Page 1

A FUNDAÇÃO INTERNACIONAL DO CATAR no Brasil

Criando laços entre culturas para o bem global PORTUGUÊS


NOSSA MISSÃO A Fundação Internacional do Catar (QFI) é uma entidade norte-americana associada à A Fundação do Catar (QF). A missão da QFI é de criar laços entre as culturas e promover a cidadania global por meio da educação. Com sede em Washington, a QFI é uma fundação sem fins lucrativos que facilita a colaboração atravessando fronteiras geográficas, sociais e culturais. Ao inserir jovens de diversas origens em ambientes colaborativos de aprendizagem—presenciais e on-line—a QFI ajuda alunos do ensino fundamental e médio no Catar e nas Américas a se engajar como cidadãos do mundo. Dentro de três áreas programáticas principais—Língua e Cultura Árabe (ALC); Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (STEAM); e (3) Protagonismo Juvenil—a QFI prepara os alunos para enfrentar os grandes desafios mundiais deste século.

CIDADANIA GLOBAL

EDUCAÇÃO ABERTA

TEMAS PROGRAMÁTICOS

A QFI tem o compromisso de ensinar à próxima geração como colaborar entre culturas e entre comunidades. Por meio da aprendizagem interdisciplinar, a QFI ajuda jovens e educadores a trabalhar em conjunto para enfrentar os desafios globais de forma criativa, incentivando-os a instigar mudanças, em suas cidades de origem e no mundo.

Educação Aberta oferece acesso irrestrito a recursos digitais, incentivando a aprendizagem vitalícia e em qualquer lugar. Utilizamos Educação Aberta para desenvolver experiências centradas no aluno e promover o diálogo entre salas de aula e comunidades que abrangem grandes distâncias físicas.

Quatro temas principais —comunidade, desafios, acesso e diálogo—informam e unificam os programas da QFI. Nosso objetivo é construir uma comunidade global, abordar os urgentes desafios do século XXI, melhorar o acesso à educação a partir de qualquer lugar do mundo e promover o diálogo intercultural.

2 qfi.org


A Fundação Internacional do Catar / PROGRAMÁTICAS

ÁREAS PROGRAMÁTICAS PRINCIPAIS Para cumprir sua missão, a QFI financia programas em três áreas programáticas principais no Catar e nas Américas.

PROTAGONISMO JUVENIL Os programas de protagonismo juvenil da QFI concentram-se em três áreas— educação, competências para o século XXI e aprendizagem de serviços—para instigar ação e curiosidade na próxima geração de líderes e educadores do mundo. A QFI prepara a juventude para investigar regiões próximas e distantes do mundo, compreender perspectivas variadas, trocar ideias e lidar com questões comunitárias locais e globais.

ALC

STEAM

A iniciativa de Língua e Cultura Árabe (ALC) da QFI abre oportunidades para que alunos de diferentes origens aprendam árabe e conheçam a história e cultura do mundo árabe. A QFI utiliza um método sistêmico próprio para ampliar o estudo da língua e cultura árabe nas escolas públicas dos Estados Unidos.

Os projetos STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) enriquecem o ensino em sala de aula e enfocam os desafios globais do século XXI—mudança climática, biodiversidade e conservação de recursos hídricos, entre outros. Por meio da aprendizagem baseada na resolução de problemas, a QFI cria laços entre educadores e alunos com o objetivo de promover a colaboração entre salas de aula.

Subvenções para Serviços Comunitários

D E S TA Q U E

qfi.org 3

PORTUGUÊS

Por meio do engajamento comunitário e do voluntariado, a QFI desenvolve uma cultura de compaixão, aprendizagem de serviços e ação. As subvenções para serviços comunitários da QFI oferecem a jovens com ideias voltadas à comunidade o apoio financeiro necessário para deslanchar seus programas. Priscila Bellini Carmona, uma ex-participante da QFI em São Paulo, no Brasil, recebeu uma subvenção em 2013. Seu projeto é a revista Contexto, que é redigida exclusivamente por jovens que querem expressar opiniões sobre questões sociais, políticas e culturais. O objetivo maior da publicação é combater o preconceito e a discriminação no jornalismo.


