Issuu on Google+

Nossa Comunidade, Nosso Orgulho!

PARCEIROS

GUIA DA PARTICIPAÇÃO CIDADÃ

Jardim Santa Lúcia

Águas Lindas de Goiás Dezembro de 2013


Expediente Guia da Participação Cidadã

Informativo do Projeto de Trabalho Técnico e Social – PTTS – Jardim Santa Lúcia – Contrato 0350.952-18

Órgão Gestor

Ministério das Cidades

Agente Financiador/Agente Operador Caixa Econômica Federal

Proponente

Prefeitura Municipal de Águas Lindas de Goiás

Realização do Guia: Instituto Vida Brasil, Lugar, Xapuri Socioambiental. Produção:

www.xapuri.info

Pesquisa: Aldimar Nunes Vieira, Amanda Lima, Eduardo Weiss, Lucia Resende, Mirella Vieira, Sergio Furla­ neto, Terezinha Almeida. Redação: Amanda Lima, Eduardo Weiss, Terezinha Almeida. Revisão: Lucia Resende. Edição: Priscila Silva de Oliveira e Zezé Weiss. Projeto gráfico e diagramação: Alessandra Castro König. Fotos: Aldimar Nunes Vieira, Amanda Lima, Acervo da Prefeitura Municipal de Águas Lindas de Goiás, Terezinha Almeida, Giul Vieira. Ilustração “Componentes de Sistema de Drenagem”: Barbara Carneiro. Banco de imagens: site Fotolia <br.fotolia.com>.

Fontes de Pesquisa: Portal da Saúde do Governo do Brasil, Ministério da Saúde, Prefeitura Municipal de Águas Lindas, Moradores e Comunidade do Complexo da Barragem, http://drauziovarella.com.br.

Tiragem desta Edição:

3.500 exemplares

As informações contidas neste Guia da Participação Cidadã foram preparadas para informar e orientar o maior número possível de pessoas. Portanto, todos os direitos para uso do Guia são livres, podendo qualquer parte ser utilizada ou reproduzida, desde que para finalidades não lucrativas e desde que sejam reconhecidos os créditos.

TELEFONES ÚTEIS Corpo de Bombeiros: 193 Policia Militar: 190 SAMU:192 Prefeitura Municipal de Águas Lindas: 61 3618-8401 Disque Denúncia: 190 (Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes)

Central de Atendimento à Mulher:192


Mensagem do Prefeito Querida Comunidade do Jardim Santa Lúcia, Desejo a vocês uma boa leitura deste Guia da Participação Cidadã. Nele estão as principais informações sobre as obras que estão sendo feitas pela Prefeitura Municipal com recursos do PAC 2, em parceria com a Caixa Econômica Federal, para melhorar a qualidade de vida das pessoas que moram ou trabalham no Jardim Santa Lúcia. Este Guia traz informações importantes para ajudar a Comunidade a acompanhar o andamento das obras e a fortalecer a organização comunitária no Jardim Santa Lúcia. Aqui, vocês encontram muitas dicas sobre como realizar ações simples, práticas, eficientes e criativas para construir um futuro melhor para todos e para todas. Convido vocês a lerem este Guia da Participação Cidadã com muita atenção, porque a boa execução das obras, o fortalecimento da Comunidade e o planejamento das ações futuras da Prefeitura com a Comunidade dependerão muito do nosso esforço conjunto. Com todo mundo bem informado, poderemos realizar bons projetos comunitários durante as obras e também depois que as obras terminarem. Bom Proveito! Hildo do Candango Prefeito Municipal

JARDIM SANTA LÚCIA – Obras do PAC 2 _________

63,6 km de redes de esgoto _ _ _ _ _ _ _ _ _

_ _ _ _ _ _ _ _ 10 km de galerias de águas pluviais_ _ _ _ _ _ _ _ _________ _______ ____

41 km de guias ou meios-fios _ _ _ _ _ _ _ _ _

280 km² de pavimentação asfáltica _ _ _ _ _ _ _ _

3.541 unidades de ligações domiciliares de esgoto _ _ _ _

Ao todo, serão 11.600 pessoas e 2.900 famílias beneficiadas!

Bom para o Município, Bom para a Comunidade!


Índice Dona Tina__________________________________________ 3 Águas Lindas de Goiás__________________________________ 4 Jardim Santa Lúcia____________________________________ 5 30 perguntas e respostas para ajudar a comunidade e a prefeitura municipal a construírem um Jardim Santa Lúcia Melhor_______ 6 Sobre as obras ______________________________________ 6 Galerias de Águas Pluviais_______________________________ 7 Pavimentação Asfáltica_________________________________ 8 Rede Coletora de Esgoto________________________________ 9 Sobre o PTTS______________________________________ 10 Organização Comunitária_______________________________ 12 Práticas Sustentáveis para Melhorar a Qualidade de Vida na Comunidade ____ 15

Toninho do Chapéu___________________________________ 28


Dona Tina V

aldetina Maria de Jesus, a dona Tina, 50 anos, é uma das primeiras moradoras do bairro Santa Lúcia. Dona Tina conta como viu as pessoas virem chegando do Nordeste e de outras partes do Brasil: “Muitas famílias vieram primeiro para Brasília, em busca de empregos, e de lá para Águas Lindas, por conta do baixo custo dos lotes e do aluguel,” diz dona Tina. Para a comunidade, dona Tina é uma boa vizinha e uma grande lutadora. Na casa dela, tem sempre alguém da Comunidade. Mãe de quatro filhos, sempre às voltas com os afazeres da casa e o cuidado dos filhos, mesmo assim, ela acha tempo para cuidar de todo mundo. Fundadora da Associação de Moradores, dona Tina participou da luta para que o Jardim Santa Lúcia tivesse uma linha de ônibus. Sofrida, é daquelas mulheres que não desanimam. “Por aqui a pobreza é muito grande. Meu menino, com menos de 18 anos, já pega firme no pesado fazendo frete com nossa carroça pra ajudar a gente em casa, mas a gente vai lutando. Eu mesma faço de tudo um pouco – já fui ajudante de pedreiro e até eletricista”, relata dona Tina. Hoje, ela está feliz com as obras do PTTS e com a possibilidade de melhoria da qualidade de vida para toda a Comunidade. Esperançosa, ela sonha com o dia em que as ruas estejam limpas, sem lixo jogado nos terrenos baldios. “Quero muito ajudar a organizar a Comunidade, para deixar nosso bairro limpo. Tomara que todo mundo participe”, diz dona Tina, enquanto passa um café quentinho.

Quero muito ajudar a organizar a Comunidade, para deixar nosso bairro limpo. Tomara que todo mundo participe


História

Águas Lindas de Goiás Nossa Cidade, Nosso Orgulho!

Á

guas Lindas de Goiás é um Município da Região Integrada do Distrito Federal (RIDE), localizado no Entorno Sul de Brasília, distante cerca de 45 Km do Plano Piloto e 200 Km de Goiânia, capital do estado de Goiás. O Município conta com uma população de 177.890 habitantes, conforme dados do IBGE – Censo 2010.

Ceilândia (DF) e Santo Antônio do Descoberto (GO). A economia de Águas Lindas de Goiás está baseada principalmente no comércio e no fornecimento de mão de obra e de serviços para Brasília. Recentemente, o Município passou a abrigar um grande e variado número de pequenas e médias empresas. O município de Águas Lindas de Goiás nasceu há muito tempo, com o nome de Parque da Barragem, como um distrito de Santo Antônio do Descoberto. As pessoas mais antigas contam que o nome da cidade surgiu porque na região existia uma nascente muito bonita com o nome de Águas Lindas. Antes, Águas Lindas era um lugar onde morava pouca gente. Depois, com o crescimento de Brasília e com a BR-070, começaram a chegar pessoas de todos os cantos do Brasil para morar aqui. Com o crescimento da cidade, as pessoas começaram a lutar por sua emancipação.

Águas Lindas limita-se com: Cocalzinho de Goiás (GO), Padre Bernardo (GO), Brazlândia (DF),

4

O processo de emancipação foi relativamente rápido. Em outubro de 1995, um plebiscito indicou que 92% da população local eram favoráveis à emancipação. Em 27 de dezembro de 1995, com a Lei Estadual nº 12.797, o Distrito de Águas Lindas foi desmembrado de Santo Antônio do Descoberto e elevado à categoria de município, com o nome de Águas Lindas de Goiás.


