Page 1

A NOSSA COMISSÃO DE HONRA

Caros (as) Vilarenses, As eleições autárquicas de 29 de Setembro são decisivas para o futuro de Vila Nova de Gaia e de todos os gaienses. A minha candidatura apresentou-se com transparência, seriedade e dedicação. É uma candidatura de verdade, de ideias e de projetos. O meu compromisso com os gaienses, com todas e todos os habitantes do nosso concelho, é trabalhar arduamente para conseguirmos ultrapassar os enormes desafios e problemas que todos conhecem, como o elevado desemprego.

ABÍLIO AUGUSTO TEIXEIRA PRES. CLUBE DA MALHA

BENJAMIM SANTOS PINHO PRES. ESTRELA DO SUL

LUÍS FERNANDO LIMA DOS SANTOS PRES. BURACO FUNDO F. C.

ADALBERTO FERNANDO DIAS DA SILVA EX PRES. DA ASSEMBLEIA DE FREGUESIA E EX PRES. DA ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA E CULTURAL DE SÃO LOURENÇO

CARLOS MANUEL SILVA MALHEIRO DIRETOR BURACO FUNDO F.C.

PAULO ANTERO MONTEIRO DIRETOR CEM PAUS

CHEFE NELSON CHEFE ESCUTEIROS AGRUP. 986 VILAR DE ANDORINHO

MANUEL DOS SANTOS ALVES FOTOGRAFIA VILA D’ESTE

CONCEIÇÃO DE BARROS MARTINS SOUSA MEMBRO DO RANCHO FOLCLÓRICO DIVINO SALVADOR

MANUEL MARTINS DA SILVA EMPRESÁRIO CARPINTARIA

CONSTANTINO ANTÓNIO CASTRO LEITÃO REFORMADO

MARIA GRACIELA BENTO E SILVA ENFERMEIRA

CRISPIM MARTINS DA SILVA CASTRO EMPRESÁRIO – CARROÇARIAS - AUTOCARROS

MARÍLIA PASSOS EMPRESÁRIA - SÓNIA MODA - LOJA 7

DOMINGOS RODRIGUES OLIVEIRA REFORMADO

MARIA CECÍLIA DE JESUS DOMÉSTICA

EDINE JOELMA ORRICO XAVIER PROFESSORA DO GRUPO DE DANÇA “REBELDE STEP”

MÁRCIA CRISTINA M. FREITAS LOPES EMPRESÁRIA

EMANUEL ALEXANDRE PIZARRO LOPES EMPRESÁRIO CAFÉ PIZARROS

NEIDE ELISETE GOUVEIA MONTEIRO PROFESSORA DO GRUPO DE DANÇA “ BABY DANCE”

JOSÉ MANUEL RODRIGUES OLIVEIRA PRES. G. DESP. VILA D’ESTE

SÍLVIA HELENA SOUSA TEIXEIRA PROFESSORA DO GRUPO DE DANÇA “POWER DANCE”

JOSÉ MARIA PINTO SOARES EMPRESÁRIO – PIPOCAS E OUTROS ARTIGOS DE FESTAS

TELMA SOFIA V. CARVALHO PERDIGÃO EMPRESÁRIO - CABELEIREIRO NEKU

LUCINDA SANTOS CAFÉ CONFEITARIA DOÇARIA

VALDEMAR RIBEIRO FERREIRA PRES. S. JOÃO DA SERRA

ALBERTO NEVES DE SOUSA MARTINS MEMBRO DO RANCHO FOLCLÓRICO DIVINO SALVADOR ÁLVARO MANUEL RESENDE ALMEIDA PRES. INCANSÁVEIS ANA MARIA JESUS OLIVEIRA DUARTE MEMBRO DA FÁBRICA DA PAROQUIA ANA PAULA MARQUES DOMINGUES GESTORA DO BAR DA ASS. MORADORES VILA D’ESTE ANDREIA PATRÍCIA DE SOUSA PINTO PROFESSORA DO GRUPO DE DANÇA “GENNERATION Y” ANTÓNIO FRANCISCO COSTA EMPRESÁRIO - BARBEIRO VILA D’ESTE ANTÓNIO JORGE SANTOS GUIMARÃES VICE-PRESIDENTE CEM PAUS

São crescentes as dificuldades das pessoas e das famílias que resultam de uma política deste governo PSD/CDS marcada pela insensibilidade social e pelo ataque às classes médias e aos mais desfavorecidos.

