Issuu on Google+

ENOTURISMO 2014


A QUINTA DO GRADIL

Foi em 1760 que Marquês de Pombal terá adquirido a Quinta do Gradil, embora as mais an gas referências a datem de 1492 ano do documento em que D. Mar nho de Noronha recebeu de D. João II a carta de doação da jurisdição e rendas do Concelho do Cadaval e da Quinta do Gradil. Na década de 90, Luis Viera adquire a Quinta a Sampaio de Oliveira e desde então começa a modernização da adega e das vinhas.

NAZARÉ ÓBIDOS Vilar LISBOA

Uma das mais an gas herdades do Cadaval e da Região Vi vinícola de Lisboa, tem marcas históricas seculares e cons tui um marco arquitectónico significa vo. Localizada a cerca de 50 km de Lisboa entre o mar e a serra, a sua paisagem convida ao sossego e a harmonia entre vinhos e natureza. São diversas as propostas que temos para os nossos visitantes e que convidamos à descoberta. Aguardamos a sua visita.

COMO CHEGAR: A8 LISBOA - LEIRIA Saída 10 (Outeiro da Cabeça, Campelos, Cadaval) A8 LEIRIA - LISBOA Saída 11 (Lourinhã, Bombarral, Cadaval) GPS: 39º 12' 16.30'’N | 9º 6'55.06'’W


RESTAURANTE

O que foi em tempos um celeiro, está hoje recuperado e transformado num Restaurante. Integrado no edi cio da adega, entre a paisagem bucólica de vinhas e a imponência da Serra de Montejunto. Aqui oferecemos uma fusão entre conforto, elegância e ruralidade, que apela aos sen dos e emoções sob a forma de uma cozinha pica portuguesa, muito genuína, que privilegia os bons produtos da terra e os sabores do Oeste, com uma confecção cuidada, envolta num agradável ambiente. Um conceito de cozinha picamente portuguesa que associada aos nossos vinhos cria a harmonia perfeita. Com capacidade para 34 pessoas possuímos menus para grupos ou festas de aniversário, bem como um conjunto de outras a vidades para desfrutar da paisagem. Aberto de Segunda a Sábado ao Almoço e Segunda, Sexta e Sábado ao jantar.


LOJA DE VINHOS

Na nossa Loja estão disponíveis para compra todos os produtos do por ólio da Quinta do Gradil. Disponível para venda temos os Reservas, monovarietais, bivarietais, e também as Edições Limitadas. Para além dos vinhos, temos também Aguardente, azeite e compotas da Quinta do Gradil, produtos de nicho que trabalhamos em quan dade limitada. Se procura um vinho especial ou um presente original, visite a nossa Loja.


PROVAS DE VINHOS

Seleção Castelo do Sulco from Quinta do Gradil Os vinhos Castelo do Sulco são os mais recentes produtos from Quinta do Gradil, uma selecção de vinhos de entrada de gama que inspiram histórias medievais associadas à coragem das nossas descobertas e de resistência. Seleção Quinta do Gradil Os vinhos Quinta do Gradil evocam a história e o visionário Marquês de Pombal, resultando cada colheita em vinhos de excelência e bastante equilibrados. Num dos melhores terroir da região de Lisboa, os vinhos da Quinta do Gradil reflectem a experiência do passado aliada à tecnologia avançada do presente. Seleção Quinta do Gradil Monovarietais Uma criteriosa selecção das melhores uvas que compõem os vastos hectares de vinha que torneiam a Quinta do Gradil resultam em vinhos monovarietais facilitando a descoberta do potencial de cada uma das respec vas castas e a sua harmonia com o singular terroir.


TOUR QUINTA DO GRADIL

Descrição: Percurso na Quinta de curta distância. Uma visita ao espólio patrimonial e ao processo de vi nicultura iniciando nas vinhas, passando pela adega e culminando na sala de provas e na loja de vinhos onde terá oportunidade de conhecer alguns dos nossos produtos. Este percurso inclui uma prova de 4 vinhos Quinta do Gradil e culmina com uma visita à nossa Loja de Vinhos. Duração: duas horas Inclui: Percurso orientado e prova de 4 vinhos selecção Quinta do Gradil Sugestões: Complemente com refeição na Quinta do Gradil Condições de Reserva: Este percurso realizar-se-á preferencialmente com condições meteorológicas favoráveis e mediante marcação antecipada de 48 horas.


TOUR OS RECANTOS DO MARQUÊS

Descrição: Este percurso começa nas nossas vinhas, descobrindo as castas que compõem os nossos vinhos, cruzando florestas e eucaliptais, ao encontro dos recantos de história da Quinta do Gradil. O Moinho, o Aqueduto, a Capela são diversos os mo vos e ves gios que nos convidam a conhecer esta herdade e as estórias perdidas no tempo e que hoje poderá reviver. No final terá oportunidade de degustar os néctares que hoje contam a história da Quinta do Gradil em Portugal e no mundo. Percurso: Pedestre na herdade , aproximadamente 7 km. Duração: Meio dia Inclui: Percurso orientado e prova de vinhos selecção Quinta do Gradil Sugestões: Poderá realizar este percurso a cavalo, de Jipe ou Moto4. Complemente com refeição na Quinta do Gradil Condições de Reserva: Este percurso realizar-se-á preferencialmente com condições meteorológicas favoráveis e mediante marcação antecipada de 48 horas.


