Page 1

Santo André www.ptsantoandre.org.br

Informativo do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores

1 a 15 de maio de 2012 - Nº 03

Definida pré-candidatura a prefeito de

Carlos Grana

Encontro Municipal do PT confirmou por aclamação - em clima de festa e muita responsabilidade - o nome do deputado estadual Carlos Grana, como pré-candidato do PT à Prefeitura de Santo André, e a chapa de 41 pré-candidatos à Câmara Municipal. O encontro contou também com as principais lideranças locais do partido, além do prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, do presidente nacional do PT, Rui Falcão, e lideranças dos partidos aliados ao PT de Santo André. PÁGINA 3

Imprensa denuncia gestão do prefeito Aidan Ravin

Programa Santo André + IGUAL ganhou prêmios

PÁGINA 2

ÚLTIMA PÁGINA

ESPECIAL Linha do Tempo...

Conheça a trajetória do deputado Carlos Grana

PÁGINA 3


02

SANTO ANDRÉ - Informativo do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores

EDITORIAL

1 a 15 de maio de 2012

NA MÍDIA...

A unidade é a nossa força! O PT de Santo André está em festa! No último dia 22 de abril, mais de 300 delegados e delegadas, reunidos no Encontro Municipal do partido, referendaram o nome do deputado estadual Carlos Grana a pré-candidato do Partido à Prefeitura de Santo André, nas próximas eleições de outubro. Festa, porque saímos desse Encontro muito mais fortalecidos do que já estávamos. E, o melhor, cientes das nossas responsabilidades de restaurar a ordem econômica, social e cultural, completamente devastadas em Santo André nos últimos três anos. E cá entre nós, o PT unido é muito difícil de ser vencido. Temos uma grande história de êxito nas administrações de Celso Daniel e João Avamileno – que estão na lembrança de cada andreense. Nós, portanto, temos o dever de retomar o desenvolvimento da cidade, interrompidos momentaneamente, e oferecer muito mais. Nos últimos três anos, a cidade viveu em letargia. Retrocedeu em muitos pontos e perdeu inúmeras possibilidades. Os jornais informam que a atual administração é forçada a devolver recursos do governo federal destinados ao PAC ou à Saúde por não ter apresentado projetos que justifiquem e sustentem esses investimentos. Isso é um absurdo! Enquanto isso, a Administração se vê às voltas com a corrupção escancarada batendo às portas do Gabinete do Prefeito. Mas, como diria Cazuza, “o tempo não para”. Ainda bem! Falta pouco mais de cinco meses para as eleições e tudo voltar ao normal, com o PT na administração municipal.

Luiz Turco Presidente do Diretório Municipal do PT Santo André

Imprensa denuncia gestão do prefeito Aidan Ravin A cronologia de uma gestão em crise e em decomposição. Essa é a sensação que o leitor andreense tem todas as manhãs, assim que abre as páginas dos principais jornais da cidade. As notícias sobre o envolvimento da Administração Aidan com a corrupção estão escancaradas e ferem de morte o orgulho e o respeito que o cidadão tem por Santo André. Além do escândalo do Semasa (desde as denúncias, passando pelas investigações do Ministério Público, da Polícia e da CPI, as confirmações dos empresários e o repentino silêncio do Prefeito) a

malversação dos recursos impossibilitaram a destinação de verbas federais em benefício do povo andreense. Os dias estão contados. Até o fechamento desta edição, estas eram algumas das principais matérias em destaque, retratadas na ilustração acima: “MP investiga denúncia de extorsão no Semasa”; “Diretor confirma extorsão no Semasa”; “CPI vistoria Semasa e convoca empresários”, “Diretor da autarquia confirma esquema, diz vereador da comissão” ou então “Empresário confirma à polícia cobrança de propina no Semasa”.

Segurança Pública é direito humano fundamental das pessoas Existe uma relação de interdependência entre a concepção de Estado e a Segurança Pública. Assim, num Estado autoritário os agentes da segurança estarão a serviço desta ordem, mas s e o Estado for democrático, social e de direito, os agentes de segurança, também, devem estar a serviço desse sistema. A Constituição Federal define o Estado

brasileiro como democrático, social e de direito e diz que a Segurança Pública, além de, também, ser um direito social, é obrigação do Poder Público e direito das pessoas, indistintamente, e serve para a proteção da vida, do patrimônio e da tranquilidade pública. Por isso, a segurança pública é direito humano fundamental que tem por finalida-

de a proteção de outros direitos essenciais: a vida, a dignidade, a paz, o patrimônio, o direito de ir, vir e permanecer tranquilo em casa, no lazer, no trabalho, na escola etc.

