Page 1


EDITORIAL Bem vindos a mais uma edição da Revista Café com BlackBerry. Nesta 8a edição, iremos explorar o luxo da linha BlackBerry Porsche Design, os recentes rumores sobre a BlackBerry utilizar o sistema Android em seus dispositivos, os 4 anos da comunidade BerrySocialBr no Brasil, review do BlackBerry Leap, dicas, developers, apps e muito mais. Nesta edição iremos trazer com exclusividade detalhes sobre o Clube de Assinaturas BlackBerry que será lançado em breve - Berry Club.

DIREÇÃO Quen-Quen EDIÇÃO E REVISÃO TÉCNICA Tony Lisboa ARTE & DIAGRAMAÇÃO Quen-Quen Berry Creative CAPA Quen-Quen Berry Creative PUBLISHER Berry Creative PATROCÍNIO BerrySocialBr BlackBerry Magazine Vendas | BlackBerry

www.CafeComBlackBerry.inf.br

Creative Commons Esta obra está licenciada sob Creative Commons - Atribuição - Uso não-comercial Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil. Mais informações, visite: http://www.creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/

Estamos muito satisfeitos por ver o apoio e carinho de nossos leitores com a revista, única no mundo e exclusiva para a comunidade no Brasil. Boa leitura e compartilhem a revista com seus amigos e demais contatos.

Quen-Quen CONTENT VEM AÍ!!!


06

BLACKBERRY PORSCHE DESIGN

12

BLACKBERRY CLUB

24

REVIEW BLACKBERRY LEAP

18 CENTRAL DE

RUMORES CAFÉCOMBLACKBERRY magazine

|4


Developers

Developers Lounge

pag. 46

Apps & Games

pag. 50

Dicas de Apps & Games

A cada edição alguns developers BlackBerry Nesta seção trazemos dicas de Apps & Gasão apresentados para você, usuário, poder mes em destaque, selecionados pela nossa equiconhecer tais developers e seus apps favoritos. pe, além de novidades, rankings, listas e review! Nesta edição trazemos o italiano Nesta edição trazemos: Marco Gallo, um dos mais ativos developers da comunidade BlackBerry e o alemão Julian • Destaques • Timeline para BlackBerry 10. Tessmann responsável pelo aplicativo BProfile que traz elementos da comunidade Brasileira (Ícones e • Coterie para BlackBerry 10. Tradução). • Instagram no BlackBerry 10 • Inst10 • iGrann • Destaques na Beta Zone • Air Messages • ThirdEye

CAFÉCOMBLACKBERRY magazine

|

5


Matéria da Capa

orsche Design é uma das principais marcas de luxo e estilo de vida para homens e mulheres na Alemanha e considerada uma das marcas de luxo mais famosas do mundo. Vencedora de mais de 160 prêmios de design em todo o mundo, seus produtos são projetados pela Porsche Design Studio em Zell am See, na Áustria, e vendido em todo o mundo em lojas próprias, lojas de departamento de alta qualidade e pontos de venda exclusivos.

P

A marca Porsche Design foi fundada em 1972 por Ferdinand Alexander Porsche, e desde então seus produtos focam em design funcional e icônico. O portfólio de produtos inclui acessórios clássicos para homens, esportes e coleção de moda, bem como fragrância masculina e produtos eletrônicos como os dispositivos BlackBerry Porsche Design.

Categoria de Produtos • P’1000 - Moda • P’2000 - Bagagem • P’3000 - Acessórios: Canetas e Lapiseiras feitas de aço inoxidável. • P’5000 - Esporte • P’6000 - Relógios • P’7000 - Casa: Facas de cozinha para a linha CHROMA Cnife • P’8000 - Óculos (Eyewear) • P’9000 - Eletrônicos: Em 2011 a Porsche Design fechou uma parceria com a RIM BlackBerry para criar o smartphone BlackBerry P’9981, baseado no modelo Bold 9900, caracterizado com design em aço inoxidável e couro. Em 2013 começou a vender o Porsche Design P’9982, baseado no modelo Z10, em aço inoxidável e couro italiano ou de crocodilo. No Outono de 2014 foi lançado o Porsche Design P’9983, baseado no BlackBerry Q10. CAFÉCOMBLACKBERRY magazine

|6


P’9981 P’9982

Ima maagem m geem mo origi giinal g all g geen ntttiilme nti lmente n e ce cedi did d id da pel eela l co la com mun unid un iida daa da d da Ru Russsi sssia - b black a be ac ber b erri rrie ies.r s. u

Modelos BlackBerry Porsche Design

P’9983

Onde o luxo bem projetado se encontra com o emblemAtico design BlackBerry

CAFÉCOMBLACKBERRY magazine

|

7


Matéria da Capa

P’9981 A identidade do Porsche Design pode ser reconhecida instantaneamente: forjado em aço inoxidável e com a parte traseira recoberta por couro legítimo, teclado QWERTY BlackBerry e um ampla e elegante touch screen. Smartphone Porsche Design P’9981 da BlackBerry: o luxo bem projetado.

Com formato luxuoso, touch screen ampla, teclado QWERTY BlackBerry e design inspirado no Porsche, o P’9981 foi desenvolvido para você aproveitar ao máximo sua experiência.

Desfrute uma interface de usuário inspirada no design do Porsche e feita sob medida para você, que oferece um PIN Premiun exclusivo para seu smartphone Porsche Design P’9981. Assim você pode identificar facilmente outros usuários do smartphone BlackBerry P’9981 ao seu redor.

Seu desempenho superior e estilo elegante colocam o Porsche Design P’9981 da BlackBerry® em uma categoria exclusiva de smartphones. Ele conta com um potente processador de 1.2 GHz, 8GB de memória interna, gravação de vídeo em HD de 720p, câmera de 5M, conectividade Wi-Fi e bateria removível.

CAFÉCOMBLACKBERRY magazine

|8


P’9982

Projetado exclusivamente em parceria com a Porsche Design, o BlackBerry P’9982 mantém o padrão luxo da marca com o design a partir de aço inoxidável da melhor qualidade, acabamento acetinado complementado por couro italiano na parte traseira. O design iconico é elegantemente conduzido através do intuitivo BlackBerry 10 OS, com uma tela inicial personalizada, relógio, ringtone e assinatura automática.