ANTÓNIO PEDRO FREITAS PRES. C.J.A.G - CLUBE JOVEM ALMEIDA GARRETT

Vila Nova de Gaia é a minha terra. Nasci e vivo aqui. Quero contribuir para que o futuro do concelho seja de desenvolvimento e de coesão. Conto com o voto dos gaienses para atingir uma maioria clara que me permita governar o destino de Vila Nova de Gaia com justiça, equilíbrio e sensibilidade social.

AURORA PAULA FERRAZ ALVES SOUSA FERREIRA PROFESSORA DO GRUPO DE DANÇA “DANCE TO IMPRESS”

Entre as várias propostas que se encontram no nosso programa sublinhamos a requalificação da rede viária secundária, a redução do IMI, a redução da fatura da água, mais apoio às classes médias, à educação e aos idosos. Para Vilar de Andorinho, daremos prioridade aos seguintes investimentos municipais: • Requalificação da rede viária, Rua Heróis do Ultramar;

ANTÓNIO SANTIAGO TAVARES GERENTE DA CHURRASQUEIRA TAVARES - S. LOURENÇO

INFOMAIL

SERAFIM TEIXEIRA - Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia do Trabalho do Instituto Superior de Línguas e Administração. - Trabalha na Direção de Serviços de Recursos Humanos da EDP, no Porto. - Tesoureiro da Junta de Freguesia de Vilar de Andorinho desde 2001. - Representante legal na Câmara de Gaia em substituição do Presidente.

MANIFESTO ELEITORAL

- Vice - Presidente e fundador da IPSS Salvador Caetano e Ana Caetano. - Responsável pelo arranque da ação social na Junta de Freguesia e pela primeira comissão da ação social na Junta de Freguesia e do Concelho.

• Pugnar pela construção do Centro de Saúde de Vilar de Andorinho; • Apoiar a construção do lar da terceira idade; • Pugnar pela extensão da linha do metro até Vila D’Este; • Pugnar pela construção do novo Hospital de Gaia. Conto com o seu voto! Obrigado.

- Representação nas Associações e outras instituições quer da freguesia quer do Concelho ou do País.

VILAR DE ANDORINHO

- Criação de um gabinete com atendimento permanente com uma técnica - Assistente Social, e de vários projetos entre os quais o da ANOP (Associação Nacional Oficinas de Projetos).

- Criação da UNIVA, atualmente GIP (Gabinete de Inserção Profissional), com uma técnica superior com atendimento ao público. - Responsável pelas Associações e Desporto, incluindo os Jogos Juvenis de Gaia, durante os dois últimos mandatos na autarquia. - Presidente da Assembleia da Associação de Pais da Escola EB 2/3 de Baiza. - Sócio de várias instituições da Freguesia de Vilar de Andorinho. - Secretário Coordenador Socialista de Vilar.

do

Partido

- Membro da Comissão Politica da Concelhia e da Distrital do Partido Socialista.


DEDICADOS A SI A NOSSA EQUIPA

SERAFIM TEIXEIRA

CANDIDATO A PRESIDENTE DA JUNTA DE FREGUESIA TÉCNICO DE GESTÃO ÁREA DE RECURSOS HUMANOS LICENCIADO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS E PSICOLOGIA DO TRABALHO

ALBERTO FARIA REFORMADO

ANDREIA TEIXEIRA TÉCNICA ADMINISTRATIVA

Caras e Caros Vilarenses, A minha origem humilde, a minha formação, a relação de proximidade e de amizade com as Instituições e com os cidadãos que ao longo destes anos granjeei enquanto membro do executivo desta nossa freguesia, fazem de mim o “homem certo” para o cargo de Presidente da Junta de Freguesia de Vilar de Andorinho. Eu e a minha equipa estamos conscientes que é possível continuar o que de bom tem sido feito pelos eleitos do Partido Socialista, e queremos reforçar com trabalho, dedicação e competência, essa relação em prol do “bem-estar” de todos os Vilarenses.