TOUR AS CORUJAS DE SANTA RITA

Descrição: A Quinta do Gradil e toda a componente agrícola, permitem que muitas espécies de aves escolham este local para refúgio. Na capela de Santa Rita junto ao an go palácio do Marquês, um casal de Corujas da Torre escolheu este condomínio real para nidificar. Esta a vidade tem o apoio do Centro de Recuperação de Animais do Montejunto. Unidade da QUERCUS des nada ao tratamento e restabelecimento de aves e outros animais feridos ou sujeitos a ca veiro prolongado da fauna portuguesa, tendo como obje vo a sua futura libertação em ambiente natural. Tipo: Observação de aves Duração: Um dia Inclui: Prova de vinhos, percurso interpretado e orientado, almoço no restaurante da Quinta do Gradil, visita ao CRASM. Sugestões: Poderá realizar este percurso, de carro, de Jipe ou Moto4. Condições de reserva: Este percurso realizar-se-á preferencialmente com condições meteorológicas favoráveis, marcação antecipada de 48 horas e com um mínimo de 4 pessoas.


TOUR DA QUINTA AO MONTEJUNTO

Descrição: Iniciamos este percurso na Quinta do Gradil com um Espumante de Boas Vindas acompanhado por alguns produtos picos da região. De seguida par mos à descoberta da Serra atravessando campos e vales até à Capela de Nª Sra das Neves. Chegados ao topo, será no Bar da Serra que iremos comer uma bucha pica da região acompanhada com Vinhos Castelo do Sulco, seguindo-se uma visita orientada à Real Fábrica do Gelo. Com o Sol a repousar no horizonte, voltamos à Quinta do Gradil para finalizarmos o dia com uma refeição no nosso restaurante. Percurso: Quinta do Gradil – Serra de Montejunto – Quinta do Gradil Distância: 20 km, dificuldade elevada Duração: Um dia Inclui: Percurso Pedestre orientado, Prova de Vinhos, bucha no Bar da Serra e jantar. Sugestão: Este percurso poderá ser realizado de moto 4, carro ou jipe Condições de reserva: Este percurso realizar-se-á preferencialmente com condições meteorológicas favoráveis, marcação antecipada de 48 horas e com um mínimo de 4 pessoas.


TOUR MOINHOS DO OESTE

Descrição: Os moinhos de vento são uma referência desta região, outrora com grande ac vidade, hoje salpicam a paisagem, segundo os anciões do cadaval também a Quinta do Gradil era uma das principais no que concerne à moagem de cereais, visto que a sua posição permi a vento con nuo. Iniciamos este percurso com um Espumante de Boas Vindas na Quinta do Gradil, empurrados pelo vento dirigimo-nos ao topo da serra de Montejunto em direção ao Moinho de Aviz. Chegados ao moinho teremos oportunidade de degustar alguns produtos picos da região, acompanhados pelo pão regional e os vinhos da Quinta do Gradil. Enquanto conhecemos a arte molineira. De seguida regressamos à Quinta do Gradil para terminarmos o dia no nosso restaurante. Percurso: Quinta do Gradil – Moinho de Aviz – Quinta do Gradil Distância: 20 km, dificuldade elevada Duração: Um dia Inclui: Percurso Pedestre orientado, Prova de Vinhos, Pe sco no Moinho de Aviz e jantar. Sugestões: Este percurso poderá ser realizado de moto 4, carro ou jipe Condições de reserva: Este percurso realizar-se-á preferencialmente com condições meteorológicas favoráveis, marcação antecipada de 48 horas e com um mínimo de 4 pessoas.


TOUR JARDIM DAS GAEIRAS

Descrição: A Casa das Gaeiras foi fundada em 1790 por António da Silva Pinheiro, médico do reino e administrador do real Hospital das Caldas da Rainha. Nos anos 40, José Ferreira Pinto Basto entrou para a família por via do casamento e graças à sua formação em enologia ob da em França deu um grande incremento aos vinhos Gaeiras, que a ngiram grande notoriedade e reconhecimento internacional. No jardim ainda hoje predominam as árvores e as flores de cores vistosas, uma colecção única que teremos oportunidade de conhecer. A visita termina com uma prova de Vinhos Casa das Gaeiras. Percurso: Jardins da Casa das Gaeiras Duração: Meio dia Inclui: Visita aos jardins da Casa das Gaeiras, prova de vinhos da Casa das Gaeiras. Condições de reserva: Este percurso realizar-se-á preferencialmente com condições meteorológicas favoráveis, disponibilidade dos proprietários da casa privada, marcação antecipada de 72 horas e com um mínimo de 4 pessoas.


