Page 1

2012

Confira os indicados e escolha os melhores do ano na TV por assinatura por Raquel temistocles

Que rufem os tambores: a 5a edição do Prêmio Monet está no ar. Seguindo a tradição, fizemos uma seleção dos melhores programas, apresentadores, e especiais da TV por assinatura. Para escolher o seu preferido, é só entrar no site revistamonet.globo.com, onde a votação ficará aberta até o dia 1º de fevereiro. Os vencedores, que ganharão um toy art em branco inspirado no artista plástico Claude Monet (1840-1926) – esse mesmo das fotos –, serão divulgados na edição de março. Bora votar?

dezembro+Monet+39

117PremioMonet.indd 29

16/11/2012 16:18:19


séRies the Walking Dead (FOX)

Se depender deles, o ano vai continuar sendo dominado por zumbis. A série atingiu 10,9 milhões de telespectadores americanos na estreia da terceira temporada, que trouxe a chegada de novos personagens e a volta de alguém que era considerado perdido. “Amo o fato de que a série pode existir separadamente [da HQ], pois assim podemos adaptar as histórias de forma que elas sejam impactantes mesmo para quem já as leu”, contou o criador dos quadrinhos Robert Kirkman.

Girls (HBO) Pode esquecer a Nova York glamourosa da extinta Sex And The City. Criada por Lena Dunham, Girls mostra que não sobra tempo para se preocupar com sapatos quando se tem contas para pagar. “Eu só trouxe esse desejo de dividir com o mundo a minha própria vergonha e me sentir de certa forma melhor ao saber que essas experiências podem ser universais”, contou Lena à MONET. sessão de terapia (GNT) Adaptada da israelense BeTipul, a série traz direção do ator Selton Mello e mostra o que acontece no consultório de um terapeuta, no caso, Theo, interpretado por ZéCarlos Machado. Em entrevista à MONET, o diretor afirmou que tem preferido ficar por trás das câmeras: “Basicamente, não atuei nesse trabalho porque quis cuidar, quis fazer um negócio precioso, ficar mais escondido mesmo”. Game of thrones (HBO) Com uma produção de batalhas épicas digna de cinema, a série estreou a segunda temporada neste ano depois de ter garantido um Emmy a Peter Dinklage (foto). “O que gosto nessa história é que a maioria dos personagens começa bem definida, com o mocinho e o bandido. Mas, conforme os conhecemos melhor, vemos que não é tudo tão preto no branco”, analisou o ator Nikolaj Coster-Waldau, intérprete de Jaime Lannister. Homeland (FX) Outra série inspirada em um programa israelense. Desde 2011, a atriz Claire Danes vive a protagonista com transtorno bipolar que acredita que um fuzileiro naval pode estar tramando um ataque no próprio país. O sucesso foi tanto que Homeland saiu vencedora do Globo de Ouro em duas categorias – melhor série de drama e melhor atriz para Claire Danes.

PRoGRaMa infantil

Detetives do Prédio azul (Gloob)

Três amigos se encontram todas as tardes para investigar mistérios no prédio em que moram.“Estamos apostando na brasilidade ao programar e produzir conteúdo olhando para os hábitos e rotinas das nossas crianças”, afirma o diretor do canal, Paulo Marinho.

tartarugas ninja

(Nickelodeon) O sucesso dos anos 80 e 90 está de volta! Só que Raphael, Leonardo, Michelangelo e Donatello chegaram com um ar mais moderno. A nova versão, que estreou este ano, trouxe elementos de animes japoneses e trilha sonora com hip hop.

Bob esponja

(Nickelodeon) Esta é a sua quarta indicação ao Prêmio. O desenho do “Calça Quadrada” completou 13 anos em 2012 e continua com a fórmula que o tornou uma das animações mais assistidas: inúmeras trapalhadas vividas debaixo d’água por Bob e seu amigo Patrick.

Chaplin

(Gloob) Uma das atrações de estreia do canal, a animação francesa traz os acontecimentos do dia sob o olhar de ninguém mais ninguém menos que Charlie Chaplin. Pronto. Até mesmo a situação mais triste pode se tornar divertida e engraçada.

sítio do Picapau amarelo

(Cartoon) Com design criado na Editora Globo, a turma do Sítio foi reinventada e virou desenho. “Viajar com pó de pirlimpimpim, ter uma boneca que fala... Que criança não ia querer isso?”, aponta Livia Lopes, coordenadora de Entretenimento da EG.

30+Monet+dezembro

117PremioMonet.indd 30

16/11/2012 16:19:17


PRoGRaMa feMinino

ser Mulher

(Bem Simples) A estreia do ano é apresentada por Heloísa e a filha Ticiane Pinheiro. “O programa tem um compromisso com a mulher atual, de vê-la da cabeça aos pés”, afirmou Helô.