História

Jardim Santa Lúcia Uma comunidade de gente feliz

O

Bairro Jardim Santa Lúcia surgiu às margens de um córrego, no final da década de 70, principalmente para abrigar um grande número de migrantes vindos do Nordeste para ganhar a vida em Brasília. Ainda hoje, boa parte da população economicamente ativa do bairro trabalha no Distrito Federal. O Jardim Santa Lúcia conta com uma rede de proteção social composta por: »» Educação: 4 (quatro) escolas, sendo 3 (três) escolas municipais (Ensino Fundamental) e 1 (uma) escola estadual (Ensino Médio).

»» Saúde: 1 (uma) Unidade Básica de Saúde e SAMU (atendimento de emergência). Além do atendimento médico, o Posto de Saúde serve para a realização de palestras educativas sobre temas importantes para a comunidade: doenças sexualmente transmissíveis, prevenção do câncer de mama e similares. Às segundas-feiras, a equipe médica e os agentes de saúde fazem visitas domiciliares. O Posto de Saúde atende em média mil pessoas por mês. »» Segurança: o policiamento é feito pelo sistema de ronda, com um carro da polícia militar circulando todo o tempo pelo bairro. »» Organização Comunitária: a equipe do PTTS identificou no bairro uma Associação Comunitária chamada Estrela e uma Associação em fase de constituição.

5


Sobre as Obras

30 perguntas e respostas para ajudar a comunidade e a prefeitura municipal a construírem um Jardim Santa Lúcia Melhor

Sobre as obras 1. O que é o PAC? O PAC, ou Programa de Aceleração de Crescimento, foi criado em 2007 pelo Governo Federal para fazer o Brasil crescer mais depressa. O PAC repassa recursos para municípios em todo o País, para que as prefeituras possam fazer obras nas comunidades. A partir de 2011, iniciaram-se as obras que fazem parte da segunda etapa do Programa, chamada de PAC 2. Uma das propostas do PAC 2 são os Projetos Prioritários de Investimento (PPI) – Intervenções em Favelas. As obras que estão sendo executadas no seu bairro, o Jardim Santa Lúcia, fazem parte de um Projeto Prioritário de Investimento do PAC 2.

2. Como é esse Projeto? Os Projetos Prioritários de Investimento – Intervenções em Favelas – são uma iniciativa do Ministério das Cidades, para atender comunidades que necessitam de atenção imediata, como o Jardim Santa Lucia. Esses projetos visam executar, em comunidades como a sua, ações que melhorem a infraestrutura, a segurança, a saúde, para que as pessoas tenham uma melhor qualidade de vida. Ou seja, tudo planejado para fortalecer seu bairro e fazer com que seja um lugar muito melhor para se viver.

6

3. Qual é o papel da CAIXA? A Caixa Econômica Federal, banco público orientado ao desenvolvimento social e econômico do Brasil e vinculado ao Ministério da Fazenda, é a instituição responsável pela operação e financiamento das obras do PAC 2 e de todas as ações dos Projetos Prioritários de Investimento. Além de disponibilizar os recursos necessárias para a construção de obras, a CAIXA oferece assistência e treinamento para sua realização, como também para as ações do PTTS.

4. O que está sendo feito no Jardim Santa Lúcia? A Prefeitura Municipal está investindo R$ 36.819.621,61 (trinta seis milhões, oitocentos e dezenove mil, seiscentos e vinte e um reais e sessenta e um centavos) no Jardim Santa Lúcia, com recursos do PAC 2, em obras financiadas pela CAIXA. Essas obras compreendem: »» Galerias de águas pluviais »» Redes de esgoto »» Ligações domiciliares de esgoto »» Pavimentação asfáltica »» Guias ou meios-fios


5. O que é uma galeria de águas pluviais? Uma galeria de águas pluviais é a parte do sistema de drenagem que facilita escorrer a água das chuvas para que ela não se acumule nas ruas, fazendo buracos e atrapalhando o trânsito dos carros e a passagem de pedestres. As galerias permitem que a água acumulada seja transportada até um corpo receptor, que pode ser um córrego, lago, rio ou o mar.

6. Quais são os benefícios da construção de galerias de águas pluviais para a Comunidade? Com a construção das galerias de águas pluviais, as águas não ficarão acumuladas nas ruas depois das chuvas. Isso é importante, porque: »» Evita as doenças disseminadas por mosquitos em poços de água parada, como a dengue e a leishmaniose. Assim, haverá mais saúde para as famílias e para a comunidade. »» Evita os buracos causados pelas enxurradas, que tanto atrapalham a locomoção de

carros e pedestres. Como resultado, há menos incidência de pneus furados e de quebras na suspensão dos carros. »» Diminui os gastos do Município com a manutenção das ruas e com os tapa-buracos. Com essa economia, a Prefeitura terá mais recursos para realizar mais obras e trazer mais desenvolvimento para o seu bairro e para todos os bairros da cidade.

7. Como você e as pessoas de sua Comunidade podem ajudar a conservar as galerias de águas pluviais? É importante não jogar lixo nem nas calçadas, nem no meio da rua. O lixo no lugar errado entope bueiros e atrapalha o escoamento das águas. Isso pode estragar as galerias, atrapalhar o escoamento das águas das chuvas, provocando doenças e criando buracos nas ruas. Portanto, cada morador, cada moradora da Comunidade é responsável por cuidar do lixo, para que as galerias construídas permaneçam fazendo com que o Jardim Santa Lúcia fique mais limpo, mais bonito e com pessoas cada vez mais saudáveis.

Componentes de um sistema de drenagem Segundo a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal:

1 2 1

Sarjeta: é o canal situado entre a guia e a pista. Serve para coletar e conduzir as águas de escoamento superficial até os pontos de coleta.

3

2 3

4 5

6

4

Bocas-de-lobo ou bueiros: são estruturas feitas para captar as águas superficiais transportadas pelas sarjetas. Em geral, situam-se debaixo do passeio ou da sarjeta.

Galerias: são condutos destinados ao transporte das águas captadas nas bocas coletoras até os pontos de lançamento. Possuem um diâmetro mínimo de 400 milímetros.

5 6

GUIA OU MEIO-FIO: é a faixa que separa a calçada da rua.

Poços de visita: são câmaras situadas em pontos previamente determinados, destinados a permitir a inspeção e a limpeza dos condutos subterrâneos.

Bacias de amortecimento: são grandes reservatórios construídos para o armazenamento temporário das águas das chuvas, que depois liberam a água acumulada de forma gradual.

7

Galerias de Águas Pluviais

Galerias de Águas Pluviais


Pavimentação Asfáltica

Pavimentação Asfáltica 8. O que é pavimentação asfáltica? Pavimentação asfáltica, ou asfalto, é a cobertura usada para asfaltar uma rua, uma estrada de terra ou algum terreno, ou para recobrir um espaço de asfalto deteriorado.

9. Qual é a importância da pavimentação asfáltica para uma Comunidade? O asfalto é um material antiderrapante muito usado, importante para pavimentar ruas, estradas e terrenos, e para facilitar o escoamento das águas, evitar a formação de lama e proteger a construção das galerias de águas pluviais. Para os pedestres, o asfalto facilita as caminhadas. Além disso, a pavimentação asfáltica também evita pneu furado e quebra na suspensão dos carros.

10. Que importância tem a pavimentação asfáltica para a saúde? O asfalto reduz a poeira e inibe o desenvolvimento de doenças respiratórias na seca. Durante as chuvas, o asfalto evita o acúmulo de água e a formação de lama, prevenindo o aparecimento de doenças contagiosas.

Preparo para pavimentação

Você sabia? O município de Águas Lindas de Goiás fornece cerca de 70% de toda a água usada pela população do Distrito Federal. A construção da Barragem do Descoberto criou um lago artificial de 17 km2, com o potencial de reunir uma enorme quantidade de água, suficiente para encher mais de 37 milhões de piscinas olímpicas.

11. Como as pessoas da Comunidade podem ajudar a cuidar do asfalto? Uma coisa bem simples de fazer é nunca quebrar o meio-fio para facilitar a entrada e saída de carros nas casas das pessoas. O que parece ser uma solução rápida e fácil acaba deteriorando a obra que foi executada e causando o mau escoamento das águas, o que provoca doenças.

8

12. O que é Esgoto? Esgoto é toda água que, depois de utilizada pelo ser humano, tem suas propriedades originais alteradas e precisa ser depositada em algum lugar isolado, longe da Comunidade, para ser tratada e reutilizada.


13. Quais são os tipos de esgoto que existem? TEMOS OS SEGUINTES TIPOS DE ESGOTO:

17. O que é uma Estação de Tratamento de Esgoto – ETE?

»» Esgoto de origem doméstica: toda água usada dentro da casa como, por exemplo, para escovar os dentes, tomar banho, lavar roupa, dar descarga no vaso sanitário ou para limpara a casa.

