Page 1

Guto Lins

A D A L SA E D

S TA

U R F

COM RECEITAS NO FINAL


Copyright © 2009 Guto Lins Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desta obra pode ser reproduzida ou transmitida por qualquer forma ou meio eletrônico ou mecânico, inclusive fotocópia, gravação ou sistema de armazenagem e recuperação de informação, sem a permissão escrita do editor.

Direção editorial

Soraia Luana Reis Editora

Luciana Paixão Assistência editorial

Elisa Martins Produção gráfica

Thiago Sousa Ilustrações

Guto Lins Capa e projeto gráfico

Guto Lins e Adriana Lins/ Manifesto Design Fotos

Ah! Fotografia

CIP-Brasil. Catalogação-na-fonte Sindicato Nacional dos Editores de Livros, RJ L731s

Lins, Guto, 1961Salada de frutas / Guto Lins. - São Paulo: Prumo, 2009. il. color. ISBN 978-85-61397-65-0 1. Frutas - Literatura infanto-juvenil. 2. Nutrição - Literatura infanto-juvenil. 3. Literatura infanto-juvenil brasileira. I. Título.

08-5426.

Direitos de edição: Editora Prumo Ltda. Rua Júlio Diniz, 56 – 5º andar – São Paulo/SP – Cep: 04547-090 Tel: (11) 3729-0244 Fax: (11) 3045-4100 E-mail: contato@editoraprumo.com.br Site: www.editoraprumo.com.br

CDD: 028.5 CDU: 087.5


Guto Lins

L SA

A AD

DE

U R F

S A T

rosto


Para a Vemaguete da tia Cora.

E um obrigado especial para a super NĂŠia e pro Henrique Pontual.


BRINCADEIRA NA COZINHA Crianças, preparem-se! Com a coleção Que Fome!, de Guto Lins, será divertido saber sobre o vitaminado e energético mundo das frutas, dos produtos da horta e alguns pratinhos deliciosos. O Guto sabe mesmo brincar. Em seus três belos livros:

Chovendo na Horta, Prato Feito e Salada de Frutas, o autor e ilustrador de primeira usa vários recursos visuais para dar movimento e graça à obra. Como misturar fotos dos ingredientes a desenhos e usar aquelas figuras que lembram as dos cadernos da vovó. Suas técnicas são uma bela jogada que mistura a realidade ao imaginário infantil. Em poucas palavras, Guto explora as várias possibilidades de um alimento. Cada produto ganha um texto em forma de poema e uma personalidade simpática e, ao mesmo tempo, poderosamente nutritiva. Como não gostar de jabuticabas, que lembram os olhos de uma menina, e que menina linda! Mamão que vai à praia! Batatinhas que batem um bolão! Tortas que saem da reta! E as receitinhas no final? São da hora: ingredientes se tornam “secretos” e modo de fazer vira “plano”. Guto alerta que cortar os alimentos e levar os pratos ao fogão devem ter a supervisão de um adulto, muito prudente; além do que nós, adultos, ficaremos felizes em nos sentirmos úteis. É isso aí. Vamos entrar na do Guto: olhar para os alimentos com humor, beleza e sem preconceitos. Provar de tudo! Garanto que vão trocar aquele batido “que

nojo!” por um

descolado “humm, que gostoso!”. Vamos para a cozinha? Guta Chaves jornalista gastronômica


>>


ABACATE

Abacate é ataque aéreo bombardeio no quintal. Abacate é mistério é temporão é temporal. Tum tum tum. Se acertar, não fica um.

7


AMORA

A amora namora o morango mas n達o conta pra todo mundo que ele fica vermelho de vergonha. 8


BANANA

A banana nĂŁo ĂŠ banana. Ela sabe o seu poder tem ferro e vitamina engorda e faz crescer.

9


CAQUI

Cadê o caqui que estava aqui? Não está nem aqui, nem ali. Todo mundo comeu um pedaço só eu que não comi.

10


COCO O coco dá leite-de-coco O coco dá óleo-de-coco O coco dá água-de-coco e também da sombra, ioiô. O óleo cozinha o peixe o leite tempera o peixe na sombra se amarra a rêde. E a água? - Peixe me dá uma sêde...


GOIABA

Quando alguém é um goiaba não sabe comer goiaba come bicho da goiaba e acha que comeu goiaba. 12


JABUTICABA

Conheci uma menina com olhos de jabuticaba. Doce menina dos olhos beleza que n達o se acaba.

13


JACA A jaca pisou na jaca caiu lá de cima do pé fez barulho e fez bagunça na cara do jacaré.

14


LARANJA

Dona Laranja vira suco todo dia de manhã depois… fica um bagaço.


MAÇÃ

A maçã é um pecado mas também é um recado quando é maçã do amor.


MAMテグ

O mamao sテウ vai a praia quando テゥ mamao papaia.

17


MANGA

A manga quando não é roupa, é fruta é espada é rosa é lambança é fiapo que fica no dente e um gostinho na lembrança.