Pos trás do visual de luxo, o modelo P’9982 traz os mesmos componentes do BlackBerry Z10, com exceção na capacidade de armazenamento de 64GB contra 32GB do Z10. Como característica da linha P’99xx, o dispositivo conta com PIN exclusivo, se destacando entre os usuários do BBM. O P’9982 conta com uma câmera de 8 megapixels que permite tirar fotos de alta qualidade com uma resolução de 3264x2448 pixels e gravar vídeos em full HD com resolução de 1920x1080 pixels.

CAFÉCOMBLACKBERRY magazine

|

9


Matéria da Capa

P’9983 O Porsche Design P’9983 é o terceiro dispositivo da edição limitada de luxo da BlackBerry, apresentando características de design da Porsche, que incluem materiais de alta qualidade e acabamentos.

O chassi, botões do lado direito e logotipo Porsche Design são construídos em aço inoxidável forjado e CNC-branqueado. A lente da câmera é construída de vidro de safira e a tampa traseira é feita com tecnologia de fibras de vidro. O hardware é o mesmo do Q10, porém o que traz de especial neste modelo além dos materiais de alta qualidade é o elegante teclado físico Qwerty, proporcionando uma melhor experiência de digitação. O teclado traz teclas criadas com material sintético rígido, efeito 3D especial com caracteres na cor prata.

Mercado O Porsche Design P’9983 proporciona aos seus usuários um PIN ID group - 2AAXXXXX exclusivo, o que os tornam reconhecidos por outros usuários da linha Porsche Design. O modelo traz também home screen, relógio, ringtone e assinatura customizadas.

Fontes não oficiais indicam que foram vendidos cerca de 170.000 do modelo P’9981 e 30.000 do modelo P’9982 até Setembro de 2014. Sucesso absoluto para um produto de luxo com hardware inferior aos smartphones Top de linha na época em que foram lançados. Estes números mostram que há um mercado forte para este tipo de smartphone de luxo, ultra-refinado. CAFÉCOMBLACKBERRY magazine

| 10


CAFÉCOMBLACKBERRY magazine

| 11


Comunidade A comunidade Brasileira exclusiva BlackBerry - BerrySocialBr, comemorou 4 Anos em Abril deste ano com mudanças significativas para a comunidade BlackBerry no Brasil. Nesses 4 anos, a equipe BerrySocialBr buscou sempre trazer as principais notícias e informações sobre o universo BlackBerry, além de analises exclusivas sobre a empresa e sobre o mercado. Quem acompanha sabe que o BerrySocialBr vai muito além de uma comunidade. Composta por uma equipe engajada em desenvolver projetos junto com parceiros que visam a união e o crescimento da nossa comunidade no Brasil, destaca-se com com orgulho os seguintes projetos: Campanha BlackBerry Por Escolha – 2012 Revista Café com BlackBerry – Lançado em 20 de Abril de 2013 Para celebrar esta data, foi lançado um novo portal que irá funcionar como um diretório de Informações, Produtos e Serviços da nossa querida marca BlackBerry, além de servir de casa para projetos e engajamento social com a comunidade. Visite já em www.BerrySocial.com.br

O mais novo projeto a ser lançado em breve é o BerryClub – Clube de Associados BlackBerry! Trata-se de um Clube de Associados BlackBerry, com vantagens exclusivas para os membros do clube.

Com uma assinatura mensal, você recebe um kit exclusivo ao fazer sua assinatura e a cada bimestre conteúdos exclusivos na sua residência e smartphone BlackBerry. Aguardem, mais informações em breve!

CAFÉCOMBLACKBERRY magazine

| 12


CAFÉCOMBLACKBERRY magazine

| 13


Central de Notícias

Central de Notícias BlackBerry compra AtHoc, especializada em garantir informações durante crises!

Resultados Fiscias Q1 2016 mostra que a BlackBerry está se estabilizando!

A BlackBerry anunciou em 22 de Julho estar Os resultados fiscais em relação ao adquirindo a empresa AtHoc, provedora de redes primeiro trimestre do ano fiscal 2016 de comunicação de emergência. apresentou indícios de estabilidade, onde não está perdendo dinheiro, mostrando assim sinais de que a “A AtHoc é um sistema de alertas, que estratégia de reestruturação está dando certo. também precisa de conteúdo mais variado, e isso pode ser providenciado pelo serviço de De acordo com as informações do relamensagens da BlackBerry, que oferece não tório, a receita gerada foi de US$ 658 milhões, apenas compartilhamento de texto, 40% desse número é relacionado a divisão de mas de voz, de foto e de vídeo,” disse o hardware da companhia, outros serviços e lipresidente-executivo da BlackBerry, John Chen. cenciamento de software são responsáveis por 38% e 21%, respectivamente. O número é bom, já Os serviços da AtHoc são usados por que empresa perdeu apenas US$ 2 milhões em um número considerável de clientes de ponta, comparação ao mesmo período do último ano, como o Departamento de Defesa dos Estados quando atingiu US$ 660 milhões. Unidos e um servidor online para diversas grandes companhias, permitindo que contactem “Estou satisfeito com o forte desempenho funcionários via smartphones, visores digitais, de nossos negócios de software e tecnolorádios e até sirenes, em tempos de crise. gia. Esta é a chave para o crescimento futuro da BlackBerry.” - John Chen

CAFÉCOMBLACKBERRY magazine

| 14


BlackBerry nomeia novo chefe global de vendas!

BBM Money evolui para serviço móvel de pagamento e chega ao Android e iOS!

A BlackBerry nomeou Carl Wiese, ex-Cisco, O BBM Money, presente somente no como chefe global de vendas na metade do mês mercado da Indonésia, cresceu de apenas um de Julho 2015. aplicativo de envio de dinheiro entre usuários BBM para um completo serviço móvel de Wiese, que passou os últimos 12 anos pagamento. na Cisco Systems inicialmente chefiando o setor de vendas de tecnologia avançada e Agora os usuários do BBM Money podem posteriormente colaborando com o esforço de pagar por produtos e serviços na Indonésia em vendas, substitui John Sims como chefe global de uma grande variedade de lugares. vendas da BlackBerry. Com o e-commerce em ascensão na Indonésia, o BBM evoluiu e chegou no Android e iOS expandindo assim seu número de usuários. BlackBerry abre o BB10 para provedores

MDM selecionados! Vejam que interessante, a BlackBerry registrou 2 domínios Android » AndroidSecured.com » AndroidSecured.net Os domínios fazem parte da estratégia da empresa em divulgar e promover as ferramentas corporativas de segurança BlackBerry para dispositivos Android.

