P

arece ficção, mas vampiros existem e estão por toda parte, buscando algo precioso: a sua energia. Podem estar sentado a seu lado no escritório, no elevador, no almoço, na hora do lanche, na praia ou até no banheiro. São os chamados sanguessugas ou sugadores de energia. Geralmente, são articulados e tentam acabar com algo importante: sua autoestima. Um vampiro sugador de energia é alguém em profundo estado de apatia, ressentido, com complexo de perseguição e acima de tudo muito magoado. Fui buscar na literatura clássica, os cinco tipos principais de vampiros, para que você evite embarcar nessa canoa furada. O primeiro é o vampiro cobrador, aquele que quando encontra com você, quer logo saber por que não telefonou, diz que você ficou rico, acha que é seu dono, que você tem que dar obediência a ele de tudo que faz além de não possuir outras amizades. A finalidade é fazer você sentir-se sempre culpado com relação a ele e desta forma vai abrindo suas defesas.

Um Zé em Hollywood SAULO ROBERTO Publicitário

O

Brasil de Pelé, da Bossa Nova e do carnaval agora é visto de outra forma lá fora. Mas não estou falando das obras da Copa do Mundo e, muito menos, da derrota do Anderson Silva ou do contrato de Neymar com o Barcelona. Estou falando de um Zé, não aquele da música do Biquini Cavadão, mas sim de José Padilha, um brasileiro como eu e você que gosta de ir à praia e assistir ao jogo de futebol aos domingos, um brasileiro respeitado, criativo e nada mais nada menos que diretor de filmes de Hollywood. José Padilha é respeitado por produzir filmes como o Ônibus 174 e os Tropa de Elite 1 e 2, sucessos de bilheteria e crítica que o levaram ao mundo dos sonhos de qualquer cineasta, editor e produtor, os estúdios hollywoodianos. O diretor simplesmente está na nova versão de um dos maiores clássicos do ciSite: www.quotidiano.com.br

nema, Robocop, com um orçamento de 140 milhões de dólares, muito além da realidade em que os filmes brasileiros estão acostumados. José Padilha fez questão de levar profissionais brasileiros para essa grande produção como Lula Carvalho, diretor de fotografia, Daniel Rezende na montagem e Pedro Bromfman na trilha sonora. Os produtores de Hollywood ficavam espantados com a eficiência e agilidade da equipe brasileira, às vezes, terminando a gravação em três horas, sendo prevista para terminar em oito horas, e ainda perguntava se daria para gravar mais. Como gíria brasileira posso dizer o seguinte: “Ele tirou onda com os americanos”. É difícil ver um brasileiro sendo respeitado lá fora, não somente pelas maravilhosas jogadas no futebol ou pelos acordes das músicas, um povo que ainda é visto como de terceiro mundo, atrasado, mas que aos poucos mostra que tem o bom e o melhor aqui no nosso quintal. Eu como filho de um Zé e profissional de vídeo fico muito orgulhoso em ver um brasileiro se dando bem lá fora. “RoboCop não é o meu primeiro filme americano. É o primeiro filme brasileiro de Hollywood”, brinca ele. Vale a pena ler a matéria sobre o filme no site veja. abril.com.br

Editores Executivos Política Victor Azevedo (victor.azevedo@quotidiano.com.br) Esportes Raphael Pereira (raphael.pereira@quotidiano.com.br) Cultura Gil Miranda (gil.miranda@quotidiano.com.br)

IMPRESSÃO

ANÚNCIOS

São João da Barra (todos os distritos)

Comercial 22 2741.8231 comercial@quotidiano.com.br

Arete Editorial S/A Rio de Janeiro/RJ 3000 exemplares

PERIODICIDADE

Decenal (dias 10; 20; 30)

>

O segundo é o vampiro teatral, onde cada palavra e cada gesto são cuidadosamente estudados, como se ele vivesse o tempo todo no palco, este faz de tudo para ser sempre o centro das atenções. Bajula os superiores com rara habilidade, concorda com tudo, parece até inofensivo, mas no fundo é super perigoso. Sua principal finalidade é puxar o tapete dos outros. O terceiro é o vampiro crítico, que vive para criticar tudo e todos, sendo que suas observações são sempre negativas e destruidoras. A vida para ele é um eterno buraco negro onde estamos nos afundando cada vez mais. A principal estratégia deste tipo de vampiro é arrasar com você, tirando sua motivação e vontade de seguir adiante. Fica feliz ao fazer você sentir-se um fracassado e imaginando que viver não vale a pena. O quarto é o vampiro lamentoso, que fala de desgraças o tempo todo e para sugar sua energia ataca sempre pelo lado emocional, este chora com facilidade para despertar a sua pena, é sempre o coitado e a vítima do mundo. Cada dia chega com uma doença nova, coleciona bula de remédio, e suas histórias são sempre tristes e intermináveis. O quinto e último é o vampiro obsessivo, que sente prazer em descobrir pequenos erros nos outros, se achando a pessoa mais inteligente e talentosa da face da terra e uma vez numa função mais elevada, tenta sempre pisar em quem está embaixo. Seu maior prazer é destruir o que mais sagrado existe nas pessoas, ou seja, a tranquilidade. Se você identificou algum deles, e quer paz, se afaste urgente.

Twitter: @jorquotidiano

CIRCULAÇÃO

QUOTIDIANO

Fan Page: facebook.com/jornalquotidiano

CARTAS DO LEITOR

leitor@quotidiano.com.br

ENDEREÇO

Rua Professor Aluisio Faria, 54 – centro São João da Barra/RJ CEP: 28200-000


QUOTIDIANO |

7

quinta-feira, 20-02-2014

QUO

LEITOR

EMPREGOS A Anglo American abre diversas vagas que estão disponíveis, também, para candidatos com deficiência ou beneficiários reabilitados pelo INSS. Operador de Produção (v897336) Código da vaga:v897336 Nível hierárquico:Auxiliar/Operacional Local: São João da Barra / RJ / BR Quantidade de vagas:1 Data de expiração: 22 de Fevereiro de 2014 Formação: Ensino Médio Completo; Experiência: Desejável experiência em operação de Estação de Tratamento de Efluente Industrial; Desejável experiência em operação de Plantas Ácidas; Desejável experiência em operação de Plantas de Reagentes.Principais atividades: Atuar na operação das Plantas de Reagentes, Plantas Ácidas, Estação de Tratamento de Água, Compressores de Ar; Garantir o cumprimento das normas operacionais referentes à sua função; Participar das reuniões de rotina da operação. Aplicar ferramentas e métodos de qualidade para garantir a solução dos problemas identificados; Conhecimentos específicos: Conhecimento básico em Informática: Windows, Word, Excel, Power Point e Internet. Mais informações acessar o site da empresa em www.angloamerican. com.br

TELEFONES Polícia

190

leitor@quotidiano.com.br www.quotidiano.com.br/fale-conosco www.facebook.com/jornalquotidiano

E-MAILS, CARTAS E REDES SOCIAIS QUOTIDIANO > Rua Prof. Aluizio Faria, 54 - centro - São João da Barra/RJ Cep: 28200-000 E-mail: leitor@quotidiano.com.br. O leitor deve enviar nome completo, endereço e telefone. DIVULGAÇÃO

Presidente do PT do B reitera apoio a Kaká Vejo com bons olhos a candidatura do Kaka para vaga de deputado estadual, é um vereador atuante em nosso municipio, mora aqui e pode fazer muito pelo povo sanjoanense. Alias, é o unico candidato que mora em S J B, os só falam que mora. > José Rodrigues joserodrigues@ymail.com

Andrade exige ainda mais do ECSJB Bom dia. Parabéns para a equipe de SJB pelo desempenho que vem alcançando. Em particular estamos vendo o crescimento da cidade e, bem assim, o crescimento ainda mais do nosso futebol. Alô Rondinelli, Fabricio e demais atletas, aproveitem a oportunidade que estão tendo e procure sempre se aprimorar, treinando com disciplina, mesmo que as vezes vocês tem que abdicar algumas coisa que são parte constante de sua vida. Parabéns !!!!!!!!!!

AMPLA segue no topo da lista de reclamações em São João da Barra pela constante falta de energia elétrica. Moradores do quarto distrito se cansaram do descado da concessionária e estão realizando constates manifestações na BR-356.

Technip abre 50 vagas para fábrica no Açu

Idoso/deficiente Câmara aciona o estaciona em vaga MP de SJB contra especial a Ampla

Estão aí as oportunidades para aqueles que querem trabalhar de verdade. O pessoal de São João da Barra gosta muito é de emprego na prefeitura com metade do expediente. A população tem que mudar esta cabeça, pensar mais pra frente, ficar livre de empregos dados por vereadores. Vamos estudar e garantir nosso futuro por nós mesmos.

Idoso e deficiente nme deveria precisar de cartão para estacionarem em vagas reservadas para eles. O problema é que não existe respeito das pessoas no trânsito. E tem mais uma coisa. Parece mentira, mas já vi gente fingindo ser deficiente para não ser multado. Muita cara de pau do sujeito que ficou rindo depois. É o Brasil.