Boas vindas

(GNT) Cheia de cenas emocionantes, a atração acompanha as mães antes e depois do parto, e mostra a preparação, o nervosismo e a felicidade quando o bebê chega.

Base aliada

(GNT) De blogueira a apresentadora, Julia Petit ensina como fazer maquiagens mais elaboradas em casa e a se vestir para todas as ocasiões.

PRoGRaMa esPoRtivo linha de Passe: Mesa Redonda (ESPN Brasil)

João Palomino comanda a discussão sobre futebol.“Não há um dono da palavra ou de uma tese que possa ser imposta aos demais”, diz.

Bem, amigos (SporTV) Vencedor do prêmio em 2010, o programa apresentado por Galvão Bueno traz comentários sobre os últimos lances do futebol, além de convidados especiais. troca de Passes (SporTV) Assim que acaba a rodada, o programa já mostra os lances marcantes dos últimos jogos com destaque para as entrevistas dos treinadores e jogadores nos diversos estádios do país. Copa libertadores (FOX Sports)

“O torneio continental foi o principal evento transmitido em 2012 pelo canal, que estreou em fevereiro no país”, conta Eduardo Zebini, vice-presidente da emissora.

loucos por olimpíadas/ futebol (ESPN Brasil)

“Nosso objetivo é continuar falando do futebol sob os aspectos cultural e histórico com muito bom humor”, analisa Celso Unzelte, apresentador do programa.

tudo simples

(Bem Simples) Voltado para trabalhos artesanais, o programa mostra o passo a passo para customizar peças de roupas ou decoração e como criar os acessórios.

superBonita

(GNT) Cláudia Leitte e Preta Gil fizeram parte do time que fez entrevistas sobre como se sentir bonita sem chegar a extremos. Agora, Luana Piovani volta ao comando.

talk sHoW Marília Gabriela entrevista (GNT)

Figurinha carimbada da TV por assinatura, no último ano, entre os convidados, recebeu Juliana Paes e Fernando Meirelles.

the ellen DeGeneres show (GNT)

Amiga de quase todos os artistas de Hollywood, Ellen DeGeneres leva ao programa apresentações de música, gincanas entre a plateia e pegadinhas entre os famosos.

o Bagulho é Doido (Canal Brasil) O programa, que estreou no mês passado e é comandado pelo rapper MV Bill, contou com entrevistados como a cantora Gaby Amarantos e a atriz Rogéria. viva voz (GNT) Apresentado por Sarah Oliveira, o programa está no ar há dois anos e traz entrevistas com personalidades baseadas no que o público anseia saber. Confissões do apocalipse (GNT)

Fernanda Young arranca segredos dos famosos. “Como o mundo vai acabar, achamos que era um bom momento para que todos possam confessar o inconfessável”, diz.

dezembro+Monet+31

117PremioMonet.indd 31

16/11/2012 16:20:16


Reality sHoW/DoCuMentáRio

MusiCal Cantoras do Brasil (Canal Brasil)

águia da Cidade (Discovery) Eles voam, literalmente, para salvar vidas. A série mostra como é o cotidiano da radiopatrulha aérea da Polícia Militar e as operações de socorro. the amazing Race – Brasil (Space)

Carmem Miranda e Dalva de Oliveira, entre outras divas da música nacional, foram interpretadas pelas vozes que fazem sucesso hoje no país, como Roberta Sá.

titãs – 30 anos (Multishow)

Este é o ano de comemorações. Mais uma banda sobe ao palco para celebrar a carreira. O show reuniu os integrantes originais da banda e sucessos como “Epitáfio”.

Paulo Zulu comanda a atração que premia os sobreviventes.“Mais que força física e vontade de vencer, o programa é sobre superação”, diz.

the X factor (Sony) As cantoras Britney Spears e Demi Lovato foram as novidades deste ano como juradas. Com as alfinetadas de Simon Cowell, o reality apostou nos talentos teens. vende-se Maconha

Rolling stones: Crossfire Hurricane (HBO)

50 anos em 150 minutos. De Brett Morgen, o longa mostra momentos importantes da carreira de Mick Jagger, Keith Richards, Charlie Watts.

Contos do Rock (Multishow) História para contar é que não falta sobre o rock brasileiro. O programa mostra curiosidades de bastidores do rock a partir de músicos de várias gerações.

(Discovery) Acompanha o dia a dia do Harborside Health Center, a maior loja do mundo que vende maconha legalmente para fins medicinais.