Expansão para outros mercados? Eu sei que muitos de vocês estão ansiosos para entender se vamos lançar serviços como o BBM Money em mercados além da Indonésia. A resposta é que serviços de pagamentos não são simples de se replicar de um mercado para outro, dada a complexidade de regulamentações locais e sistemas bancários. Entretanto, estamos buscando ativamente outros mercados com características similares à Indonésia, onde faria sentido para nós investir em serviços de pagamentos ligados ao BBM – diz Matthew Talbot, Vice-Presidente Sênior de Soluções Emergentes da BlackBerry.

Colaboração da BlackBerry com as autoridades no Brasil, Parte II Em Abril de 2014, o BerrySocialBr noticiou a Colaboração da BlackBerry com as autoridades Brasileiras na Operação Lava Jato. Junto com a Operação Lava Jato, outras operações contra a corrupção e o tráfico de drogas receberam a contribuição da empresa Canadense como vemos nesta matéria sobre a “Operaçaõ Hybris”. No relatório das investigações, a PF reconheceu as dificuldades para incriminar os traficantes. Os agentes explicaram que os criminosos não utilizavam telefones celulares para conversar sobre o tráfico, “pois é de domínio público que esse meio de comunicação é rotinariamente monitorado pelo aparelho repressivo do Estado e, portantanto, queriam evitar a produção de provas incriminatórias”. Para tentar driblar os agentes, os traficantes trocavam mensagens por telefones da marca BlackBerry. No entanto, em 2012, a empresa Research In Motion viabilizou a quebra de sigilo dos dados que passaram a ser monitorados. Notem que a BlackBerry colaborou com a justiça devido a segurança do seu sistema BBM, e ajudou na prisão de corruptos e traficantes. CAFÉCOMBLACKBERRY magazine

| 15


CAFÉCOMBLACKBERRY magazine

| 16


Central de Notícias BlackBerry OS 10.3.2 Oficial No começo do mês de Junho, a BlackBerry começou com a atualização Global do OS 10.3.2, com boas mudanças, mais seguro e mais privado, mantendo-o ainda mais produtivo. Abaixo algumas das mudanças do novo pacote: • BlackBerry Protect: Como sabemos, a privacidade e segurança está no DNA do BlackBerry e o Protect permite que você desabilite o dispositivo que foi perdido ou roubado, garantindo que ninguém reative seu aparelho, você tem a opção de limpar o aparelho, mandar uma mensagem entre outras opções, incluindo detectar o aparelho via GPS no caso de mandar alguma autoridade ir atrás pra você =) • Câmera: Os aprimoramentos da câmera no OS10.3.2 incluem um desempenho melhor em um ambiente com pouca luz no modo automático, detecção de face-melhorada e reduziu o borrão causado pelo movimento. • Modo Reuniões no Calendário do BlackBerry: o recurso facilita a localização de datas disponíveis e a redução das interrupções com números crescentes e a personalização do modo Reunião, já existente na versão atual, porém melhorada que te permite ajustar seu aparelho automaticamente para que ele saiba o horário da reunião, desligando todas as notificações no aparelho durante a reunião e re-ligando novamente sozinho após o término da reunião, um recurso muito útil e muito importante, agora tudo de modo automático =) • BlackBerry Blend 1.2: Essa nova atualização traz também o BlackBerry Blend 1.2, com nova a parência e novos recursos, como verificação ortográfica, respostas instantâneas das notificações do Blend e aprimoramentos visuais ao download de arquivos.

CAFÉCOMBLACKBERRY magazine

| 17


Central de Rumores

BlackBerry Venice De acordo com o Evan Blass (@evleaks), o BlackBerry Venice (Slider) vem com versão Android na operadora AT&T. Na imagem acima vemos uma renderização do Venice com o sistema Android. De acordo com informações do BerrySocialBr, o BlackBerry Venice está sendo testado com 3 sistemas operacionais, ao que tudo indica ser o BB10, Android e talvez o Tizen, sistema da Samsung. Uma outra informação interna que tivemos acesso é que o Venice virá ao mercado consumidor equipado com uma versão modificada do Android Lollipop trazendo a Experiência BlackBerry ao sistema Android, e uma variante equipado com o BB10 para o mercado corporativo. Como são apenas especulações, não sabemos ao certo se o Venice virá com uma variante Android e não apenas com o BB10. John Chen deixou bem claro que só irá trabalhar com o Android se for capaz de elaborar uma plataforma segura com base no sistema operacional da Google, a um nível de segurança similar ao sistema BlackBerry. * Evan Blass é conhecido por revelar vazamentos que mostram dispositivos ainda em fase de desenvolvimento ou na etapa pré-marketing. Porém não podemos descartar a possibilidade de Evan Blass estar apenas aproveitando o momento e vazando algo que não seja real! FAKE?

CAFÉCOMBLACKBERRY magazine

| 18


BlackBerry Dallas - Oslo a caminho! No mês de Junho surgiram renders e imagens do próximo dispositivo a ser lançado pela BlackBerry, o que seria uma variação do Passport para mercados específicos. O dispositivo aparentemente possui os mesmos specs do Passport: • • • •

2.2GHz MSM8974 Snapdragon processor 13 MP Camera 3 GB RAM 3450 mAh battery

Porém traz uma case com uma combinação de metal e plastico e uma textura na traseira similar ao do Leap e Z3! O BlackBerry ‘Dallas’, modelo SQW100-4, recebeu certificações em Singapura e na Malásia para operar nestes países. Seu lançamento está previsto para Agosto / Setembro.

CAFÉCOMBLACKBERRY magazine

| 19


Comportamento por Quen-Quen Potter

Android a caminho dos dispositivos BlackBerry!!! Os rumores sobre a BlackBerry lançar dispositivos equipados com Android se fortaleceram com um artigo da Reuters, http://reut.rs/1GB2b5h, alegando ter informações de 4 fontes seguras que alegam que o Slider a ser lançado no final do ano irá vir equipado com Android! Posso afirmar que este rumor é uma realidade próxima, porém vamos analisar bem está situação! O que isto significa? Será estranho ver um dispositivo BlackBerry equipado com Android? O Slider a ser lançado no final do ano deverá vir com 2 variantes de OS, uma variante equipado com o BlackBerry 10 e a outra com um Android atrelado com soluções BlackBerry! Sabemos que o foco hoje são soluções de segurança, powered by BlackBerry, multi plataformas! Portanto, para o nosso BB10 prosperar, a BlackBerry precisa crescer e se fortalecer! Se for através do Android que seja! BlackBerry Forever!