NUNO RIBEIRO ENGENHEIRO ELETROTÉCNICO

FERNANDO SILVA MOTORISTA

NATÁLIA CARDOSO PROFESSORA

MANUEL MONTEIRO PROFESSOR

Estamos determinados a obter mais e ainda melhores resultados, fruto da nossa energia, da nossa reforçada determinação e dedicação a si e a todos os Vilarenses. Rejuvenescemos a equipa, numa intenção de apresentar soluções credíveis e atentas aos novos problemas que, em geral afetam todos os Portugueses: a crise económica, social e política, tem que ter a partir da base das Freguesias uma resposta pronta, uma “mão amiga”, um Presidente de Junta próximo e atento às necessidades dos cidadãos mais carecidos de apoio e atenção. Tenho a certeza que com a experiência já acumulada, com o conhecimento dos dossiês e agora com poderes reforçados na qualidade de Presidente da Junta, estarei em melhores condições para fazer cumprir o nosso Programa, e assim conseguir os nossos objetivos. A minha força, o meu maior poder, está na população que me tem apoiado e ajudado na minha ação a favor das Associações e Coletividades que sabem que, comigo, vão ter mais apoio na prossecução dos seus objetivos. Vão ter mais força e poder de decisão. É, sobretudo, com eles que iremos trabalhar. É, para mim, uma enorme honra e orgulho servir a minha Freguesia, onde nasci e onde vivo.

JOSÉ CORREIA MEDIADOR DE SEGUROS

PRECIOSA CUNHA DOMÉSTICA

JORGE SANTOS COMERCIANTE

ALEXANDRE PIZARRO HELENA CARVALHO EMPRESÁRIO ESCRITURÁRIA

PAULO SOUSA ESCRITURÁRIO

NUNO VIEIRA MECÂNICO

FÁTIMA FERREIRA OFICIAL DE CABELEIREIRA

Apelo ao seu voto no Partido Socialista, em Vilar de Andorinho e para o Executivo da Câmara e para a Assembleia Municipal. Com o Professor Eduardo Vitor Rodrigues na Câmara, sabemos que seremos ouvidos e contamos com ele para nos ajudar a criar uma nova dinâmica de apoio municipal às necessidades de Vilar de Andorinho. Obrigado pelo vosso carinho e amizade.

PROGRAMA JOSÉ MOREIRA MANOBRADOR DE MÁQUINAS

JOSÉ COUTINHO VIDREIRO

MARTA SANTOS ESTUDANTE

ALEXANDRE SILVA CALCETEIRO

ARNALDO SOARES SEGURANÇA

ADELINA LEITE EMPREGADA DE LIMPEZA

ALBERTO PINTO OPERADOR DE MÁQUINAS

ANTÓNIO FERREIRA SERRALHEIRO

AÇÃO SOCIAL - Continuaremos a realizar o passeio da 3ª idade; - Colónia balnear;

FERNANDA SILVA DOMÉSTICA

LUÍS MACHADO ESTUDANTE

DULCE FERREIRA EMPREGADA DE BALCÃO

MANDATÁRIA DAS MULHERES

MANDATÁRIO DA JUVENTUDE

ANA SANTOS TÉCNICA DE SAÚDE

RUI CUNHA JOGADOR DA 1ª DIVISÃO FUTSAL

MANDATÁRIO MANUEL PRIOR REFORMADO

- Pugnar pela urgente construção da Unidade de Saúde Familiar (Centro de Saúde), em que o processo está pronto, com terreno disponível, conseguido pela Junta de Freguesia; - Apoiar e colaborar com as IPSS´s da Freguesia. Conseguir apoio para que a IPSS “Centro de Dia e

