Page 1

especial l reality shows

sorria,

você está sendo filmado ou, provavelmente, gostaria de estar. a verdade é que todos gostamos de um bom reality show justamente para nos imaginar ali, dentro da telinha por josé gabriel navarro, raquel temistocles e sarah mund ilustração Cris vector na programação

pausa entre temporadas

em breve janeiro+Monet+55

118RealityShow.indd 55

17/12/2012 13:58:00


especial l reality shows

resistência

hora de limpar o buraCo da feChadura

o big brother brasil chega à sua 13a edição e desta vez com novidades que podem apimentar ainda mais (se é que é possível) a relação desses desconhecidos que se tornam “irmãos” da noite para o dia

big brother brasil 13 Anônimos que querem ficar famosos. Esse é o principal motivo de o seu vizinho (ou você) mandar todo ano uma fita de teste para tentar entrar na casa mais vigiada do Brasil. Sim, algumas pessoas ainda se lembram do prêmio de 1,5 milhão de reais, mas se a fama vier junto, não faz mal a ninguém. Neste mês, mais uma edição do reality show começa e é por causa desses motivos citados acima que mal podemos esperar para acompanhar por aproximadamente três meses declarações e atitudes polêmicas dos “BBBs”. Até o fechamento desta edição da MONET, ainda não havia sido divulgada a quantidade de participantes, mas se o programa seguir o padrão dos últimos anos, serão entre 12 e 16 competidores. Antes mesmo de começarmos a assistir aos “brothers”, seis casas de vidro serão montadas em locais públicos em regiões do país. Delas sairão aproximadamente dois participantes de cada uma, escolhidos pelo público, e ficarão trancados em uma casa de vidro maior, localizada no Rio de Janeiro. Desta última, somente quatro vão conseguir entrar na casa do Big Brother. Com eles, mais seis ex-BBBs, três homens e três mulheres, voltarão para compartilhar suas vidas com os telespectadores. Além deles, pessoas escolhidas por meio de inscrições enviadas para a produção também vão fazer parte do time final. Apesar de os detalhes da décima terceira edição estarem trancados a sete chaves pela produção, podemos garantir a formação de panelinhas de ex-BBBs, romances tórridos, intrigas por votos e brigas por comida. Já estamos ansiosos por aqui! dia 8, terça, 23h30, multishow, 42 e 542 (hd) e sistema pay-per-view53 e 553 (hd)

sobreviventes – Na foto maior, Fael, vencedor da última edição do programa ao lado de Fabiana, que ficou em segundo lugar. Na foto ao lado, Marcelo Dourado, vencedor do BBB 10. Abaixo, Maria Melilo, vencedora da 11ª edição, comemora com o namorado, Weasley, na casa.

56+Monet+janeiro

118RealityShow.indd 56

17/12/2012 13:58:07


polêMicas do BBB

Listamos os brothers que ficaram marcados por compartilharem cenas íntimas e inesperadas com o Brasil a 1a vez a gente não esquece – Logo no comecinho, quando os participantes não estavam preparados para tantas câmeras, Tarciana engatou um romance com Jeferson e o casal ficou marcado por ter se enrolado no edredom e sido o primeiro a fazer sexo dentro da casa. perigo na banheira – Marielza, participante do BBB 5, não conseguiu chegar nem perto do prêmio. Ela passou mal enquanto estava na banheira de hidrospa e precisou ser socorrida. Ela sofreu um AVC e foi afastada do programa para cuidar da saúde. três é demais – Talvez não para Diego Alemão, do BBB 7. O paulista se envolveu em um triângulo amoroso com Íris e Fani. As duas se tornaram amigas e ele, em vez de escolher uma só, escolheu as duas. Além de levar duas namoradas, ele ainda ganhou o prêmio de um milhão de reais.

the biggest loser é tanto esforço para perder peso e começar uma vida saudável que fica difícil não se emocionar com cada história. mas nem tudo é emoção. o jogo que premia quem perde mais peso no final tem trapaças (incluindo ganhar quilos de propósito para influenciar na eliminação), candidatos que desistem da competição e questionamentos sobre até que ponto os treinos intensos podem prejudicar a saúde dos competidores. pensou que era moleza? home & health, 55 e 555 (hd)

e daí? – Ariadna foi a primeira transexual a entrar no Big Brother. Depois de dias de fofocas na casa, ela finalmente admitiu. Polêmica ou não, a revelação não fez tanta diferença. A cabeleireira saiu sem o prêmio, mas com direito até a ensaio em uma revista masculina. Crime sexual – Depois de beberem em uma festa, Daniel e Monique foram para debaixo do edredom. O caso, que contou com o envolvimento da polícia e expulsão do brother da casa, teve como base um vídeo em que Daniel faz movimentos suspeitos com Monique, que parecia estar dormindo.