De acordo com John Chen, trazer a característica única BlackBerry para outras plataformas trata-se de uma evolução natural onde o mercado da empresa é para todos os dispositivos, e não mais somente BlackBerry.

Em breve todos estarão de certa maneira, powered by BlackBerry =)

CAFÉCOMBLACKBERRY magazine

| 20


Conheça o Movimento Stop The Leaks e ajude a combater o vazamento de OS BETA! Como Fãs da BlackBerry todos nós adoramos obter novas informações sobre a nossa marca adorada. Os “Leaks” (Vazamento de OS e Informações) são ótimas, mas não quando estes prejudicam a empresa que as pessoas que propagam dizem apoiar. A BlackBerry tem um programa Beta com a participação de diversos utilizadores pelo mundo afora para próximas versões do OS, para o qual a empresa convidou um determinado número de utilizadores “de confiança” para testar o Sistema Operacional em fase Beta. Os participantes deste programa Beta comprometeram-se em manter um determinado nível de confidencialidade, para o bem do programa e do sucesso continuado da BlackBerry. A ideia é que os utilizadores façam o download do software, o testem e providenciem o melhor “feed-back” para que a empresa consiga disponibilizar o melhor Sistema desde o início, sem falhas. Estas versões Beta, não são direcionadas para o público em geral. No entanto há um grupo de utilizadores que tendem em “vazar” estes OS (ultimas versões do OS 10.3.2) e certos blogs continuam a dar suporte a esta ação ilegal, sabendo que prejudicam a empresa. Nós realmente percebemos a sede por um novo OS, mas disponibilizar OS em versão Beta é crime. É roubo de software! Façamos o que é correto, paremos a “sangria”! Não apoiem os “leaks” de versões Beta! Nós escolhemos, como fãs, apoiar e promover a BlackBerry, e convidamos todos, como fãs da BlackBerry a juntarem-se a nós. Saiba mais em http://stoptheleaks.tk

CAFÉCOMBLACKBERRY magazine

| 21


Comportamento por Quen-Quen Potter

BlackBerry 10 e os Aplicativos que ignoram a plataforma! Uma das maiores discussões que vemos nos grupos e nas redes sociais é a falta de aplicativos nativos para a plataforma. Seria um problema da BlackBerry, dos developers ou do mercado? Não irei aqui defender a BlackBerry e culpar o ambiente externo, porém irei expor alguns argumentos para que cada um possa refletir. O que temos visto nos ultimos anos sao os grandes serviços e varios developers focados em desenvolver apps para as plataformas Android e iOS, alem do vermos o Windows Phone ganhando força por conta da potencia que é a Microsoft. Instagram, Netflix e Snapchat são três bons exemplos de serviços que ignoram a plataforma BB10 e nos deixa questionando porque, ja que não seria complicado portar tais apps do Android para o BlackBerry 10. Analisando de maneira ampla podemos supor que existe uma certa conspiração que não deseja ver a BlackBerry se reerguendo! Será? Porque? Vamos analisar a Netflix. Desde que o BB10 foi anunciado a Netflix diz nao ter planos para desenvolver um app nativo. Um tempo atrás foi dito que os engenheiros da Netflix estavam muito comprometivos com o aprimoramento do serviço e nao tinham tempo ou recursos para desenvolver outros aplicativos.

Eis que por pura diversão eles criaram um aplicativo de sua serie de sucesso House of Cards para o saudoso Nintendo (NES) e ficaram bem satisfeitos com o resultado.

Mas pera ai! Não estavam todos bastantes ocupados e sem tempo de desenvolver novos apps para outras plataformas? Irônico eu diria!. Nao tem tempo ou recursos para desenvolver um app pro BlackBerry 10, mas tem para brincar com um sistema de 8-bit? Teria um outro motivo? Reflitam sobre o assunto e comentem a vontade! CAFÉCOMBLACKBERRY magazine

| 22


CAFÉCOMBLACKBERRY magazine

| 23


Reviews

BlackBerry Leap O Leap foi o último dispositivo lançado pela BlackBerr, com o intuito de ser um smartphone high-end, porém não um que todo mundo gostaria que fosse, por ter um hardware não tão poderoso quanto deveria ter, se possuisse um hardware como do Z30 ai sim poderia ser até um aparelho bem mais visado pelo público. O Leap é baseado no mesmo projeto I-Bean, o mesmo do Passport e Z3. No caso do Passport, o quadro superior é todo de metal e que lhe deu mais força e fez com que pareça ainda maior, veja o desenho do esboço:

CAFÉCOMBLACKBERRY magazine

| 24


Características O Leap lembra bastante o BlackBerry Z3. Porém possui um formato um pouco maior, sua tela é maior também.

Se você já usou um BlackBerry Z3 alguma vez vai notar o design familiar que os dois possuem, a diferença é que o Leap é um pouco mais alto, mais grosso e mais pesado. Também é um poco mais alto que o Z30, porém a tela de visualização do conteúdo é igual para todos os 3 modelos. Suas bordas laterais são praticamente do mesmo tamanho, mas a parte inferior e superior são maiores, isso que deixa o Leap maior doque o normal. Pode notar uma boa igualdade na tampa, porém muda um pouco a lente da câmera, onde o Leap especifica a quantidade de MegaPixels que possui a câmera traseira, veja:

Essa tampa tem um tato meio emborrachado, de fácil aderência, da uma boa pegada e não escorrega da sua mão, então um ponto pra ele(s). O peso do aparelho é de aproximadamente 170 gramas, bem mais leve do que o Passport. CAFÉCOMBLACKBERRY magazine

| 25


Reviews Especificações Seu hardware não é aquele hardware potente que todos nós gostariamos que fosse. Não vai deixar ninguém de boca aberta até porque o Z30 supera ele em formato, qualidade, beleza, agilidade e outras coisas mais. A idéia do Leap foi mesmo uma jogada para que seu sistema operacional seja mais conhecido lançado em um aparelho de baixo custo, assim como foi o caso do Q5, ou do Z3, porém o Z3 é comercializado oficialmente somente na Asia. O BlackBerry Leap possui um processador Qualcomm MSM8960 Snapdragom S4 Plus com CPU dual-core de 1.5GHz Krait e GPU Adreno 305. Possui memória interna de 16GB e 2GB de RAM e tem suporte para memória externa MicroSD de até 128GB. Enquanto o Z3 possui memória interna de 8GB e 1.5GB de RAM, e suporte para MicroSD de até 32GB, então vemos que o Leap veio pra ser mais valorizado em termos de desempenho. Ele já vem equipado com o sistema operacional OS 10.3.1. Ele possui um slot para Micro SIM Card e Slot para cartão de memória MicroSD..