ETE é uma unidade de descontaminação onde o esgoto, após sair das casas e prédios e passar pela rede coletora, por meio de um longo sistema de tubos subterrâneos, é tratado para ser depois devolvido ao Meio Ambiente (lançado em rios, lagos ou no mar).

»» Esgoto de origem pluvial: toda água da chuva que escoa pelos bueiros e bocas-de-lobo.

18. O que são ligações domiciliares?

»» Esgoto de origem industrial: toda água usada para fins comerciais e industriais, como a usada em lojas e fábricas.

As ligações domiciliares são as conexões que ligam sua residência à rede coletora de esgoto, para que os dejetos e as águas servidas da sua casa sejam despejados na rede coletora, que leva tudo até a Estação de Tratamento de Esgoto.

14. O que é Rede Coletora de Esgoto? Rede coletora de esgoto é o sistema de encanamento que carrega a água utilizada no comércio, nos escritórios ou nas casas das pessoas para o local onde ela vai ser tratada e descontaminada.

15. Qual a importância da rede coletora de esgoto para a saúde das pessoas? A rede coletora de esgoto é importante para garantir água tratada de boa qualidade para as famílias e para a Comunidade. Além disso, a rede coletora de esgoto evita o mau cheiro e a sujeira (principalmente nos locais onde existem fossas ou esgoto a céu aberto), que favorecem a reprodução de baratas, moscas, ratos e bactérias causadoras de doenças como a disenteria, a leptospirose, a cólera, a hepatite e as verminoses.

16. Qual a importância da rede coletora de esgoto para a proteção da natureza? Muitas vezes, a água utilizada pelo ser humano é contaminada por resíduos tóxicos. A

9

Rede Coletora de Esgoto

Rede Coletora de Esgoto

rede coletora de esgoto leva a água contaminada para ser descontaminada em uma estação de tratamento de esgoto (ETE), antes que ela seja descartada nos rios ou em outros lugares. Assim, a rede coletora de esgoto assume um importante papel de proteção da natureza.


Sobre o PTTS

Sobre o PTTS 19. O que é um PTTS? PTTS é o Projeto de Trabalho Técnico Social que acompanha toda obra do PAC. O PTTS tem por objetivo fortalecer a organização comunitária nas áreas de intervenção do PAC e informar sobre o andamento das obras. Para que isso aconteça, o Governo Federal exige que uma parcela dos recursos de cada obra do PAC seja reservada para a execução de um PTTS na Comunidade beneficiada pela obra.

20. Como é organizado um PTTS? O PTTS é sempre organizado em três etapas: pré-obras, durante as obras e pós-obras (depois das obras).  Nas três etapas, o PTTS deve ser usado como instrumento de organização e fortalecimento da Comunidade.

21. Como está organizado o PTTS do Jardim Santa Lúcia? O PTTS do Jardim Santa Lúcia está organizado para ser realizado em um período de 12 meses. Nesse período, a equipe técnica do PTTS realizará as seguintes ações junto com a Comunidade: »» Organização de reuniões regulares, para ouvir a Comunidade e fortalecer sua Associação de Moradores. »» Publicação de guias e folhetos para informar, orientar e organizar as pessoas. »» Manutenção de um Plantão Social para atender e informar a Comunidade sobre as obras e sobre as atividades do PTTS. »» Realização de oficinas comunitárias para preparar o Plano de Desenvolvimento Comunitário da Comunidade – PDC.

10

»» Entrega, ao final dos trabalhos, de um Plano de Desenvolvimento Comunitário para o Jardim Santa Lúcia.

22. O que é o Plantão Social? O Plantão Social é o local aberto para que a Comunidade possa se informar sobre as obras, sobre as atividades do PTTS e sobre outras ações da Prefeitura Municipal no Jardim Santa Lúcia. É no Plantão Social que você pode conversar com membros da equipe do PTTS sobre as obras, sobre a organização da comunidade ou sobre qualquer outro assunto do seu interesse.

23. Como funciona o Plantão Social? O Plantão Social acontece às sextas-feiras, das 12 h 30 min às 16 h 30 min e, aos sábados, das 9 às 13 horas, no Jardim Santa Lúcia, no canteiro de obras da Topázio, na Quadra Especial 54. Nesses horários, haverá um/a profissional à disposição para atender a população. Adicionalmente, a equipe do PTTS mantém um escritório aberto no mesmo local, funcionando de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, onde os moradores são sempre muito bem-vindos.


O Plano de Desenvolvimento Comunitário – PDC – é o instrumento de planejamento desenvolvido pela própria comunidade, para organizar o seu futuro. O PDC é feito com

base nos sonhos e na vocação econômica e cultural de cada Comunidade.  Ao final das obras do PAC 2, o Jardim Santa Lúcia terá seu PDC, que servirá para captar novas parcerias, novos recursos e novos projetos para fortalecer a Comunidade.

Passo a passo da construção do PDC do Jardim Santa Lúcia: 1.

A equipe do PTTS Informará os/as moradores/as sobre a importância do PDC para melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas da Comunidade.

2.

A equipe organizará reuniões e/ou oficinas para discutir o PDC. As reuniões serão marcadas com antecedência, em dias e horários que sejam bons para a maioria das pessoas.

3.

As reuniões serão simples e objetivas, com metodologias fáceis de serem aplicadas, para que todos/as possam participar e contribuir com o PDC.

4.

Os/as participantes criarão uma lista de objetivos, um plano de metas e um cronograma de execução para todos os pontos considerados prioritários para o atendimento das necessidades da população do local. Dessa forma, os moradores e moradoras do Jardim Santa Lúcia terão a oportunidade de participar ativamente na elaboração de um documento que contribuirá para que, no futuro, as condições de vida na Comunidade sejam melhores.

5.

A equipe técnica escreverá e distribuirá – depois das discussões – uma proposta do PDC para a avaliação das pessoas interessadas. Depois de um tempo para a leitura de todos/as, será marcada uma reunião com a comunidade para aprovação do PDC. Aprovado o documento, a equipe fará uma cartilha, que será distribuída na Comunidade.

11

Sobre o PTTS

24. O que é um Plano de Desenvolvimento Comunitário – PDC?


Organização Comunitária

Organização Comunitária 25. O que é Organização Comunitária? Organização comunitária é tudo o que as pessoas da Comunidade fazem juntas, para melhorar a qualidade de vida no bairro e na vida de cada pessoa. Organização comunitária pode ser um mutirão, uma associação ou uma cooperativa. Um mutirão é coisa que se faz uma vez só, de vez em quando, e que não precisa de registro. Uma associação ou cooperativa precisam de muitas reuniões, muita decisão coletiva e muito papel registrado em cartório.

26. O que é uma Associação Comuni­ tária? Associação Comunitária é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, dedicada a defender uma causa (como a educação, a cultura, o meio ambiente, a moradia) de interesse de um grupo de pessoas ou de uma Comunidade.

27. Como organizar uma Associação? Para organizar uma Associação, é preciso cuidar de duas coisas: a) mobilização dos/das companheiros/as; e, b) organização da papelada para o registro. Passos para se criar uma Associação: 1. Conversar com as pessoas interessadas até formar um grupo de no mínimo cinco pessoas. Quando o grupo estiver formado, fazer uma reunião para escolher o nome da entidade, decidir os objetivos e eleger uma diretoria provisória para coordenar os trabalhos. 2. Durante a reunião, fazer muitas perguntas para que todo mundo presente

12

tenha certeza sobre a decisão que está tomando, por exemplo: »» A Associação é a solução adequada? »» Quem vai cuidar da Associação? »» Quais serão os projetos da Associação? 3. Tomada a decisão de criar a Associação, a diretoria provisória deve preparar uma proposta de Estatuto, fazer cópia e distribuir para todas as pessoas interessadas em participar da Associação. O grupo deve estudar, fazer perguntas e propor mudanças até o documento ficar bom para todo mundo. 4. Quando o grupo estiver pronto para aprovar o Estatuto, a diretoria provisória deve chamar todas as pessoas interessadas para participarem da Assembleia Geral de Constituição (fundação) da Associação. O convite deve ser feito em forma de um papel que se chama Edital, que deve ser postado nos locais por onde os futuros membros da Associação sempre passam (por exemplo, Escola Municipal e Posto e Saúde). Esse é o jeito mais simples, mas o convite também pode ser feito pelo jornal ou pelo rádio. 5. As decisões da Assembleia de Fundação devem ser todas registradas em uma Ata. Essa Ata deve ser registrada em cartório e levada a um banco para a abertura da conta da Associação. 6. Com a conta aberta, a Associação está formalmente pronta para realizar o seu trabalho.