the amazing raCe coMo ganhar

seja observador. é bom também ouvir mais e falar menos. tenha sempre em mente que o prêmio final está em jogo.

para refletir

as pessoas tendem a mudar na frente das câmeras.então saiba diferenciar uma emoção verdadeira de uma atuação.

apresentado por paulo zulu, o reality ganhou uma edição brasileira este ano. disputando o prêmio de 250 mil dólares estão 11 duplas enfrentando provas de resistência. eles até precisaram desvendar Brasília. a única polêmica aqui é não haver polêmica alguma. culpa do zulu, que pediu integridade das equipes logo no começo. dia 2, quarta, 13h, space, 53 e 553 (hd)

janeiro+Monet+57

118RealityShow.indd 57

17/12/2012 13:58:22


especial l reality shows

saúde

somente para os mais fortes

ver BeBezinhos recém-nascidos é até fofinho, mas as horas que antecedem o parto podem ser tão angustiantes quanto alguns acidentes inusitados. e ainda as atrações soBre tudo o que uma pessoa é capaz de esconder em si mesma

segredos do meu Corpo quem vê os pacientes que passam pelo programa chegando ao consultório vestidos dos pés à cabeça não imagina os problemas que os afligem. cada episódio acompanha a história de alguém que sofreu em silêncio durante anos e até esconderam seus segredos sob chapéus e camadas de roupa, enquanto outros se tornaram reclusos. os casos vão de uma mulher com excesso de pelos no rosto a um homem que desenvolveu mamas. segundas, 21h, home & health, 55 e 555 (hd)

um bebê por minuto

Casos bizarros

são 40 câmeras fixas acompanhando 24 horas a rotina do hospital americano onde mais nascem bebês por ano. a aflição das mães, a emoção dos pais, a animação das famílias e as primeiras horas de vida dos bebês são registradas, mostrando quanta coisa imprevisível pode acontecer em uma maternidade. as surpresas, tão boas quanto assustadoras, colocam a equipe de enfermeiras e obstetras no máximo da atenção.

todo mundo gosta de contar sobre acidentes incomuns que sofreu ao longo da vida, mas os que a equipe do programa presencia em hospitais britânicos estão em uma escala superior. tem gente que é empalada viva, fraturas em ângulos estranhos, dedos atravessados por agulhas, escalpelamentos e até traseiro assado em churrasqueira.

sextas, 20h, home & health, 55 e 555 (hd)

segundas, 23h, home & health, 55 e 555 (hd)

coMo ganhar

sair vivo já é um bom começo! nessa modalidade, o grande prêmio é sair curado ou com um bebê saudável no colo.

para refletir

nosso corpo pode ser forte e frágil ao mesmo tempo. então melhor evitar qualquer risco desnecessário!

pronto-soCorro: histórias de emergênCia nesse hospital, não são bem os casos médicos que chamam a atenção, mas sim as confusões nas quais se colocam alguns pacientes e suas famílias. certos acidentes podem parecer bobos, sem grande risco para quem está sendo atendido, mas que indiscutivelmente ficaram marcados na memória dos médicos e cirurgiões que foram entrevistados. um bom exemplo é o da mulher e da amante de um homem que depois de se estapearem resolveram se unir contra ele. quartas, 23h30, discovery, 51

58+Monet+janeiro

118RealityShow.indd 58

17/12/2012 13:58:36


relacionamentos

família é tudo igual. só que nÃo...