ECONOMIA E EMPREGO - Promover a criação de um Fórum de Empresários de Vilar de Andorinho a fim de criar as sinergias necessárias conducentes à implantação e desenvolvimento de mais estabelecimentos comerciais e de unidades fabris, para possibilitar a criação de emprego, de estágios, e de formação profissional; - Incentivar a criação de uma Cooperativa de Artes e Ofícios em Vilar de Andorinho, a fim de possibilitar o desenvolvimento de novas atividades económicas, aproveitando o potencial de trabalho dos cidadãos, prioritariamente residentes na nossa freguesia; - Promover a abertura de uma agência bancária em Vilar de Andorinho; - Apelar à Câmara de Vila Nova de Gaia para a requalificação do Monte da Virgem, implementando novos conceitos para o desenvolvimento do turismo local; - Continuar a realizar a Feira Semanal de Vilar Andorinho, aos domingos de manhã.

Conto consigo.

PRINCIPAIS PROJETOS:

no pagamento de rendas, da eletricidade, da água e das necessidades mais prementes relacionadas com as habitações onde vivem, nas situações mais extremas e comprovadas;

Jardim de Infância Salvador Caetano e Ana Caetano” construa o Lar da Terceira Idade na zona da antiga pedreira da Mata onde tem terreno doado pela Junta de Freguesia e já com projeto aprovado; - Apelar para a construção do novo Centro Cívico no local onde já temos terreno doado para o efeito, conseguido nos mandatos anteriores, para as novas instalações da Junta de Freguesia; - Apoiar com alimentos e bens de primeira necessidade, as pessoas mais carenciadas; - Junto com a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia e através de fundos comunitários tentar proporcionar às famílias mais carenciadas a possibilidade de ajuda

OBRAS PÚBLICAS E AMBIENTE - Reforçar a luta pela construção do novo hospital e da extensão do Metro de superfície desde Santo Ovídio até Vila d´Este / Soeime, com percurso já programado e aceite superiormente. Com esta extensão propicia-se a mobilidade necessária para servir o Hospital Regional, bem como a população de Vilar de Andorinho, mas também facilita o desenvolvimento dos Polos de Atividades da “Feira Semanal”, do “Turismo Religioso no Monte da Virgem” e do “Turismo de Saúde na encosta nascente do Monte da Virgem”; - Exigir a requalificação da Rua Heróis do Ultramar,

e da Rua dos Modestos-Água da Sombra, e outras do interior da Freguesia em mau estado de conservação; - Apelar à Câmara Municipal e ao Instituto de Estradas de Portugal para a resolução do problema causado pela circulação dos camiões da Suma que prejudicam a tranquilidade dos moradores à sua passagem, sobretudo no horário noturno, com o ruído, mas também danificam os pisos das ruas onde passam, provocando grandes transtornos à população. A solução passa por uma via de acesso à estrada nº. 222, paralela à via de saída superior da A20, junto ao túnel existente na Rua Água da Sombra, com construção da inerente rotunda na EN222, que permita a flexibilidade para aceder a todos os recantos do Município gaiense; - Trabalhar no sentido de conseguir que as requalificações da Urbanização de Vila d´Este e do Bairro de Balteiro fiquem concluídas; - Pugnar pela requalificação da cobertura do Pavilhão de Vila d´Este;

ASSOCIATIVISMO, CULTURA E DESPORTO - Apelar à requalificação dos atuais edifícios escolares, com prioridade ao pré-escolar: adaptação das escolas existentes com mais salas, e, se for necessário, utilização de outras instalações para atividades afins de apoio; - Desenvolver o “conselho da juventude”, a “comissão de desporto” e um “conselho de seniores”, por forma a tornar mais participativas as diferentes franjas etárias da população; - Desenvolver a “União das Associações de Vilar de Andorinho”, com vista a implementar uma dinâmica mais pró-ativa nas áreas sociais, desportivas, culturais e recreativas. - Colmatar algumas dificuldades existentes, resolvendo o problema das associações sem sede própria e continuar a apoiar nas obras e nas atividades das mesmas;

- Arranjar passeios e melhorar os jardins da freguesia, criação de caminhos pedonais e de Parques de Lazer;

- Continuar a efetuar a Feira Medieval, Comemorações do 25 de Abril, 10 de Junho e outras. Tentar voltar a realizar a Festa da Cebola com a ajuda das associações.