Organização Comunitária

2. Durante a reunião, fazer muitas perguntas para que todas as pessoas presentes tenham certeza sobre a decisão que estão tomando, por exemplo: »» A cooperativa é a solução adequada? »» Os/as interessados/as estão dispostos a cooperar? »» Para quem a Cooperativa pode prestar serviços? »» Quem vai cuidar da administração? »» Como será feito o pagamento dessa pessoa?

28. O que é uma Cooperativa? Cooperativa é uma associação democrática sem fins lucrativos, de no mínimo 20 (vinte) pessoas com interesses comuns, organizada com a participação livre de todos/as os/as cooperados/as, respeitando os direitos e deveres de cada um/a, para defender os interesses econômicos do conjunto de cooperados e cooperadas.

3. Tomada a decisão de fazer a Cooperativa, o grupo eleito para coordenar os trabalhos deve preparar uma proposta de Estatuto, fazer cópia e distribuir para todas as pessoas interessadas em participar da Cooperativa. O grupo deve estudar, fazer perguntas e propor mudanças até o documento ficar bom para todo mundo.

Passos para se criar uma Cooperativa:

4. Quando o grupo estiver pronto para aprovar o Estatuto, é hora de a Comissão de Organização chamar todas as pessoas interessadas para participar da Assembleia Geral de Constituição (fundação) da Cooperativa. O convite deve ser feito em forma de um papel que se chama Edital, que deve ser postado nos locais por onde os futuros membros da Cooperativa sempre passam. Esse é o jeito mais simples, mas o convite também pode ser feito pelo jornal ou pelo rádio.

1. Conversar com as pessoas interessadas, até formar um grupo de no mínimo 20 pessoas. Quando o grupo estiver formado, fazer uma reunião para escolher o nome da Cooperativa, decidir os objetivos, eleger um/a coordenador/a e uma comissão para coordenar os trabalhos.

5. As decisões da Assembleia de Fundação devem ser todas escritas em uma Ata. Essa Ata deverá ser registrada na Junta Comercial do Estado e na Receita Federal. Depois do registro aprovado, a Cooperativa pode abrir conta bancária e emitir nota fiscal para cobrar pelos serviços que fizer. Todos os documentos

29. Como organizar uma Cooperativa? Para organizar uma Cooperativa, é preciso cuidar de duas coisas: a) mobilização dos/das companheiros/as; e, b) organização da papelada para o registro.

13


Organização Comunitária

e formulários para o registro da cooperativa podem ser encontrados no site do Sebrae: www.sebrae.com.br.

30. Como posso obter ajuda para organizar uma Associação  ou Cooperativa? A equipe do PTTS estará à disposição das pessoas da Comunidade para auxiliar

as lideranças em todas as formas de fortalecimento da organização comunitária no Jardim Santa Lúcia. Haverá oficinas e reuniões, mas você também poderá entrar em contato com o Plantão Social, por telefone, e-mail ou facebook, ou então comparecendo ao local onde funciona o Plantão.  

COMO SER UM BOM VIZINHO OU UMA BOA VIZINHA

1 2 3

4 5 6 7

Conheça seus vizinhos e suas vizinhas. Tire um pouquinho do seu tempo para trocar dois dedos de prosa com a vizinhança. Quanto mais a comunidade se conhece, mais forte ela será.

Participe das reuniões organizadas pela equipe do PTTS Águas Lindas, ou de qualquer reunião realizada na Comunidade. Participe sempre das atividades convocadas pela Associação de Moradores, ou por outras associações do Jardim Santa Lúcia.

Procure o Plantão Social para maiores informações sobre as coisas boas que estão acontecendo em sua Comunidade.

14

Evite barulhos e mantenha o volume do som baixo, após as 22 horas e antes das 7 horas.

Mantenha os animais domésticos bem cuidados (cães e gatos). Nunca deixe animais soltos pela comunidade, porque eles podem pegar e espalhar doenças.

Participe da vida escolar dos seus filhos e filhas.

Trate as pessoas da mesma forma como você gosta que tratem você e sua família. Lembre-se: Gentileza gera Gentileza.


Aqui, você encontra dicas simples para cuidar do seu bolso e da qualidade de vida de sua família. Ao realizar essas práticas sustentáveis em sua casa ou em sua comunidade, você ajuda a Prefeitura Municipal de Águas Lindas de Goiás a preservar os recursos naturais e proteger o Meio Ambiente. Bom proveito!

ÁGUA A água é essencial para a nossa vida. Sem água, uma pessoa morre em pouco tempo. A água é um recurso natural finito, ou seja, se a gente não cuidar,  pode acabar. A água cobre 70% da superfície da Terra. Apesar da abundância, ela está cada vez mais rara e mais cara. Cerca de um bilhão de pessoas não tem acesso a uma fonte de água  limpa para beber.

COMO ECONOMIZAR E CUIDAR DA ÁGUA Para que a água não acabe, e para que tenhamos água boa para todo mundo, é preciso fazer a nossa parte: Ao escovar os dentes ou se barbear, mantenha a torneira fechada. Ao tomar seu banho, fique o mínimo de tempo possível com o chuveiro aberto. Feche a torneira enquanto ensaboa as vasilhas da cozinha. Use a máquina de lavar roupas na capacidade máxima. Conserte rapidamente os vazamentos em encanamentos de sua casa. Informe a companhia de água ao verificar vazamentos de água na rede externa.

Nunca jogue óleo de fritura pelo ralo da pia. Além de correr o risco de entupir o encanamento, o óleo pode poluir os rios e dificultar o tratamento da água. Use a descarga no vaso sanitário apenas quando necessário. Mantenha a válvula sempre regulada. Utilize regador no lugar de mangueira para molhar as plantas. Use vassoura para varrer o chão, e não a água da mangueira.

15

Práticas Sustentáveis para Melhorar a Qualidade de Vida na Comunidade

Práticas Sustentáveis para Melhorar a Qualidade de Vida na Comunidade


Práticas Sustentáveis para Melhorar a Qualidade de Vida na Comunidade

Lave o carro com balde ao invés de mangueira. Capte a água da chuva com baldes. Essa água pode ser usada para lavar carros, quintais e regar as plantas. Coloque sistemas de controle de fluxo de água (aeradores) no bico das torneiras. Reutilize a água, sempre que possível.

COMO FILTRAR ÁGUA EM CASA A água filtrada pode evitar muitas doenças. Para filtrar a água em casa, basta ter um filtro de barro comum, colocado em um local arejado e protegido da incidência de luz solar. O filtro deve ser lavado no mínimo uma vez por semana. A vela deverá ser limpa com água corrente e esponja macia. Sua substituição deverá ser realizada a cada seis meses.

LIXO E CIDADANIA O que a gente chama de lixo também pode ser chamado de ocupação, renda e cidadania. O lixo reciclado vira dinheiro para as famílias. O lixo colocado nas lixeiras deixa o bairro limpo e bonito. Enquanto o caminhão da Coleta não passa, é importante deixar o lixo guardado dentro de sacos, fora do alcance dos animais da casa e da rua. COMO CUIDAR BEM DO SEU LIXO 1. Não jogue lixo na rua: Jogar o lixo na rua pode no momento parecer a solução mais fácil de se livrar dos seus restos indesejados, mas essa é uma solução que pode custar muito caro para as famílias e para a Comunidade.  Além de deixar a Comunidade menos bonita e me-

16

nos saudável, o lixo jogado na rua ou nos terrenos baldios ajudará a proliferação de ratos, baratas, mosquitos e outras pestes que são fontes de doenças que podem voltar a atacar sua família.  Portanto, Lembrese de colocar seu lixo no contêiner mais próximo de sua casa. 2. Evite Desperdícios: Os re-

cursos naturais do nosso planeta são finitos. O que a gente desperdiça hoje vai faltar para as gerações futuras.

3. Reduza as compras e os gastos desnecessários: Reutilize o que você tem. Recicle o que você não quer mais. Você pode reciclar o que não serve mais para ninguém e doar o que pode servir para outra pessoa. 4. Separe o seu Lixo: Quanto mais separado estiver o seu lixo, mais fácil fica o trabalho dos/as catadores/as e menos resíduos vão para o aterro sanitário. Não é necessário ter coletores ou lixeiras diferentes. O que você precisa fazer é separar o lixo orgânico do lixo seco e colocar ao pé da lixeira, somente nos dias e horários estabelecidos. Cada tipo de resíduo reciclável deve ser colocado em sacos de plástico ou caixas de papelão. São resíduos recicláveis: »»

Papel: papéis de escritório, papelão, caixas em geral, jornais, revistas, livros, listas telefônicas, cadernos, papel cartão, cartolinas, embalagens de produtos do tipo longa-vida e similares.