seJa ao mostrar o dia a dia de um lar ou acompanhando casais que tentam se apaixonar, os programas voltados para relações humanas comprovam que a única coisa em comum a todas as famílias é a diversidade honey boo boo vem aí! depois de ganhar destaque em Pequenas Misses, a extrovertida alana thompson e sua família tipicamente americana ganharam um reality para chamarem de seu. sem vergonha de mostrar suas excentricidades, a família chocou e conquistou o público. assustador para alguns, divertido para outros. a partir do dia 16, quartas, 22h30, tlc, 94

supernanny

detoX do amor O que leva um casal a expor na TV o desgaste da relação? Betty Lago, nova coapresentadora de Detox do Amor ao lado de Léo Jaime, se fez essa pergunta quando começou a gravar o programa, em outubro. Entre gincanas e sessões de terapia de casal com a psicóloga Eda Lucia Fagundes, a atriz encontrou algumas respostas. “Vi a carência das pessoas e as necessidades de elas se expressarem. Você entende que elas não conseguem falar diretamente com o outro, precisam de um mediador.” O cenário (Búzios, RJ) e o prêmio (uma segunda lua de mel) também ajudam os pares a desintoxicarem o casamento. “Eles têm noção, acho, de que o importante não é o prêmio, mas dar uma parada para repensar o relacionamento”, diz Léo Jaime. “É um reality show, mas é também uma reunião de pessoas que estão pensando no amor, tentando atuar de forma positiva.” dia 9, quarta, 20h, gnt, 41 e 541 (hd)

uma superbabá é aquela capaz de pôr as crianças na linha, certo? em termos. neste caso, a proeza maior da profissional está em conseguir reeducar o outro polo da relação: os pais. com adultos e crianças (re)aprendendo a se relacionar, fica mais fácil ter momentos de paz no lar, doce lar. sextas, 22h, home & health, 55 e 555 (hd)

coMo ganhar

é importante se comunicar com sinceridade e calma. a chave é ser honesto e compreender o limite do outro.

para refletir

nem sempre expor problemas do coração na tv é a melhor forma de solucioná-los.

troCa de esposas não importa o quanto você reclame da sua família. ela é ao menos previsível. as esposas deste reality tiveram de experimentar uma semana como matriarcas de lares completamente distintos dos seus e provar diante das câmeras que são capazes de administrar uma família com outros problemas e prioridades. sÁBados, 21h, home &health, 55 e 555 (hd)

the baChelorette uma jovem e 25 pretendentes competindo pela sua mão. poderia ser romântico, mas acaba sendo divertido mesmo já que a protagonista pode experimentar a intimidade de todos os participantes sem compromisso. ela decide, a cada semana, qual rapaz não tem mais chance de viver com ela uma história de amor. sÁBados, 20h, mgm, 68

118RealityShow.indd 59

17/12/2012 13:58:46


especial l reality shows

Beleza

para todos os gostos

aspirantes a estilistas, modelos iniciantes, quem precisa dar um trato visual ou quem só quer comentar o looK alheio encontra um ReaLity que atenda às suas preferências ameriCa’s neXt top model

10 anos mais jovem – al a américa latina ganhou uma versão do programa que transforma mulheres, e de vez em quando homens, em versões 10 anos mais jovens através de tratamentos de pele e dentes e mudanças do corte de cabelo e do guarda-roupa. além de dar aquele up na autoestima, é claro. às vezes parece até milagre!

esquadrÃo da moda não adianta se apegar, porque stacy e clinton não têm o menor dó de jogar sua camiseta da sorte ou sua calça de estimação na lata do lixo. eles podem até ser um pouco irritantes, mas no final das contas o processo vale a pena. afinal, quem não vai querer um guarda-roupa novinho? quartas, 22h, home & health, 55 e 555 (hd)

quem pensa que vida de modelo é fácil precisa assistir ao reality criado pela ex-modelo tyra Banks. são sessões de fotos exaustivas e várias outras provas malucas para as candidatas que brigam por um contrato em uma agência que pode alavancar suas carreiras na moda. quartas, 16h, sony, 49 e 549 (hd)

home & health, 55 e 555 (hd)

projeCt runaway a ex-modelo heidi Klum comanda a competição em que aspirantes a estilistas brigam pelo prêmio que pode lhes garantir a criação de um nome no mercado. e olha que gente boa já passou por lá. christian siriano se tornou queridinho de ninguém menos que victoria Beckham. e!, 84

tim gunn: guru de estilo é claro que, com toda a classe que tim gunn tem, um único programa não seria suficiente! depois de alcançar destaque – e a simpatia do público – em Project Runaway, ele ganhou uma atração para chamar de sua e dar dicas para pobres mortais aprenderem a montar um guarda-roupa que favoreça qualquer tipo de corpo. quartas, 19h, home & health, 55 e 555 (hd)

fashion poliCe todo mundo gosta de observar e comentar o modelito alheio. melhor ainda os das famosas em tapetes vermelhos como o do globo de ouro, do sag awards e do oscar. e o jeito mais divertido de fazer isso é ao lado de Kelly osbourne, Joan rivers, giuliana rancic e george Kotsiopoulos. de língua afiada, eles não poupam ninguém. às vezes, nem a eles próprios. autocrítica é uma virtude! sextas, 21h, e!, 84

coMo ganhar

seja criativo! quer na pose, no modelito ou na mudança de estilo, o segredo é não ter medo de ousar.

para refletir

não é porque os apresentadores gostam de alguma coisa que você deve concordar. afinal, gosto não se discute!