TANGERINA

A tangerina mixuruca se chama mexerica. Quando é graúda e gaúcha se chama bergamota. Mas são todas tangerinas e a diferença nem se nota.

19


ANTES DE TUDO

LAVE AS MÃOS SALADA DE FRUTAS ESPECIAL INGREDIENTES SECRETOS • proporções iguais de frutas diversas: morango / abacaxi / banana/ uva/ maçã/ pera/ ... • uva passa • nozes picadas PLANO Pedir para um adulto picar todas as frutas em pedaços semelhantes. Acrescecentar as passas e as nozes picadas. Não tendo nozes, usar castanhas. Dica: colocar um pouco de suco de laranja-lima.

VITAMINA DO FAUSTO INGREDIENTES SECRETOS • 2 laranjas • 1 rodela de abacaxi • 1 maçã descascada • 1 banana • 1/2 mamão papaia PLANO Pedir para um adulto descascar e cortar as frutas que necessitem de faca. Bater tudo no liquidificador com uma pedra de gelo. Dica: tente outras misturas de frutas. Laranja somente com abacaxi, por exemplo, bate um bolão.

BANANA AMASSADA COM MEL E PASSAS INGREDIENTES SECRETOS • 2 bananas-prata maduras • 1 colher (sobremesa) de mel de abelha • 2 colheres (sopa) de uva passa • canela em pó PLANO Amassar as duas bananas com um garfo até se transformarem em um purê. Acresentar o mel e as passas, misturar e polvilhar com canela em pó. Dica: fica ótimo botar um pouco de granola.

GELATINA DE MANGA INGREDIENTES ESPECIAIS • 2 mangas grandes fatiadas • 1 copo de água filtrada • 1 folha de gelatina sem sabor PLANO SECRETO Pedir para um adulto fatiar as mangas e colocar a água para esquentar. Bater os pedaços da manga no liquidificador com um pouco de água fria, fazendo um suco bem grosso. Em uma tigela colocar a gelatina com um pouco de água fria. Poucos minutos depois, com água morna até dissolver. Acrescentar o suco e misturar. Quando esfriar colocar na geladeira até endurecer.


MILKSHAKE DE IOGURTE COM MORANGO INGREDIENTES SECRETOS • 1 pote de iogurte natural • 6 morangos médios • 1 colher (sobremesa) de mel de abelha PLANO Lavar e limpar os morangos. Colocar no congelador por cerca de 2 horas. Batê-los no liquidificador, ainda congelados, com os outros ingredientes. Invente com outras frutas!

LARANJA DA IARA INGREDIENTES SECRETOS • 6 laranjas-pera maduras • 1 xícara de coco ralado • 2 ovos • 2 colheres (sopa) de açúcar PLANO Pedir para um adulto descascar as laranjas, tirar a pele, as sementes e o miolo e cortá-las em pequenas fatias. Colocar as fatias no fundo de uma tigela, fazendo uma camada. Separar as claras dos 2 ovos e bater em neve. Misturar com o açúcar. Cobrir as laranjas com as claras em neve adoçadas. Espalhar o coco ralado, deixar um pouco na geladeira para refrescar e servir frio.

CREME DE ABACATE INGREDIENTES SECRETOS • 1 abacate maduro • 1/2 xícara de leite • limão • mel de abelha PLANO Pedir para um adulto cortar o abacate ao meio. Jogar o caroço fora e retirar a polpa com uma colher. Bater no liquidificador a polpa, colocando o leite aos poucos. Quando chegar à consistência, colocar algumas gotas de limão e adoçar com o mel. Bater novamente e servir. Dica: limão evita que o abacate escureça.

VITAMINA DE BANANA INGREDIENTES SECRETOS • 1 banana-prata madura • 1 colher (sobremesa) de mel de abelha • 1 colher (sobremesa) de grão de aveia • 1/2 copo de leite • canela em pó PLANO Bater no liquidificador todos os ingredientes e servir num copo longo com uma pedra de gelo.


HENRIQUE PONTUAL

D

evoro livros desde criança.

Faço picadinho deles, saboreando cada letra, cada palavra, cada página. Muito cedo também, descobri que o melhor lugar da casa é a cozinha. É lá onde as coisas se transformam, ganham cor, cheiro, sabor e poesia. Já fiz diversos livros em que misturo palavras e imagens no mesmo bolo. Tenho um forno onde guardo textos em banho-maria, esperando o ponto final. O ponto certo de virarem livros para serem degustados por leitores vorazes. E como este é meu ganha-pão: espero que todos gostem... Senão eu estou frito!

Guto Lins é autor e ilustrador de diversos livros infantis e juvenis e professor do Departamento de Artes e Design da PUC-Rio.


Este livro foi impresso pela Prol Editora Grรกfica para a Editora Prumo Ltda.


ISBN 978-8525044266

9

788525 044266

O melhor lugar da casa é a cozinha. É lá onde as coisas se transformam, ganham cor, cheiro, sabor e poesia.

Salada de frutas  

Salada de frutas

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you