Planet earth live (BBC HD) Durante três semanas, conhecemos as vidas dos animais pelo mundo.“A natureza pode ser cruel, pode fazer rir, fazer chorar”, diz Tim Scoones, produtor do programa.

Multishow ao vivo Jota Quest – folia & Caos (Multishow)

Comemorando 15 anos de carreira, o grupo fez um show com os maiores sucessos. A apresentação teve Erasmo Carlos e Maria Gadú.

PRoGRaMa HuMoRístiCo

south Park (Vh1) A série mais ousada da TV chegou à 15a temporada este ano com contrato garantindo vida à animação até 2016. Nada mal para os meninos do primário que adoram falar palavrões.

adorável Psicose

(Multishow) Da internet para a TV, Natália Klein interpreta há três anos uma engraçada psicótica. “Acredito que o segredo é você se agarrar no que a série tem de mais peculiar”, conta.

larica total

(Canal Brasil) Para Paulo Oliveira, a regra é misturar tudo e matar a fome. Os esquetes do chef por acidente se estenderam nessa sua volta triunfal também para a internet.

olívias na tv

(Multishow) A série sobre absurdas situações da vida estreou a 2a temporada este ano. “O comediante nunca vai passar fome, porque todo mundo quer rir e ser feliz”, diz aatriz Sheila Friedhofer.

uma família da Pesada (FX)

A típica família americana. Só que ao contrário. A série politicamente incorreta é uma versão moderna de Os Simpsons, mas com um pouco mais de sarcasmo.

32+Monet+dezembro

117PremioMonet.indd 32

16/11/2012 16:23:46


programa Teen

icarly

(Nickelodeon) O programa de internet sem sentido de Carly e da amiga Sam está no ar há seis temporadas. Agora, os personagens cresceram e alguns romances entram em cena. Entre os convidados especiais, o elenco recebeu a primeira-dama Michelle Obama.

Quando Toca o Sino

(Disney) Este ano, os corredores ganharam, além de mais números musicais, os novos alunos Mayra Arduini e Bruno Martini, da banda Colege 11. “Esse foi o 1º colegial mais divertido da minha vida. A escola de verdade não foi tão legal assim”, confessa Mayra.

mad TV

(Cartoon) Estreia deste ano no Cartoon, baseada na revista americana Mad, a série animada seguiu o formato e trouxe paródias e sátiras da cultura pop como Glee, Batman, Wall-e e até Wolverine (este, por sinal, ficou só de cueca no sexto episódio).

pretty little liars

(Boomerang) A série sobre as amigas mais chantageadas da TV trouxe muitos mistérios e poucas soluções neste ano. “Há tantas histórias que esperam pelas personagens que acredito que vão nos fazer continuar, mesmo quando descobrirmos quem é ‘A’”, garante Shay Mitchell.

Violetta

(Disney) A primeira novela teen do canal. Gravada na Argentina, é sobre uma garota mimada que descobre seu talento para a música.“As novelas latinas têm um formato mais exagerado; é como teatro televisionado, se comparado com o Brasil”, afirma Samuel Nascimento, o único brasileiro na trama.

programa culinário larica Total (Canal Brasil) Apresentado por Paulo Tiefenthaler, alter ego de Paulo Oliveira, o protagonista da série, o programa une o útil ao agradável – humor e gastronomia. A regra é simples: misture tudo o que tem na despensa e mate a fome. Tudo muito debochado. “É a culinária da vida remisturada a piadas e historinhas. Essa é que é a graça”, comenta Leandro Ramos, um dos diretores e roteiristas da atração, em entrevista à MONET. Homens gourmet (Bem Simples) Carlos Bertolazzi, Dalton Rangel, Guga Rocha e João Alcântara provam que programa culinário tem espaço para os homens também. “Os programas que continuaram sendo apenas de receitas perderam espaço. Hoje as pessoas estão também em busca de entretenimento, e isso Homens Gourmet tem bastante. Muitos nos assistem só para ver as besteiras que estamos conversando”, conta Rocha. Kitchen nightmares (Fox Life)

Um dos chefs mais temidos da TV desde 2007, Gordon Ramsay fica uma semana em algum restaurante criando estratégias para salvar o negócio quase falido, na versão americana do programa. “Quero ver as pessoas terem sucesso tanto em nível profissional quanto no amador. Quero o melhor para os competidores e para as pessoas com quem trabalho nos meus restaurantes”, diz o próprio.