Mas, qual o significado de direito humano fundamental? Os direitos humanos existem para a proteção da dignidade das pessoas, porque o ser humano não pode ser tratado como objeto e prestam-se ao resguardo da liberdade

“A Segurança Pública é obrigação do poder público e um direito das pessoas”

Mas os demandos não param por aí. A atual administração Aidan Ravin é pródiga em produzir manchetes, não pelo que fez, mas pelo que não fez, tais como: “Prefeitura de Santo André deve perder R$ 3 milhões em repasses do PAC”, “Sala de cinema de Paranapiacaba não sai da promessa”, revelando o estado de abandono em que se encontra um dos lugares mais bonitos da Região do ABC. Mas estas e outras manchetes estampadas pela imprensa local e regional serão publicadas na próxima edição do jornal do PT de Santo André.

Mais uma - O prefeito de Santo André e um ex-vereador andam espalhando por aí que a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Vila Sacadura Cabral é uma realização única e exclusiva da atual gestão. Escondem, no entanto, que esta obra só foi possível por conta de recursos do Governo Federal, através de convênio assinado com o Ministério da Saúde. -oOo8º Parada LGBT - Depois de debatermos a saúde, educação, cultura, moradia, empregabilidade, justiça e segurança pública, a 8ª Parada do Orgulho LGBT de 2012, alertou para que a população LGBT vote em candidatos que tenham compromissos com políticas públicas e ações afirmativas nas próximas eleições. -oOoPlenárias Regionais - O diretório municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) de Santo André realizará, a partir de 25 de maio, sete plenárias regionais para debater as eleições e a construção do Plano de Governo do pré-candidato do Partido às eleições de outubro. Para participar, basta ligar para o partido e informar-se sobre datas, locais e horários.

Vanderlei Siraque foi

vereador em Santo André, deputado estadual e é deputado federal (PT-SP)

(direitos e garantias individuais e políticas); necessidades (direitos econômicos, sociais, culturais, felicidade); preservação da espécie (direitos à fraternidade, à solidariedade, à paz, ao ambiente sadio). Todos estes direitos estão previstos na Constituição e a Segurança Pública tem por missão protegê-los através dos diversos meios disponíveis:

I- políticas públicas de prevenção à violência, sobre drogas, sobre qualquer forma de discriminação de gênero, gerações, racial, deficiência, renda, ideologia, filosofia, orientação sexual, religião...; II- órgãos policiais preparados, equipamentos adequados, investigação científica dos crimes e de seus autores, política correta de punição e recuperação dos delinquentes.

Esta publicação é de responsabilidade do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores de Santo André. Sede: Rua Antonio Cardoso Franco, 501 - Casa Branca, Santo André, SP, CEP 09015-530. Tel e fax.: 4990.8233. E-mail: ptsantoandre@ptsantoandre.org.br . Site: www.ptsantoandre.org.br. Presidente: Luiz Turco - Secretário de Comunicação: Carlos Augusto Alves dso Santos . Executiva: Antonio Rodrigues de Souza, Carlos Donizete Sanches, Rosângela das Graças Carlos, Elisabete Tonobom, Antonio Aparecido da Silva Pinto (Padre), Valdineia dos Santos Cruz, Valdir Eduardo Pires da Hora, Jairo Bafilehh. Edição e fotografia: José Alfredo Rodrigues. Redação: Sérgio dos Santos e Sueli Auxiliadora.


1 a 15 de maio de 2012

03

SANTO ANDRÉ - Informativo do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores

O partido está se renovando, crescendo, com

Encontro Municipal

energia nova. Estou feliz, pois estou vendo um PT unido. Essa postura das lideranças políticas é fundamental para a retomada da Prefeitura.

Carlos Grana é escolhido

pré-candidato a Prefeito pelo PT A unidade faz a diferença

A presença de grandes estrelas do PT e de todos pré-candidatos unidos em torno da précandidatura de Carlos Grana é sinal da maturidade do PT e a certeza de que as bases para a vitória em outubro estão dadas. João Avamileno - “Grana é o nome de consenso, é jovem, excelente dirigente sindical e deputado exemplar. Por isso, tem meu apoio”.

Ivete Garcia – “Sua trajetória é de compromisso por Santo André”. Vanderlei Siraque – “Já chega, a página em branco do prefeito agora está preenchida com um Boletim de Ocorrência Polícial”. Miriam Belchior – “A cidade de Santo André vai voltar ao que era, porque a cidade não avançou neste mandato, com poucas obras em execução”.

