Page 1

Ed. 8

31 de maio de 2012

PULSEI! A EMPRESA ESTÁ IMPLEMENTANDO UMA NOVA PRÁTICA PARA ESTREITAR SUA RELAÇÃO COM OS FUNCIONÁRIOS Pág. 6

POSTURA

GREVE?

SUSTENTABILIDADE

PALESTRA PARA MEMBROS FOI OPORTUNIDADE DE CRESCIMENTO GRATUITA.

SAIBA UM POUCO DO POSICIONAMENTO DA EMPRESA.

EMPREENDEDORISMO E SUSTENTABILIDADE: TEM COMO ENTRELAÇAR OS DOIS?

Pág. 1

Pág.4

Pág. 5

ESTE INFORMATIVO É VOLTADO EXCLUSIVAMENTE PARA MEMBROS DA EMPRESA PULSO CONSULTORIA


Interno Olá consultores! Estamos com mais uma edição do InPulso para que todos fiquem mais por dentro ainda dos acontecimentos de nossa empresa e de coisas relacionadas a ela. Esse informativo é feito para vocês que são a Pulso e contamos sempre com a colaboração de todos!

Como anda sua postura perante a sociedade? No dia 21/04 foi ministrada a palestra «O que o mercado espera de um profissional de consultoria» pelo empreendedor José Alexandre Ribeiro " A palestra com o Sr. Alexandre, no sábado, foi uma espécie de surpresa. O tema inicial, 'O que o mercado espera de um profissional de consultoria' prometia uma abordagem monótona e pouco enriquecedora. Porém, o palestrante conseguiu transformar sua trajetória profissional em um belo exemplo de como agir e traçar seu próprio caminho. Em meio a suas narrativas acrescentou à sua história conselhos, tendências e boas práticas a serem seguidas por jovens profissionais. Rodrigo Braga

Grandes realizações não são feitas por impulso, mas por uma soma de pequenas realizações. (Van Gogh)

Aniversariantes do mês de maio: 01 - Hugo Rigueira 07 - Raquel Gerhardt 08 - Samuel Nogueira 16 - Flaviane de Paula 22 - Aryanna Machado e Ariela Martins 1


Interno

Esfera «A Esfera Pulso já está rodando! Essa plataforma encontra-se na internet e seu acesso é restrito somente aos membros da Pulso. Ela funcionará como um ambiente de trabalho não limitado ao ambiente físico como a sala da empresa. Além disso, seu principal objetivo é fazer com que a comunicação interna da empresa seja mais eficaz, concentrando os principais fluxos de informações que ocorrem na Pulso Consultoria. Nela será possível dar receber notícias pertinentes à empresa, bem como solicitar informações e ajudas pelo fórum, acompanhar o andamento dos projetos, entre outras coisas. Esperamos que todos a utilizem como uma plataforma colaborativa da Pulso, fazendo com que ela seja o melhor canal de comunicação e assim podendo substituir outros canais como facebook. O interessante é que a mesma é bem flexível, podendo ser cada vez mais aprimorada e adequada de acordo com a necessidade da Pulso. Acessem, utilizem e deixem seus feedbacks." O endereço é https://sites.google.com/site/ejrpulso.

O 5S está na sua quarta fase que é a Higiene, o senso anterior de Limpeza fez mudanças significativas em nossa sala. A mesma teve de ficar fechada por uns dias, um pequeno transtorno para um resultado ótimo que foi a pintura das paredes, porta e janela. A maçaneta foi trocada e o ventilador que não tinha nenhuma utilidade e estava apenas enfeando nossa sala, foi retirado.

2


Interno Andamento dos projetos A juicebox retornou depois de um período de sumiço e os trabalhos já foram retomados. O contrato do espaço de beleza Aline Verneck já foi elaborado e estamos aguardando apenas a assinatura da cliente. Novas propostas e contatos estão surgindo: Carlos da Oxiaço: gestão de estoque, Lídia Duque de Resende: abertura de uma nova clínica de análise para animai Adriana da cantina também surge como nova oportunidade de negócio

O novo site já está no ar! Depois de um tempinho esperando ele saiu e melhor do que a encomenda, o novo site da empresa está super bacana, com design jovem e ao mesmo tempo passa a seriedade necessária, dentro dele o cliente pode fazer diagnóstico gratuito e encontrar todas as informações pertinentes. Também há links para um blog da Pulso com notícias relacionadas à consulroria, empreendedorismo, etc... Para quem não conferiu ainda, vale a pena correr e dar uma olhada!

3


Interno

Greve? A gente não pára, não pára, não pára! Dentre tantas discussões e suposições, hoje 31/05/2012 foi-nos passado que a greve vai acontecer e que a partir do dia 30 o calendário da UFF está congelado! Maaas, a pulso não pára! A diretoria irá pensar num horário melhor para quem não é da cidade, talvez parecido com horário de férias, mas por enquanto não há nada definido, ficamos na espera. PVS funcionando normalmente também, afinal nossos alunos não podem ser prejudicados!