Não tem que ser só a Ampla não. É uma sacanagem o que a Campostur faz com os passageiros. Nunca vi uma empresa com tanto mal serviço prestado a população. Tinha que entrar na justiça contra a Campostur também. Todo mundo reclama de horário, ônibus velho, funcionários mal humorados e uma passagem muito cara.

> Silvia Tavares

Disque Denúncia

2741.1373

Prefeitura

2741.7878

jorgede1955@bol.com.br

Câmara Municipal

2741.1301

Acho que desta vez vai! São João da Barra na primeira divisão.

> Fernanda Abreu

> Camilla Novaes

> Carlos Eduardo Maia

fernandinhabreu39@yahoo.com.br

camillinhanovaes3@gmail.com

Resgate

192

Bombeiros

193

Defesa Civil

199

Procon

2741.8297

Ouvidoria

2741.7878 R: 338

IPTU

2741.7878 R: 229

> Jorge

siltavares_s@hotmail.com

cadumaia@gmail.com

MEMÓRIA DO QUOTIDIANO DIVULGAÇÃO

Na edição 64 do Quotidiano, de 30 de novembro de 2011, traz uma matéria sobre a Technip: A

Defensoria

2741.1085

LLX, empresa de logística do Grupo EBX, assinou

Fórum

2741.1062

contrato com a Technip Brasil para a instalação de

Cartório Eleitoral

2741.1499

Ampla

2741.1072

Cedae

2741.1056

fluminense. A unidade da Technip, com início de

Demutran

2741.7878

produção previsto para 2013, será localizada na

CDL

2741.1094

ACISA

2741.4146

flexíveis, além de área para armazenagem e teste

Sindicato Rural

2741.1466

de material. A unidade contará com 500 metros

Sispusba

2741.4782

Detran (identidade) 2741.7920 Detran (veículos)

2741.7923

uma unidade de produção de tubos flexíveis para apoio à indústria offshore no Superporto do Açu, em construção em São João da Barra, no norte

margem direita do TX2 – terminal onshore do empreendimento e terá área para produção de tubos

de frente de cais e 289.800 metros quadrados de área total. A previsão é que seja gerada receita para a LLX de aproximadamente R$ 22 milhões por ano em aluguel de área e utilização de infraestrutura.


8

quinta-feira, 20-02-2014 |

economia

Technip contrata para fábrica no Porto do Açu Os currículos devem ser encaminhados para ra empresa e estão abertas 50 vagas para contratação imediata. O processo de seleção será para técnico em Mecânica, Automação, Metalurgia e Eletromecânica DIVULGAÇÃO

Victor Azevedo/ASS.

A

Technip, líder mundial em engenharia, tecnologias e gerenciamento de projetos na indústria de Óleo e Gás, abre processo de seleção para profissionais com formação de técnico em Mecânica, Automação, Metalurgia e Eletromecânica. Estão abertas 50 vagas para contratação imediata. As oportunidades são para trabalhar na Flexibras Açu, fábrica de tubos flexíveis que o Grupo Technip está construindo, em São João da Barra, especificamente no Complexo Logístico e Portuário do Açu. Os currículos devem ser encaminhados para o e-mail recrutamentofabricarj@technip.com. A Flexibras Açu será a maior fábrica de dutos flexíveis em capabilidade da América Latina. A planta industrial ocupará uma área de 290 mil m² e será equipada para produzir tubos com 22 polegadas de diâmetro. A nova fábrica tem como objetivo expandir a capacidade de produção de flexíveis da empresa no país, visando atender, principalmente, às demandas previstas para o desenvolvimento das reservas de óleo e gás do pré-sal. A opera-

Technip trabalha no Porto do Açu com tubos flexíveis e já tem contratos com empresas na região

ção está prevista para começar no 2º trimestre deste ano e deverá gerar 600 empregos diretos e 1,5 mil indiretos. Sobre a Technip Technip é líder mundial em gerenciamento de projetos, engenharia e construção para a indústria de energia. Desde o

desenvolvimento de campos submarinos profundos de óleo e gás às mais complexas infraestruturas onshore e offshore, nossos mais de 38 mil colaboradores estão constantemente oferecendo as melhores soluções e as mais modernas tecnologias para atender aos desafios mundiais de energia, tão necessária

para o desenvolvmento mundial. Presente em 48 países, a Technip possui ativos industriais em todos os continentes e opera uma frota de navios especializada na instalação de dutos e construção submarina. As ações da Technip estão listadas na NYSE Euronext Paris e “over-the-counter” (OTC) nos EUA.

QUOTIDIANO

Desconto de 20% para pagamento do IPTU, até o dia 28

C

ontribuintes de São João da Barra têm até o dia 28 de fevereiro para realizar o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU, com desconto de 20%, em cota única. A segunda via do boleto, tanto para pagamento em cota única, como para o pagamento parcelado, está disponível no portal da Prefeitura. O endereço eletrônico é www.sjb.rj.gov. br. Quem preferir pode parcelar o imposto em até dez vezes. Encerra também no dia 28, o prazo para pagamento com desconto de 80% em juros e multas do IPTU atrasado e inscrito em dívida ativa. Os contribuintes em atraso com o imposto podem procurar o setor de Tributos, da Secretaria Municipal de Fazenda, na rua Barão de Barcelos, 88, Centro, para se informar sobre como proceder com a quitação do imposto. “O contribuinte que estiver em atraso, deve procurar à secretaria de Fazenda para regularizar a situação. Até o dia 28 de fevereiro, ele terá 80% de desconto no pagamento do Imposto se ele for realizado à vista. É uma excelente oportunidade”, salienta Ricardo Trindade, subsecretário de Fazenda de São João da Barra.

Estado receberá R$185 milhões em investimentos em forjarias

DIVULGAÇÃO

Uma das empresas estará na Codin de Duque de Caxias e a outra em Seropédica

O

Estado do Rio vai contar com mais um novo elo da cadeia produtiva da indústria do óleo e gás natural. Duas forjarias programam investimentos no estado. A instalação da Forjaria Galperti do Brasil, no Distrito Industrial da Codin, em Duque de Caxias, com investimentos de R$ 65 milhões e geração de 95 postos de trabalho, permitirá a produção de conectores, peças forjadas, válvulas e peças especiais. Já a italiana Marcora, que investirá R$ 120 milhões em Seropédica, vai gerar 100 empregos e vai produzir aços especiais. Com a compra do terreno, a implantação da Galperti será realizada em três etapas dentro de uma área com 48.879 m². A expectativa é que a unidade esteja concluída nos próximos cinco anos. O objeti-

vo da empresa no Brasil é desenvolver oportunidades de negócios junto ao setor de Óleo & Gás. A unidade de forjaria de Seropédica entrará em operação em 2015 e fornecerá até 40 mil toneladas/ ano em aços especiais para utilização em equipamentos de exploração em condições submarinas. Atualmente, a empresa fornece para o país por meio de sua unidade em Milão. Forja é um sistema composto dos seguintes itens: fornalha (material carburante e ar), bigorna, martelos, tenazes e liquidos para arrefecimento (óleo/ água). A principal ação é a deformação da estrutura inicial. Posteriormente segue-se para o tratamento térmico para o conferir ao metal as qualidades desejadas

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, que há um risco mínimo de desabastecimento de energia no País, caso as condições climáticas sejam “absolutamente adversas”. Lobão havia dito que esse risco era “zero”. Segundo ele, se o País quiser ter a sua disposição uma folga maior de energia, o consumidor terá que pagar por isso. De acordo com o ministro, o País tem hoje 126 mil MW de capacidade instalada.


QUOTIDIANO

Ciclista volta aos treinos

ESPORTIVA Raphael Pereira

raphael.pereira@quotidiano.com.br

M

unicípio privilegiado por ser banhado pelo rio Paraíba do Sul, oceano Atlântico e belas lagoas, São João da Barra é o cenário perfeito para a prática de um dos esportes que mais cresce em número de adeptos no Brasil. Os praticantes do Stand Up Paddle ou simplesmente SUP encontraram na cidade uma aptidão natural para a prática esportiva. Com isso, o município se torna a cada dia mais uma referência para a modalidade, por ter um maior número de opções. “Aqui em São João da Barra temos ótimos lugares para praticar, temos a lagoa de Iquipari, lagoa do Açu, Rio Paraíba do Sul, além das praias da região”, ressalta Márcio Paes, que está praticando o esporte há seis meses, e disse que o gostou surgiu depois de que ele e a esposa experimentaram o SUP pela primeira vez. “Ficamos apaixonados pelo esporte e decidimos comprar a prancha. Foi amor à primeira vista, você pode remar com amigos, parentes, até sozinho, sendo um esporte aeróbico e completo”, afirma Paes. Considerado um esporte de fácil aprendizado, o SUP pode ser praticado por mulheres, homens, crianças, de uma faixa etária de 4 a 80 anos e sem qualquer preparação física. “No primeiro dia de prática, a pessoa

já rema, fica de pé e curte. Essa modalidade permite que qualquer pessoa curta a modalidade no primeiro dia e passe a evoluir, além de fazer com que as pessoas descubram lugares fascinantes, que muitas vezes estão perto da gente e não damos o devido valor”, completa Marcio Paes, que realizou há alguns meses a travessia entre São João da Barra e Atafona em cima da sua prancha, sendo essa a maior distância que percorreu, num total de 4,5 quilômetros, com duração de uma hora. Remando nos fins de semana, onde fica quatro horas em média dentro d’água, Márcio já praticou o Stand Up Paddle em Búzios, Cabo Frio, Rio das Ostras, Macaé, Lagoa de Cima, Lagoa de Carapebus, entre outros. O SUP tem contato direto com a natureza. Em lagos, barragens e rios é um esporte contemplativo e de consciência ecológica. O Stand Up Paddle, chegou para permitir as pessoas, não atletas, de praticarem um esporte emocionante, com vários níveis de graduação. Contudo, a grande diferença, e ao contrário do surfe, qualquer pessoa consegue ficar de pé na prancha, remar e curtir muito, no primeiro dia. “Realmente, uma sensação muito emocionante para quem não pratica nenhum esporte