»»

Plástico: sacos, CDs, disquetes, embalagens de produtos de limpeza, PET (como garrafas de refrigerante), plásticos em geral.


Vidro: garrafas de bebida, frascos em geral, potes de produtos alimentícios, copos, vasos e similares.

»»

Metal: latas de alumínio (refrigerantes, cervejas, sucos), latas de produtos alimentícios (óleo, leite em pó, conservas), tampas de garrafas, embalagens metálicas de congelados, folhas de flandres e similares. ATENÇÃO! Lave as embalagens antes de colocar no lixo para reciclar, para evitar odores e insetos e para facilitar o armazenamento até o dia da coleta.

5. Somente coloque nas Lixeiras o Lixo Orgânico e o Lixo Seco, não Reciclável: As lixeiras da sua escola, do seu quarteirão, da sua rua, ou da sua praça, deverão ser utilizadas apenas para a coleta do Lixo Orgânico e do Lixo Seco Não Reciclável, como o papel carbono, celofane, papéis encerados ou plastificados, papel higiênico, lenços de papel, guardanapos, fotografias, fitas e/ou etiquetas adesivas, embalagens metalizadas como as usadas em marmitex, isopor, espelhos, cristais, cerâmicas, porcelanas, clips, grampos, esponjas de aço, tachinhas e pregos. 6. Cuide do que é Nosso – Denuncie Abusos e Crimes Ambientais: Tão importante quanto doar é você ajudar a cuidar do que é nosso. Toda vez que você vir alguém jogando lixo fora da lixeira, colocando lixo em lugar indevido, ou cometendo qualquer outro tipo de abuso ou crime ambiental, fotografe, anote placas e bote a boca no trombone. Ligue para a Secretaria do Meio Ambiente, para as rádios, para a imprensa. Só assim a gente vai conseguir manter nossa cidade limpa.

7. Participe dos Mutirões de Limpeza e Cidadania: Participe do próximo Mutirão de Limpeza. Passe um dia diferente, ajudando a coletar lixo, a pintar paredes, a plantar árvores. Umas poucas horas do tempo de cada um e de cada uma de nós serão capazes de mudar a cara de nossa cidade! 8. Converse com seu vizinho ou com sua vizinha para que não queime lixo em casa: Queimar lixo em casa é sempre ruim, porque polui o meio ambiente e gera muita fumaça, que pode ser tóxica e fazer mal para a saúde. Muitas vezes o fogo colocado nos quintais sai do controle e queima o que não é para ser queimado. 9. Informe a Prefeitura sobre lixo abandonado em lotes ou em áreas públicas: Lixo em lote vazio ou em áreas públicas perto da casa da gente é doença na certa. Não deixe isso acontecer. Nunca jogue lixo na rua e, se encontrar algum lugar com lixo, informe a Prefeitura e exija providências. Comunidade limpa é comunidade com saúde!

PREVENÇÃO A DOENÇAS E CUIDADOS COM A SAÚDE DENGUE 1. O que é? A dengue é uma doença infecciosa febril aguda, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que pode matar. A dengue pode se manifestar

17

Práticas Sustentáveis para Melhorar a Qualidade de Vida na Comunidade

»»


Práticas Sustentáveis para Melhorar a Qualidade de Vida na Comunidade

de quatro formas: Infecção Inaparente, Dengue Clássica, Febre Hemorrágica da Dengue e Síndrome de Choque da Dengue.

Você pode e deve contribuir para evitar a dengue em sua casa e em seu bairro. Com pequenos cuidados, você pode ajudar a prevenir a dengue! O último Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), feito entre os dias 21 a 25 de outubro de 2013 pela Coordenação de Endemias, aponta que o município de Águas Lindas apresenta Baixo Índice de Infestação. Os números compõem o banco de dados do Ministério da Saúde e Suvisa – GO. O Índice de Infestação Predial em Águas Lindas atualmente é de 0,4 %, aceitável como Baixo Risco pelo Ministério da Saúde.

2. Quais os sintomas da dengue?

FIQUE LIVRE DAS PICADAS DE MOSQUITOS!

Há suspeita de dengue em casos de doença febril aguda com duração de até 7 (sete) dias e que se apresente acompanhada de pelo menos dois dos seguintes sintomas: dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores musculares, dores nas juntas, prostração e vermelhidão no corpo. Os sintomas da Dengue Clássica duram até uma semana. Após este período, a pessoa pode continuar sentindo cansaço e indisposição. Prevenção: Para combater a dengue é necessário acabar com o acúmulo de água, principal meio onde o mosquito da dengue se reproduz. Para isso, é importante não deixar acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água sem tampa, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras.

18

Receitas de Repelentes Naturais para proteger sua casa e sua família contra as picadas de mosquitos.


doença costuma provocar febre e desidratação e, sem tratamento, pode levar à morte.

INGREDIENTES:

»» Folhas de citronela

Prevenção e Tratamento:

»» Água

Cuidados simples de higiene podem evitar a disenteria. Por exemplo, lavar as mãos antes de comer ou mexer com comida e sempre depois de usar o banheiro. Também é preciso sempre utilizar água limpa – filtrada, tratada ou fervida – para beber e cozinhar.

»» Álcool COMO FAZER:

√√ Pegar um maço de folhas de citronela. √√ Bater no liquidificador com água e coar bem para tirar o máximo de sumo possível. √√ Após uma primeira lavada da casa, jogar o líquido no chão e nas paredes. O cheiro da citronela vai espantar os mosquitinhos! √√ Se quiser conservar uma grande quantidade, é só misturar álcool e armazenar em um vidro fechado.

Para passar na pele Ingredientes:

»» 50 gramas de cravo »» 1 litro de álcool »» 30 ml de óleo corporal natural (podendo ser amêndoas, gergelim, etc.) Como fazer:

√√ Amassar o cravo com o óleo e colocar num recipiente com álcool para curtir durante uma semana. √√ Coar a solução final, e está pronto o repelente para utilizar na pele.

DISENTERIA 1. O que é? A disenteria é uma infecção que afeta o intestino grosso, causando diarreia, acompanhada de dores abdominais e cólicas. A contaminação acontece através da ingestão de água ou alimentos contaminados. Bebês e crianças pequenas são especialmente vulneráveis a essa doença.

2. Quais são os sintomas da disenteria? Os sintomas da disenteria são dores abdominais, cólicas e diarreia. Em casos graves, as fezes contêm muco e sangue. Como consequência, a

Se for contraída a doença, é preciso procurar logo o/a médico/a, que vai indicar as medidas do tratamento, inclusive o uso de antibióticos. Em caso de disenteria, é importante repor os líquidos e sais minerais perdidos pelo seu corpo, bebendo soro caseiro e, se possível, muita água de coco.

HEPATITE 1. O que é? A hepatite é uma doença em que as células do fígado entram em degeneração, podendo ter causas diferentes como infeção por vírus (hepatite A, B ou C), uso excessivo do álcool ou outras substâncias (drogas ilícitas ou remédios). 1. Hepatite A Transmissão:

A hepatite A é transmitida por água contaminada e alguns alimentos (especialmente os frutos do mar, recheios cremosos de doces e alguns vegetais) ou, também, de uma pessoa para outra.

19

Práticas Sustentáveis para Melhorar a Qualidade de Vida na Comunidade

Para ser usado na casa


Práticas Sustentáveis para Melhorar a Qualidade de Vida na Comunidade

A detecção da hepatite A se faz por exame de sangue ou de fezes, e não há medicamento específico para o tratamento, esperando-se que o/a paciente reaja sozinho/a contra a doença. É absolutamente fundamental que o consumo de álcool seja abolido até pelo menos três meses depois que os exames se apresentarem normais, indicando a cura. Quais são os sintomas da hepatite A?

A hepatite A fica incubada entre 10 e 50 dias e normalmente não apresenta sintomas. Entretanto, quando presentes, os sintomas mais comuns são: febre, pele e olhos amarelados, náusea e vômitos, mal-estar, desconforto abdominal, falta de apetite, urina com cor de Coca-Cola e fezes esbranquiçadas. Prevenção e Tratamento: A vacina específica contra o vírus da hepatite A está indicada conforme preconizado pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI). Apesar de existir vacina contra o vírus da hepatite A, você pode e deve prevenir a Hepatite A.

2. Como prevenir a hepatite A? »» Não coma frutos do mar crus ou mal cozidos; »» Evite o consumo de alimentos e bebidas dos quais não conheça a procedência nem saiba como foram preparados; »» Procure beber só água tratada, filtrada ou fervida; »» Lave as mãos cuidadosamente antes das refeições e depois de usar o banheiro. A lavagem criteriosa das mãos é suficiente para impedir o contágio de pessoa para pessoa; »» Verifique se os instrumentos usados para fazer as unhas foram devidamente esterilizados, ou leve consigo os que vai usar no salão de beleza.

