Page 1

PROJETO URBANO CURICICA

ALUNAS: DÉBORA ESTRUC, GABRIELA MESQUITA E GABRIELA SOUZA ORIENTADORA: JACIRA SAAVEDRA TURMA: E - 2013.2


Proposta de Ações ANÁLISE IDENTIFICAÇÃO DIAGNÓSTICO Espaços livres

PROBLEMAS

Utilizado somente como passagem. As calçadas estão abandonadas

Mobilidade

Existem poucos acessos para a área estudada. Os pontos de ônibus são distantes.

Ocupação

A ocupação atualmente é de indústrias, lojas de construção e parte do Projac.

POTENCIALIDADES

PROPOSTA GERAL DE AÇÕES

Utilização dos espaços livres não só como lugar de passagem, mas também de lazer e permanência

- Criação de parques ao longo das vias, recuperação de áreas degradadas - Requali?cação das calçadas

Criação de novas vias, com possível ligação com a Transolímpica

-Criação de novas vias que permitem circulação de ônibus no local, assim como uma maior proximidade com o terminal de ônibus já existente em Curicca e a criação de um novo integrando a Estação do BRT.

- Edifícios mistos e residenciais, casas e A área tem um potencial de uso misto devido a proximidade com a Barra da Tijuca. edifícios de habitação de interesse social, escola, creche, cobal Curicica, hospital.


CURICICA Local: Curicica, Rio de Janeiro

MOBILIDADE

Tipo de Projeto: Requali?cação urbana Equipe: Débora Estruc, Gabriela Mesquita e Gabriela Souza Orientadora: Jacira Saadreva Memorial Descritivo A proposta do projeto de requali?cação urbana para uma parte do bairro de Curicica, localizado na zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, veio com a crescente ocupação da região e a necessidade de renovação do modo de habitar a cidade. A área tem sido visada devido a ocupação das áreas periféricas aos grandes centros, cuja a especulação imobiliária é intensa e também pelo fato da mobilidade estar melhorando. Curicica tem caminhado por diversas transformações. Entre elas a mudança do caráter na ocupação, onde antes predominavam as indústrias, lojas de materiais de construção e favelas. Agora conseguimos ver que terrenos vazios deram espaço a novos condomínios residenciais e que as ruas estão assumindo uma ocupação mista. Essa ocupação acelerada também traz outros problemas como a banalização do espaço livre, falta de cuidados com as calçadas e a priorização do carro como meio de transporte, o que aconteceu devido a dificuldade de acesso em alguns locais. Nossa proposta consiste em criar vias de acesso que conectem a região com o transporte público existente, que possa ainda criar novas conexões com a transolímpica, desafogando o trânsito da Estrada dos Bandeirantes. Além disso, existe uma grande preocupação em tornar o pedestre o grande privilegiado desse espaço, com a criação de um parque linear que sirva como espaço de lazer e longa permanência, como ciclovia retomando a identidade do lugar como área próxima a a natureza. A criação da Cobal Curicica supre necessidades do bairro, além de ser um de ser um pensada de modo a dar movimento diurno e noturno a uma área residencial, além de ser um atrativo ao sistema de transporte público, criando um novo fluxo nessa área.Isso beneficia toda a população que vive nas áreas projetadas, pois elas não precisam se deslocar até a via principal, Estrada dos Bandeirantes, para ter acesso ao transporte público.

MEIO AMBIENTE

MÚLTIPLOS USOS


Área de Atuação


Fluxos e Mobilidade

PLANTA BAIXA - DET 04

12.00

17.00

10.00

10.00

10.00

10.00

3.00

15.00

CORTE AA - DET 04

PLANTA BAIXA - DET 01

10.00

7.00

10.00

10.00

10.00

5.50

5.00

CORTE BB - DET 01 CORTE AA - DET 01

VIA COLETORA

VIA ARTERIAL

VIA LOCAL

TRANSCARIOCA

TRANSOLÍMPICA

PONTO DE ÔNIBUS

BICICLETÁRIO

PONTO DO BRT

TERMINAL DE ÔNIBUS

CICLOVIA

12.00

4.00

7.50


Conceito do Projeto


Tipologia das Quadras


Equipamentos e Usos

RESIDENCIAL HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL CULTURA / LAZER

MISTO

COMERCIAL

EQUIPAMENTOS PÚBLICOS

PÓLOS DE ATRAÇÃO


Volumetria


Finalmente, o Projeto!

Pu débora estruc, gabriela mesquita e gabriela souza  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you