BRASIL / A Fundação Internacional do Catar

PROGRAMAS DE LÍNGUA E CULTURA ÁRABE DA QFI NO RIO DE JANEIRO Desde 2010, a QFI apoia programas de Língua e Cultura Árabe (ALC) após o período escolar no Brasil e, em 2013, por iniciativa do Secretário Municipal da Educação do Rio de Janeiro, iniciou-se um programa durante o período escolar no Centro Educacional Anísio Teixeira. Vinte e oito alunos escolheram a ALC como curso eletivo, com aulas de 90 minutos, três vezes por semana. O sucesso do programa-piloto levou a QFI a ampliá-lo para quatro escolas similares em todo o Rio de Janeiro, oferecendo cursos eletivos flexíveis e variados. Os cursos beneficiarão mais de 100 alunos neste ano escolar, enquanto a QFI desenvolve um programa similar em conjunto com a Secretaria de Estado da Educação para o ensino médio.

BRASIL Escola Municipal Embaixador Araújo Castro

Escola Municipal Mário Paulo de Brito

Campo Grande

Vista Alegre

Escola Municipal Anísio Teixeira Ilha do Governador

RIO DE JANEIRO

^N Estas escolas públicas de tempo integral fazem parte do Programa Ginásio Experimental Carioca.

Escola Municipal Bolívar Engenho de Dentro

Métodos Inovadores de Capacitação Profissional

Escola Municipal Rivadávia Corrêa Centro

D E S TA Q U E

O ALC oferece oportunidades de capacitação profissional para professores de árabe à procura de métodos inovadores de ensino e evoluções em seu campo. No Brasil, a QFI tem sessões semanais de treinamento via teleconferência e mobiliza consultores para observar professores na sala de aula e oferecer sugestões. A QFI também financia viagens de capacitação profissional para que os professores possam participar de programas de treinamento, observar outros estilos de ensino e trabalhar em projetos de desenvolvimento de currículos.

4 qfi.org


A Fundação Internacional do Catar / BRASIL

PROGRAMAS DE CIÊNCIA E MATEMÁTICA DA QFI EM TODO O BRASIL Criando Laços entre Culturas, Explorando a Ciência: a Caminho de Doha

Equipe brasileira de matemática na Índia e no Catar Em novembro de 2013, com o apoio da QFI, a equipe da Escola Municipal Embaixador Araújo Castro, premiada nas Olimpíadas de Matemática, fará uma viagem do Rio à Índia e ao Catar. Durante a viagem de uma semana, seis alunos conhecerão duas culturas novas e explorarão questões ambientais e temas educacionais ligados à ciência e à matemática. A primeira escala será em Lucknow, na Índia, onde participarão da QUANTA 2013 – uma competição internacional anual em ciência, matemática, aptidão mental e eletrônica. De lá irão a Doha, no Catar, para explorar a cultura e história do país e contar suas experiências em Lucknow para alunos do Catar.

Em 2012, o Global Nomads Group e a QFI lançaram o “Criando Laços entre Culturas, Explorando a Ciência: a Caminho de Doha”, uma plataforma interativa em que alunos dos EUA, Catar e Brasil discutem questões ambientais e aumentam seu envolvimento no debate sobre mudança climática. Em 2013, o programa será relançado com duas vertentes: 1) A Caminho de Doha, um programa sobre mudança climática, com duração de um ano, para duplas de escolas no Catar e na América do Norte; e 2) Trajetos para a Energia Sustentável, um programa sobre energia sustentável, com duração de um semestre, para nove escolas no Catar e na América do Norte.

Embaixadores Juvenis para a Ciência e o Meio Ambiente

D E S TA Q U E

qfi.org 5

PORTUGUÊS

Criado em parceria com a Qatar Shell, o Qatar National Research Fund e a Conservation International (CI), o YASE promove a conscientização sobre o meio ambiente entre alunos do Catar, EUA e Brasil. Concentrando-se em dois elementos da educação ambiental: conservação e inovação, o programa levou 12 Embaixadores Juvenis dos três países ao Brasil em 2012. Em Caravelas, uma pequena aldeia de pescadores no sul da Bahia, utilizaram a ferramenta de Mapeamento dos Mangues, criada conjuntamente pela QFI e a CI, aprenderam com os pescadores locais e visitaram a Mata Atlântica circunvizinha e o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos. Em seguida exploraram São Paulo para explorar a cidade e participaram da Cúpula da Terra Rio+20, no Rio de Janeiro, onde conheceram Ban Ki-moon, Secretário-Geral da ONU, e apresentaram suas conclusões sobre Caravelas no Pavilhão do Catar.