A célula de qualidade está criando uma metodologia para realização de projetos e já tem quase finalizadas as dos serviços de divulgação e pesquisa de mercado. A célula está fazendo também uma revisão de ferramentas internas, otimizando-as e trazendo novas idéias e como sempre as idéias de todos os membros são muito bem-vindas!

Não haverá balanço financeiro esse mês, pois a conta da Pulso está bloqueada, mas os motivos já estão sendo resolvido , só a burocracia que deixam as coisas um pouco mais lentas.

4


Externo

A lista do JEWC rodou mais uma vez e mais consultores da Pulso conseguiram garantir sua vaga nesse evento que promete ser inesquecível É a Pulso Consultoria marcando presença nos eventos do MEJ.

E por falar nisso o consultor Renato esteve presente no ESEJ...

O evento aconteceu de 10 a 13 de maio:«O ESEJ foi o quarto evento MEJ que participei, contou com a participação de 600 empresários juniores de todo o Brasil, sendo considerado o 2º maior evento do MEJ. A minha participação foi muito valiosa, tendo sido realizado vários benchmarkings. Durante o evento percebi a necessidade a Pulso de escrever um Case para enviar a outros eventos para aumentarmos o reconhecimento da nossa empresa frente ao MEJ, Case esse que já esta sendo escrito e embreve será apresentado a todos. E como de costume não podia faltar a troca de cartões que sempre acontece, aumentei muito meu network e estreitei as relações com contatos que já tinha principalmente da RioJunior e da FEJEMG. A Pulso estava entre as 4 EJs do Rio que estiveram presentes, aumentando a sua visibilidade frente à RioJunior. Lembrando a todos que o transporte para o evento foi pago pela PROAES, diminuindo assim os meus gastos para a participação no mesmo. Recomendo a todos que participem dos próximos eventos que acontecerão no 2º semestre do ano.» Renato Prince VAMOS COM TUDO PRO JEWC PULSO!!!!!

Foto da RioJunior no ESEJ- Ayra, Opção, Pulso, Fluxo e DE RioJunior 5


Pulsei

Pulsei O consultor Renato, através de um benchmarking realizado no ESEJ, trouxe para Pulso uma prática muito interessante que a célula de GP está implementando: Pulsei (Y) e Não Pulsei (N) que foram explicadas na Assembléia. Na prática 'Pulsei' os membros reconhecerão atitudes positivas de outros membros: uma ideia que o membro tenha fornecido para a empresa, o desenvolvimento positivo de algum projeto, uma iniciativa contribuidora, qualquer atitude cumprida pelos membro q u e t e n h a a g r e g a d o à e m p r e s a . Será deixada uma caixinha para o depósito de 'Pulsei', na sala da Pulso. Deve ser informado o próprio nome (de quem escrever), o nome do membro que receber o elogio e a explicação deste. O membro que ganhar mais 'Pulsei' no mês, será o destaque Pulso e ganhará brindes. É uma forma de reconhecimento entre colegas de trabalho e motivação pessoal. Lembrando que todos os 'Pulseis' passarão por uma triagem, sendo descartados os que não forem válidos, ex.: 'pulsei porque alguém veio de roupa social em seu horário', pois isso é uma obrigação dos membro e não uma atitude que pode ser c o n s i d e r a d a c o m r e c o n h e c i m e n t o . Na prática 'Não Pulsei', os membros citarão situações que presenciaram em que não gostaram da atitude de algum outro membro. Esta prática deve ser anônima, somente citando o nome do membro, o motivo do Não Pulsei e uma ideia de melhoria para o caso. Esta prática será acompanhada semanalmente e levada à diretoria, para que o caso seja resolvido da melhor forma possível, com a intenção de correção e prevenção do fato. É uma forma de incluir todos os membros da empresa na participação efetiva, sempre buscando melhoria contínua da empresa, visando a relação 'membro empresário j ú n i o r x P u l s o C o n s u l t o r i a ' . Serão deixadas as caixinhas das duas práticas na sala da Pulso. É de extrema importância que todos os membros participem. Lembrando que TODA A EMPRESA está inclusa nestas práticas! Pulsamos, Renato!