CAFÉCOMBLACKBERRY magazine

| 26


Bateria A duração da bateria vai ser um grande ponto de venda do Leap. Como mencionado anteriormente, além de um pouco mais pesado que o Z3, ele vem com uma bateria de 2800mAh que te possibilita no mínimo 25h de utilização. Em testes, o Leap durou cerca de 18h em um uso intenso com BBM, WhatsApp, redes sociais, e-mails, atendimento de ligações e etc... Durou até bem.

Display A tela do Leap pode se comparar a mesma qualidade da tela do Z30, possui o mesmo material e uma excelente exibição. É um brilhante bem vivido, com cores vibrantes e com um ótimo ângulo de visão. A imagem que temos é bastante acentuada. Não é tão excelente quanto a tela do Passport mas mesmo assim tem-se uma boa qualidade de imagem. O Display possui 5 polegadas e tem um tamanho de 1280x720 pixels, agrada na economia de bateria.

CAFÉCOMBLACKBERRY magazine

| 27


Reviews Câmera de 8mp e Falantes O BlackBerry Leap possui uma câmera traseira de 8 megapixels e uma câmera frontal de 2 megapixels. O mesmo equipado no BlackBerry Z30. Claro que para quem gosta de tirar um Selfie usando a câmera frontal vai perder bastante qualidade, dependendo do ambiente, se tiver em um local com bastante luz de sol vai pegar bem, mas em ambiente escuro não tente.

O alto-falante dele é como do Z3, possui uma única saida para o falante viva-voz, então ele fica sendo um mono-falante. Fora o falante auricular que é único também porém cada um com suas particularidades. O som não impressiona mesmo, não é como um HTC One M9 e nem como o Passport que possui duas belas caixas de sons. Mas, para uso básico, recepção de ligação em algum ambiente com pouco barulho é de aceitar essa qualidade. Se você é daqueles que gostam de ouvir músicas sem o fone de ouvido esqueça, não é pra você. O fone de ouvido é bom, pois tem um reforço de áudio então ajuda, mas somente no fone de ouvido mesmo. Em uma chamada de vídeo ou meeting por exemplo o alto-falante faz bem seu trabalho. Só não espere grande coisa. Diferente também do BlackBerry Z30 que possui um falante bem alto, apesar de ser apenas um único falante também, a qualidade dele impressiona bem mais doque o Leap. CAFÉCOMBLACKBERRY magazine

| 28


Conclusão O Leap é um dispositivo, como mencionamos algumas vezes, de baixo custo e possui um hardware básico para uso básico. Não podemos esperar muitas coisas, mas ele possui uma boa tela, um ótimo visual com qualidade bem superior até mesmo ao Z10. A pegada no aparelho enquanto se manuseia, cabe perfeitamente na mão enquanto se manuseia na outra. O teclado virtual do BlackBerry 10 hoje é um dos teclados mais inteligentes que existem, com sua tecnologia de predicção que facilita muito e agiliza a digitação e reconhecimento das palavras, o mesmo veio integrado ao Leap. O encaixe do cartão de memória e do cartão SIM também é uma boa, pois como a bateria é não-removível, basta apenas abrir a tampa do slot e inserir os cartões e ele reconhece mesmo ligado, evitando assim a reinicialização do aparelho. Por se tratar de um aparelho touch, aplicativos Androids rodam bem nele, assim como no Z30 e Z10, ou até mesmo no Z3. Por ser também um aparelho desenvolvido para a classe de baixo custo, que não possuem muito dinheiro para investir em um smartphone e que ao mesmo tempo necessita de um aparelho que vai te possibilitar fazer suas tarefas diárias, com uso intenso e manter-se ligado durante todo o dia sem a necessidade de carregar (como vejo com muitos usuários de iPhoneX por ai). A bateria dele possui uma boa capacidade e uma boa autonomia, portanto foi bem pensado, possui pouca potência de hardware, com uma ótima carga de bateria em um sistema operacional que não deixa a desejar e que te possibilita fazer o que necessita ser feito, tanto para uso pessoal como profissional. Para um aparelho de baixo custo, possui uma boa memória interna e um bom processamento, mas não podemos exagerar. O pior de todos os detalhes foi a falta do NFC, do qual a BlackBerry tentou incluir essa tecnologia em seu contrato dentro do valor de produção do aparelho do qual infelizmente não pode concretizar, lançando assim um aparelho, alias mais um, sem a tecnologia NFC. Com a tecnologia avançando e os sistemas integrados atuais e futuros vão ser praticamente utilizados com essa tecnologia, é uma pena que aparelhos hoje em dia tenha essa deficiência em não incrementar essa rede de transmissão. Não somente a BlackBerry, outras empresas também acabam esquecendo ou optando por não integrar essa tecnologia em seus dispositivos, até porque poucas pessoas conhecem, mas vão passar a conhecer quando perceberem a sua capacidade e utilidade. A qualidade do alto-falante poderia ser melhorada, pelo menos 2 alto-falantes para uma melhor audição, principalmente em reuniões com uso do BBM Vídeo e/ou Meetings. Além do NFS do qual não veio implantado no hardware, também sentimos a falta de uma entrada HDMI, uma SlimPort ou até mesmo da tecnologia USB On-The-Go, sendo este um aparelho fulltouch, pelo menos o HDMI deveria vir de presente. Enfim galera, é isso ae. O BlackBerry Leap pode ser encontrado em loja de nossos parceiros. No Brasil infelizmente nas operadoras você não vai encontrar. CAFÉCOMBLACKBERRY magazine

| 29


Dicas

Trocando de BBOS para BlackBerry 10 Esta dica é paa você que está migrando do BlackBerry OS 4, 5, 6 ou 7/7.1 para BlackBerry 10. Nessa dica você poderá fazer a troca de dados entre os dispositivos BBOS e BB10, sendo os seguintes backups feitos: • • • • • • • • • •

Lista de Contatos e Agenda ou apontamentos no calendário Tarefas e anotações Contatos do BBM e Grupos Registros do Password Keeper Log de ligações feitas Perís de Wi-fi Pastas e marcadores do navegador Mensagens SMS e MMS Alarmes Arquivos não criptografados de armazenamentos de mídia

Primeiro passo: Você vai precisar do BlackBerry Link, disponível para PC e MAC. Depois de baixado o BlackBerry Link e instalado, plugue o seu BlackBerry OS via cabo USB. Depois que seu dispositivo for detectado, clique em Transferir Dados. Uma lista de índices te mostrará o que será copiado do seu dispositivo atual. Assim que verificar e confirmar as informações a serem copiadas, clique em NEXT para começar a copiar os dados do seu BBOS. Mantenha o BlackBerry Link aberto!

