Page 1

Carta de Notícias #1 Maio 2008

Caros Amigos Cooperantes, Desde o último contacto por escrito muitas coisas foram acontecendo, cá pela cooperativa, de que vimos dar-vos notícia. Assim, passamos a discriminar por áreas:

1. PRODUÇÃO .1. lançámos o sistema de rega gota-a-gota e outras infra-estruturas; .2. plantámos os legumes necessários ao nosso consumo; .3. iniciámos a plantação de framboesas, mirtilos e morangos, estes já colhidos. .4. chamámos técnicos de purificação de águas por fitodepuração ( João Monjardino e Gisela Mourão) , com o objectivo de melhorar a qualidade biológica da água de rega. 2. CONSUMO E INSTALAÇÕES .1. fizemos pequenas melhorias na loja: instalámos o sistema elétrico o telefone fixo ( 21 929 16 56) e internet; .2. passámos a vender legumes produzidos por nós ( a quase totalidade); .3. abrimos um “cantinho” de venda de baixo custo ( por menor qualidade extrínseca) .4. baixámos, significativamente, o preço de muitos produtos;


.5. introduzimos: .1. pastas de barrar e compotas confeccionadas com legumes e frutos da quinta. .2. pomadas e óleos medicinais manipulados; .3. livros e postais.

3. CULTURA E ECOLOGIA .1. organizámos uma palestra ( orador João Castela) de introdução à agricultura biodinâmica; .2. promovemos uma acção de informação sobre produtos para mulheres e bebés que tem como objectivo a redução significativa de lixo não reciclável; .3. recebemos quatro visitas de estudo de escolas e infantários. .4. assistimos a uma palestra de perma-cultura com o orientador Jorge Crespo. .5. lançámos a primeira campanha de divulgação; .6. participámos no III Encontro de Alternativas de Sintra ( último fim de semana de Maio nos jardins da Biblioteca Municipal).

BREVEMENTE... » Construção de um telheiro em materiais reciclados (oficina para todos), espaço para lazer com alguns petiscos vegetarianos à mistura... » Construção da casa das galinhas e dos patos ( oficina para crianças e pais); » Curso de permacultura com orientador a destacar;


AQUI ACONTECE: Na linha dos nossos estatutos participámos na reconversão de duas quintas da nossa zona: Quinta da Ramalhoa em S. Pedro de Sintra com a Célia e o Jorge, que já está a produzir kiwis, abacates e feijoas, e brevemente estará a produzir hortícolas. Quinta na Serra de Sintra, entre o Pé da Serra e os Capuchos, com o Manuel e a Valentina que já estão a produzir limões e toranjas, e em breve outros hortícolas. Estamos ainda a construir um pequeno atelier para actividades diversas. Mais uma vez recordamos que TODAS AS PARTICIPAÇÕES SÃO IMPORTANTES! Querem DESCONTRAIR e RECUPERAR A FORMA FÍSICA? Venham ajudar a deservar, a plantar, a colher... basta combinar! Querem participar de qualquer outra maneira? Deixem as vossas ideias e sugestões. E muito especialmente, DIVULGUEM ENTRE AMIGOS E CONHECIDOS!

Saudações primaveris!

fotos por Vítor Gama

Carta de Notícias #1  

Primeira carta de boas novas aos cooperantes e amigos da Quinta dos 7 Nomes. De Maio de 2008

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you