Jornal nº 22

Page 5

Jornal de Escola Ciclo de Ensino

Página 5

TIPOLOGIA Mental Linguagem

Mental Intelectual

Psicossociais

Neuromusculoesqueléticas

Emocional

Pré-escolar

3

1

1

--

--

5

1.º Ciclo

8

7

1

--

2

18

2.º Ciclo

3

11

2

1

2

19

3.º Ciclo

6

10

--

2

1

19

Secundário

1

--

--

1

--

2

Total

21

29

4

4

5

63

Total

Quadro 2- Distribuição dos alunos por tipologia desde o pré-escolar ao ensino secundário Documento que regulamenta o n.º5 do artigo 3.º da Declaração da Tailândia (Declaração Mundial sobre a Educação para Todos), sobre a aplicação do princípio da educação para todas as crianças com NEE.

Para responder a problemáticas mais específicas de alguns alunos, foram criadas duas Unidades de Apoio: a Unidade de Apoio à Multideficiência e a Unidade de Ensino Estruturado para o Autismo, ambas a funcionar na Escola Básica 2,3 de Condeixa-a-Nova. Em termos de recursos humanos/técnicos para apoio a estes alunos, existem no Agrupamento, doze docentes de Educação Especial, uma Terapeuta da Fala, uma Psicóloga e cinco Assistentes Operacionais. Os professores de Educação Especial, além do apoio directo aos alunos e do trabalho de consultoria aos professores do ensino regular, promovem acções de apoio às famílias/pais dos alunos com Necessidades Educativas Especiais através de sessões mensais e de acções de sensibilização para a todos os elementos da comunidade escolar (alunos, pais, assistentes operacionais e professores) ao longo do ano lectivo. De acordo com as necessidades e capacidades de cada aluno com NEE, o Agrupamento oferece actividades curriculares específicas como informática, actividades de transição para a vida adulta, programas específicos de actividade física/motora e expressões (corporal, musical e visual). Tendo ainda em vista o desenvolvimento de respostas educativas de qualidade para alunos com NEE, são habitualmente estabelecidas algumas parcerias para o desenvolvimento de actividades terapêuticas (terapia ocupacional, fisioterapia, hipoterapia, sessões de relaxamento, piscina, Snoezelen) e de transição para a vida pós-escolar (Conraria). Concretamente, neste ano lectivo, foram estabelecidas parcerias com o Centro de Recursos para a Inclusão, o Centro Hípico de Coimbra e a Casa de Saúde Rainha Santa Isabel de Condeixa. Referências Bibliográficas: Correia, L. M. (2003). O Sistema Educativo Português e as NEE ou Quando a Inclusão quer dizer Exclusão. In L.M. Correia (org.), Educação Especial e Inclusão - Quem disser que uma sobrevive sem a outra não está no seu perfeito juízo (pp. 11-39). Porto: Porto Editora. Rodrigues, D. (2001). Educação e Diferença. Valores e Práticas para uma Educação Inclusiva. Porto: Porto Editora. UNESCO. (1991). Declaração Mundial Sobre Educação para Todos. Quadro de Acção para responder às Necessidades de Educação básica. Paper presented at the Conferência Mundial Sobre Educação para Todos, Lisboa. A Assessora da CAP para a Educação Especial: Isabel Correia


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.