6


Sociedade

QUEM SE IMPORTA E O EMPREENDEDORISMO SOCIAL

Quem se importa? É a interrogação (retórica) do filme de Mara Mourão, ao refazer a pergunta inglesa (who cares?) a respeito da desordem do mundo. A resposta será imediata: muita gente se importa com temas como a pobreza, a poluição, a falta de saúde, a injustiça. Essa gente que faz não age em nome de governos ou ideologias políticas. São seres autônomos, que se organizam e tentam mudar as coisas. Em outra época, seriam chamados de filantropos; hoje escolhem a denominação de empreendedores sociais. Onde agem? Em hospitais para crianças doentes, alegrando-as (é o caso do próprio marido de Mara, Wellington Nogueira e seu projeto Doutores da Alegria); é o caso do empresário criador de microcréditos para pessoas muito pobres, em geral à margem do sistema bancário. Outro, um médico, projeta um serviço de atendimento inédito na Amazônia, em lugares de difícil acesso. Outro brasileiro funda uma comunidade, na qual a pequena economia se retroalimenta e assim sobrevive. Uma norte-americana larga a carreira promissora e viaja mundo tentando dar assistência jurídica a pessoas injustamente presas; começa pelo Camboja e tenta chegar à C h i n a . São todas iniciativas meritórias, sem dúvida. Quem pode ser contra a prática do bem? Às vezes, no entanto, as soluções parecem óbvias demais. O documentário contempla os sucessos, nunca os tropeços. Temos dificuldade em entender por que motivo, sendo tão evidentes e fáceis as soluções de certos problemas crônicos, eles ainda não foram resolvidos. É verdade também que muitos dos depoentes assumem um ar beatífico, típico dos gurus. A música e o quadro de fundo das entrevistas, decorado com revoadas de pássaros virtuais, não ajuda. Há música m e l o s a . E v a i p o r a í . Nada disso no fundo é novo, mas pessoas de boa vontade são sempre bem-vindas. Ainda mais em tempo de individualismo atroz como “filosofia” de vida dominante. Esse empreendedorismo social, no entanto, deve ser compreendido. Ele parece fruto do desencanto com governos e ideologias de qualquer espécie. Baseia-se num voluntarismo do bem e volta as costas para qualquer política – a não ser as micropolíticas de intervenção local. Acredita piamente na ação em casos específicos e na multiplicação espontânea dos seus agentes, uma espécie de corrente que, em certo prazo, seria capaz de mudar o planeta. Não faz uma crítica estrutural do modelo econômico dominante, apenas deplora seus efeitos – como se uma coisa estivesse desligada da outra. Enfim, como definiu um desses personagens, o empreendedor social é um misto do capitalista ávido de lucro com Madre Teresa de Calcutá. É preciso ver se personagem tão contraditório para em pé. Fonte: blogs.estadao.com.br

E aí Pulso? O que vocês pensam a respeito?

7


Pessoal

FILHOS BRILHANTES ALUNOS FASCINANTES Bons filhos conhecem o prefácio da história de seus pais Filhos brilhantes vão muito mais longe, conhecem os capítulos mais importantes das suas vidas. Bons jovens se preparam para o sucesso. Jovens brilhantes se preparam para as derrotas. Eles sabem que a vida é um contrato de risco e que não há caminhos sem acidentes. Bons jóvens têm sonhos ou disciplina. Jovens brilhantes têm sonhos e disciplina. Pois sonhos sem disciplina produzem pessoas frustradas, que nunca transformam seus sonhos em realidade, e disciplina sem sonhos produz servos, pessoas que executam ordens, que fazem tudo automaticamente e sem pensar. Bons alunos escondem certas intenções, mas alunos fascinantes são transparentes. Eles sabem que quem não é fiel à sua consciência tem uma dívida impagável consigo mesmo. Não querem, como alguns políticos, o sucesso a qualquer preço. Só querem o sucesso conquistado com suor, inteligência e transparência. Pois sabem que é melhor a verdade que dói do que a mentira que produz falso alívio. A grandeza de um ser humano não está no quanto ele sabe mas no quanto ele tem consciência que não sabe. O destino não é frequentemente inevitável, mas uma questão de escolha. Quem faz escolha, escreve sua própria história, constrói seus próprios caminhos. Os sonhos não determinam o lugar onde vocês vão chegar, mas produzem a força necessária para tirá-los do lugar em que vocês estão. Sonhem com as estrelas para que vocês possam pisar pelo menos na Lua. Sonhem com a Lua para que vocês possam pisar pelo menos nos altos montes. Sonhem com os altos montes para que vocês possam ter dignidade quando atravessarem os vales das perdas e das frustrações. Bons alunos aprendem a matemática numérica, alunos fascinantes vão além, aprendem a matemática da emoção, que não tem conta exata e que rompe a regra da lógica. Nessa matemática você só aprende a multiplicar quando aprende a dividir, só consegue ganhar quando aprende a perder, só consegue receber, quando aprende a se doar. Uma pessoa inteligente aprende com os seus erros, uma pessoa sábia vai além, aprende com os erros dos outros, pois é uma grande observadora. Procurem um grande amor na vida e cultivem-no. Pois, sem amor, a vida se torna um rio sem nascente, um mar sem ondas, uma história sem aventura! Mas, nunca esqueçam, em primeiro lugar tenham um caso de amor consigo mesmos. Augusto Cury 8 6


InPulso 8ª edição  

Informativo interno da empresa junior Pulso Consultoria