DIVULGAÇÃO

quinta-feira, 20-02-2014

e tem vontade de começar algo diferente, seja sozinho, com amigos ou com a família”, finaliza. Segurança Todo esporte precisa de segurança. É fundamental que os praticantes utilizem os equipamentos de segurança. Os básicos são a corda que une o pé do praticante à prancha (chamada de leash). Como em todo esporte aquático, é aconselhável saber nadar. Para garantir a segurança dos praticantes com menor afinidade com a água, é fundamental o uso de colete salva-vidas. Para os iniciantes, recomenda-se que procurem locais sem correnteza forte e com a superfície da água mais lisa, isso facilita o equilíbrio de quem está subindo pela primeira vez no Stand Up Paddle. Evitar também remar entre banhistas é aconselhável já que a prancha é um equipamento grande e, em uma colisão, pode machucar. Outro conselho dos desportistas mais experientes é não praticar a atividade em dias de chuva com relâmpagos e trovoadas ou com muito vento.

Stand Up Paddle ! I U Q A É

São João da Barra tem todos os ingredientes para a prática do SUP

RAPHAEL PREREIRA

RESENHA

9

página

11


10

quinta-feira, 20-02-2014 |

TV Quotidiano inaugura novo conceito em transmissões esportivas A

paixão do torcedor não tem limites e, na era da Internet, uma nova onda invade as redes sociais. Inovando em qualidade de transmissão, a TV Quotidiano vem ganhando ainda mais audiência a cada rodada em que o São João da Barra entra em campo. Não apenas o apaixonado torcedor sanjoanense fica em casa torcendo pelo clube que representa as cores de uma cidade que vive e respira futebol como, também, as famílias da legião de jogadores que chegaram à cidade para alimentar o sonho de levar o clube ao convívio com os grandes do estado se conectam através do www.quotidiano.com.br/tv. O goleiro Santiago e o treinador Andrade são dois dos exemplos dentre todos os jogadores e membros da comissão técnica que tem amigos e parentes sintonizados na grande rede. “Nunca joguei em clube algum que tivesse tamanha cobertura de mídia. Minha esposa e filhos vibram a cada lance do São João da Barra e a emoção é forte lá em casa. Todos adoram a transmissão e não perdem uma, além de acompanhar diariamente as informações do São João da Barra no Quotidiano”, diz o arqueiro. Para o hexacampeão Andrade, a torcida da família é mais um ingrediente para a boa fase do time que se mantém no G2 desde a primeira rodada do Grupo B da Série B. Acostumado com a presença maciça da imprensa desde os tempos de jogador no clube mais popular do país, o técnico do São João da Barra mostra a sua satisfação por ter os jogos dos seus comandados transmitidos

FÁBIO MENEZES

Família de Santiago e de Andrade assistem aos jogos pela TV Quotidiano

pela grande rede. “Em dia de jogo, com chuva ou sol, minha família e amigos ficam conectados no Quotidiano. Me faz lembrar os tempos de Flamengo, não vou negar. A paixão do torcedor de São João da Barra é tão grande quanto, não fica atrás, e já contagiou a todos lá em casa”, confessa Andrade. Enquanto espera a bola rolar até o dia 26,

quando o ECSJB volta a campo após cruzar o estado para enfrentar o Grêmio Mangaratibense, mais e mais torcedores e simpatizantes do clube aguardam e difundem o trabalho da equipe de esportes do Quotidiano, aumentando um séquito de internautas que torcem agora com ainda mais vibração pelo São João da Barra alcançar a tão sonhada vaga a Série A. [Fábio Menezes]

ECSJB empata com Quissamã e segue invicto na Série B E

m partida válida pela terceira rodada do Grupo B da Série B, Quissamã e São João da Barra lutaram muito até o final pela vitória mas o equilíbrio tático prevaleceu no empate em um gol. Se no primeiro tempo os dois goleiros e destacaram com defesas importantes, a etapa final teve os dois gols da partida. Logo no primeiro minuto Lino aproveitou rebote de Santiago e abriu o marcador para o Quissamã. Dez minutos depois, após cruzamento de Rondinelli pela direita a bola sobrou para Felipe (foto) empatar. O Quissamã volta a campo no próximo sábado (22) para encarar a Portuguesa, no Estádio Luso Brasileiro, no Rio de Janeiro, enquanto o São João da Barra, mais uma vez fora de casa, só atua no próximo dia 26, enfrentando o Grêmio Mangaratibense, no Estádio José Maria de Brito Barros, em Mangaratiba. Com a eliminação e rebaixa-

mento automático do Serra Macaense, Miguel Couto e América de Três Rios que não se inscreveram na Série B, o clube sanjoanense sai ‘prejudicado’ já que os três jogos seriam em casa. A torcida do Esporte Clube São João da Barra só volta a ver o clube jogar em casa novamente no

dia 15 de março, sábado, contra o Ceres, às 18 horas. Sobre a partida contra o Quissamã, Andrade disse à TV Quotidiano que foi um bom resultado visto a dinâmica do jogo. “Tivemos um jogador expulso, jogamos na casa do adversário e contra um bom time”, frisa. FÁBIO MENEZES

O lateral esquerdo Felipe foi o autor do gol que deu o empate contra o Quissamã

Parada técnica para hidratação é confirmada pela Fifa

O

s jogos da Copa poderão ter parada técnica para hidratação dos atletas. A medida foi confirmada pelo chefe do departamento da Fifa, Jiri Dvorak, durante evento em São Paulo. A entidade, dona da Copa, irá definir uma hora antes dos jogos quais terão interrupção para reduzir desgastes físicos devido ao alto calor. De início, sete partidas preocupam. “Isso é uma questão médica. Vamos decidir isso antes de cada jogo. Não comunicamos onde vamos fazer. Vai depender da situação no dia do jogo. Nossas autoridades médicas vão analisar. Vamos mensurar as condições uma hora antes do jogo e a autoridade médica da Fifa vai me consultar. E vamos decidir”, afirma Dvorak. Sete partidas da Copa serão disputadas no nordeste, às 13 horas.

QUOTIDIANO

Master do Fla faz dois jogos em SJB

J

ogadores do clube que tem o maior número de torcedores no mundo estarão presentes em duas apresentações em São João da Barra. Nos dias 21 e 22 de fevereiro jogadores que marcaram época no Flamengo estarão fazendo a alegria do torcedor Rubro-Negro. A festa terá como grande anfitrião o treinador do Esporte Clube São João da Barra, Andrade. Na sexta-feira (21), o time do Flamengo irá enfrentar o veterano do Sanjoanense Futebol Clube, às 19h, no Estádio Municipal Manoel José Viana de Sá. No dia seguinte, sábado (22), a equipe Rubro-Negra que terá o comando do treinador do Esporte Clube São João da Barra e ídolo da torcida do clube carioca, Andrade irá enfrentar o time de veteranos do Açu Futebol Clube, às 16h, no Estádio Geraldo Nunes Barreto. O time de máster do Flamengo conta com ex-jogadores que marcaram seus nomes na história do clube, que desfilarão seu bom futebol nos gramados sanjoanenses. País, Delacir, Zé Carlos, Rondinelli, Paulo Henrique Filho, Jorginho, Nélio, Beto, Marquinho, Adílio, Júlio Cézar Uri Gueler, Cláudio Adão, Renato Carioca, Bigú e Gilmar Totoca são alguns desses jogadores que marcarão presença por aqui nos dois dias de evento. PARTICIPAÇÃO ESPECIAL A partida realizada na Praia do Açu, ainda contará com a participação do cantor Diogo Nogueira, que no mesmo dia sobe ao palco oficial, às 22h para o seu show pela programação de verão em São João da Barra. PAULO PINHEIRO


QUOTIDIANO |

11

quinta-feira, 20-02-2014 RAPHAEL PEREIRA

Prefeitura de Recife desiste de bancar Fan Fest

A

prefeitura de Recife anunciou que não vai mais promover a Fan Fest, evento que promove a transmissão de partidas da Copa do Mundo nas sedes do evento devido ao valor do projeto para o poder público. A justificativa para a desistência da capital pernambucana foi o alto custo previsto para a instalação das estruturas necessárias para o evento, que seria realizado no Marco Zero, no Centro de Recife. Ao todo, o investimento previsto seria de R$ 20 milhões, integralmente custeados pelos cofres públicos. Além da transmissão pública das partidas do Mundial, o Fan Fest também é um espaço destinado à exploração comercial e exibição dos patrocinadores da Fifa que ainda não se pronunciou sobre o recuo de Recife.