Avamileno, Grana, Miriam, Ivete e Siraque: juntos por Santo André

Encontro homologou o nome dos candidatos a prefeito e a vereadores que disputarão as eleições municipais

Aproximadamente 300 delegados(as) ao Encontro Municipal do PT, realizado, dia 22/4, aprovaram, por aclamação, o nome do deputado estadual Carlos Grana, pré-candidato do partido à prefeitura de Santo André, e a lista dos 41 pré-candidatos à Câmara de Vereadores. Em clima de unidade e confraternização, os delegados aprovaram também o texto básico sobre as Diretrizes do

Programa de Governo, resoluções sobre “tática eleitoral e política de alianças” e “sobre a conjuntura municipal”. Na mesa de abertura, além de Grana; o presidente do PT andreense Luiz Turco, a ministra Miriam Belchior; o presidente nacional do PT, o deputado estadual Rui Falcão; os deputados federais Vanderlei Siraque e Vicentinho; o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho; o ex-prefeito

Linha do Tempo...

Conheça a trajetória do pré-candidato Carlos Grana Carlos Grana começou cedo na política. Em 1980, ainda estudante do SENAI, iniciou sua militância na Juventude Operária Católica no ABC. Trabalhador da Brosol, ingressa, em 1984, aos 18 anos, na diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André, elegendo-se, alguns anos depois, o secretário geral da entidade. Participa ativamente no processo que resultaria na fusão dos sindicatos de Santo André e de São Bernardo, que consagraria, no final dos anos 80, na edi-

ficação do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Por sua participação ativa em defesa dos trabalhadores do ABC, é eleito para compor a Direção Executiva da CUT Estadual São Paulo, em 1988. Torna-se secretário geral do Sindicato do ABC (1993-99) e vice-presidente, em 99. Também por suas qualificações, entra para a Executiva Nacional da CUT, em 2000, e é eleito, por duas vezes consecutivas presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos. No governo Lula, re-

presentou os trabalhadores no Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador, pela CUT. Grana acumulou, ao longo da sua curta, mas vitoriosa militância política, experiência e conhecimentos suficientes sobre as reivindicações e demandas dos trabalhadores e, principalmente, dos cidadãos do ABC. Candidatou-se a deputado estadual, pelo PT, e aufere uma das maiores votações do Estado, com mais de 126 mil votos. E com apenas seis meses de

mandato, Grana consegue, de forma surpreendente, aprovar, por unanimidade, o Projeto de Lei, transformada na Lei 14.546/11, dos Bombeiros Mirins, que permite ao Estado instalar nas unidades do Corpo de Bombeiros da PM um programa de ocupação sadia dos adolescentes e jovens carentes. Outro projeto, o do Bilhete Único, que integra os sistemas de transportes dos 39 municípios da Grande São Paulo, beneficiando milhões de pessoas, também já está tramitando na Alesp.

de Santo André, João Avamileno; a ex-vice-prefeita, Ivete Garcia; os líderes das bancadas do PT na Câmara, Jairinho, e na Alesp, Alencar Santana; dirigentes do PSDC, PRP, PR, PCdoB e PP; e a secretária estadual de Mulheres do PT, Marta Domingues. A ministra Miriam Belchior afirmou que “está na hora do PT voltar a ter maioria das prefeituras no ABC e fazer barba, cabelo e bigode”

Disse ainda que se colocará à disposição na elaboração do Plano de Governo. Segundo aprovou o Encontro, constam dessas “diretrizes”, sete eixos; desenvolvimento humano, social e econômico; transparência com participação cidadã e ética; desenvolvimento urbano e sustentável; infraestrutura e mobilidade urbana; integração regional e nacional; qualidade de vida; e educação.


SANTO ANDRÉ - Informativo do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores

1 a 15 de maio de 2012

O "Santo André Mais Igual", programa

implantado pelo prefeito Celso Daniel, trouxe prêmios internacionais à cidade pela qualidade dos serviços em saúde, educação, cultura, habitação, além de gerar trabalho e renda.

Santo André + IGUAL

Programa de urbanização e inclusão social desenvolvido em quatro áreas da cidade foi citado como exemplo pela ONU (Organização das Nações Unidas) Folha de São Paulo – 1 de Junho de 2001

