Issuu on Google+

ANÁLISE DE VIABILIDADE PARA O SISTEMA SOLAR DE AQUECIMENTO DA ÁGUA DAS PISCINAS MUNICIPAIS E DAS ÁGUAS SANITÁRIAS DOS BALNEÁRIOS

Este documento destina-se a apresentar os pressupostos de uma análise de viabilidade para um sistema de aquecimento solar da água dos tanques das piscinas e das águas sanitárias dos balneários, com uma solução ambientalmente mais limpa e com potencial de poupança, passível de servir como veículo de educação e informação.

Do ponto de vista ambiental, a utilização da energia solar térmica para aquecimento de água a baixa temperatura (até 70ºC), em substituição da utilização de combustíveis fósseis, reduz as emissões de Gases com Efeito de Estufa (GEE), grandes responsáveis pelas Alterações Climáticas.

Do ponto de vista estritamente económico, a parte mais onerosa das despesas encontra-se na factura energética, sendo que a utilização da energia solar térmica, além de não agravar este custo, no curto prazo, apresenta reduções significativas nos custos de exploração, no médio e longo prazo.

A utilização de sistemas solares em piscinas e pavilhões desportivos, transforma as entidades municipais em produtores de energia, reduzindo a sua dependência energética e aumentando a sua eficiência ambiental, reduzindo adicionalmente as despesas de exploração e manutenção.

1. ESTUDO TÉCNICO O estudo técnico pretende analisar a viabilidade ambiental e económica da optimização do sistema de aquecimento das águas sanitárias e água dos tanques das piscinas municipais, com o recurso a energias renováveis, através de tecnologia solar térmica.

É realizado, neste âmbito, um estudo energético preliminar da instalação e uma estimativa dos custos de fornecimento, montagem, ensaios e colocação em serviço, de uma solução técnica para apoio ao sistema de aquecimento de águas já instalado.

1


Neste estudo considera-se os seguintes pontos: - Plano(s) de água da(s) piscina (s) - Estratégia de retenção térmica nocturna e diurna - Tipo de sistema de apoio energético e estado de conservação - Tipo de acumulação existente - Perfil de utilização da piscina(s) e balneários - Consumos de água e combustível

A informação recolhida permitirá a realização de um dimensionamento dos custos energéticos e ambientais da instalação existente e possibilitará a preconização de uma solução técnica para a instalação de um sistema solar térmico activo, com um campo solar e acumulação solar, tendo em conta as necessidades térmicas identificadas, para uma poupança estimada no consumo energético de combustíveis (Representação esquemática deste tipo de instalação - Ilustração 1).

Ilustração 1 – Sistema solar +1 para o aquecimento de águas da piscina e balneários

A instalação desta solução resulta num aumento da eficiência ambiental e ainda diminuição da dependência do uso de combustíveis fósseis com uma redução na emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE).

Os elementos de captação solar são colectores planos selectivos com um elevado tempo de vida, de elevada qualidade (certificados pela Marca Solar Keymark e reconhecidos no âmbito do RCCTE com uma vida útil assumida pelo fabricante de 20 anos), com uma eficiência de conversão entre os 90 e os 98%, dependendo da qualidade da radiação solar.

2


2. ANÁLISE DE VIABILIDADE ECONÓMICA Para o fornecimento e montagem de todos os equipamentos e acessórios necessários ao funcionamento do sistema de aquecimento de águas, com o recurso a tecnologia solar térmica, estimamos a necessidade do investimento com as seguintes modalidades de financiamento:

Modalidade 1 – INVESTIMENTO COM RECURSO A FUNDOS PRÓPRIOS, com a apresentação de: o

Prazo de retorno do investimento

o

Redução da factura de gás, que representa a poupança anual, para 20 anos

o

Fluxo de caixa cumulativo, considerando a diferença entre o investimento e a

poupança, no mesmo periodo de 20 anos

Modalidade 2 – INVESTIMENTO COM RECURSO A 100% DE FINANCIAMENTO EXTERNO o

Redução da factura de gás, que representa a poupança anual, para 20 anos

o

Fluxo de caixa cumulativo, considerando o acréscimo dos custos financeiros

associados ao financiamento, no mesmo periodo de 20 anos

Modalidade 3 – AQUISIÇÃO DO EQUIPAMENTO EM LEASING o

Financiamento

o

Prazo de Pagamento 10 anos

o

Valor residual

o

Renda Mensal (este valor pode ser alterado com a variação da taxa de juro e previsão de valor residual negociado)

Modalidade 4 – COMPRA DE ENERGIA SOLAR o

Contrato de aquisição de energia, com base em estimativas anuais de consumo de energia solar, com pagamentos mensais fixos. No final de cada ano, se o fornecimento da energia solar exceder os valores estimados será cobrado um pagamento equivalente a metade da poupança adicional do gás propano

o

Sem despesas de manutenção dos equipamentos solares e respectivo seguro

o

Possibilidade de opção de aquisição dos equipamentos, no final do décimo ano, pelo valor contratado ou renovação do contrato de aquisição de energia com redução de tarifa, mediante pagamento de caução na data do contrato

3


Análise de Viabilidade Piscinas e Balneários