João Carlos volta aos treinamentos no ciclismo depois de dois anos

Neymar marca pelo Barça na volta de lesão divulgação

Atleta quer voltar a brilhar nas tradicionais competições regionais e nacionais que lhe renderam renome

A

pós quase dois anos parado, ele está de volta às pistas. O ciclista sanjoanense João Carlos voltou aos treinamentos visando representar São João da Barra em competições nacionais da modalidade. Cinco vezes campeão da Prova Ciclística do Santíssimo Salvador, em Campos, João Carlos tem como meta a disputa do Campeonato Brasileiro de Ciclismo, que será disputado no mês de agosto na cidade de Salvador, na Bahia. “Me dedico cem por cento por amor ao esporte, estou colocando como objetivo a disputa do Brasileiro, da Copa Brasil Máster em Rio das Ostras e entrar na disputa do Ranking Estadual”,

ressalta o atleta que acumula no seu currículo um grande número de títulos, com destaque para o título nos anos de 2008 e 2009 da Prova Internacional 9 de Julho, disputada no Autódromo de Interlagos, em São Paulo e a conquista do título do ranking estadual de ciclismo em 2010. O atleta, que foi obrigado a parar de treinar devido a dificuldades financeiras, afirma que com sua vontade vai superar os desafios do esporte e da vida. “O ciclismo é um esporte muito caro e as maiores dificuldades são as despesas com a manutenção da bicicleta, alimentação, suplementação, tudo isso para se ter um bom rendi-

mento nas competições”, explica o atleta. Contando com a ajuda de custo (alimentação, hospedagem e inscrição) oferecido pela Prefeitura de São João da Barra nas competições que são disputadas, o ciclista conta com o apoio de alguns empresários da cidade para continuar em busca dos objetivos. “Quero agradecer à Drogaria Central e à Academia Barra Fitness que estão me apoiando e acreditando no meu potencial, aproveito para deixar livre para quem quiser me ajudar a representar o nome de São João da Barra em todo o Brasil”, finaliza.

R

ecuperado de uma lesão no tornozelo direito que o tirou de campo por 30 dias, Neymar voltou a jogar pelo Barcelona, no jogo diante do Rayo Valecano, pela 24ª rodada do Campeonato Espanhol. Poupado, o jogador brasileiro só entrou no segundo tempo, aos 17 minutos. Pouco tempo para fazer algo? Parecia. Tímido, não criou qualquer jogada até os 43, quando recebeu a bola no meio de campo, deixou dois marcado-

res para trás e acertou um forte chute no ângulo. Na comemoração, dançou com Daniel Alves. O Barcelona venceu por 6 a 0 e se prepara para o primeiro confronto contra o Manchester City fora de casa pelas oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa. Um pouco mais de tranquilidade para o torcedor brasileiro, que tem em Neymar a maior esperança de gols para conquistar o hexacampeonato do mundo no Brasil.


QUOTIDIANO |

13

quinta-feira, 20-02-2014

geral

Cidadão reclama de serviços prestados por concessionárias Ampla, Cedae, Campostur, Vivo são alvos de duras críticas da população de São João da Barra pela má qualidade dos serviços prestados. Câmara de Vereadores ingressou com representação contra a Ampla. Manifestações continuam no quarto distrito.

U

ma enquete realizada pelo Quotidiano no site do jornal www.quotidiano.com. br sobre a prestação de serviços de algumas concessionárias em São João da Barra mostrou a insatisfação da sociedade perante empresa de energia, telefonia, transporte intermunicipal e água/ esgoto. Diversas manifestações estão sendo realizadas pelos cidadãos do quarto distrito de São João da Barra, nas localdiades de Cajueiro e Degredo que constantemente estão ficando serm energia elétrica. Nas últimas semanas protestos fecharam a BR-356 causando congestionamento e chamando a atenção da imprensa e do poder público. A Câmara de Vereadores de São João da Barra ingressou uma representação contra a concessionária Ampla no Ministério Público do município devido as constantes falhas no fornecimento de energia elétrica nas localidades de Cajueiro, Degredo e Rua Nova. Moradores chegaram

a fechar a BR 356 duas vezes nas últimas semanas em forma de protesto. Segundo o presidente da Câmara, Aluizio Siqueira Filho, a medida foi tomada porque o problema tem virado rotina nessas localidades onde os moradores têm ficado sem luz durante várias horas por dia, e, em alguns casos, por até três dias. Na representação, a Câmara solicita que seja instaurado Inquérito Civil Público objetivando apurar os fatos e, após encerramento do procedimento preparatório, que seja deflagrada uma Ação Civil Pública apta a cessar as práticas abusivas cometidas e reparar o dano coletivo causado. “Estamos trabalhando nessa cobrança à Ampla há bastante tempo. Buscamos entendimento através de ofícios e ligações telefônicas, realizamos uma audiência pública em abril de ano passado aqui na Câmara, mas como nada surtiu efeito, resolvemos procurar outros caminhos através da justiça – explica Aluizio

DIVULGAÇÃO

Enquete realizada pelo Quotidiano mostrou insatisfação da sociedade com a prestação de serviços

Siqueira. A falha no fornecimento de energia tem gerado prejuízos não só em relação aos alimentos no refrigerador e utilização de eletroeletrônicos, mas para a própria saúde da população que se vê impedida de utilizar aparelhos de ventilação, essenciais no

verão. Restaurantes, pousadas, supermercado e pacientes em tratamento home care também reclamam da situação. Nas redes sociais a população reclama dos ônibus lotados e sem estrutura da Campostur, da falta de água em diversas localidades e das falhas na telefonia móvel.

Rio Rural implanta nova unidade de pesquisa em Quissamã

Inscrições abertas para bolsistas da Uenf

Ideia é fomentar um pastejo rotacionado em sistema silvipastoril

Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PROEX) abriu inscrições para contratação de bolsistas multiplicadores. O objetivo da seleção pública é a contratação de candidatos a multiplicadores na modalidade de bolsas nas categorias de nível superior e médio no âmbito do Programa Universidade Aberta, sob coordenação geral da PROEX. As inscrições terminam no dia 28 de fevereiro e o edital está no site www.uenf.br

I

DIVULGAÇÃO

ncentivado pelo sucesso de um pastejo rotacionado irrigado com água de uma barragem subterrânea (implantada através de uma unidade de pesquisa participativa da Pesagro-Rio), o agricultor familiar Durval de Souza Filho aceitou a proposta do zootecnista e consultor do Programa Rio Rural, Samuel Oliveira de Souza, para Projeto vai melhorar alimentação da pecuária bovina e poderá aumentar a produção leiteira a implantação de uma unidade, desta vez, um proteína. Em alguns piquetes, por exemplo, vamos pastejo rotacionado em sistema silvipastoril em sua plantar árvores. Tudo isso vai dar melhor conforpropriedade na microbacia Brejo da Piedade, em to às vacas e poderá aumentar a produção leiteira. Quissamã, Norte Fluminense. “Vamos plantar tipos Também vamos avaliar a produção que cada tipo de diferentes de capim com variadas concentrações de capim proporciona”, revela o zootecnista.

A

Rua dos Passos, 462 Centro - São João da Barra

Ao contactar os responsáveis pelas empresas a resposta é praticamente a mesma: “Estamos trabalhando para sempre melhorar os nossos serviços”. No Procon de São João da Barra o recorde de reclamações também ficam por conta das empresas citadas na enquete realizada pelo Quotidiano.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO A diretoria da Irmandade de São Pedro convoca os irmãos para a eleição da nova diretoria do biênio 2014/2015 a ser realizada no dia 7 de março na própria igreja de São Pedro localizada na Rua dos Passos. São João da Barra, 11 de fevereiro de 2014 André Luiz Araújo Presidente


14

quinta-feira, 20-02-2014 |

mundo

Twitter pode estar sendo bloqueado pelo governo da Venezuela M

uito usado por manifestantes durante protestos para relatar os acontecimentos e postar fotos em tempo real, o Twitter, que as imagens publicadas por usuários na Venezuela estavam bloqueadas, provavelmente em decorrência de alguma ação do governo de Nicolás Maduro. “Posso confirmar que as imagens do Twitter estão bloqueadas na Venezuela. Nós acreditamos que foi o governo que as bloqueou”, afirmou à agência EFE o porta-voz da empresa, Nu Wexler. O governo venezuelano não comentou a acusação. Usuários do microblog denunciaram a situação durante as marchas contra o governo. O problema afetou inicialmente usuário do provedor estatal CANTV, mas se espalhou para internautas de outros provedores. O Departamento de Estado dos EUA pediu que a Venezuela respeite a liberdade de expressão. O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, qualificou as manifestações contra sua administração como “um plano para derrubar um governo democraticamente eleito, que tem a legitimidade do apoio popular e a legitimidade histórica