20

1. Hepatite B Transmissão:

Hepatite B é uma doença infecciosa sexualmente transmissível (DST) que provoca inflamação no fígado. A via sexual não é a única forma de a pessoa adquirir o vírus da hepatite B, mas seguramente é a mais importante delas, o que reforça a necessidade do sexo seguro, com camisinha. Outra importante forma de transmissão é pelo compartilhamento de seringas ou instrumentos contaminados. Além disso, a doença também pode ser transmitida da mãe para o bebê, durante a gravidez. No Brasil, ela é mais frequente na faixa etária de 20 a 49 anos.

2. Quais são os sintomas da hepatite B? A partir do momento em que o indivíduo se contamina, demora mais ou menos de um a quatro meses para desenvolver a doença, mas nem sempre existem sintomas. Em alguns casos, podem aparecer: quadro de febre, dor nas articulações e mal-estar, sintomas que não são claros para caracterizar a hepatite. Apenas uma em cada três pessoas apresenta sintomas mais claros, principalmente olhos e pele amarelos (icterícia), sinal que chama mais a atenção e que facilita o diagnóstico da doença. Embora a hepatite B normalmente se resolva em menos de seis meses, a pessoa mesmo sã pode continuar a transmitir o vírus na relação sexual e através do sangue. Em outros casos, a infecção pode evoluir para uma hepatite crônica, que danifica o fígado, ou mesmo para um câncer de fígado ou falência total do órgão, provocando a morte.


Contra a hepatite B, existe vacina que faz parte do calendário oficial de vacinação do Ministério da Saúde. Como isso começou a ser feito há poucos anos, a grande maioria dos adultos de hoje não foi vacinada. Por isso, pessoas que pertencem a grupos de risco, ou seja, que têm vários parceiros sexuais, manicures, pedicures, usuários/as de drogas injetáveis e profissionais de saúde (médicos/as, dentistas, pessoal que trabalha em laboratório) devem receber a vacina. A vacina é oferecida pelo SUS, em qualquer posto de saúde. Para as pessoas consideradas dentro do grupo de risco, não há limite de idade. Para pessoas que não estão no grupo de risco, a vacina é oferecida para quem tem até 49 anos. Fale com seu/sua médico/a sobre isso! Além disso, você pode ficar livre da hepatite B não compartilhando seringa ou qualquer outro objeto que entre em contato com sangue (alicate de unha, por exemplo) e usando camisinha nas relações sexuais. 1. Hepatite C A hepatite C é uma infecção muito grave, que atinge cerca de 3 milhões de brasileiros e brasileiras e é considerada um dos graves problemas de saúde pública em nosso País. O portador do vírus da hepatite C pode desenvolver uma forma crônica da doença que leva a lesões no fígado (cirrose) e câncer hepático. A doença é uma das principais causas de transplantes de fígado.

também a possibilidade de o vírus ser transmitido de uma mãe portadora para o filho.

2. Quais os sintomas da hepatite C? A hepatite C é uma doença silenciosa. Na maioria dos casos, a pessoa não sente nada após a infecção pelo vírus. Em poucos casos, aparecem sintomas: mal-estar, vômitos, náuseas, pele amarelada (icterícia), dores musculares. Em geral, a maioria dos portadores só percebe que está doente anos depois da infecção, quando aparece doença grave no fígado, com risco de cirrose e câncer. Prevenção e Tratamento da hepatite C: Não existe vacina para a hepatite C, por isso a única forma de evitar a doença é a prevenção. Os cuidados são basicamente os mesmos que se deve ter com relação à hepatite B: não compartilhar seringas ou qualquer outro objeto que entre em contato com sangue (alicate de unha, por exemplo) e usar camisinha nas relações sexuais. O tratamento é feito com injeções e comprimidos, em um tempo que varia entre seis meses e um ano. Esses medicamentos são distribuídos de graça pelo SUS. É importante começar logo o tratamento, porque quando ainda não há cirrose instalada, é possível cura total de mais de metade dos casos. Por isso, é importante conversar com seu/ sua médico/a sobre isso. Se achar necessário, esse/a profissional vai solicitar exames que podem confirmar ou não a doença.

Transmissão:

A transmissão do vírus da hepatite C acontece de maneira semelhante à do vírus da hepatite B: pelo sangue, por material contaminado por sangue como seringas, objetos cortantes, alicates de unha, instrumentos utilizados nas tatuagens, etc. A transmissão de cerca de um em cada quinze casos acontece nas relações sexuais. Existe

ATENÇÃO! Se você é ou foi portador/a do vírus da hepatite C, é importante: √√ Não beber nada de álcool. √√ Tomar as vacinas contra hepatites A e B, a vacina contra pneumonia e a vacina contra gripe todos os anos.

21

Práticas Sustentáveis para Melhorar a Qualidade de Vida na Comunidade

Prevenção e Tratamento da hepatite B:


Práticas Sustentáveis para Melhorar a Qualidade de Vida na Comunidade

Para evitar ser contaminado/a, é preciso: √√ Não utilizar drogas injetáveis. √√ Verificar se agulhas ou qualquer outro objeto que entre em contato com sangue é descartável ou está devidamente esterilizado. √√ Levar seu próprio material quando for à manicure. √√ Fazer sexo seguro, com preservativo.

Se você é mulher e está grávida ou quer engravidar, é necessário: √√ Fazer o teste para saber se é portadora do vírus da hepatite C.

CUIDADO! Fora as hepatites causadas por vírus, existem também as provocadas por medicamentos e por álcool, principalmente. Por isso, só tome remédio indicado pelo/a médico/a e não exagere na bebida.

Leishmaniose 1. O que é? A leishmaniose é uma doença infecciosa, porém não contagiosa, causada por parasitas do gênero Leishmania. Há dois tipos de leishmaniose: leishmaniose tegumentar ou cutânea e a leishmaniose visceral ou calazar. A leishmaniose cutânea caracteriza-se por feridas na pele que se localizam com maior frequência nas partes descobertas do corpo. Tardiamente, podem surgir feridas nas mucosas do nariz, da boca e da garganta. É também conhecida como “ferida brava”. Já a leishmaniose visceral é uma doença que ataca vários órgãos internos do corpo, principalmente o fígado, o baço e a medula óssea. A doença ataca principalmente as crianças de até dez anos; após esta idade, torna-se menos frequente. É uma doença de evolução lenta e pode causar a morte, se não for tratada.

22

Transmissão:

A leishmaniose é transmitida por insetos que se alimentam de sangue (hematófagos). As fontes de infecção das leishmanioses são principalmente os animais silvestres e insetos que abrigam o parasita em seu tubo digestivo, porém, o hospedeiro também pode ser o cão doméstico. Os mosquitos que transmitem a doença são muito pequenos, medem de 2 a 3 milímetros de comprimento, e seus nomes variam de acordo com a localidade. Os mais comuns são: mosquito palha, tatuquira, birigui, cangalinha, asa branca, asa dura e palhinha. O mosquito palha ou asa branca é mais encontrado em lugares úmidos, escuros, onde existem muitas plantas.

2. Quais são os sintomas? Leishmaniose visceral: febre irregular, prolongada; anemia; indisposição; palidez da pele e/ou das mucosas; falta de apetite; perda de peso; inchaço do abdômen devido ao aumento do fígado e do baço. Leishmaniose cutânea: a doença se manifesta por meio de elevações de pele que vão aumentando de tamanho até formar ferida recoberta por crosta ou pus e também por inflamações nas mucosas do nariz ou da boca. Prevenção e Tratamento: Para prevenir a leishmaniose, é importante evitar construir casas e acampamentos em áreas muito próximas à mata; fazer dedetização, quando indicada pelas autoridades de saúde; evitar banhos de rio ou de igarapé, localizado perto da mata; utilizar repelentes na pele, quando estiver em matas de áreas onde há a doença; usar mosquiteiros para dormir; usar telas protetoras em janelas e portas; eliminar cães com diagnóstico positivo para leishmaniose visceral, para evitar o aparecimento


Para confirmar a doença, devem ser realizados exames clínicos e de laboratório, e o tratamento deve ser cuidadosamente acompanhado por profissionais de saúde. Se não for tratada, a leishmaniose provoca a morte. ATENÇÃO! O seu cachorro pode ser hospedeiro dessa doença! Se seu animal apresentar sintomas, é necessário imediatamente avisar o Posto de Saúde, no seu bairro, para que possam ser feitos os exames. Se a doença for confirmada, o animal tem de ser sacrificado.É muito importante proteger seu animal e se prevenir contra a doença! Vacine seus cachorros contra a Leishmaniose!

