Revista Impulso Arcor Edição 66

Page 19

As cinco escolas mais bem colocadas recebem kits com cartazes, ovos e carcaças de tartarugas, DVDs e jogos educativos que podem ser utilizados em salas e laboratórios como recursos extras. Cada aluno vencedor também recebe mochilas, bonés e camisetas do Projeto Tamar e pode adotar, simbolicamente, uma tartaruga. As duas escolas com as melhores notas nos desenhos recebem em suas dependências a exposição que mostra o trabalho do Tamar e as ilustrações feitas pelos alunos. Além do público interno, a comunidade e outras instituições de ensino são convidadas a apreciar a mostra.

Em prol da vida no mar O Projeto Tamar foi criado em 1980 pelo antigo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal (IBDF), atual Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama). Atualmente, o projeto possui 23 bases de pesquisa em todo Brasil e conta com o trabalho de mais de 100 profissionais entre biólogos, oceanógrafos e veterinários. Em Ubatuba (SP), está a primeira base de alimentação do Tamar, uma vez que é nessa região do litoral brasileiro onde quatro das cinco espécies que vivem no País crescem e se alimentam. É comum encontrar tartarugas das espécies aruanã ou verde, de couro ou gigante, cabeçuda ou mestiça, e a de pente, legítima ou verdadeira. “Um trabalho de conscientização e inclusão social com as comunidades de pescadores que faz com que eles nos ajudem a capturar e conhecer os animais que aparecem na costa”, afirma a coordenadora do projeto em São Paulo. Berenice calcula que mais de 10 mil tartarugas já foram localizadas na região desde que a base foi criada, há 20 anos. O centro de reabilitação atende cerca de 80 animais por ano. Comunidades carentes de Ubatuba também encontram no Tamar uma fonte de renda. As confecções comercializadas nas lojas do projeto são produzidas por moradores locais. Além disso, os jovens da cidade têm acesso a aulas de computação, inglês e oficina de papel reciclado.

Divulgação

Os professores das escolas selecionadas recebem guias sobre educação ambiental para que assuntos como o aquecimento global sejam trabalhados em sala de aula. Esse mesmo material é utilizado pelos educadores para orientar os alunos quanto à produção dos desenhos que concorrerão ao prêmio, sempre no mês de dezembro.

“É através de parcerias como esta que viabilizamos nossos projetos. Junto à Arcor, conseguimos desenvolver uma ação de excelência educacional e estamos levando o Tamar para todo o Brasil”, pontua Berenice Maria Gomes da Silva, coordenadora do Projeto Tamar no estado de São Paulo. Desde a primeira edição, o concurso atingiu mais de 7,2 mil escolas de municípios de 16 estados, reunindo quase 2 milhões de alunos.

Na imagem acima, Sergio Asís (ao centro), diretor Geral da Arcor Brasil e também presidente do Instituto, nas celebrações de 30 anos do Projeto Divulgação

Divulgação

A ação seleciona cidades em 16 estados das regiões Nordeste, Sudeste e Sul que possuam mais de 20 escolas municipais com ensino fundamental para dar início a uma série de atividades que acontecem ao longo do ano.

Tamar, em Ubatuba, no litoral paulista

19


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.