Representantes da Coreia do Sul e do Norte terão nova rodada de discussão DIVULGAÇÃO

DIVULGAÇÃO

Tensão entre as duas Coreias pode causar ainda mais conflitos

A

Coreia do Sul rejeitou a pressão da Coreia do Norte para adiar o exercício militar deste mês com os Estados Unidos, de modo a não coincidirem com uma reunião de famílias separadas pela Guerra da Coreia. A solicitação norte-coreana foi feita numa rara reunião de alto escalão entre as duas Coreias. Pyongyang chegou a ameaçar cancelar a reunião, no que seria um revés após várias semanas com iniciativas de aproximação por parte de Seul. “A Coreia do Norte exigiu persistentemente o adiamento do exercício conjunto por dois dias em que eles coincidem com as reuniões”, dis-

Nicolas Maduro diz que manifestações são plano para derrubá-lo

de ter emanado de uma revolução vitoriosa”. Na sexta-feira, outro protesto estudantil ocorreu em Caracas, reunindo aproximadamente mil manifestantes. Enquanto muitos dos 69 estu-

dantes presos continuavam detidos em razão dos protestos, que deixaram 3 mortos e mais de 60 feridos, líderes universitários concentravam ativistas nas ruas. de Caracas e de outras cidades

Militares colombianos são acusados de espionagem governamental

O

QUOTIDIANO

Exército da Colômbia negou ter realizado atividades ilegais na loja de informática usada como fachada pelo serviço de inteligência do país. Militares colombianos estão sendo acusados de espionar clandestinamente membros do governo que fazem parte dos diálogos de paz com as FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia). De acordo com o relatório lido pelo inspetor-geral do Exército, general Ernesto Maldonado, o centro de espionagem foi criado de maneira “legal” e não exerceu quaisquer atividades “ilícitas”. Maldonado frisou, entretanto, que é responsabilidade da Promotoria, Procuradoria e Justiça Militar apurar se

as declarações da corporação são ou não verdadeiras. O relatório do Exército diz ter ouvido dez testemunhas e realizado 22 provas de credibilidade. O inspetor afirma não ter encontrado indícios de atividade ilegal. Após as denúncias feitas pela imprensa colombiana, acusando militares de vigiar representantes do governo envolvidos no processo da paz com as FARC, o Ministério da Defesa do país realizou mudanças na chefia de inteligência das Forças Armadas colombianas.

DIVULGAÇÃO

Banco iraniano move ação contra Tesouro inglês

O

O inspetor-geral do Exército nega as atividades ilícitas

se o ministro sul-coreano da Unificação, Ryoo Kihl-jae, ao Parlamento. “No que nos diz respeito, é impossível.” Representantes das duas Coreias voltarão a se reunir para uma segunda rodada de discussões na localidade fronteiriça de Panmunjom, disse o Ministério da Unificação, acrescentando que essa reunião foi proposta pelos norte-coreanos. A Coreia do Norte diz que os exercícios militares são o ensaio para uma guerra por parte dos EUA, apesar das reiteradas negativas de Seul e Washington, alegando se tratar de uma atividade rotineira. Os EUA mantêm cerca de 28.500 soldados na Coreia do Sul.

maior banco privado do Irã, o Mellat, entrou com uma ação judicial contra o Tesouro britânico pedindo bilhões em compensação por negócios que perdeu em razão das sanções aplicadas pelo Reino Unido contra o Irã. Procurado, um porta-voz do Tesouro do Reino Unido disse que não pode comentar sobre processos em andamento. Em junho de 2013, a corte suprema britânica deu parecer favorável ao banco ao considerar as sanções aplicadas em 2009 contra o banco ilegais, já que a instituição não é controlada pelo estado iraniano e que não havia evidências de que o banco estava ajudando o programa nuclear iraniano. Como parte de uma série de ações tomadas pelos governos ocidentais, o Reino Unido impôs sanções a um crescente número de empresas iranianas, para frear os esforços nucleares de Teerã.


CUL URAL

QUOTIDIANO

Paralamas do Sucesso canta no Balneário de Atafona

divulgação

T

OM

15

quinta-feira, 20-02-2014

Bruno Costa

bruno.costa@quotidiano.com.br

F

página

17

DIOGO NOGUEIRA

ilho de um dos maiores ícones do samba, o saudoso João Nogueira, Diogo vem ano após ano conquistando seu lugar no cenário da música brasileira com seu estilo próprio e sua voz muito parecida com a de seu pai. O cantor sobe no palco da praia do Açu no próximo sábado, 22 de janeiro, às 22 horas, para a alegria das dezenas de milhares de fão que prometem invandir a praia sanjoanense. O artista, que quase foi jogador de futebol, vai jogar ainda uma partida contra o Master do Flamengo que se apresenta também no sábado pela manhã. Diogo Nogueira tem 31 anos, é cantor e compositor e vem de uma nobre linhagem do samba. João costumava levar Diogo para cantar em seus shows e logo vieram os convites para participar de rodas de samba do Rio, hábito que lhe rendeu respeito e aprovação dos “bambas” da música. No final de 2005, participou do antológico show realizado no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, comemorando os 40 anos de carreira da cantora Beth Carvalho. Naquela noite, o sambista emocionou a plateia do Municipal ao interpretar “O Poder da Criação”. Em 2007, Diogo Nogueira gravou seu primeiro DVD no Teatro João Caetano (RJ), com clássicos do samba e músicas inéditas, ao lado dos convidados Marcelo D2, Xande de Pilares (Revelação) e o violonista Marcel Powell. CD e DVD foram lançados pela EMI Music no final de 2007, confirmando Diogo Nogueira como a maior revelação do samba de sua geração. Desde então, o cantor vem lotando teatros e levando o samba para plateias cada vez mais numerosas em todo Brasil. Em junho de 2009, o cantor lançou pela EMI Music o segundo CD de sua carreira, “Tô fazendo a minha parte”, onde apresenta músicas inéditas, de sua autoria e de compositores como Chico Buarque, Ivan Lins, Arlindo Cruz, Almir Guineto, Xande de Pilares, Flavinho Silva, dentre outros. No dia 23 de julho de 2010, o cantor gravou o segundo DVD de sua discografia, “Sou eu”, no palco do Vivo Rio (RJ), que teve os cinco mil ingressos esgotados na véspera. No show, Diogo Nogueira recebeu a participação especialíssima de Chico Buarque, Ivan Lins, Alcione, Hamilton de Holanda e dos bailarinos da Cia. de dança Carlinhos de Jesus. O CD e DVD “Sou Eu” teve lançamento, pela EMI Music, em novembro de 2010. O DVD alcançou a marca de mais de 100 mil unidades vendidas (DVD de Platina duplo) e o CD bateu a marca de 100 mil unidades (Disco de Ouro). Entre junho e julho de 2011, o cantor fez sua segunda turnê internacional. A ótima repercussão da tour pela Europa rendeu outros frutos ao sambista. A EMI Music de Portugal fez o lançamento do CD e DVD “Sou Eu” em terras lusitanas, em setembro

o melhor do samba na praia do Açu do mesmo ano, quando Diogo cumpriu uma agenda de divulgação em Lisboa. O cantor voltou ao Brasil para retomar sua intensa agenda de shows, que incluiu uma apresentação no Palco Sunset, do Rock in Rio 2011. Em janeiro de 2012, Diogo Nogueira embarcou para mais uma tour pelos Estados Unidos. Em abril deste mesmo ano, Diogo Nogueira lançou o “Sambabook João Nogueira”, uma homenagem à obra de seu pai. Ainda em 2012, Diogo lançou em agosto o CD e DVD “Diogo Nogueira ao Vivo em Cuba” (EMI Music). Até o momento, a discografia de Diogo Nogueira (que conta atualmente com três CDs e dois DVDs) registra incríveis 500 mil unidades vendidas, que renderam ao cantor dois Discos de Ouro e dois DVDs de Platina (“Sou Eu” e “Diogo Nogueira – Ao Vivo em Cuba”), sendo um deles de Platina Duplo (“Sou Eu”). Além disso, o cantor também já participou de 35 projetos especiais, como os CDs e DVDs “Samba Social Clube” e “O Baile do Simonal”, trilhas de novelas, dentre outros projetos. [ASS]