60+Monet+janeiro

118RealityShow.indd 60

17/12/2012 13:59:02


musical

dia de KaraoKê

entre sucessos e fracassos, os ReaLity shows que Buscam talentos da música e da dança JÁ apresentaram grandes descoBertas, mas tamBém algumas polêmicas e Bizarrices. confira os altos e Baixos de cada programa e saiBa o que esperar ameriCan idol Kelly clarkson, Jennifer hudson e carrie underwood. é “o” reality de sucesso. em fevereiro, o programa vai trazer mariah carey, nick minaj e Keith urban no time de jurados. como já rolou brigas entre as duas juradas nos bastidores de gravação, podemos afirmar que essa temporada tem tudo para ser polêmica. ou seja, tem tudo para dar certo.

coMo ganhar

muito treino. é sempre bom mostrar aos jurados que está se esforçando para aprender novas técnicas.

para refletir

é bom ser humilde. chegar com arrogância para cima dos outros candidatos só deixa uma má impressão.

sony, 49 e 549 (hd)

ameriCa’s got talent nick cannon, marido de mariah carey (a jurada do programa concorrente), é o apresentador e sharon osbourne, howard stern e howie mandel são os jurados da competição entre talentos que deveria premiar cantores, dançarinos, mágicos, comediantes etc. divertido, peca pela previsibilidade na hora de premiar: apenas uma vez alguém de fora do ramo musical venceu. domingos, 13h, sony, 49 e 549 (hd)

the X faCtor cheia de energia, a temporada 2 da versão americana do reality trouxe como novidade duas pop stars avaliando os possíveis ganhadores do contrato de cinco milhões de dólares. Britney spears dominou a mesa dos jurados com suas caretas, enquanto demi lovato e simon cowell brigaram constantemente em relação às suas equipes. sem contar que os participantes tinham talento de sobra. ponto positivo para eles! sony, 49 e 549 (hd)

so you thinK you Can danCe aqui, danças de rua e coreografias clássicas têm o mesmo peso. o programa traz os competidores em apresentações em grupos no início, mas somente um ganhador na final. as coreografias são tão bonitas que inspiram até o pior pé de valsa a arriscar uns passinhos. tlc, 94

ameriCa’s best danCe Crew com sete temporadas completas nos eua, o reality acompanha grupos de dança que mandam muito bem nos desafios semanais na briga por 100 mil dólares. mas com mudanças constantes na mesa dos jurados, e até um escândalo que envolveu a prisão de shane sparks, fica difícil se apegar ao reality. domingos, 23h, Boomerang, 57

janeiro+Monet+61

118RealityShow.indd 61

17/12/2012 13:59:15


especial l reality shows

negócios

quem quer ser um milionÁrio?

eles ralaram muito antes de terem um programa de tv para mostrar como chegaram ao sucesso. conversamos com participantes dos ReaLities para saBer um pouco mais soBre a experiência de ter o próprio negócio quem dÁ mais? os americanos costumam alugar galpões para armazenar itens, mas se ficarem sem pagar o aluguel do local, tudo o que está dentro vai para leilão. é onde entra a turma desse reality. o casal Jarrod schulz e Brandi passante (foto) não tem do que reclamar.“não é o dinheiro, é a excitação da compra que nos faz querer continuar no negócio”, afirmou Jarrod. pode até ser, mas aqueles 1.200 dólares gastos no leilão e transformados em 12.800 dólares de lucro não fizeram mal a ninguém. quartas, 20h, a&e, 83

os reis dos patos homens com barbas enormes, roupas rasgadas e que vivem da caça de patos. não, não é um reality com homens das cavernas. com milhões na conta por causa da empresa duck commander (já começou a repensar a carreira?), os robertsons estão num dos realities mais vistos dos eua. “não é somente sobre a caça. é sobre uma família que trabalha em conjunto, se divertindo”, conta lily neumeyer, vice-presidente do a&e. quintas, 23h, a&e, 83

