Page 1

1


PUC Goiás de portas

abertas para você!

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS 2


Tradição cultural e abrangência social PUC Goiás foi a primeira universidade da região Centro-Oeste

História

Em cinco décadas de história, formou mais de 80 mil profissionais.

Criada em 1959, quando Brasília ainda não era a capital federal, a PUC Goiás foi a primeira universidade da região Centro-Oeste. Em 3 de setembro de 2009, nossa Universidade foi reconhecida de direito pontifício. Dentre as 1,8 mil universidades católicas no mundo, foi a 19ª que recebeu o título de PUC. Isso valoriza o diploma do aluno, possibilita mais intercâmbios e internacionaliza a instituição. Hoje, a PUC Goiás oferece 46 cursos de graduação, 112 cursos de especialização, 12 mestrados e três doutorados. 3


Cidade universitária

Prof. Wolmir Therezio Amado Reitor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás

4

A PUC Goiás tem dimensões de uma cidade universitária, maior que 80% dos municípios de Goiás. Aqui há mais de 25 mil alunos na graduação e na pós-graduação, provenientes de todos os estados do Brasil e de 16 países do mundo. São 1,8 mil professores, centenas deles em regime de tempo integral; são especialistas, mestres e doutores, que ensinam, pesquisam e desenvolvem trabalho universitário em projetos sociais. Também há 1.000 funcionários administrativos, com capacitação que vai do ensino fundamental e médio ao doutorado, para dar o suporte necessário ao ensino, à pesquisa e à extensão. E somos uma equipe de 120 gestores para servir na administração e no governo da Universidade. Tudo isso para cumprir a missão de capacitar científica e tecnologicamente, de formar profissionais e intelectuais, de educar para a cidadania e para o bem.


Estrutura ampla e gestão responsável Investimento em infraestrutura e cuidado na aplicação de recursos

Estrutura e administração Para exercer sua missão educativa, a PUC Goiás possui cinco câmpus, quatro institutos, vários centros, programas, projetos e núcleos de pesquisa. Também dispõe de um sistema de bibliotecas e de 470 laboratórios. Há um teatro e vários auditórios. Um grande parque gráfico e uma editora permitem que seja impresso um livro a cada dois dias. Um programa de arte e cultura proporciona aos estudantes fazer teatro, integrar grupos de dança ou fazer parte dos corais. Há, também, uma paróquia universitária, a Paróquia Universitária São João Evangelista, com celebrações, orientação espiritual, preparação para a crisma, grupos de jovens, assistência religiosa. Além da vigilância eletrônica, com centenas de câmeras e uma central de monitoramento, a Universidade conta com 300 vigilantes e estacionamentos gratuitos, cobertos ou arborizados, em todas as suas áreas.

5


Eficiência e ética na aplicação dos recursos Nossa Universidade não dispõe dos recursos públicos do Estado para a sua sustentação financeira. Por isso, precisamos fazer render e bem aplicar cada centavo que entra na Instituição. Para tanto, dispomos de diferentes setores que atuam nesse sentido: • Compras, responsável por licitações; • Convênios, contratos e parcerias, visando à captação de recursos; • Obras e manutenção, que calcula com rigor os custos de cada empreendimento; • Contábil e Fiscal, responsável pelo controle de toda a movimentação

6

financeira. Manutenção, limpeza, segurança e infraestrutura, além da constante


Apoio ao aluno e parceria com a família Universidade mantém canal aberto de comunicação com seus públicos

Apoio solidário Grandes instituições educacionais trazem consigo um leque maior de possibilidades e de oportunidades e também exigem uma atenção redobrada, sobretudo para contornar eventuais problemas. Além dos coordenadores de curso, do Núcleo Docente Estruturante (NDE) de cada curso de graduação, dos diretores departamentais e dos pró-reitores, os estudantes e os pais ou responsáveis podem se comunicar com a Universidade por meio da Ouvidoria, que atua em plantão diário e tem resolvido mais de 90% das

demandas recebidas. A boa gestão de uma instituição se faz quando a família reconhece o que há de positivo e elogia como forma de incentivar; quando identifica problemas e imediatamente informa; quando tem alguma sugestão e a apresenta.

Fale com a Ouvidoria Por telefone: 3946.1588 Por e-mail: ouvidoria@pucgoias.edu.br

7


Liberdade e responsabilidade A vida universitária é bastante diferente daquela experimentada no ensino médio. Na Universidade, o estudante é orientado para construir sua autonomia intelectual e se tornar responsável pela gestão de suas atividades acadêmicas. Isso significa, por exemplo, que frequência e pontualidade às aulas, participação em trabalhos acadêmicos, estudo pessoal, tudo é responsabilidade do aluno. Cada estudante deve saber os horários e se encaminhar para o estudo.

É importante que os pais estejam atentos às atitudes dos filhos

8

Acompanhamento dos pais ou responsáveis O acompanhamento dos pais a seus filhos não cessa com o fim da fase de adaptação à universidade. Ao longo do tempo, nos semestres seguintes ao ingresso, o acompanhamento ainda é mais importante. Além da Paróquia Universitária, onde se formam grupos acompanhados pastoral e espiritualmente, a PUC Goiás oferece aos estudantes o Serviço de Apoio e Orientação Psicológica e, aos pais, o Serviço de Atendimento e Orientação aos Pais. Esses serviços, prestados gratuitamente, ficam localizados na Coordenação de Assuntos Estudantis (CAE), Área 4, Câmpus 1, Bloco A, na Praça Universitária, telefone 62 3946.1063. É importante que os pais estejam atentos às atitudes dos filhos, que sempre reforcem o alerta quanto à segurança e responsabilidade. Fundamental também se faz que cada pai ou responsável observe com cuidado o comportamento dos seus filhos e filhas, visando apoiá-los e orientá-los. Acompanhar nossos filhos com serenidade, com discrição, com confiança e com muita atenção é muito importante para chegarmos, juntos, pais e Universidade, à celebração da plena realização de seu filho, de sua filha.