DIVU

LGAÇ

ÃO


16

quinta-feira, 20-02-2014 DIVULGAÇÃO

|

QUOTIDIANO

Bloco Sargento Pimenta faz folia ao som de clássicos de The Beatles DIVULGAÇÃO

Exposição traz história da imprensa sanjoanense U

ma iniciativa do historiador Fernando Lobato traz à tona uma exposição sobre a história da imprensa de São João da Barra. Como forma de homenagem à sua avó, a jornalista Adméa Baptista Lobato, fundadora do jornal Folha Nova, em 1976, e que completaria 101 anos se estivesse viva, Feú, como é conhecido, dispôs de sua coleção de periódicos no Palácio Cultural Carlos Martins. O coordenador do Centro de Desenvolvimento Territorial, André Pinto, também vai colaborar com a Mostra que ficará aberta para visitação até o dia 31 de março. “Gostaria de ter realizado a

exposição ano passado, no centenário de minha avó, mas como não foi possível fazemos agora”, ressalta Lobato que tem exemplar do jornal Parahybano, fundado por José Soares da Costa em 1863, conforme ressaltado no livro ‘Imprensa Fluminense, ensaios e trajetos’, escrito por Marcello de Ipanema e Cybelle de Ipanema, em 1984. O livro, como o próprio nome diz, retrata o jornalismo do Estado do Rio de Janeiro. Sobre a imprensa sanjoanense, a obra traz um ofício do presidente da Câmara de São João da Barra, Arnaldo Tavares, datada de 12 de maio de 1908 em resposta a

ofício emitido em novembro de 1907 do secretário perpértuo do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, Max Fleuiss, requisitando jornais de circulação no município para exposição comemorativa do 1º centenário da imprensa no Brasil. Alguns exemplares não foram conseguidos: Hyparano, Arcadia, Epocha, Papagaio, O Sertanejo, dentre outros. Já os jornais obtidos foram: Parahybano, Primeiro de Março, Despertador, O Popular, O Progressista, S. João da Barra, O Zephyro, Combatente, dentre outros. São João da Barra sempre teve tradição no jornalismo.

EVA do Parque Lage está com inscrições abertas A

Escola de Artes Visuais do Parque Lage está com incrições abertas até o dia 25 em www.eavparquelage.rj.gov.br/. São vagas destinadas aos interessados em arte, aspirantes, artistas e pesquisadores, em cursos de fundamentação, concepção, capacitação e desenvolvimento. São cento e vinte bolsas para estudantes com mais de 18 anos que se dividem entre aulas de Estudos do Plano, do Espaço e Teoria e História da Arte. “Entendemos que a escola como uma instituição pública precisa cumprir e preencher este espaço na formação de profissionais e de pessoas que se interessem pelo assunto”, explica a Coordenadora de Ensino da EAV Tania Queiroz. Segundo ela, o perfil de aluno em um curso de fundamentação varia desde estudantes de artes cênicas a economistas e advogados. Um dos destaques é o progra-

ma de Capacitação de Mediadores, voltado para universitários de artes visuais e áreas afins. Tania é professora ao lado de Cristina de Pádua e Maria Tornaghi. Nos anos 90, elas notaram esta demanda no mercado que necessita de profissionais para lidar com o público visitante de museus e galerias, estabelecendo aproximação com as obras e acompanhamento. O curso, destinado a bolsistas, acontece de março a junho e oferece estágios na EAV e na Casa França-Brasil. Também estão sendo oferecidos cursos como Iluminação para a Arte e Laboratório de Redes Sociais e Mídias Digitais que fazem parte da grade de capacitação. Aos artistas, o programa de Aprofundamento em Criação Artística ajuda a estabelecer melhor seus projetos. “Os professores servem como uma bancada crítica e acom-

panham de forma permanente o trabalho”, enfatiza Tania sobre aulas ministradas por Anna Bella Geiger e demais professores.

É

show do Cazuza em 3D na praia, musical da Elis Regina no teatro e dezenas de filmes biográficos. A vontade de reviver quem fez história e já se foi é grande. No carnaval, a tendência continua. Os Blocos Sargento Pimenta, Toca Rauuul e Pra Iaiá revivem músicas que fizeram multidões cantarem e adicionam um pouco de cavaquinho, cuíca e repique. The Beatles, o rock’n’roll irreverente de Raul e o quarteto Los Hermanos caíram no samba. A novidade de 2014 é o bloco Pra Iaiá, que participa de seu primeiro carnaval, e é inspirado nos barbudos e na música Retratro para Iaiá, de Rodrigo Amarante, do CD O Bloco do Eu Sozinho. O universo do carnaval esteve presente na trajetória da banda, seja na estética ou nos arranjos, o que facilitou a transição. À reboque, o Pra Iaiá conta com Bubu, no trompete, e Pimenta, no trombone, que tocavam com o quarteto que acabou em 2007. Rafael Ferraz , um dos fundadores do Bloco, explica de onde surgiu a vontade de tocar Los Hemanos. “A banda sempre esteve muito presente no Rio, quando acabou, ficou um espaço e esta é uma forma de matar um pouco

a saudade de ouvir ao vivo.” No sábado, dia 22/02, às 16h, a Praça Julio de Noronha, no canto do Leme, estará ao som de Sentimental, O Velho E O Moço, Pierrot, A Flor, entre outros sucessos repaginados com um toque de marchinhas, funk e maracatu. “Sentimental é uma música mais calma, não aceleramos e não colocamos em ritmo de marchinha. O que a gente tenta fazer é deixar o arranjo de uma forma que não agride”, diz Rafael. A ideia surgiu em 2011, entre os irmãos Rodrigo e Rafael que resolveram colocar em prática no ano passado. Juntaram os amigos e os amigos de amigos e, hoje, somam 17 pessoas – alguns regressos de grupos como Monobloco, Bangalafumenga e o próprio Sargento Pimenta. De farda colorida, Sargento colocou o bloco na rua em 2011 e arrastou logo de primeira 5 mil foliões. Baseados na estética do álbum Sgt. Pepper’s Lonely Heatrs Club Band e fãs dos memoráveis garotos de Liverpool, o grupo deu o toque brasileiro às músicas como Here Comes The Sun, All My Loving e Hard Day’s Night. Penny Lane e Eight Days A Week serão tocadas pela primeira vez.


QUOTIDIANO |

17

quinta-feira, 20-02-2014

DIVULGAÇÃO

ReCanto do POETA CANÇÃO FINAL Oh! se te amei, e quanto! Mas não foi tanto assim. Até os deuses claudicam em nugas de aritmética. Meço o passado com régua de exagerar as distâncias. Tudo tão triste, e o mais triste é não ter tristeza alguma. É não venerar os códigos de acasalar e sofrer. É viver tempo de sobra sem que me sobre miragem. Agora vou-me. Ou me vão? Ou é vão ir ou não ir? Oh! se te amei, e quanto, quer dizer, nem tanto assim. NO MEIO DO CAMINHO No meio do caminho tinha uma pedra tinha uma pedra no meio do caminho tinha uma pedra no meio do caminho tinha uma pedra. Nunca me esquecerei desse acontecimento na vida de minhas retinas tão fatigadas. Nunca me esquecerei que no meio do caminho tinha uma pedra tinha uma pedra no meio do caminho no meio do caminho tinha uma pedra. Carlos Drummond de Andrade

Paralamas será a atração do Balneário de Atafona U

ma das bandas de maior sucesso da música brasileira volta ao Balneário de Atafona para um grande show que promete novamente recorde de público. Paralamas do Sucesso toca no próximo domingo, às 19 horas, grandes canções que fizeram do grupo uma marca registrada do pop rock nacional. Hebert Viana, João Baroni e Bi Ribeiro trazem na trajetória da banda um currículo repleto de

Prêmio de Cultura do Rio tem votação até 11 de abril Nós na Rua e Zé Pereira estão entre as manifestações

A

terceira edição do Prêmio de Cultura do Governo do Rio de Janeiro (2012/2013) traz um importante reconhecimento à cultura sanjoanense: a indicação da Associação Cultural Musical “Nós na Rua” e a tradição de “Zé Pereira”, duas das mais consistentes manifestações locais estão concorrendo com outros sete representantes dos demais municípios da Região Norte. A finalidade do Premio é contemplar e dar visibilidade à diversidade cultural do Estado, além de estimular e respeitar a vocação natural de cada região. Organizado pela Secretaria de Estado de Cultura, por meio da Superintendência de Artes, o evento conta este ano, com novidades: uma mostra dos indicados, entre os dias 9 e 11 de maio, na Escola de Artes Visuais do Parque Lage e a votação popular, no hot site do Prêmio, que até o momento é liderada, dentre os indicados da Região Norte, pelo “Nós na Rua”. A associação cultural e o Zé Pereira disputam regionalmente com outros movimentos de Campos, Macaé, Quissamã e São Fidelis, além de representantes das regiões da Baixada Litorânea, Centro Sul, Costa Verde, Médio Paraíba, Noroeste, Serrana, Metropolitana Leste, Metropolitana

Baixada e Metropolitana Rio de Janeiro. Cada uma das dez regiões terá três ganhadores, sendo que apenas um de cada será escolhido pela internet. Os outros dois serão selecionados por uma comissão especial formada por membros da sociedade e servidores da Secretaria de Estado de Cultura. Ao todo serão 30 premiados. Quem quiser participar da votação do Prêmio de Cultura pode acessar www.cultura. rj.gov.br/premio-de-cultura até o dia 11 de abril.