programa da palmirinha (Bem Simples) Cada dia um tema diferente. Palmirinha começa o programa com um depoimento emocionante e sem roteiro. Depois, as receitas de dar água na boca. “Hoje a gente tem no estúdio mais de 60 pessoas trabalhando para a Palmirinha. Desde a cozinha de apoio à contrarregragem, tudo é para que ela não sinta cansaço”, afirma o ator Anderson, que dá vida ao boneco Guinho. Que marravilha! (GNT) Apresentado por Claude Troisgros, chef francês apaixonado pelo Brasil, o reality traz cozinheiros amadores aprendendo como preparar um jantar de verdade. “Tem as pessoas que assistem pensando em aprender uma receita, e outros que veem porque a pessoa vai chorar, vai rir, vai se cortar, vai queimar o prato, vai receber uma nota”, ressalta o chef, com o sotaque que virou sua marca registrada.

dezembro+Monet+33

117PremioMonet.indd 33

16/11/2012 18:07:17


esPeCial oscar (TNT)

Desde o tapete vermelho até a última comemoração (ou decepção) dos astros de Hollywood, o canal transmitiu ao vivo a cerimônia do dia 26 de fevereiro da 84a edição da premiação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. A noite contou com comentários do crítico Rubens Ewald Filho. Neste ano, o grande ganhador foi o filme O Artista, do diretor Michel Hazanavicius, seguido de perto por A Invenção de Hugo Cabret, de Martin Scorsese.

olimpíadas (SporTV) A cobertura dos Jogos Olímpicos 2012, em Londres, mobilizou milhares de telespectadores e quatro canais do SporTV para não deixar nada de fora das telinhas entre os dias 25 de julho e 12 de agosto. A transmissão ainda mostrou entrevistas com campeões olímpicos, análises das competições e reportagens sobre o dia a dia dos esportistas. eleições americanas (Globo News) Em ano de competições, essa foi sem dúvida a mais comentada da televisão. A disputa entre Barack Obama e Mitt Romney, que terminou recentemente com a reeleição do presidente, foi analisada diariamente pelo canal, que contou com o time do Manhattan Connection para observar os números e as propostas, além de correspondentes diretos nos Estados Unidos e convidados especiais. starte – Grandes atrizes/atores (Globo News) A jornalista Bianca Ramoneda recebeu, pela segunda vez, a missão nada fácil de entrevistar os atores mais aclamados do Brasil. Os quatro escolhidos para falar sobre a carreira foram Antonio Fagundes, Marco Nanini, José Wilker e Nelson Xavier. Entre as atrizes, a temporada mostrou Marília Pêra, Marieta Severo, Renata Sorrah e Irene Ravache.“A gente quis colocá-las em seu lugar de excelência, de onde todas vieram”, explicou a apresentadora. Jubileu de Diamante da Rainha (BBC HD)

São 86 anos de vida e 60 deles no trono britânico. A Rainha Elizabeth II ganhou dezenas de eventos em comemoração à data, incluindo shows de artistas pop como Elton John, Robbie Williams e Paul McCartney. A celebração marcou também a entrada do canal BBC HD no Brasil, que exibiu as principais celebrações direto de Londres.

aPResentaDoR naCional

sarah oliveira

Viva Voz (GNT) Entrevistar Marieta Severo, Marcos Caruso e Alcione não é para qualquer um. Esses foram alguns dos convidados deste ano, os quais Sarah Oliveira encarou em uma conversa com direito à opinião do público sobre o convidado e, claro, muita história.

Palmirinha

Programa da Palmirinha (Bem Simples) Ela conquistou as amiguinhas com o jeito simples. Este ano, estreou na TV por assinatura ao lado do boneco Guinho. “Não consigo me ver fazendo outra coisa. Se eu saísse da televisão e tivesse que sobreviver, voltaria com a bandeja, vendendo salgadinhos”, conta.

astrid fontenelle

Chegadas e Partidas (GNT) Há dois anos ela acompanha as despedidas e os retornos de pessoas que passaram algum tempo longe da família. A apresentadora, que passou o ano na luta contra a doença de Lúpus, acompanha os casos e, muitas vezes, se emociona mais que os participantes.

Mv Bill

O Bagulho é Doido (Canal Brasil) O rapper brasileiro estreou o talk show em que conversa com personalidades da música, do cinema e da televisão. “O contexto que eu coloco é suave e tranquilo, não é um contexto de aperto, fofoca ou questionamento agressivo”, afirma o apresentador.

fernanda young

Confissões do Apocalipse (GNT) No ar com o novo programa, Confissões do Apocalipse, ela arranca segredos das celebridades. “Eu acho que o convidado é a pessoa mais importante no programa. Eu tenho apenas que conduzi-lo a ficar à vontade”, afirmou.

34+Monet+dezembro

117PremioMonet.indd 34

16/11/2012 16:25:23

Premio Monet 2012 - Monet117 - dezembro2012  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you