Jornal da Celos nº 182

Page 5

JORNAL DA CELOS 182 - NOV/DEZ - 2011

GESTÃO

Segregação real do patrimônio dos planos Entenda como isso afeta cada participante Por conta do compromisso de aprimorar ainda mais a administração dos recursos, está em andamento um processo chamado segregação real do patrimônio dos planos previdenciários da Celos. O processo de segregação real do patrimônio dos planos vem sendo implementado desde 2008. A previsão de conclusão é para o início de 2012. Veja abaixo um roteiro das respostas para as principais dúvidas que podem ser levantadas nesse processo:

O que é segregação real do patrimônio dos planos? Segregação real do patrimônio significa controlar de forma totalmente separada os recursos e movimentações financeiras dos planos previdenciários e assistenciais. O método atualmente adotado para a administração dos recursos dos planos é o do princípio da solidariedade, ou seja, a administração dos recursos é realizada de forma unificada. Os rendimentos obtidos são distribuídos proporcionalmente entre os planos, de acordo com a participação dos seus patrimônios. Hoje os controles e registros possibilitam identificar qual é o patrimônio de cada plano. A administração unificada e o controle segregado dos recursos financeiros são chamados de segregação virtual.

Por que realizar a segregação real do patrimônio? O principal motivo para realizar a segregação real do patrimônio é tor-

nar possível a administração dos recursos de acordo com as necessidades de utilização de cada plano. Os planos possuem características próprias, portanto, se faz necessário administrá-los de forma diferente. É importante ressaltar que a atual administração de ativos financeiros, que contempla a segregação virtual, está de acordo com a legislação vigente. Mesmo que os órgãos fiscalizadores ainda não exijam a segregação real, a legislação determina essa necessidade.

Como será realizada a segregação real do patrimônio? Ainda que o patrimônio dos Planos seja administrado de forma conjunta, é necessário controlar de forma segregada as movimentações dos planos previdenciários. Os Planos Assistenciais já estão sendo administrados com segregação real. Diversos estudos técnicos e simulações foram realizados para avaliar as possibilidades, bem como, para escolher a melhor forma de implantar a segregação real do patrimônio dos planos. Esses estudos levaram a fazer a divisão do patrimônio entre os planos,

considerando fundamentalmente as características de cada um, tendo o prazo de concessão de benefícios como premissa predominante.

Quem realizará a segregação real do patrimônio dos planos? Toda a equipe da Celos vem contribuindo para a implementação da segregação real do patrimônio dos planos. Além da equipe interna, a Celos conta com a ajuda de uma equipe de profissionais do mercado experientes em processos dessa natureza.

Esta decisão poderá trazer algum prejuízo aos participantes dos planos? E à patrocinadora? Não. Nem à patrocinadora e nem aos participantes, sejam ativos ou assistidos. Pelo contrário, com a segregação real dos ativos os recursos serão aplicados de maneira ainda mais eficiente e, portanto, espera-se haver benefícios para todos. A Celos poderá implementar com mais sucesso políticas de investimentos mais específicas às necessidades de cada plano.

O principal motivo para realizar a segregação real do patrimônio é tornar possível a administração dos recursos de acordo com as necessidades de utilização de cada plano.

5


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.