Page 1


Tcp Tcp é um protocolo de transmissão de dados, O User Datagram Protocol (UDP) é um protocolo simples da camada de transporte. Ele é descrito na RFC 768 e permite que a aplicação escreva um datagrama encapsulado num pacote IPv4 ou IPv6, e então enviado ao destino. Mas não há qualquer tipo de garantia que o pacote irá chegar ou não.

Firewall Uma firewall é um dispositivo de uma rede de computadores que tem por objetivo aplicar uma política de segurança a um determinado ponto da rede. O firewall pode ser do tipo filtros de pacotes, proxy de aplicações, etc. Os firewalls são geralmente associados a redes TCP/IP.


Aplicações usadas As aplicações mais usadas são: Skype, TeamSpeak, Facebook, Twitter e Messenger.

Funcionalidades das aplicações

O Skype é um software que permite a comunicação pela Internet através de conexões de voz sobre IP (VoIP). Pertence, desde maio de 2011, à Microsoft.

O TeamSpeak é uma ferramenta de comunicaçao que possibilita conversas por voz com outros utilizadores utilizando a tecnologia Voz sobre IP (VoIP). É preciso um software para usar o TeamSpeak e de um servidor para os utilizadores se conectarem a canais para conversarem uns com os outros. O TeamSpeak é principalmente utilizado por jogadores de jogos online onde é necessário comunicação entre os jogadores.

O Facebook é um site e serviço de rede social que foi lançada em 4 de fevereiro de 2004, operado e de propriedade privada da Facebook Inc. Os utilizadores devem se registar antes de utilizar o site, após isso, podem criar um perfil pessoal, adicionar outros utilizadores como amigos e trocar mensagens, incluindo notificações automáticas quando atualizarem o seu perfil.


O Twitter é uma rede social e servidor para microblogging, que permite aos utilizadores enviar e receber atualizações pessoais de outros contactos (em textos de até 140 caracteres, conhecidos como "tweets"), por meio do website do serviço, por SMS e por softwares específicos de gerenciamento.

MSN Messenger é um programa de mensagens instantâneas criado pela Microsoft Corporation. O serviço nasceu a 22 de Julho de 1999, anunciando-se como um serviço que permitia falar com uma pessoa através de conversas instantâneas pela Internet.


DNS – é um sistema de gerenciamento de nomes hierárquico e distribuído operando segundo duas definições:  

Examinar e atualizar o banco de dados. Resolver nomes de domínios em endereços de rede IP.

FTP – é uma forma bastante rápida e versátil de transferir arquivos (também conhecidos como ficheiros), sendo uma das mais usadas na Internet.


Telnet – protocolo Telnet é um protocolo standard de Internet que permite a interface de terminais e de aplicações através da Internet. Este protocolo fornece as regras básicas para permitir ligar um cliente (sistema composto de uma afixação e um teclado) a um intérprete de comando.

Http – é um protocolo de comunicação (na camada de aplicação segundo o Modelo OSI) utilizado para sistemas de informação de hipermedia distribuídos e colaborativos


SMTP – é o protocolo padrão para envio de e-mails através da Internet. É um protocolo relativamente simples, baseado em texto simples, onde um ou vários destinatários de uma mensagem são especificados

Ficha4  

os principais protocolos de transporte

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you