OUR MISSION Qatar Foundation International, LLC (QFI) is a US-based member of Qatar Foundation (QF). Its mission is to connect cultures and advance global citizenship through education. A not-for-profit organization headquartered in Washington, DC, QFI facilitates collaboration across geographical, social, and cultural boundaries. By placing young people from diverse backgrounds into collaborative learning environments—in person and online—QFI helps K-12 students in Qatar and the Americas become engaged global citizens. Within three core program areas—Arabic Language and Culture, STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts, and Math), and Youth Engagement—QFI equips students to address the major global challenges of this century.

GLOBAL CITIZENSHIP

OPEN EDUCATION

PROGRAMMATIC THEMES

QFI is committed to teaching the next generation to collaborate across cultures and between communities. Using interdisciplinary learning, we support young people and educators in working together to creatively address global challenges, encouraging them to effect change both in their hometowns and around the world.

Open Education provides unencumbered access to digital resources, encouraging life-long learning from anywhere. We utilize Open Education to develop learnercentered experiences and promote dialogue between classrooms and communities spanning great physical distances.

Four key themes— Community, Challenge, Access, and Dialogue— inform and unite QFI's programs. We work to build a global community, address pressing 21stcentury challenges, make education easier to access from anywhere in the world, and foster cross-cultural dialogue.

6 qfi.org


Qatar Foundation International / PROGRAMS

CORE PROGRAM AREAS To accomplish its mission, QFI funds programs in Qatar and the Americas in three main program areas.

YOUTH ENGAGEMENT QFI’s youth-engagement programs focus on three areas—education, 21st century skills, and service learning—to spark action and curiosity in the world's next generation of leaders and educators. QFI readies young people to investigate parts of the world both near and far, understand varied perspectives, exchange ideas, and tackle local and global communities’ issues.

ALC

STEAM

QFI's Arabic Language and Culture (ALC) initiative provides opportunities for students from varied backgrounds to learn Arabic and become familiar with the Arab world's history and culture. QFI has a unique, systemic approach to expanding the study of Arabic and Arab culture in American public schools.

STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts, and Math) projects enhance classroom education and emphasize global, 21st-century challenges—climate change, biodiversity, and water conservation, among others. Using problem-based learning, QFI connects educators and learners to promote collaboration between classrooms.

Community Service Grants

SPOTLIGHT

qfi.org 7

ENGLISH

QFI uses community engagement and volunteering to develop a culture of compassion, service learning, and action. QFI's community service grants offer young people with community-focused ideas the financial support they need to get their programs off the ground. Priscila Bellini Carmona, a QFI alum from São Paulo, Brazil, received one such grant in 2013. Her project, Contexto magazine, is written solely by youth looking to share opinions on social, political, and cultural issues. The publication ultimately aims to fight prejudice and discrimination in journalism.


BRAZIL / Qatar Foundation International

QFI ARABIC LANGUAGE & CULTURE PROGRAMS IN RIO DE JANEIRO Since 2010, QFI has supported after-school Arabic Language and Culture (ALC) programs in Brazil, and in 2013, an in-school program was launched at Anísio Teixeira Municipal Middle School, at the urging of Rio de Janeiro’s Municipal Secretary of Education. Twenty-eight students took ALC as an elective, meeting three times a week for 90 minutes. The success of the pilot program has prompted QFI to expand to four similar schools across Rio de Janeiro, which offer flexible and wide-ranging electives. The classes will educate more than 100 students this school year, while QFI develops a similar program in conjunction with the state’s secretary of education for high schools.