EXPERIÊNCIA VINDIMAS

Descrição: A época das vindimas é o ponto alto da produção de vinhos, é nesta altura que as vinhas se enchem de vida para a colheita das uvas que ao longo de um ano amadureceram nas videiras. Um ciclo que termina nas vinhas e que dá inicio a outro na adega. Venha par lhar e vivenciar estes momentos na nossa Quinta. Programa: Manhã: Vindima Almoço no restaurante Quinta do Gradil Tarde: Pisa a pé e engarrafamento do vinho na adega Lanche: Prova de vinhos e iguarias regionais Inclui: Dinâmica da a vidade, Prova de Vinhos, almoço Suplementos: Alojamento no Artvilla Condições de reserva: Este programa realizar-se-á preferencialmente com condições meteorológicas favoráveis, durante o mês de Setembro, marcação antecipada de 48 horas e com um mínimo de 8 pessoas.


GRUPOS E CORPORATE

A Quinta do Gradil foi pertença de Sebas ão José de Melo um visionário que marcou profundamente a história de Portugal. É neste imaginário que sugerimos que traga a sua equipe de colaboradores e venham reforçar o espirito de grupo. Venham conhecer os nossos desafios entre vinhos e vinhas. QUINTA DO GRADIL CHALLENGE Um dia único à descoberta das castas, dos recantos enquanto trabalhamos a dinâmica entre os vossos colaboradores. MONTEJUNTO CHALLENGE Desafie a sua equipa para um animado e energé co desafio, à descoberta da emblemá ca serra, das iguarias locais e os vinhos da Quinta do Gradil.


KIDS CHALLENGE

A Quinta do Gradil é um espaço onde as suas crianças (6 aos 12 anos) podem dar asas à sua imaginação, seja durante um acontecimento especial ou festa de aniversário, os seus filhos ficam à nossa responsabilidade onde os levaremos à aventura e a superarem diversos desafios. São duas as opções: O tesouro do Marquês Um dia decifrando os enigmas da Quinta em busca do tesouro do Marquês de Pombal Caça ao Bago de Uva Uma viagem pedagógica pelo ciclo da produção do vinho em que o Bago é a personagem principal desta história.


OUTRAS EXPERIÊNCIAS

Moleiro por um dia Os moinhos fazem parte do nosso imaginário e na Zona Oeste é um dos principais ícones da região. Seja moleiro por um dia e descubra alguns segredos desta arte. Trilho da Natureza A serra de Montejunto é muito rica em biodiversidade, venha descobrir num percurso orientado toda a riqueza natural desta serra. Lisboa à Vela Propomos aproveitar o vento de outra forma, navegue no rio Tejo e tenha um olhar diferente sobre Lisboa e as margens do Tejo, enquanto aprecia os melhores vinhos da Quinta do Gradil. Golf d’El Rey A região do Oeste alberga um dos mais conceituados campos de Golfe da Europa e será na Praia d’El Rey que propomos pra car um dos principais desportos de elite. Observação de Aves A serra de Montejunto permite a observação de várias espécies de aves, venha descobrir emblemá cas caraterís cas da serra tais como o Bufo Real, a Coruja das Torres, o Abelharuco, entre outras.

Há estrelas no céu Pela elevada al tude a serra de Montejunto é um ponto privilegiado para observação dos astros, venha passar uma noite connosco e descobrir as constelações e as principais estrelas. As ondas do Oeste Um dos símbolos da região são as suas praias e as emblemá cas ondas, tais como o Ribeira de Ilhas, Santa Cruz ou a Praia do Norte. Doces sabores do Oeste Venha até à Serra e descubra os paladares mais adocicados. Tenha uma aula de cake design ou descubra o pico pão de ló desta região. Quatro por quatro Seja de Jipe ou de Moto 4 aventure-se na Serra de Montejunto. Montejunto Aventura Suba ou desça a Serra de Montejunto e aventure-se pelos trilhos mais arriscados. Serra Acima Venha descobrir os vinhos da Quinta do Gradil de uma forma a va, suba a Serra de Montejunto.


ESCAPADINHAS DE FIM DE SEMANA

O Oeste é uma região de belas paisagens, magnificamente preservada, que se estende do Oceano Atlân co ao conjunto montanhoso Montejunto-Aire e Candeiros, até às “portas da capital” e ao Pinhal de D. Diniz. É um território de luminosidade intensa e clima ameno, em que a costa marí ma e o campo se fundem de forma singular, numa mancha verde salpicada de casario branco, com o azul do oceano em pano de fundo, povoada de gente hospitaleira, que se divide entre o apego à terra e o chamamento ancestral do mar. Venha aproveitar um fim de semana e descobrir as diversas experiências que temos para si. Consultenos para apresentarmos uma proposta adequada aos seus desejos.


Informaçþes e reservas: enoturismo@quintadogradil.pt Tel.: +351 262 770 000 Fax: +351 262 777 007 Tlm.: +351 917 791 974 http://quintadogradil.pt


Enoturismo Quinta do Gradil