Issuu on Google+

Artes Plásticas e Multimédia 1º Semestre 2010/2011 Atelier de Artes Plásticas III Professora Viviane Soares

Atelier de Artes Plásticas III

Cecília Torres Valente nº 4808 1


Processo do Trabalho 1ªPeça Para iniciar este trabalho, a professora pediu para escolhermos um objecto da natureza. Eu escolhi uma pedra com buracos que tinha apanhado na praia

2


Escolhido o objecto, comecei a moldar essa pedra no barro, fui aumentado a escala e representei-a ao pormenor.

3


Após a conclusão da peça em barro e bem fechada (toda a volta), coloquei num alguidar, água, 0.5 k de óxido de ferro amarelo e 1.5 k de gesso, misturei bem até ficar sem grumos. Atirei com a massa amarela para cima da peça até fazer um bolo, e depois deixei secar.

Depois da massa amarela estar seca, preparei outro tipo de massa, desta vez só com gesso. Assim, num alguidar preparei uma mistura com água e 2.5 k de gesso, misturei tudo até ficar sem grumos e um pouco grosso. Depois, coloquei a massa branca por cima do amarelo até fazer um bolo. Após uma semana de secagem, vira-se ao contrário e retira-se todo o barro que se encontra no seu interior. Depois de retirar o barro todo, cria-se com esse barro uma base para pousar a peça, deve ter a abertura virada para cima e direita. De seguida, com um pincel molhado na água com sabão azul e branco, pincela-se a peça várias vezes.

4


O sabão azul e branco permite que quando enchermos o molde o gesso branco não cole directamente ao gesso amarelo. Esta técnica permite ainda, que ao partir a peça a descolagem seja mais fácil

5


Fica um dia a secar, depois do sabão bem seco prepare-se um alguidar com 1 litro de água e 1.5 k de gesso, esta massa tem de ficar mais líquida, mistura-se bem e enche-se o molde devagar, e se descer deitamos mais um pouco. Após a secagem, lixa-se o excesso de gesso com uma lixa de ferro, até se ver o amarelo e a peça. Em seguida, se tiver algumas rachadelas, enche-se com uma colher com um pouco de água e gesso. Depois de uma semana a secar, mete-se a peça em cima de uma toalha e com um martelo de borracha e um escopro, começa-se por baixo partindo a volta e depois vai-se subindo, depois repete se o mesmo para o amarelo e com cuidado para não partir a peça que esta lá dentro. Quando a peça está fora do seu molde, lixa-se e retira-se todos os bocados amarelos e restos de barro que estejam agarrados a peça, até ficar branquinha. Imagens da peça em gesso

6


2º Peça Criar uma personagem a partir do objecto escolhido Para criar a segunda peça, fiz vários esboços de personagens que poderiam sair da peça. Criei uma sinopse onde conto a historia da minha personagem e onde estão definidas as suas características psicológicas e físicas. Com o esboço escolhido comecei a moldar a personagem no barro. Depois de feita, repeti o mesmo processo da primeira peça. Imagens de Peça em barro

7


Após a conclusão da peça em barro e bem fechada a volta, coloquei num alguidar, 1 litro de água, 0.5 k de óxido de ferro amarelo e 1.5 k de gesso, e misturei bem até ficar sem grumos. Atirei com a massa amarela para cima da peça (até fazer um bolo em cima da peça) ficando a secar. Após a secagem do amarelo, prepara-se outra massa, desta vez só com gesso. Coloca-se num alguidar, 1.5 litros de água e 2.5 k de gesso, mistura-se bem até ficar sem grumos (um pouco grosso) depois coloca-se em cima do amarelo até fazer um bolo. Após uma semana de secagem, vira-se ao contrário e retira-se todo o barro que se encontra no seu interior. Retirado todo o barro, com o mesmo cria-se uma base para pousar a peça com a abertura virada para cima e direita. De seguida, pincela-se a peça com água e sabão azul e branco. Esta técnica do sabão azul e branco permite que quando enchermos o molde, o gesso não cole directamente ao gesso amarelo. Permite ainda, ao partir a peça seja mais fácil a sua descolagem.

8


Passado um dia, após o sabão estar bem seco, prepare-se um alguidar com 1 litro de água e 1.5 k de gesso, esta massa tem de ficar mais líquida, mistura-se bem e enche-se o molde devagar, e se descer deitamos mais um pouco. Depois de seco lixa-se o excesso de gesso com uma lixa de ferro, até se ver o amarelo e a peça. Em seguida se tiver algumas rachadelas, tem de se encher com uma colher com um pouco de água e gesso.

9


Após uma semana de secagem, mete-se a peça em cima de uma toalha e com um martelo de borracha e um escopro, começa-se por baixo partindo a volta e depois vai-se subindo, repete-se o mesmo para o amarelo, com muito cuidado para não partir a peça que esta lá dentro.

10


Quando a peça está fora do seu molde, lixa-se e retiram-se todos os bocados amarelos e os restos de barro agarrados à peça, até ela ficar branquinha.

11


Conclusão Gostei muito deste trabalho criativo e artístico, aprendi novas técnicas, gostei muito do resultado da escultura, é algo que me fascina ter também a oportunidade de através de um objecto natural cria outro e também uma história. Adorei esta experiência.

12


Escultura