DIVULGAÇÃO

generosidade, abrindo caminhos para outros grupos e mudando conceitos. Foram os primeiros a gravar música de Renato Russo e colocar Brasília no circuito da música. Os amantes do rock nacional vão poder curtir grandes hits como ‘Vital e sua moto’, ‘Uma brasileira’, ‘Será que vai chover’, ‘Lanterna dos afogados’, ‘Cinema mudo’, ‘Longo caminho’, ‘Cuide bem do seu amor’, ‘Tendo

a lua’, além de ‘Caleidoscópio’, ‘O beco, ‘Alagados’, dentre inúmeras outras canções que marcaram época e, certamente, estão na mente de todo o povo brasileiro e do público que estará presente na praia de Atafona para curtir o trio inseparável. Paralamas do Sucesso conta a história de 30 anos de sucesso e de uma história de superação, amizade e da esperança por um país a cada dia melhor


18

wilson de oliveira

quinta-feira, 20-02-2014

|

QUOTIDIANO

Falado e dito:“O macaco por falar da vida alheia, um dia foi a feira e esqueceu o RABO.”

FLIP TOP

ZONA FRANCA ‫ ﻼﻼ‬Ellenzinha Bomgosto, uma das gatíssimas da Arte de dançar por aqui, voltou a fazer dupla com o seu “só Love”, Fidelis Estephan. Conserta daqui, remenda dali e tudo voltou aos finalmentes. Viu como o amor é lindo? ‫ ﻼﻼ‬Luís Fabiano Machado está andando a pé. A sua velhinha “bike” que tanto servia a ele nas ruelas de arendelas da cidade foi roubada no acostamento. Fabiano está andando a pé, mas jura de pé junto que vai colocar no BO. A sua velhotinha que ele batizava de “Dercy” vai ter que aparecer. Ora meu filho, pode orar... ‫ ﻼﻼ‬O Karateca Igor Cardoso sofreu um mal esta semana passada que chegou a ir ao desmaio e perder os sentidos por várias horas. Imediatamente a mulher Lívia o internou na UTI do Hospital Dr. Beda, por onde ficou cerca de quatro dias e depois foi para o quarto particular. Uma bateria de exames, uma bateria de remédios e ter uma vida tranquila daqui pra frente, sem estresse, sem celular, sem horário de verão, sem gritaria e sem corre corre. A mãe dele, Maria José, na cabeceira dele noite e dia. ‫ ﻼﻼ‬Depois do beijo do Félix e do Nico, tudo que vier daí por diante na TV é pinto. Aliás, foi uma cena bonita, bem feita e tecnicamente detalhada... Muito bonita mesmo. Quem se sentiu ofendido por conta disso é só tirar os netinhos da sala, esse não é

ATT

Exemplo de talento, qualidade e competência é o José Carlos Barcelos, na arte de atender. Eu falei José Carlos ninguém sabe quem é, mas quando a gente fala BAMBÚ, todo mundo se curva diante do gentleman que ele realmente é. Palmas para ele que ele merece.

Conversinha Duas bibas nervosas conversavam um sábado desses no Caindo na Folia, ali no Calçadão Dirceu da Graça Raposo. Dizia uma para a outra: “Mulher, que loucura é esse celular seu que ninguém sabe o número? Você parece uma piriguete, troca de celular como quem troca de calcinha... Ui!!!!

Zélia A estrela Zélia Duncan foi a grande atração do último domingo no Balneário de Atafona. Todos chegando a balde, trazendo suas caixas e mais caixas com bebidas geladas. Zélia é fantástica, é uma star, canta, arrasa e encanta... É um Miss Dior!!! Mas por enquanto, quem arrebentou mesmo foi Elba Ramalho, não tem como dizer ao contrário...

o horário para criança. Ou será que esses “VOVÔS” quando vão “FURUNFAR” levam seus netinhos pro quarto para conferir o “papai e mamãe”, heim? Heim? ‫ ﻼﻼ‬Jorge Renato Amaral mostra ser um grande artista. Reparem só no dourado dos altares de N.S. das Dores e Santa Maria, parece piamente um Santuário baiano, tal qual a Igreja de São Francisco. Agora ele parte para o Altar do Divino e a seguir o Altar do Padroeiro São João Batista e vem mais por aí. Outro dia, Nilza Caldas, Ariuza Kury, Inês Jacyntho, Márcia Goulart e Márcia Seixas visitaram o Templo do padroeiro e ficaram EM-CAN-TA-DAS com tamanha finura... ‫ ﻼﻼ‬Gilse Campos anunciando a quatro ventos que pelo segundo ano consecutivo o Bloco A Corda não desfila em São João da Barra. Foram 10 anos seguidos. Gilse fechou com chave de ouro, falta apoio. É aquela velha estória, aquele que tem dinheiro não anda na contra mão, todos chamam de irmão... ‫ ﻼﻼ‬Dacira Ferreira Barros, dividindo-se entre chefia da Cooperativa Arte Culinária e o Restaurante Barco de Atafona. Difícil é dizer onde o cardápio é mais delicioso. Quem não provou precisa provar a omelete das arábias que a Dacira faz. Quem prova uma, prova duas e acaba comendo três.

Berinjela

E-mails para a redação. A água de Berinjela curtida 24 horas é um milagre gente. Você não fica como um Feú Lobato, como um Jonivan Bastos ou como um menino Índio, ou como um Saulinho, mas fica com o corpito de toureiro, ah isso fica. Para as obesas eu aconselho 1 litro da água a cada dia... Ou vai ou racha.

Pitangada

Mais um Axé Folia em Atafona, vem aí o “Bloco Pitanga Louca”, dia 28 de fevereiro, às 18h, na Praça do Meireles, tipo o “Concentra mais não sai”. Vai ser a Festa! À frente, Jorginho França, Marcelo Azeredo, Adeílson Trindade e mais um time de drag’s que vai abalar Atafona, Chapéu de Sol, Bangu e toda Grussaíiiii... Saia do armário, bote para fora a mulher sensual que existe dentro de você e vamos para a Pitanga Louca...

SAUDADE Do Café no Bule do José Maria Mattar. Huuummmm...

Sassaricando A grande vedete do Brasil, Virgínia Lane, partiu, mas deixou um legado para muitos e muitos carnavais. O corpo da ex-vedete foi velado no Palácio Tiradentes, onde funciona a Alerj, no centro do Rio. Seu corpo foi sepultado no Cemitério do Caju, Zona Portuária da cidade, com os acordes do seu maior Hit “Sassaricando”. Virgínia tinha 93 anos e morava em Volta Redonda. Virginia esteve uma vez aqui em SJB, na época de ouro do Clube Democrata na gestão do Dr. Fernando Pinheiro que era seu fã. Isso lá nos idos anos 50.

New York Com este calorão por estas bandas de cá, nada como brincar e curtir um pouco de neve pelas bandas de lá.

‫ ﻼﻼ‬E ela vem sendo chamada de BEYONCÉ, tal a semelhança com a deusa da música Pop americana. Tem corpo de Beyoncé, dança como a Beyoncé, tem carão de Beyoncé, só falta cantar como a Beyoncé, porque morena como a diva pop ela já é. Falo de Alice Araújo, cujo o casamento foi inesquecível. Parou a sociedade sanjoanense. ‫ ﻼﻼ‬Louvor do João Antônio Cajueiro Gaiato será no 24 de fevereiro, segunda-feira, que coincide muito com o dia do seu aniversário e promete muitos quetais mais. Será um Louvor e tanto, que leva o título de “Jesus fica comigo” e o tema “Sou de Deus”. Confirmar a presença pelo telefone

2741-1348, com a mãe do João, Eliete Cajueiro. Uma festa que marcar e promete muito... ‫ ﻼﻼ‬E no dia 22 de fevereiro, a partir das 13 horas, Florita e Osmar Moço abrem as portas da Maison deles para o grande Pré-Carnaval Maravilha, dando início as atividades de Momo, enquanto o Cordão do Bola Preta não vem. Ralph Teixeira cuida da decoração, Wendel cuida das bebidas, Bruno cuida das comidas e do churrasco e Sandra ajuda na decoração. É festa para 100 pessoas... Vai sacudir, vai abalar. Prepare seu colar hawaiano e sua máscara de Veneza... Vai ser a explosão. Osmar cuida da seleção fonográfica...

Por falar de roupa nova • Fernando Lobato está na boa... Mesmo. Descontraído, sem muitos aparatos, mas muito à vontade fazendo a linha verão, com batas “De Dome”, chapéus a La Moema... Bermudas “Di Caprio” como do passado e arrasante. Não é preciso estar embecado e de roupa nova para se fazer sucesso, né, Féu? Por falta de roupa nova ele passou o ferro na velha e deu tudo certo. • Dia 18 no Palácio Cultural Carlos Martins, ele inaugurou a Exposição dos 155 anos de imprensa em SJB e paralelo a isso marcou o centenário da avó jornalista, Adméa Baptista Lobato, que se viva fosse teria 100 anos. Vale a conferida, a exposição fica todo o mês de março.

GLADIADORES

Dois Blocos de embalo prometem se digladiar neste carnaval em Atafona: Falo da Rola Cansada e do Borracha Fraca. Haja Borracha na Rola... Os abadas custam 25 Reais e 24 centavos. Quem quiser pagar 69 também pode pagar...

