Page 1

ESCOLA

SECUNDÁRIA COM

3ºCICLO

FERNANDO NAMORA 3º TRIMESTRE

# ESPECIAL -

JEscola

2009/2010

Fernando Namora

Nesta

edição:Nesta ção:

JE

O não podia deixar de participar nesta meritória iniciativa — a Comemoração do Dia do Patrono.a Assim,

com esta Edição Especial, pretende levar-vos um pouco do percurso biobibliográfico de F. Namora que já cativou os colaboradores deste número.

Que esta Edição sirva de motivação para a leitura da vasta e bela obra do nosso Patrono, exemplificada nesta página por estes dois maravilhosos poemas transcritos de Mar de Sargaços.

EDIÇÃO ESPECIAL

DIA DO PATRONO 15 de Abril de 2010

edi-

PELICANO Onda que vais morrendo em nova onda, mar que vais morrendo noutro mar, assim a minha vida se desprenda e do meu sumo escorra a vida para as bocas que se finam de desejar. Ó dia que vais escoando como os rios e empalideces rostos e cabelos, traz a palavra para a incerteza dos que vagueiam à deriva; a bandeira amarela se rasgue e dos farrapos se gere outra cor. Ó dia correndo e findando, some-te lá no cimo da fraga mas deixa que no teu rasto fique o sangue anunciando a esperança noutro dia. Sê como a onda que morre para outra começar.

TUDO NA VIDA... Tudo na vida está em esquecer o dia que passa. Não importa que hoje seja qualquer coisa triste, um cedro, areias, raízes, ou asa de anjo caída num paul. O navio que passou além da barra já não lembra a barra. Tu o olhas nas estranhas águas que ele há-de sulcar e nas estranhas gentes que o esperam em estranhos portos. Hoje corre-te um rio dos olhos e dos olhos arrancas limos e morcegos. Ah, mas a tua vitória está em saber que não é hoje o fim e que há certezas, firmes e belas, que nem os olhos vesgos podem negar. Hoje é o dia de amanhã.

Jornal Especial Dia do Patrono  

Jornal da Escola Secundária Fernando Namora

Jornal Especial Dia do Patrono  

Jornal da Escola Secundária Fernando Namora

Advertisement