Ambiente seguro e receptivo Instituição investe em serviços e ações voltadas para o bem-estar do acadêmico

SOL A PUC Goiás coloca à disposição dos alunos o SOL (Serviços On-line), no site institucional www.pucgoias.edu. br. Ao cadastrar uma senha junto ao Centro de Processamento de Dados (CPD), o aluno poderá acessar o SOL e consultar ou emitir cópias de seu histórico escolar, segunda via das parcelas e outros serviços.

Serviços de saúde e de segurança Para a segurança externa à Universidade, disponibilizamos a toda a comunidade universitária os números de telefone das viaturas de polícia, que fazem a ronda no bairro. Para algum problema de saúde, dispomos de um contrato com a UTI Vida, com o número de telefone divulgado em todos os prédios, à disposição também dos visitantes.

9


Normas institucionais A Universidade é regida por normas e leis que devemos cumprir. Aprovados pelo Conselho Universitário, na PUC Goiás denominado Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração (Cepea), o Estatuto e o Regimento Geral da PUC Goiás - disponível também no site institucional – preveem os direitos e os deveres de todos, inclusive dos estudantes. Qualquer irregularidade é imediatamente apurada, com aplicação das respectivas sanções. Dentre as instâncias de apuração, a Universidade dispõe da Comissão de Sindicância e da Comissão de Processo Disciplinar.

10

Calourada inclui atividades culturais e de apresentação dos cursos Recepção aos novos alunos No início de cada semestre acadêmico, após a Semana de Integração Acadêmica e Planejamento, realizada com os professores, a primeira atividade institucional é a acolhida aos novos alunos, chamada de calourada. Nessa recepção, os novos alunos conhecem a matriz curricular do curso, o sistema de avaliação, a biblioteca, os laboratórios, os professores, a direção departamental, a Reitoria. Recebem uma pasta contendo um vasto material devidamente adaptado ao ingressante. Assistem a um vídeo institucional, a apresentações culturais. Na PUC Goiás, foi promulgado um Ato Normativo que proíbe qualquer tipo de trote. Também é reforçada a segurança e há reuniões prévias com a organização estudantil para evitar qualquer iniciativa que constranja o novo aluno.


Foco na formação integral do aluno Concepção educativa abrange várias dimensões do conhecimento

Concepção educativa dos currículos da PUC Os currículos dos cursos de graduação da PUC Goiás são atualizados e seguem as diretrizes curriculares estabelecidas pelo Ministério da Educação. Em cada matriz curricular há previsão do total da carga horária exigida por lei, da concepção educativa, das disciplinas de formação geral e das disciplinas específicas. Nossa concepção educativa prevê não apenas a formação científica e técnica, mas também a formação ética, estética, ambiental, social e espiritual. A formação abrange várias dimensões do conhecimento. É uma educação integral.

11


Manter-se informado Os estudantes e seus pais precisam estar permanentemente informados sobre as notícias da Universidade. Sugerimos que leiam com regularidade o jornal quinzenal impresso Folha PUC, a coluna diária impressa PUC com Você, publicada no jornal O Popular, assista ao programa diário PUC Acontece, veiculado na PUC TV Goiás (canal 24, ou canal 20 da NET), acesse o site da PUC Goiás e as redes sociais. Recomenda-se, também aos pais e responsáveis, a leitura do Manual do Aluno, elaborado para subsidiar a inserção do estudante no ambiente acadêmico. Ele traz todas as informações institucionais que orientam a prática cotidiana e fomentam o engajamento ativo do estudante.

Sejam bem-vindos à família PUC Goiás! 12

Informações sobre o ambiente acadêmico em diferentes canais É com muita satisfação que recebemos nossos novos alunos e suas famílias para integrar essa família maior, que é a PUC Goiás. Conte conosco para essa nova etapa de vida. Que Deus abençoe a todos.


GRÃO-CHANCELER: Dom Washington Cruz, CP REITOR Prof. Wolmir Therezio Amado VICE-REITORA Profa. Olga Izilda Ronchi PRÓ-REITORA DE GRADUAÇÃO Profa. Sônia Margarida Gomes Sousa PRÓ-REITORA DE EXTENSÃO E APOIO ESTUDANTIL Profa. Márcia de Alencar Santana PRÓ-REITORA DE PÓSGRADUAÇÃO E PESQUISA Profa. Sandra de Faria PRÓ-REITORA DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL Profa. Helenisa Maria Gomes de Oliveira Neto PRÓ-REITOR DE ADMINISTRAÇÃO Prof. Daniel Rodrigues Barbosa PRÓ-REITOR DE COMUNICAÇÃO Prof. Eduardo Rodrigues da Silva PRÓ-REITOR DE SAÚDE Prof. Sérgio Antonio Machado CHEFE DE GABINETE Prof. Lorenzo Lago

13


14


Bem-vindo à PUC Goiás  

Mensagem de boas vindas da PUC Goiás

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you