CAFÉCOMBLACKBERRY magazine

| 30


Segundo passo: Preparando seu BlackBerry 10 para receber as novas informações Após pegar seu primeiro BlackBerry 10, recomendamos já configurar seu BlackBerry ID nele. Alguns Backups do seu smart anterior já vão automaticamente passar para seu novo aparelho. Terceiro passo: Conecte seu BlackBerry 10 no seu computador Depois de completo as Configurações iniciais do seu BlackBerry 10, vamos passar do BBOS os dados para o BB10, com ele conectado no PC e após o BlackBerry Link ter detectado, especifique um nome pra ele, qualquer um por exemplo “Meu BB10” e clique em NEXT. As informações do seu antigo aparelho será transferido para o seu novo imediatamente. Estará tudo copiado para o novo dispositivo e você será uma pessoa mais feliz com seu BlackBerry. Tem uma outra opção de troca de dispositivo direto pelo aparelho. Siga os passos, utilizando de preferência um Cartão de Memória: 1. 2. 3. 4. 5. 6.

No dispositivo BBOS, vá em Configurações Selecione a opção Troca de Dispositivo Selecione Usando um Cartão de memória Selecione Salvar Dados Depois desmarque a opção Salvar Emails e selecione Continue Ele vai pedir pra configurar uma senha de segurança, digite a senha e confirme, selecione Salvar e Aguarde o Processo.

Após o processo acima, tire o cartão de memória do seu BlackBerry OS e coloque no seu BlackBerry 10. No seu aparelho, vá no ícone Config. e selecione a opção “Troca de Aparelho”. Ele automaticamente vai verificar no seu Cartão de memória e vai identificar um backup, vai solicitar que digite a senha (senha digitada no BBOS). Depois disso, ele vai fazer a restauração dos dados e te mostrar o que foi restaurado. É tudo muito rápido e simples, pra facilitar a nossa vida =)

Escanear QR Code Na verdade não precisa instalar app de terceiros para tal ação, pois a loja BlackBerry World já traz esta funcionalidade de forma nativa direto pela loja. Basta em qualquer tela da loja deslizar o dedo do topo para baixo para exibir o menu e clicar na opção DIGITALIZAR (Scan Barcode).

CAFÉCOMBLACKBERRY magazine

| 31


Colaboradores Sobre a importância e porque ter um BlackBerry! por Glauco Sousa Em meio à tantas tecnologias disponíveis e diferentes, se torna confusa e obsoleta a escolha por um smartphone que seja capaz de lhe atender em suas tarefas diárias com a máxima precisão que você, profissional dedicado e focado precisa. Com os smartphones blackberry essa linha tênue se rompe! Tudo o que precisa executar de forma programada e principalmente organizada, você será capaz com a principal característica multitarefa que só os smartphones blackberry irão lhe oferecer! Seu browser está entre os mais rápidos e velozes do mundo! Nunca mais se irrite ao efetuar downloads de arquivos em qualquer tamanho! Suas ligações terão um outro nível de satisfação com microfones dedicados e que se ajustam conforme seu ambiente.. Sua digitação primorosa, tanto no teclado físico ou no full touch, lhe incentiva à escrever mais e melhor, ampliando o vocabulário que você já conhece, onde os smartphones blackberry te ensinam neste processo e se adaptam ao seu próprio modo de digitar, de uma maneira simples e objetiva, sob o impacto da tecnologia de poucos toques. Todos as suas palavras podem ser compartilhadas em todos os lugares simultaneamente como nenhum smartphone faz! Recentemente fomos eleitos com o melhor smartphone do mundo de 2015, (blackberry passport), e ano passado com o blackberry z30, onde o mesmo, sendo lançado em 2013 acaba de desbancar todos os concorrentes em testes de fotos.. aparelhos atuais e de alta relevância! 95% das nossas ações em um smartphone estão voltadas para a digitação! E nós temos a mais poderosa ferramenta para isso e em todos os quesitos pontuados acima, além do equilíbrio, design, resistência, durabilidade, segurança, privacidade e a confiabilidade que só os smartphones blackberry te entregam logo na primeira visualização e pegada única e que lhe dá o poder para se tornar uma pessoa altamente produtiva, sociável e acima de tudo, altamente bem sucedida! Para isso e por isso, você deve ter e ser Blackberry!

CAFÉCOMBLACKBERRY magazine

| 32


CAFÉCOMBLACKBERRY magazine

| 33


Developers Lounge

Perfil

M

arco Gallo. Morador da Sicília (Itália), onde o sol brilha 360 dias / ano!!!

I got my first computer at 7 years old, an old and cool 386 full of splendid games, I still dreaming it sometimes! Ganhei meu primeiro computador aos 7 anos de idade, um velho 386 cheio de jogos esplêndidos! Comecei a desenvolver aplicativos para Android em 2011, com muitos desapontamentos, em seguida migrei em 01/2012 para a plataforma BlackBerry e eu estava tão feliz com as performances de hardware, com o grande apoio por parte de devs e não mais preocupado com vazamentos de memória! A BlackBerry enviou-me um BlackBerry Playbook para atualizar e melhorar aplicativos existentes e, em seguida, eu nunca parei o desenvolvimento de novos aplicativos e jogos nesta plataforma incrível. Agradeço ao Luca Filigheddu por ter ajudado na criação de um Grupo de Developers e hoje forneço apoio todos os dias a muitos desenvolvedores que querem aderir na plataforma BlackBerry.

