Page 1

QUIM ALCANTARA

Artista Plástico ‘Empregando um vocabulário muito pessoal, o artista plástico Quim Alcantara realiza uma pintura vigorosa e impactante, na qual seus símbolos se aproximam da tridemsionalidade.’ Mali Villas-Bôas, curadora

Statement As questões sociais e ambientais fazem parte do meu trabalho desde a determinação dos materiais até a temática retratada poeticamente nas obras. Pinto sobre tecidos coletados de aparas industriais montados em chassis de madeira certificada ou de demolição. Os tecidos recebem tratamento anti-mofo e são esticados individualmente pelo próprio artista, que usa somente materiais e tintas a base d'água. A opção por tecidos trago de experiências anteriores com design de estampas e produtos com tecidos de decoração e da própria moda, que trago da minha família em confecções e estilo. Minha arte dialoga entre acidentes ambientais recentes e um futuro ideal que depende somente da ação da própria população, foco em mudanças de comportamento da sociedade - e assim confronto a inversão de valores de hoje que superestimam as necessidades de ‘ter’, ‘ser’ e principalmente ‘parecer’. Uso formas geométricas, fortemente influenciado pela minha formação em design (além do movimento modernista e artistas como Delaunay e Kandisnky), principalmente círculos que carregam muita energia. Usando as mesmas figuras de forma, crio sistemas dinâmicos distintos para que as telas sobre desastres ambientais inquietem o espectador enquanto as que buscam recriar virtudes tragam tranquilidade. Em ambas as situações, os movimentos criados pelas mandalas representam ciclos de vida que reencontram sentido e ordem.

Participei, sendo o único brasileiro, do 'Buffalo Infringement Festival' em NY, EUA - evento que reúne artistas que trabalham causas sociais, ambientais e políticas - e do projeto 'Art for Healing Placebo for Art' do Behring Institute, da Alemanha, que leva arte à pacientes internados em hospitais públicos e tem comprovado melhorias significativas nos resultados dos tratamentos.

Exponho regularmente no Brasil, especialmente em São Paulo SP, onde nasci (1981), vivo e trabalho.

quim@quim.com.br | www.quim.com.br 11 9239-5579 | 2893-1760 Rua Gaspar Lourenço 200 un31 | 04107-001 São Paulo SP


Quim Alcantara's Statement  

Artist Statement of visual artist Quim Alcantara - document in brazilian portuguese

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you