O Quinto Poder – Consciência Social de uma Nação

Page 305

Como o brasileiro cultiva a noção de ser solidário, e como acreditamos que este conceito que ele tem de si mesmo é verdadeiro, a solidariedade é a nossa base, mas temos de ir além. Temos que pensar soluções, e implementar a solução pensada. Temos que pensar e agir. Se ficarmos somente no pensar, ou se ficarmos no agir somente quando a mídia nos pressiona para participar de campanhas arrecadatórias, estaremos nos privando de sentir a real felicidade que existe no interagir com o outro. Ou seja, pode-se achar até uma “motivação egoísta”, por assim dizer, na prática do voluntariado. Mas sabe-se que o estímulo de organismos internacionais como a ONU, em anos recentes, reforçou a busca pelo envolvimento com a ação voluntária a favor de causas coletivas. MARIA ELENA - De fato. Em novembro de 1997, a ONU decidiu que 2001 seria o Ano Internacional dos Vo-

305

ção, o seu tempo e o seu talento, realizando da forma mais plena possível o principal fundamento da dimensão da solidariedade: “ser-com-o-outro”, “ser-em-comum” e “ser-para-o-outro”. É na prática da solidariedade que o ser humano se auto cria, aperfeiçoando-se e humanizando-se constantemente.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.