Issuu on Google+

am

A fórmula do Um dos maiores aUtores de best-sellers românticos da atUalidade, nicholas sparks conversoU com exclUsividade com a monet para contar como o amor não se encontra só na literatUra e no cinema, e qUe, sim, ele existe na vida real por Raquel Temistocles

O

amor está no ar, nas estrelas, no mar... Que atire a primeira caixa de bombons quem nunca viu o mundo mais cor-de-rosa quando estava apaixonado. e o sentimento é tão revigorante que, muitas vezes, vira sinônimo de felicidade. Para nicholas sparks se tornou sinônimo de sucesso. o escritor americano já publicou 17 romances com 80 milhões de cópias vendidas pelo mundo e oito deles já foram adaptados para o cinema. ou seja, o amor não só alimenta a felicidade, ele também traz lucro. Com histórias intensas, amores impossíveis, personagens verossímeis, e muito beijo na boca, o autor criou um verdadeiro império romântico. neste mês, é a vez de Um Homem de Sorte chegar à televisão para fazer muita gente encher os olhos de lágrimas com a história de um militar que tem como amuleto da sorte a foto de uma mulher encontrada no campo de batalha. “minhas histórias são baseadas no leste da Carolina do norte, onde moro, e nós temos um grande número de bases militares aqui. Um Homem de Sorte foi realmente inspirado por uma imagem que eu tinha de um oficial servindo no Iraque quando encontrou uma fotografia de uma mulher, e isso ficou preso na minha cabeça”, contou sparks.

123FormulaDoAmor.indd 54

16/5/2013 17:54:24


mor Uma mulher de sorte – Taylor Schilling vive Beth, mulher divorciada e com um filho. Ela conhece Logan depois que o rapaz volta da guerra e aparece à sua porta. Mal sabe que salvou a vida dele no campo de batalha

junho+Monet+55

123FormulaDoAmor.indd 55

16/5/2013 17:54:32


bém”, explicou sparks, que acompanha cada passo do processo de adaptação de suas obras para o cinema. “o maior desafio é tentar fazer a conexão entre as pessoas da forma mais autêntica possível”, contou hicks, que tem no currículo a comédia romântica Sem Reservas (2007), e se prepara para adaptar mais um romance para as telonas: Fallen, da autora lauren Kate. se você estava sentindo falta de um importante elemento para completar a fórmula do amor, não se preocupe. o destino está sempre ali, para juntar dois corações – mesmo para quem não acredita nele. “algo só se torna destino como o resultado de uma série de escolhas que você fez. Depois, você pode olhar para trás e dizer: ‘Bem, foi o destino’,” comentou o escritor.

Tenho um bom senso do que faz essas histórias e esses personagens darem certo e parecerem reais.” Nicholas sparks

fotos: divulgação

e é essa a sua principal característica: transformar detalhes em longas histórias de amor. mas, apesar de diferentes enredos, é possível perceber um caminho semelhante em cada livro e filme adaptado. o casal se conhece, fica perdidamente apaixonado e passa por uma turbulência no relacionamento que quase põe tudo a perder. mas no final tudo acaba bem, mesmo que os personagens não fiquem juntos. Para o diretor do filme, scott hicks, esse sofrimenUm Homem de to é o que faz uma história de amor ser um SoRTe i dia 29, sábado, 22h, sucesso. “acho que é uma das bases de tohbo, 71 E 571 (hd) das as grandes histórias românticas. Você vê nos clássicos como Romeu e Julieta, parece que na verdadeira paixão sempre há grandes desafios. tenho certeza de que algumas histórias de amor são realmente fáceis, mas aí não são tão interessantes de contar”, disse com exclusividade à monet. “mais do que apenas fazer parte de uma boa história, cada casal tem de lutar, em maior ou menor escala, com as falhas do outro. Isso é bom, as pessoas se amarem mesmo com as suas imperfeições”, completou sparks. mas não são somente as dificuldades antes do final feliz que arrastam o público para as livrarias e salas de cinema. no caso de Um Homem de Sorte, há muitas mulheres que sonham em ser como Beth, personagem de taylor schilling, e encontrar um príncipe à la logan, vivido por Zac efron. “Você tem de gostar de seus dois personagens principais, de modo que as pessoas estejam torcendo por eles, mas eles não podem ser tão perfeitos que seus leitores não possam se relacionar com eles tam-