Marco Gallo

Apps Portfolio http://bbw.pm/MarcoGallo

Meu aplicativo favorito é o Turbo Note: Comecei a desenvolver este app durante o BlackBerry Jam em Madrid em 2013, o aplicativo foi concebido como uma brincadeira, porque a primeira versão do Turbo Note não contém qualquer forma de armazenamento de dados. Mostrei os aplicativos para outros desenvolvedores e eles ficaram surpresos porque o Turbo Note realmente não tem qualquer sistema de armazenamento complicado por dentro, mas simplesmente a integração na notificação do HUB do sistema BlackBerry!

Me formei em Ciências da Computação em 2013, e após 2 meses fui escolhido como BlackBerry Elite pelo o meu engajamento na plataforma BlackBerry. Eu prefiro linguagens orientadas a objeto, onde minhas linguagens de programação são Java, Javascript, HTML 5, C#. No desenvolvimento de jogos, utilizo a famosa plataforma Unity3D Engine. CAFÉCOMBLACKBERRY magazine

| 34


Últimos Lançamentos

http://bbw.pm/TurboNote

Turbo Note é o aplicativo de anotações mais rápido do mundo!!! Você pode imediatamente tomar nota de tudo e compartilhar nas redes sociais com um único gesto de movimento! Funcionalidades: • Salvar anotações no HUB (Notificação) • Savar anotação no Remember • Definir anotação como um status do BBM, compartilhar no BBM e Channels!! • Compartilhar via e-mail e via NFC • Compartilhar via Facebook , Twitter , Linkedin, Google+ • Anotações Coloridas • Proteção com Senha • Backup das anotações no Remember

Prospectiv

http://bbw.pm/Prospectiv

Prospectiv é um jogo de puzzle que traz uma nova mecânica: imerso em um ambiente relaxante que você tem que combinar formas usando suas perspectivas. “É apenas uma questão de perspectiva” Segundo jogo da categoria ART GAMES!

Light Chamber

http://bbw.pm/LightChamber

Um jogo experimental para testar a capacidade da sua mente em um jogo incrível. Design plano (flat) a concentração e experiência de jogo.

para uma

dar-lhe melhor

Primeiro jogo da categoria ART GAMES! CAFÉCOMBLACKBERRY magazine

| 35


Marco Gallo

Selfie Cam

Marine Assistant

O aplicativo de selfie perfeito para você, SelfieCam permite tirar um selfie muito facilmente!

Rastreamento de navegações utilizando o serviço AIS ( Automatic Identification System ).

Uma foto “Selfie” é uma foto tirada com a câmera frontal do telefone em distância próxima, sozinho ou com seus amigos,

Funcionalidades: • Aplicativo Nativo • Acompanhe navios, barcos, iates, navios militares, embarcações pesqueiras, no mapa usando marcadores coloridos e informações como posição, velocidade e muito mais. • O aplicativo pode acompanhar um navio e exibir a rota usando código MMSI/IMO • Pesquisa por nome do navio / navegação • Informações meteorológicas como velocidade do vento e temperatur • Integração com o BBM • Modo Retrato e Paisagem • Zoom

http://bbw.pm/SelfieCam

Usando SelfieCam você pode fazer um “selfie” da maneira correta e bem rápido: Abra o aplicativo, faça uma pose e pressione a tela! Rápido, divertido e GRÁTIS!

http://bbw.pm/MarineAssistant

CAFÉCOMBLACKBERRY magazine

| 36


Ice Cubes

http://bbw.pm/IceCubes

O seu propósito é empilhamento de muitos cubos de gelo por todo o caminho até o topo antes de entrar em colapso. Tudo que você precisa fazer é tocar na tela a fim de soltar o cubo de gelo em cima uns dos outros e empilhá-los. No final do desafio, você também tem a capacidade de compartilhar sua experiência no Facebook.

Nostalgia

http://bbw.pm/Nostalgia

Mas tome cuidado, este jogo é altamente viciante!

Conheça Nostalgia, um novo tipo de jogo, divertido Efeitos lisos e gráficos de alta qualidade! e viciante! Jogue e relembre um pouco história dos games. Nostalgia não é apenas um jogo estilo BrickBreaker, cada nível é inspirado em famosos consoles ou jogos do passado. É divertido, viciante e cheio de Power-Ups !!!! Baixe agora gratuitamente!

Space Arcade

http://bbw.pm/SpaceArcade

Liberte o seu Astronauta interior e divirta-se nesse incrível jogo de tiro espacial. O game lembra bastante a era de ouro dos video games dos anos 80, porém traz gráficos modernos e jogabilidade por controles de toque na tela. Chegou a hora de você destruir asteroids e UFOs! Baixe já e divirta-se! Um game estilo arcade bastante viciante e divertido, e gratuito!

CAFÉCOMBLACKBERRY magazine

| 37


Developers Lounge

Perfil

J

ulian Tessmann da Alemanha. Eu sou um Web-Developer, então estou amando o HTML5 / WebWorks para BlackBerry 10.

Julian Tessmann

Apps Portfolio

Sublime-Text (Simples Editor de Texto) é http://bbw.pm/TMCdevs a minha ferramenta para desenvolver aplicativos Eu desenvolvi cerca de 10 Aplicativos em HTML5/JavaScript. Sei que os usuários adoram para BlackBerry 10. Do meu favorito “BProfile” o visual nativo dos apps BB10 e por isso utilizo do ferramenta BBUI.JS toolkit para ter este mesmo para um aplicativo do meu time de futebol local, até um localizador de carros, etc. visual. Eu escolhi a BlackBerry há alguns anos atrás com um BlackBerry Pearl. Depois atualizei para um Curve 8520 e em seguida Bold 9900. Usei por muito tempo e aí começei a amar a BlackBerry mais a cada dia. Desde o lançamento do BlackBerry 10, eu comecei a desenvolver aplicativos usando um simulador de dispositivo. Depois de alguns apps, fui capaz de conseguir um dispositivo para developers - o Dev-Alpha C. Me juntei a alguns programas para desenvolvedores e ganhei o lindo Z10LE vermelho e uso até hoje. Eu realmente gosto da plataforma BlackBerry 10 em todas as suas formas, desde a interface do usuário baseada em gestos até a sua produtividade - é simplesmente uma ferramenta profissional, produtiva.