LEPTOSPIROSE 1. O que é? É uma doença causada pela bactéria Leptospira, presente na urina de ratos e outros animais, transmitida ao homem principalmente nas enchentes. Bovinos, suínos e cães também podem adoecer e transmitir a leptospirose ao homem. Transmissão:

Em situações de enchentes e inundações, a urina dos ratos, presente em esgotos e bueiros, mistura-se à enxurrada e à lama das enchentes. Qualquer pessoa que tiver contato com a água das chuvas e a lama contaminadas poderá se infectar. As leptospiras presentes na água penetram no corpo humano pela pele, principalmente se houver algum arranhão ou ferimento.

2. Quais são os sintomas da leptospirose? Os sintomas mais frequentes são parecidos com os de outras doenças como a gripe e a dengue: febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, principalmente na panturrilha (batata da perna), podendo também ocorrer vômitos, diarreia e tosse. Nas formas mais graves, geralmente aparece icterícia (coloração amarelada da pele e dos olhos) e há a necessidade de cuidados especiais em caráter de internação hospitalar. O doente pode apresentar também hemorragias, meningite, insuficiências renal, hepática e/ou respiratória, que podem levar à morte. Prevenção e Tratamento: A prevenção da leptospirose está muito ligada ao escoamento das águas de chuva e às condições de higiene, para evitar a presença de ratos. Por isso, é muito importante manter a cidade limpa, não jogar lixo em terrenos baldios, manter limpas as bocas-de-lobo e as galerias de águas pluviais. Em situação de grandes enchentes, é preciso observar se as pessoas manifestam os sintomas, para começar logo o tratamento. O tratamento é baseado no uso de medicamentos e em outras medidas de suporte e deve ser sempre orientado por um/a médico/a, de acordo com os sintomas apresentados. Os casos leves podem ser tratados em ambulatório, mas os casos graves precisam de internação em hospital.

Muito cuidado! Procure sempre o/a médico/a. A automedicação não é indicada, pois pode agravar a doença.

23

Práticas Sustentáveis para Melhorar a Qualidade de Vida na Comunidade

de casos humanos; vacinar os cães contra a leishmaniose.


Práticas Sustentáveis para Melhorar a Qualidade de Vida na Comunidade

Fora Mosquito

JARDIM DE CHEIROS Indicação

Repelir pernilongos e combater o mosquito da dengue.

Plantas Repelentes Algumas raízes e folhas de algumas plantas emitem cheiros que afastam insetos que atacam jardins e hortas. As plantas repelentes ajudam muito a melhorar o nosso bem-estar. »» Arruda »» Hortelã »» Melissa »» Tagete cravo-de-defunto »» Losna/Citronela-Java Receitas caseiras para repelir insetos Mistura Quente

Ingredientes √√ 200g da planta seca e triturada √√ 1 litro de álcool comum (para uso externo) a 70% √√ 1 vidro de boca larga e escuro, de preferência, com capacidade mínima de 1 litro √√ 1 frasco escuro para acondicionar √√ 1 funil √√ 1 papel filtro √√ pano branco e limpo para coar Modo de preparar Pesar 200g da planta seca e triturada, colocar num frasco de boca larga e despejar 1 litro de álcool a 70%. Tampar o frasco e cobrir com papel escuro, se o vidro for claro. Deixar no mínimo 8 e no máximo 21 dias, em local seco e protegido da luz. Agitar 2 vezes diariamente. Coar com o pano branco e completar o volume para 1 litro, passando mais álcool a 70% sobre o resíduo da planta. Filtrar em papel filtro e guardar em frasco escuro. Rotular. Validade: 2 anos.

Perfuma Rosa A cebola plantada junto com a roseira aumenta o perfume das rosas e afasta sua praga mais comum, o pulgão.

Indicação Afastar os insetos, principalmente das plantas do jardim e da horta. Ingredientes √√ Folhas do pé de tomate (uma mão) √√ Folhas de hortelã √√ Dentes de alho (uns três ou quatro) √√ Pimentas dedo-de-moça (duas ou três) Modo de preparar Em uma vasilha de plástico ou cerâmica, colocar as folhas do tomateiro, os dentes de alho já esmagados, as pimentas dedo-de-moça já amassadas e um punhado de folhas de hortelã, também já amassadas. Acrescentar um litro de água fria e deixar de molho por um dia. Também se pode bater tudo no liquidificador, coar e guardar o preparo na geladeira. Para utilizar, é só colocar um copo da mistura em um litro de água e pulverizar as plantas com uma bombinha. USO Aplicar em alfaces, cebolinhas, salsa, couves, plantas de horta em geral. Os insetos mastigadores, como os pequenos besouros, gafanhotos, grilos e os eternos pulgões que infestam as couves, não toleram esta mistura “ardente” e vão embora.

24 24

Citronela – algumas Dicas √√ Plantar a citronela na direção do vento em que se quer atingir o efeito repelente aumenta sua eficácia. √√ Queimar as folhas da citronela em incensórios domésticos ou utilizar o óleo essencial em difusores elétricos afasta os mosquitos. √√ Amassar e esfregar uma folha de citronela nas partes do corpo mais expostas como braços e pernas, para evitar picadas de mosquitos. √√ Manter uma muda em um vaso dentro de casa e, sempre que quiser, corte um pedaço de uma das folhas para que a essência se espalhe mais. Seguindo essas dicas você pode, de forma ecológica, se prevenir contra mosquitos e insetos e ainda desfrutar de um ambiente aromatizado.

Seja esperto/a e divida as dicas com seus vizinhos e com suas vizinhas, assim as pragas em vez de se instalarem do outro lado da cerca irão para bem mais longe, diminuindo o risco de novo ataque ao seu quintal.


Uma horta caseira pode ser uma ótima maneira para melhorar a alimentação da sua família e economizar dinheiro na compra de legumes, verduras e temperos.

COMECE A ESCAVAÇÃO A terra da área da horta precisa ser completamente escavada, e devem ser retirados quaisquer galhos, pedras ou entulhos. Com a terra limpa e remexida, existirá mais ar para o solo e será criado um espaço melhor para o crescimento de novas plantas.

MELHORE O SOLO As plantas, como a gente, também precisam de nutrientes para crescer. Muitas vezes, o solo não está rico em nutrientes e precisa ser enriquecido. O melhor jeito de fazer isso é usar o adubo orgânico: esterco curtido ou resíduos orgânicos decompostos (restos de legumes e verduras, folhas secas, aparas de grama, cascas de ovos, etc.).

ESCOLHA UM LUGAR Sua horta caseira precisa ser colocada em uma área onde bate bastante sol. De preferência, deve ser um lugar cercado, para que as plantações não sejam pisadas por animais domésticos e para que a horta não seja contaminada por água com detergentes, sabão, etc.

PLANTE Para o plantio da sua horta, você precisa escolher as ervas, os legumes e as frutas que quer plantar. Depois, é só providenciar as sementes ou as mudas. As sementes podem ser encontradas

25

Práticas Sustentáveis para Melhorar a Qualidade de Vida na Comunidade

Passo a Passo para fazer uma horta caseira


Práticas Sustentáveis para Melhorar a Qualidade de Vida na Comunidade

em qualquer supermercado ou loja de produtos agrícolas e não são caras. Também podem ser plantadas mudas pequenas, arranjadas com um vizinho, com uma vizinha, por exemplo. Antes de colocar as mudas ou as sementes no solo, lembre-se de umedecer a terra e verificar que são sementes e mudas saudáveis, para evitar doenças ou pestes na sua horta.

ERVAS Alecrim – Combate tosse, gripe e asma, equilibra a pressão arterial, melhora dores reumáticas e contusões, alivia cólicas menstruais. Arnica – Ajuda na cura de traumas, contu-

sões, torções, fraturas e hematomas (não deve ser utilizada por via oral ou aplicada em feridas abertas). Barbatimão – Age como antisséptico tópico na pele e mucosas bucal e genital (não deve ser usado em lesões com processo inflamatório intenso). Boldo – É usado para fortalecer o fígado e para aliviar intestino preso. Capim santo – Alivia a ansiedade e favorece o sono. Erva cidreira – Usada como chá, é um relaxante natural usado para reduzir o estresse e melhorar o sono.

26

Por regra geral, lembre-se de colocar as mudas em buracos com profundidade pelo menos igual seu tamanho até a raiz e largura duas vezes seu tamanho total antes de cobrir. Lembre-se de regar sua horta todo dia com água!