ny inK ami James (foto) escalou um time de primeira para o negócio.“ele está mostrando ao mundo que você pode ter uma tatuagem e ainda ser um milionário, médico, policial, ou banqueiro”, afirmou tommy montoya, um dos funcionários da wooster st. social club. é preciso pagar, no mínimo, 200 dólares para conseguir uma tatuagem ali. o máximo, só ami deve saber. como eles disseram que cada tatuador faz em média 60 tatuagens por semana, é só fazer as contas para saber que nada disso é brincadeira. sextas, 21h, tlc, 94

guerra de entregas

fotos: divulgação

eles transportam em seus caminhões cargas para lá de esquisitas – como um gnomo gigante. Jennifer Brennan encarou as estradas e decidiu dar um toque feminino ao programa.“você tem que ser independente e muito ambiciosa. sinto que preciso provar que sou capaz constantemente”, disse. depois de transportar nove touros (por dois mil dólares cada), ela já pode dizer que provou sua capacidade, não é mesmo? quartas, 22h, a&e, 83

coMo se dar BeM

abra um negócio que ofereça um serviço em que você seja especialista, ou que ame muito fazer.

para refletir

eles não ganham milhões com a produção. o reality complementa a renda, mas está longe de ser a principal fonte.

o vestido ideal ganhar dinheiro em cima do sonho das pessoas não deve ser fácil. é o que faz randy fenoli (foto) há seis anos.“meu objetivo é fazer com que ela esteja o mais feliz e bonita possível no dia do seu casamento”, afirmou. para isso, a noiva precisa desembolsar no mínimo dois mil dólares na loja Kleinfeld Bridal, em nova york. pena que randy não ganhe comissão... terças, 20h, home & health, 55 e 555 (hd)

62+Monet+janeiro

118RealityShow.indd 62

17/12/2012 13:59:25


celeBridades

a fama deles de Cada dia

na procura por notoriedade, pessoas ilustres carregam equipes de filmagem para além dos sets de hollywood para levar seu cotidiano (quase) glamouroso aos televisores

Keeping up with the Kardashians Se são poucas as famílias que discutem pelo tema “onde foi parar o cisne que comprei para a piscina?”, são ainda mais raras as que, endinheiradas, decidem mostrar luxos e dramas às câmeras por sete anos seguidos. Vale lembrar que reality shows foram feitos originalmente para proporcionar 15 minutos de fama, mas a filha do meio deste clã, Kim, já era notícia graças a um vídeo de 2007 em que troca mais do que carícias com um namorado. terças, 19h, e!, 84

mrs. eastwood & Company

Kendra a vida é cheia de altos e baixos, e a ex-coelhinha da Playboy Kendra wilkinson não se importou em exibir os “baixos”: pôs à disposição das lentes da tv a readaptação à vida normal após cinco anos vivendo na mansão do criador da revista, hugh hefner. o reality mostra a busca da protagonista por um status além do de subcelebridade e a evolução de seu relacionamento com um ex-jogador de futebol americano. e!, 84

iCe loves CoCo coMo ganhar

não há vencedores neste tipo de reality. mas sua imagem sai fortalecida se evitar escândalos (ou souber administrá-los).

para refletir

os participantes poderiam mostrar mais aquilo que os tornou célebres em vez de ficarem só se exibindo.

podia até se chamar Keeping Up with the eastwoods. um dos atores mais respeitados de hollywood abriu a sua casa – na verdade, sua esposa, dina, o fez – para mostrar como é a vida da família. sim, estamos falando de dirty harry, quer dizer, clint. o programa mostra como vivem sua esposa e filhas, além do grupo musical gerenciado por dina. segunda a sexta, 18h, e!, 84

a modelo e atriz coco austin, de 33 anos, e o ex-rapper e ator ice-t, de 54, estão casados há mais de uma década. e, para eles, não existe jeito melhor de mostrar tanto amor ao mundo do que por meio de um programa que os acompanha dia e noite. sem se esquecerem, claro, do cão spartacus e de toda a prole. segunda a sexta, 17h, e!, 84

janeiro+Monet+63

118RealityShow.indd 63

17/12/2012 13:59:31

Sorria, você está sendo filmado - Monet 118 - janeiro2013