Meu app favorito é o “BProfile”, apenas um simples aplicativo que permite que você adicione logotipos e texto BlackBerry para sua própria imagem de perfil. A idéia era simples: Mostrar todas as pessoas ao redor do mundo todo o seu amor BlackBerry na sua foto! Depois de submeter para a loja BBW, o retorno foi incrível. Foram milhares de downloads em um curto espaço de tempo, pedidos para adição de icones de blogs BlackBerry, e mais e mais icones e simbolos são adicionados a cada atualização. CAFÉCOMBLACKBERRY magazine

| 38


Últimos Lançamentos

Groovy

http://bbw.pm/Groovy

Procure músicas, instantaneamente com o Groovy para BlackBerry 10 !!!

BProfile para BlackBerry 10 O aplicativo BProfile permite a você criar sua própria foto de perfil / avatar com um estilo BlackBerry 10! Você pode escolher uma imagem da sua galeria de fotos ou tirar uma foto com a câmera. Depois disso basta adicionar um texto de seu agrado até 21 caracteres e movimentar a caixa de texto ao longo da imagem.

Milhões de músicas, streaming ao vivo… Groovy é um app para buscar e tocar MP3s como o “Grooveshark” ou outros serviços de streaming. Pensou música? Pensou Groovy!

O resultado é uma imagem 500x500px com um look do BlackBerry 10, graças a caixa de texto característica do BB10. O tamanho da imagem gerado é perfeito para usar no BBM, Facebook, Twitter e várias outras redes sociais, blogs e portais. App é gratuito e disponível para todos os dispositivos BlackBerry 10.

http://bbw.pm/TimeLine

Saiba mais em: http://bit.ly/BProfile10

TimeLine

Comunidade Brasileira no BProfile

Aplicativo produtivo para criação de Timelines (cronogramas) simples e bonitas.

Em parceira com o BerrySocialBr: • • • • •

ícone do BerrySocialBr; tradução para o português; pacote de bandeiras de países (Premium); ícone do BlackBerry Magazine; ícone da revista Café com BlackBerry.

Escolha a sua linha de tempo (ano), adicione até 11 eventos com diferentes tempos (ano / mês) e cores e salv (recurso Pro) como uma imagem!

CAFÉCOMBLACKBERRY magazine

| 39


Apps & Games

TimeLine por TMC Devs Aplicativo produtivo para criação de Timelines (cronogramas) simples e bonitas. Escolha a sua linha de tempo (ano), adicione até 11 eventos com diferentes tempos (ano / mês) e cores e salv (recurso Pro) como uma imagem! Você também pode salvar as timelines e editar mais tarde! Funcionalidades: • • • • • • • • • • • • •

Crie timelines (cronogramas) bonitas Selecione o Ano Adicione até 11 eventos por TimeLine Selecione (mês / ano) para eventos individuais Selecione cores diferentes para eventos Adicionar / remover eventos Salve as timelines e edite mais tarde BBM Conectado Exporte como imagem (Versão Pro) Compartilhe a imagem exportada instantaneamente (Versão Pro) UI simples e limpa Modos Retrato e Paisagem Versão Pro: Destrave com pagamento único de $0,99.

App simples, mas extremamente útil e produtivo. O aplicativo irá ajudá-lo a criar cronogramas de seus projetos, reunião de família e muito mais. Nós criamos o roadmap das próximas edições da revista com o TimeLine e é perfeito! Disponível na loja BlackBerry World! Baixe agora em bbw.pm/TimeLine

CAFÉCOMBLACKBERRY magazine

| 40


Coterie por Ahamtech Coterie é um aplicativo nativo projetado principalmente com uma interface eficiente e permite que você use serviços produtivos do Slack em seu dispositivo BlackBerry 10. Até agora muitos usuários tem reclamado do mal funcionamento do app Slack do Android em seus dispositivos BlackBerry devido a portabilidade. Coterie é uma solução eficiente para todos os seus problemas com o app Android portado. Coterie traz junto um pacote eficiente para você construído do zero em código nativo BlackBerry. Além disso Coterie oferece uma sensação nova e toque para Slack por sua perfeita integração para a interface do usuário BlackBerry. “Otimize já a comunicação da sua equipe com o cliente nativo do Slack” Coterie está disponível na loja BlackBerry World por $5. Baixe agora em bbw.pm/Coterie

CAFÉCOMBLACKBERRY magazine

| 41


Marco Gallo

Inst10

http://bbw.pm/Inst10

Inst10 é um cliente nativo do Instagram para BlackBerry, desenvolvido pela Nemory Studios, mesmo developer do Twittly e Snap10. O Inst10 é rápido e eficiente, além de trazer um visual bem similar ao aplicativo do Instagram.

iGrann

http://bbw.pm/iGrann

O primeiro cliente nativo do Instagram para BlackBerry 10 conta com apps em versão FREE e Pro. A versão Pro traz Integração com o HUB com Notificações integradas ao BB10, o que não faz necessário ter o app aberto.

A versão Pro conta: • Integração no Hub – Notificações • Compor diretamente no Hub • Regram e Re-Direct • Compartilhar imagem direto da Galeria de Imagens • Tema Escuro (Dark Theme) • Esquema de Cores • Wallpapers • Emojis + Emoticons • Senha para bloquear o aplicativo • Sem Anúncios

A versão Gratuita é praticamente igual a esta versão Pro. O que diferencia é a integração ao Hub, porém são aplicativos distintos.

Developer: Nemory Studios

Developer: Adrian Sacchi

CAFÉCOMBLACKBERRY magazine

| 42


BlackBerry Beta Zone

Air Messages por Marco Gallo Third Eye por Marco Bavagnoli Air Messages é um serviço de Comunicação Aplicativo fantástico de fotos onde lhe Social baseado em Geo-Localização. Ainda em permite aplicar efeitos em tempo real com a fase experimental deste novo tipo de tecnologia, câmera frontal ou traseira. o app traz uma comunição via mapa baseado na localização do usuário e permite outros usuários, Em fase Beta, tem seu lançamento dentro do raio de ação, de ler a mensagem ou aguardado muito em breve dispensar, e até mesmo responder através de um chat em cada mensagem. Baixe já na BlackBerry Beta Zone e crie fotos incríveis com efeitos Morphing. Baixe já na BlackBerry Beta Zone e comunique-se com usuários BlackBerry no Brasil de forma diferente. CAFÉCOMBLACKBERRY magazine | 43


Contra Capa

Café com BlackBerry - 8ª Edição  

Confira na 8ª edição da revista o luxo da linha BlackBerry Porsche Design, os recentes rumores sobre a BlackBerry utilizar o sistema Android...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you