Bibas burras

A marca Jequity não é fácil. Agora lançou o SOMEDAY – um perfumezinho qualquer colorido, assinado por aquela bibinha loira-burra americana chamada, Justin Bieber. O sobrenome já diz tudo: É perfume pra novatas “Mauricinhas”.

Rua Direita

Ewerton Mothé está procurando casa para alugar na Rua Direita. Quer ver o Carnaval das alturas, ele e um grupo de amigos. Enquanto isso, Robinho Talimaq já tem seu camarote certo na Avenida Joaquim Thomaz, decoradíssimo pelo Geraldo Branco.

Henys

O Presidente do Chinês, doublé de Carnavalesco, Henys Pinto, promete tudo de bom para 2014. Na hora H contando com a irmandade de amigos, resolveu fazer o seu Chinês ir para a Avenida do Carnaval. Faltam ainda alguns fechamentos com o Prefeito Neco, infraestrutura e principalmente apoio, muito apoio para esta gente bronzeada mostrar o seu valor. Se tiver que eleger a grande revelação na Terra de Narcisa Amália este ano, sem dúvida, Henys Pinto é a revelação Top desta cidade, e todos se curvam para ele.


QUOTIDIANO |

Eles & Eu

quinta-feira, 20-02-2014

VAI E VEM ԒԒ Fátima e Ivomar Moreira Alves, com Noely e João Batista Vieira (Robalinho) passaram 11 dias gostosos em Salvador, na Bahia, curtindo todas as delícias do pré carnaval. Foram nos filhos de Ghandy do Carlinhos Brown, visitaram igrejas com missas folclóricas e é claro, Praia e muita compra de artesanato... Viva quem pode... ԒԒ Wladimir e Wilsiane Bessa Machado com as filhas, estiveram em temporada em Havana, capital de Cuba, na América Central. Pesquisas históricas do Wladimir e curtir o folclore e as tradições cubanas... ԒԒ Imenso foi o bolo de aniversário do Willian Chagas, filho de Tãozinho e Sandra. Na cor azul e branco, Willian, acredite se quiser, fez 3.0 de aniversário, com cara de 21. ԒԒ Se tivesse que dar um título aqui para Ralph seria “Rei do Carnaval”, nunca vi tamanha energia e forte paixão, saúde e vigor. Ralph está reunido com 8 grupos de fantasias para concorrer no Concurso de Fantasias de Máscaras. E ele é pé quente!

Cici Silva

Lurdes Aquino

Joana Oliveira

Ari Pessanha

Adeilson Trindade

Filipe Estefan

Maria Célia

Ithamara Koorax

Magda Crotofe

Nelcima Pires

Sandra Chagas

Amaury Jr

Sérgio Cabral

Renê Freire

Eike Batista

FOTOS DIVULGAÇÃO

Luciano Chambinho

Rafaelas

Chicão de Assis

19

Diana Hintz


20

NOTA DO QUOTIDIANO

quinta-feira, 20-02-2014

CONSUMIDOR

BEM-ESTAR

LETÍCIA BARROS

|

QUOTIDIANO

COMPORTAMENTO

SAÚDE

LINGUAGEM

CAROLINE MIRANDA

GUSTAVO VIANA

TATIANA PAIXÃO

Suplicy rebate Mendes A campanha na internet para arrecadar recursos para pagar a multa imposta pelo Supremo Tribunal Federal (STF) ao ex-ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, já atingiu a cifra de R$ 301.481,28. De acordo com boletim divulgado neste sábado, 15, no blog de José Dirceu, até as 20 horas de sexta-feira foram recebidos 1.335 comprovantes de doações. Ao todo, Dirceu precisa de R$ 971.128,92. “A colaboração de todos mostra um sentimento crescente de indignação contra as violações da AP 470 e a injusta multa imposta ao Zé Dirceu”, registrou o boletim da campanha “Eu apoio Zé Dirceu”, lançada na última quarta-feira. O valor arrecadado até sexta-feira já corresponde a quase um terço do necessário para pagar a multa. Condenado a dez anos e dez meses de prisão como o mentor do mensalão, Dirceu terá um novo julgamento sobre sua condenação por formação de quadrilha na próxima quinta-feira. O ex-ministro cumpre pena por corrupção passiva e pode ter sua pena total reduzida para sete anos e 11 meses, caso seja absolvido por formação de quadrilha. Na sexta-feira, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes afirmou, em carta enviada ao senador Eduardo Suplicy (PT-SP), que a arrecadação de doações para ajudar condenados no mensalão a pagar multas fixadas pela Corte “sabota” e “ridiculariza” o cumprimento das penas. Mendes também sugeriu que os petistas façam uma vaquinha para devolver “pelo menos parte dos R$ 100 milhões subtraídos dos cofres públicos” pelo esquema do mensalão. Neste sábado, Suplicy rebateu Mendes por carta. O senador avaliou que Mendes deveria ter “maior reserva”, uma vez que o ministro participou do julgamento do processo do mensalão, realizado no ano passado. “Devo externar que não tenho dúvidas de que, como cidadão, tem todo o direito de se expressar sobre essa ou aquela situação da vida política de nosso país. Porém, como juiz da causa que condenou os acusados, caberia a V. Exa. maior reserva”, afirmou Suplicy em trecho da carta, escrita em forma de ofício.

JÚLIO NOGUEIRA

julio.nogueira@quotidiano.com.br leticia.barros@quotidiano.com.br

Sal ou açúcar, quem é o vilão?

V

FOTOS DIVULGAÇÃO

ocê marca para sair com os amigos à noite e um amigo pede uma batata frita como isca para acompanhar aquela conversa gostos e você pede um suco natural para beber. Quando a isca chega seu amigo vai com a mão no saleiro e salpica um pouco de sal na isca. Você experimenta e de acordo com seu paladar não esta agradável, e coloca mais sal. O seu suco chega e o garçom diz que já está adoçado, então você experimenta e acha que está sem açúcar, logo, coloca mais açúcar. Quem está fazendo mal a saúde: o sal ou a açúcar? De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil está na lista dos países que se consume grandes quantidades de sódio (sal) na alimentação. A OMS preconiza que o consumo diário deve ser ao menos de 5g por pessoas adultas diariamente, em contrapartida o Brasil possui um consumo médio de 12g por dia por pessoa adulta. O sódio é um mineral essencial para nosso organismo, pois ele é responsável pelo equilíbrio entre a entrada e saída de água nas células, além de auxiliar na condução do impulso nervoso e na contração muscular. Ele está presente no nosso organismo com percentual entre 35% a 40% armazenado no esqueleto humano. Este mineral também é encontrado na maioria dos alimentos como ovos, laticínios, grãos e carnes, porém “suas concentrações se multiplicam em alimentos industrializados como salgadinhos, bacon, enlatados, refrigerantes, entre outros”, afirma a OMS. O excesso de sódio, principalmente na forma de sal de cozinha, pode favorecer o surgimento de hipertensão arterial (pressão alta), acidentes vasculares encefálicos – AVE (derrame), infarto e edemas cerebrais. Porém, a carência e perda excessiva de sódio também podem levar à desidratação, hipotensão arterial (pressão baixa) e câimbras. Assim como o sódio, o açúcar em excesso tem repercussões ruins em nosso organismo. Quando o açúcar é ingerido pelo organismo, antes de ir para corrente sanguínea ele passa pelo pâncreas – glândula responsável por liberar a insulina que quebra a glicose (açúcar) e controlar a quantidade que irá para corrente sanguínea. Quando a quantidade de glicose é maior que a produção de insulina, a glicose encontra dificuldade para entrar na célula e fica na corrente sanguínea, o que resulta no diabetes, e

pode levar a outros problemas de saúde tais como: circulatórios, neurológicos, renais e visuais, como explica o nutricionista Fernando Pisciolaro, membro da ABESO ( Associação Brasileira de Estudos Sobre Obesidade). Porém consumir açúcar de menos também é prejudicial para o corpo. A glicose é a principal fonte de energia para o funcionamento do cérebro, dos músculos e dos órgãos. Condições de baixa glicose (hipoglicemia) levam a quadros de enxaquecas e alterações visuais e até levar ao desmaio. Então, consumir ambos em excesso vai prejudicar sua saúde. Tanto o sal como o açúcar são nutrientes essenciais para o funcionamento equilibrado do corpo. A dica é tentar equilibrar a alimentação reduzindo a quantidade Júlio Nogueira é graduado em Fisioterapia pela Universidade Salgado de Olide sal nos pratos e veira – UNIVERSO. Pós-graduando em Fisioterapia Intensiva (ISECENSA). Fievitar os excessos sioterapeuta Clínico e Intensivista da UTI Geral e Cirúrgica do Hospital Escola de açúcares, prin- Álvaro Alvim. Docente do Instituto Nossa Senhora da Lapa da Santa Casa de cipalmente como Misericórdia de Campos nos Cursos Técnicos de Enfermagem e Enfermagem doces. do Trabalho e Responsável Técnico das Unidades de Fisioterapia Municipal de Atafona e Grussaí.


Quotidiano. Edição 93. 20/02/2014