BRAZIL Ambassador Araújo Castro Municipal Middle school

Mário Paulo de Brito Municipal Middle School

Anísio Teixeira Municipal Middle School

Campo Grande

Vista Alegre

Ilha do Governador

RIO DE JANEIRO

^N These full-day public schools are part of the Rio de Janeiro Experimental Middle School Program.

Bolívar Municipal Middle School Engenho de Dentro

Rivadávia Corrêa Municipal Middle School Downtown Rio de Janeiro

Innovative Professional Development Approaches

SPOTLIGHT

ALC provides professional-development opportunities to Arabic teachers seeking innovative methods of instruction and new developments in their field. In Brazil, QFI runs weekly training sessions via teleconference and arranges for consultants to observe teachers in their classrooms and offer suggestions. QFI also funds professional-development travel, allowing teachers to attend training programs, observe other teaching styles, and work on curriculum-development projects.

8 qfi.org


Qatar Foundation International / BRAZIL

QFI SCIENCE AND MATH PROGRAMS ACROSS BRAZIL Connecting Cultures, Exploring Science: Road to Doha

A Brazilian Math Team in India and Qatar Thanks to QFI support, Ambassador Araújo Castro Municipal Middle School's awardwinning Math Olympiad team will travel from Rio to India and Qatar in November 2013. During their week-long trip, six students will learn about two new cultures and explore both environmental issues and science and math educational themes. They’ll begin in Lucknow, India, where they’ll compete in QUANTA 2013— an annual international competition for science, math, mental ability, and electronics. Then they'll head to Doha, Qatar, to explore the country’s culture and history and share their experience in Lucknow with Qatari students.

In 2012, Global Nomads Group and QFI launched Connecting Cultures, Exploring Science: Road to Doha, an interactive platform where students in the US, Qatar, and Brazil discuss environmental issues and broaden their involvement in the climate-change debate. The 2013 re-launch will include two streams: 1) Road to Doha, a year-long climate-change program for school pairs in Qatar and North America, and 2) Paths to Sustainable Energy, a semester-long sustainable-energy program for nine schools in Qatar and North America.

Youth Ambassadors for Science and the Environment

SPOTLIGHT

qfi.org 9

ENGLISH

Launched in partnership with Qatar Shell, Qatar National Research Fund, and Conservation International (CI), YASE raises environmental awareness in students from Qatar, the US, and Brazil. Focused on two elements of environmental education—conservation and innovation—the program sent 12 Youth Ambassadors from the three countries to Brazil in 2012. In Caravelas, a fishing village in southern Bahia, they put QFI and CI’s joint Mapping the Mangroves tool to work, learned from local fisherman, and visited the surrounding rainforest and Abrolhos Marine National Park. They then explored São Paulo and attended the Rio+20 Earth Summit in Rio de Janeiro, where they met UN Secretary General, Ban Ki-moon, and presented their findings from Caravelas in the Qatar Pavilion.


“ T he experience that I had on the trip to Brazil and Rio+20 changed my view on the world. The trip has caused me to further understand the importance of the environment. It also greatly influenced what I wish to study in college, environmental engineering. — Quinn Wright

Through QFI, I have found friends that I hope to keep for a lifetime and I am truly grateful for that. — Glizela Taino

Obrigado por sua atenção e pelas oportunidades que me foram oferecidas, além dos inúmeros jovens que, por meio da QFI, abriram suas mentes em relação a várias questões enfrentadas pelo mundo. — Danilo Farias


É apenas o início de uma jornada em que todos nós, espero, instigaremos mudanças e aumentaremos a conscientização sobre a sustentabilidade. — Livia Kobayashi

To resolve this problem, we need to collaborate and work together effectively and quickly. In the next years, I want to see people not only talking about this issue, but also actions taking place. I want to see a greener, more enduring Earth by the next conference in 20 years. — Amy Qiu


2012

2013 1

2 2013

2013

12

20+

12 qfi.org

2013


2010 2013 90 100

^N

qfi.org 13


STEAM STEAM

21 21

2013

14 qfi.org


STEAM

21

qfi.org 15


QFI in Brazil  

Celebrating its 4th year in Brazil, QFI is relaunching its Arabic Language and Culture program at five public middle schools in Rio de Janei...

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you