56+Monet+junho

123FormulaDoAmor.indd 56

16/5/2013 17:54:50


mais amor no mundo – Na página à esquerda, o casal de um homem de sorte em dois momentos românticos e, abaixo, Logan (Zac Efron) conquista o carinho do filho de Beth (Taylor Schilling). Nesta página, na foto ao lado, Shane West e Mandy Moore no filme um amor Para recordar (2002) sobre uma garota com câncer e um amor sem final feliz. Abaixo, Richard Gere e Diane Lane são Dr. Paul Flanner e Adrienne Willis em noites de tormenta (2008)

Da liTeraTura para o cineMa Abaixo, listamos as adaptações dos romances de Nicholas Sparks para o cinema. Nos próximos anos, mais dois de seus livros virarão filme: o Melhor de Mim e a viagem Mais longa uM porTo Seguro > Publicado em 2010 e transformado em filme este ano. Julianne Hough faz Kate, uma garota com um passado misterioso que volta a assombrá-la quando ela se apaixona pelo viúvo Alex Wheatley (Josh Duhamel). uM HoMeM De SorTe > O livro de 2008 foi adaptado para o cinema em 2012 e conta a história de um militar que se salva após encontrar a foto de uma mulher no campo de batalha. Quando volta da guerra, decide ir atrás dela. a ÚlTiMa MÚSica > A obra de 2009 foi para as telonas em 2010, com direito a Miley Cyrus na pele de Ronnie, uma garota rebelde que precisa reconstruir a relação com o pai. Quem a ajuda nesse momento é Will (Liam Hemsworth). QueriDo JoHn > Publicado em 2006, virou filme em 2010 e conta a história de John (Channing Tatum), que se alista no exército e em uma de suas folgas conhece Savannah (Amanda Seyfried), e tenta conservar o amor a distância.

Na rua, Na chuva, Na fazeNda os cenários mudam a cada história (confira no box ao lado as adaptações das obras de Nicholas Sparks para o cinema), mas a paixão avassaladora continua igual. savannah e john (Querido John), ronnie e Will (A Última Música) são alguns dos casais que saíram das páginas para as telonas, direto do interior da Carolina do norte. os mais de us$ 90 milhões arrecadados em bilheteria para cada um dos filmes citados acima também são consequência da química entre os protagonistas, vividos por grandes nomes como Diane lane e richard Gere (Noites de Tormenta) e rachel mcadams e ryan Gosling (Diário de Uma Paixão). “todo mundo está procurando o amor de uma forma ou de outra, e nicholas sparks tem claramente encontrado uma maneira de expressar isso de um modo que é muito acessível para as pessoas. o trabalho de um filme é encontrar esse mesmo caminho, de se conectar com esses personagens e essas situações”, afirmou hicks. “acho que tenho um bom senso do que faz essas histórias e esses personagens darem certo e parecerem reais”, disse sparks. Disso não podemos duvidar. mas independentemente de ser através de cartas ou fotos, em uma pousada ou na praia, o importante é que o amor está em algum lugar, pronto para acontecer. e como esta reportagem é puro romantismo, só podemos terminar desejando uma coisa: muito amor para todo mundo.

noiTeS De TorMenTa > Livro de 2002 e filme de 2008, traz Diane Lane e Richard Gere como os dois divorciados que buscam o sentido da vida e acabam, na verdade, se encontrando em uma pousada e vivenciando o amor. Diário De uMa paixão > O primeiro romance de Sparks, de 1996, foi protagonizado por Ryan Gosling e Rachel McAdams no cinema em 2004, ao fazerem um casal que lutou contra as diferenças sociais para ficar junto. uM aMor para recorDar > Uma das mais tristes histórias do autor, foi publicada em 1999 e adaptada em 2002. Com Shane West e Mandy Moore, a obra conta a história de um menino e uma garota que se apaixonam e precisam lidar com uma fatalidade. uMa carTa De aMor > Publicado em 1998 e transformado em filme em 1999. Com Kevin Costner e Robin Wright, a história mostra Theresa, que, após achar uma carta de amor dentro de uma garrafa, decide ir atrás de quem a escreveu.

junho+Monet+57

123FormulaDoAmor.indd 57

16/5/2013 17:55:00


A formula do amor monet junho2013