Comunidade de Santo André vira “cartão postal” O Programa Santo André Centro de Negócios e Serviços Sacadura Cabral e Mais Igual, trata-se de um Prestes Maia programa de políticas públicas Também integravam o prode inclusão social que envolve 19 ações integradas nas áreas grama, as unidades de negóde saúde, educação, cultura, cios com espaço para serviços habitação assistência social públicos e comércio. O primeie de geração de emprego e ro a ser implantado no município foi o Centro renda. de Serviços e NeO progama teve Programa gócios Sacadura início na gestão peCabral Mais Igual. tista de 1997/2000 criado Com 24 boxes, e continuou sendo pelo exentre eles o do um dos carros-cheprefeito Banco do Brasil e fes da administraCelso da livraria Cortez. ção do Partido dos Além da Central Trabalhadores nas Daniel de Serviços Autogestões seguintes. beneficiou motivos. Recebeu o Prêmio mais de 30 No local, peInternacional Dubai dreiros, encanaSobre as Melhores mil pessoas dores e outros Práticas de 2001 profissionais que iniciativa da Preantes faziam bifeitura de Dubai, nos Emirados Árabes, e do cos, receberam treinamento, Centro das Nações Unidas assessoria e complementapara Assentamentos Humanos ção profissional, bem como, aprenderam a gerenciar seu (Habitat). As primeiras intervenções próprio negócio. Os interessados foram caocorreram nos núcleos: Sacadura Cabral, Tamarutaca, dastrados e atendidos por uma Capuava, Quilombo II, Espírito equipe multidisciplinar formada Santo, Maurício de Medeiros e por psicólogos, advogados, Gonzalo Zarco. O Programa educadores, economistas e asSanto André Mais Igual trans- sistentes sociais. Além disso, formou antigas favelas em tiveram acesso a recursos do bairros populares, oferecendo Banco do Povo. O Centro de ferramentas para que morado- Negócios e Serviços Prestes res (as) mais carentes desses Maia foi o segundo a ser inaulocais pudessem sair da faixa gurado na gestão do então prefeito João Avamileno. de exclusão social.

Prefeitura andreense, nos governos do PT, ganhou prêmio no Brasil e no exterior Para administrar uma cidade é preciso competência e respeito pelo dinheiro público, vontade política para tomar decisões que beneficiem a população. Foi por esse motivo que os programas criados pelas administrações petistas, em Santo André, receberam prêmios. Confira na relação a seguir: Prefeito Amigo da Criança, Fundação Abrinq, 2004; Prêmio Integração Latino Americana 2202/2003, Mérito Educacional, da Câmara Internacional de Pesquisa e Integração Social (CIPIS); Prêmio Cidade Eficiente na Energia Elétrica – pelo Programa de Modernização

da Iluminação Pública, em 2000 Programa Santo André Mais Igual – Prêmio Internacional Dubai Sobre as Melhores Práticas de 2001, iniciativa da Prefeitura de Dubai, nos Emirados Árabes, e do Centro das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (Habitat); Programa Integrado de Inclusão Social, escolhido entre os 16 melhores programas sociais do planeta pela Conferência Istambul + 5, Pelo Habitat, ONU, em 2001; XII Prêmio Volvo de Segurança no Trânsito, categoria Cidade, em 2001; Política Habitacional de Santo André, da Fundações Getúlio Vargas/Ford, em 2001; Ouvidoria da Cidade de

Santo André, da Fundações Getúlio Vargas/Ford, em 2001; Prêmio Governador Mário Covas, Prefeito Empreendedor, pelo Programa Política de Desenvolvimento Econômico de Santo André, Selo Prefeitura Empreendedora, classificada entre sete municípios do estado de São Paulo, em 2001; Coleta Seletiva, finalista do prêmio das Fundações Getúlio Vargas/ Ford; Programa de Modernização Administrativa, selecionado entre as 100 melhores políticas públicas pela ONU – Organização das Nações Unidas, em 2000; Prefeito Amigo da Criança, Fundação Abrinq,1999.

FALA POVO...

Segurança

Apagão

Drogas

Emprego

Educação

A sensação de insegurança é muito grande, principalmente, para nós comerciantes que precisamos estar sempre com antena ligada, preocupado com o que pode vir acontecer.

Isso acontece quase todo dia. É ruim porque a gente perde mercadoria e ficamos vulneráveis. No final do ano passado ficamos 12 horas sem energia e eles não dão satisfação.

Infelizmente não há política pública municipal de prevenção e combate às drogas. O governo federal destina verbas, mas a atual administração não tem projetos, nem ações.

Emprego tem. Porém, falta qualificação principalmente para que os jovens possam ocupar as vagas. A prefeitura deveria ter criado cursos para ajudar a solucionar o problema.

Minha filha está com três anos. Porém, até agora ela não foi chamada para preencher a vaga prometida. A Prefeitura alega que a vaga é para crianças em situação de risco.

Arthur Emílio Miguel Comerciante

Geneilson Ténorio Comerciante

Pr. Aparecido Araújo Desafio Jovem

Milena M.Rodrigues Estudante

Tatiana C. de Lima Operadora de Caixa

Definida pré-candidatura a prefeito de Carlos Grana  

Informativo do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores 1 a 15 de maio de 2012 - Nº 03

Advertisement