- Colocar árvores nas zonas residenciais em consonância com as preferências e interesses dos moradores e criação de um pequeno horto de apoio a jardins, com a finalidade de fazer da nossa terra uma “Freguesia mais Florida”;

SEGURANÇA E PROTEÇÃO CIVIL

- Incentivar a agricultura, tornando úteis e rentáveis muitas parcelas de terrenos baldios, e apoiar a criação de novas hortas comunitárias; - Dar utilização condigna aos terrenos e bens pertencentes à Junta, nomeadamente tanques ou lavadouros existentes e criar outros onde sejam necessários; - Pedir à Câmara Municipal para finalizar as obras do Cemitério, reparação do estaleiro e possível construção de uma nova Casa Mortuária nas suas imediações; - Promover uma política de adoção responsável e o não abate dos animais.

- Apelar junto do IMT (Instituto da Mobilidade e Transportes) e da empresa MGC para o regresso da passagem dos transportes públicos através de Lijó, Balteiro e São Lourenço até ao Centro da Freguesia, enquanto tal não for possível apoiar com transportes da Junta de Freguesia, em horário a definir; - Adaptar após estudo aprofundado, de rampas, acessos ou lugares de estacionamento para deficientes nos edifícios públicos e criação de novas passadeiras; - Criar um grupo de trabalho com as instituições de segurança (PSP, B.V.Avintes e B.S. Gaia) para um movimento de acompanhamento mais permanente na averiguação das dificuldades de segurança e bem estar, dando maior apoio aos Vilarenses; - Colocar em prática um projeto com a Câmara Municipal

para a viabilização de um posto da Policia Municipal em Vilar de Andorinho. JUNTA DE FREGUESIA – ADMINISTRAÇÃO GERAL - Criar um Conselho de Freguesia com a participação dos principais responsáveis das instituições da Freguesia; - Criar um posto de atendimento para servir os lugares de Balteiro, Lijó e São Lourenço, mais carentes de serviços públicos e de apoio social; - Descentralizar algumas atividades da Junta de Freguesia, apelando para uma maior participação das Associações e dos Vilarenses com propostas e colaborando nessas atividades que serão o principal motor da nossa atuação. Ou seja, parte do orçamento será participativo; - Criar um corpo de intervenção nas ruas secundárias da Freguesia (S.O.S. buracos de Vilar de Andorinho). Ou seja: iremos criar uma pequena equipa de colaboradores da Junta com formação de calceteiros, cuja principal função ou atividade será reparar as irregularidades existentes; - Introduzir melhorias no controlo interno para a evolução da qualidade dos serviços da Junta de Freguesia, desenvolvendo um programa ambicioso de formação aos colaboradores; - Desenvolver os meios de comunicação externa com as instituições, nomeadamente o site da Junta de Freguesia e “Vilar em Movimento”. Apoio às instituições para que possamos comunicar todos pelos meios informáticos; - Efetuar um projeto de promoção e divulgação da imagem da Freguesia, em colaboração com a comunidade escolar e Associações. Colaboração de placas identificativas da Freguesia de Vilar de Andorinho nas entradas e saídas das autoestradas, rotundas e outros locais. NO DIA 29 DE SETEMBRO, VOTE PARTIDO SOCIALISTA.

Manifesto do PS Vilar de Andorinho 2013  

Manifesto do PS Vilar de Andorinho 2013 com os compromissos assumidos com os Vilarenses.

Advertisement