Gengibre – Combate enjoos, náuseas e vômitos (usar sob prescrição médica). Hortelã – Ajuda na cura de traumas, contusões, torções, fraturas e hematomas (não deve ser aplicada em feridas abertas), e também é um bom digestivo. Manjericão – Melhora a saúde do sistema cardiovascular, pois estimula os músculos e vasos sanguíneos a relaxar, melhorando o fluxo sanguíneo e reduzindo o risco de arritmias cardíacas. O manjericão é anti-inflamatório, estimulante digestivo, calmante e previne problemas digestivos e infecções no intestino. Sálvia – Melhora gengivite e aftas, além de reduzir a transpiração excessiva (não utilizar na gravidez e lactação, insuficiência renal e tumores mamários).


Abóbora – Mantêm a saúde da pele, ajuda a impedir os malefícios da luz solar. A polpa é indicada para as doenças dos rins e do coração. Alface – Essencial na coagulação sanguínea. Diminui o contato do organismo com eventuais elementos causadores de câncer, pois acelera o esvaziamento intestinal e diminui a pressão no seu interior. Calmante, alivia as tensões e é indicada para quem sofre de insônia, pois também age como sedativo. Excelente cicatrizante e desintoxicante. Beterraba – Ajuda na luta contra a anemia, pois possui alto teor de ferro. Combate problemas de fraqueza dentária e inflamação na gengiva.

Cenoura – Rica em vitamina A, a cenoura ajuda a prevenir que a visão se deteriore, além de ser excelente para a pele e os dentes. Realmente a lenda de que cenouras ajudam a enxergar é verdadeira. Couve – A couve contribui para reciclar hormônios femininos e ajuda a prevenir doenças como o câncer de mama. É uma planta muito importante para a saúde da mulher. Pequi – Rico em vitamina C, e também em licopeno, o pequi aumenta a imunidade e ajuda a proteger a próstata e o coração. Romã – Ajuda a combater as infecções na garganta.

CUIDADOS COM OS ANIMAIS

1.

Verifique se você tem as condições de criar um animal na sua casa. Os animais domésticos dependem da gente para serem saudáveis e felizes. Sem os cuidados apropriados eles viverão fracos e mal nutridos e morrerão mais cedo.

2. Os animais domésticos têm organismos di-

ferentes da gente e por isso não podem comer tudo que a gente come. Embora um cachorro ou gato possam parecer gostar muito de comer arroz e feijão, isso não é bom para eles. Os animais domésticos precisam comer ração apropriada, com nutrientes apropriados. Alimentos reservados para humanos podem provocar doenças, falta de nutrição, desenvolvimento de cáries nos animais domésticos, contribuindo para reduzir sua expectativa de vida.

3. Não crie seus animais para

serem violentos. Cachorros bravos podem se voltar contra seus donos e, mais perigosamente, contra sua família, especialmente as crianças pequenas.

27

Práticas Sustentáveis para Melhorar a Qualidade de Vida na Comunidade

FRUTAS, LEGUMES E VERDURAS


4. Lembre-se de sempre manter seus animais dentro de casa para evitar a reprodução e proliferação de doenças. Mas lembre-se sempre de passear com eles, para continuarem fortes e felizes. 5. Procure castrar seus animais e realizar as vacinas em dia.

Toninho do Chapéu T

oninho do Chapéu é um cidadão preocupado com o bem-estar da Comunidade. Morador do Jardim Santa Lúcia desde os anos 90, Antônio Carvalho, conhecido na região como Toninho do Chapéu, foi dos primeiros a visitarem o canteiro de obras para se informar sobre as obras e sobre o PTTS.

Perguntado sobre o que faz, Toninho do Chapéu se define como um trabalhador social. Ele diz que visita as famílias, de casa em casa, para conversar sobre os problemas e buscar soluções para a Comunidade. “Como a maioria das pessoas que chegaram aqui junto comigo, sou um Nordestino que gosta de sua gente e que cuida dela quando pode”, diz Toninho, ao explicar seu trabalho social.

6. Lembre-se de que, em muitas

coisas, os animais domésticos são iguais à gente. Precisam de boa comida, carinho e muito exercício para serem felizes. Com esses cuidados, ter animais em casa será uma fonte de felicidade e bem-estar para sua família.


Poesia Toninho do Chapéu

A vida é intensidade; Seja Feliz Não importa o momento: Ser Feliz Por ser humano: Ser Feliz Não é um estado de espírito Toninho do Chapéu conta que, nos últimos cinco anos, o Jardim Santa Lúcia vem se desenvolvendo muito. “Por aqui vêm chegando a pavimentação, as escolas, as creches, as casas de alvenaria, tudo coisa boa, mas também tá chegando um problema muito sério, que é a questão do lixo nas ruas. Por tudo quanto é lado, tem lixo em terreno baldio ou mesmo nas ruas. Será que o PTTS vai ajudar a gente a se organizar para resolver isso?”, pergunta Toninho, esperançoso.

É uma condição de ser, Por ter o espírito; a Felicidade de Ter Sentidos, Sentimentos, Emoção, Razão e o Viver! Lugares, momentos. Não importa o caos do tempo,

Como a maioria das

Tem gente vivendo ou sobrevivendo.

pessoas que chegaram

Poesia, este parto prematuro,

aqui junto comigo,

Um aborto de palavras geradas

sou um Nordestino que gosta de sua gen-

Por toda emoção, mexidas pela razão.

te e que cuida dela

Um olhar atento: uma pessoa.

quando pode


PARTICIPE E FIQUE INFORMADO! Curta a pรกgina do PTTS no Facebook!


NA DÚVIDA, FALE COM O PLANTÃO SOCIAL! No Plantão Social, existe alguém para atender você, para esclarecer suas dúvidas e anotar suas reclamações e sugestões. É importante você entrar em contato conosco para se atualizar sobre os prazos e dias do sorteio das casas. Não é preciso ligar mais cedo e marcar hora, é só aparecer nos dias e horários listados, no seguinte endereço:

PLANTÃO SOCIAL – Jardim Santa Lúcia

às sextas das 12:30 às 16:30 horas e aos sábados das 9 às 13 horas Telefone: (61) 3618-8401 Você pode também manter contato conosco nos seguintes endereços eletrônicos:

E-mail: pttsaguaslindas@gmail.com Facebook: www.fb.com/pttsaguaslindas


Expediente Guia da Participação Cidadã

Informativo do Projeto de Trabalho Técnico e Social – PTTS – Jardim Santa Lúcia – Contrato 0350.952-18

Órgão Gestor

Ministério das Cidades

Agente Financiador/Agente Operador Caixa Econômica Federal

Proponente

Prefeitura Municipal de Águas Lindas de Goiás

Realização do Guia: Instituto Vida Brasil, Lugar, Xapuri Socioambiental. Produção:

www.xapuri.info

Pesquisa: Aldimar Nunes Vieira, Amanda Lima, Eduardo Weiss, Lucia Resende, Mirella Vieira, Sergio Furla­ neto, Terezinha Almeida. Redação: Amanda Lima, Eduardo Weiss, Terezinha Almeida. Revisão: Lucia Resende. Edição: Priscila Silva de Oliveira e Zezé Weiss. Projeto gráfico e diagramação: Alessandra Castro König. Fotos: Aldimar Nunes Vieira, Amanda Lima, Acervo da Prefeitura Municipal de Águas Lindas de Goiás, Terezinha Almeida, Giul Vieira. Ilustração “Componentes de Sistema de Drenagem”: Barbara Carneiro. Banco de imagens: site Fotolia <br.fotolia.com>.

Fontes de Pesquisa: Portal da Saúde do Governo do Brasil, Ministério da Saúde, Prefeitura Municipal de Águas Lindas, Moradores e Comunidade do Complexo da Barragem, http://drauziovarella.com.br.

Tiragem desta Edição:

3.500 exemplares

As informações contidas neste Guia da Participação Cidadã foram preparadas para informar e orientar o maior número possível de pessoas. Portanto, todos os direitos para uso do Guia são livres, podendo qualquer parte ser utilizada ou reproduzida, desde que para finalidades não lucrativas e desde que sejam reconhecidos os créditos.

TELEFONES ÚTEIS Corpo de Bombeiros: 193 Policia Militar: 190 SAMU:192 Prefeitura Municipal de Águas Lindas: 61 3618-8401 Disque Denúncia: 190 (Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes)

Central de Atendimento à Mulher:192


Nossa Comunidade, Nosso Orgulho!

PARCEIROS

GUIA DA PARTICIPAÇÃO CIDADÃ

Jardim Santa Lúcia

Águas Lindas de Goiás Dezembro de 2013


PTTS Águas Lindas - Guia da Participação Cidadã Santa Lucia