Page 1

Revista Informativa da Comissão Política Concelhia de Lisboa

R DE IE A SS OA ID DO SB C LI DA 2 S 1 A 20 pág. 11 ST FE

N.20 MAI‘2012

DESTAQUE | PÁG.4

Maior regata do mundo chega a Lisboa


ÍNDICE

Revista Informativa da Comissão Política Concelhia de Lisboa

EDITORIAL

3

FICHA TÉCNICA

DESTAQUE Lisboa volta a ter destaque mundial

4

CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA Melhorar a circulação do peão e automóvel no Marquês e Avenida Lisboa recebe maior regata do mundo Veículos elétricos de Lisboa distinguidos 55 mil ideias para a nossa cidade Mais e melhores bibliotecas na cidade 1ª Semana do Empreendedorismo de Lisboa

5 5 6 6 7 7

ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE LISBOA Oposição reprova contas de 2011 Voto de pesar por Bernardo Sassetti

+ LISBOA | N.º 20 | MAIO 2012 Revista Informativa de Carácter Político

8 8

JUNTAS DE FREGUESIA Visita de seniores de Benfica à Assembleia da República Requalificar Marvila Nova biblioteca e sala de recursos da EB1 Duarte Pacheco

9 9 10

DOSSIER Festas da Cidade 2012

11

Propriedade

Comissão Política Concelhia de Lisboa

Ano III / N.º 20 Periodicidade Mensal Distribuição

Digital

Director Redacção Fotografia Grafismo e Paginação

Rui Paulo Figueiredo Alexandra Ribeiro Carlos Castro Duarte Carreira Hugo Gaspar João Boavida Luís Coelho Marisa Cruz Bruno Inglês Margarida Louro Susana Guimarães Miguel Andrade


Editorial

Revista Informativa da Comissão Política Concelhia de Lisboa

Cara(o) Camarada, As políticas adotadas pelo atual Governo continuam a prejudicar o país. Como se torna evidente, a receita que está a ser aplicada em vez de melhorar só piora, mas nem por um momento há uma dúvida ou hesitação, continua o corte cego e a subida desmesurada de impostos. Lamentavelmente, o crescimento não é uma prioridade para o Governo PSD/CDS e o desemprego continua a aumentar sem ser contrariado. A necessidade de mudança de políticas, a nível nacional, é grande e a cada dia que passa a urgência é maior. É evidente que muita da mudança imprescindível depende tanto das medidas a assumir pelo Governo como por Bruxelas (UE), mas o Poder Local, na medida das suas possibilidades, também tem uma resposta a dar e em Lisboa, essa resposta, por parte da Câmara Municipal, está a ser dada, como a 1ª Semana do Empreendedorismo é exemplo. Quando tanto se precisa de incentivos e apoios aos empreendedores, para gerar riqueza e emprego, a Câmara Municipal de Lisboa cria essas possibilidades, para que projetos e ideias possam singrar e afirmar-se como soluções que se requerem aos mais diversos níveis. É certo que podemos olhar para o panorama nacional e constatar que muita das vezes faltam espaços, condições, oportunidades, tudo o que o Município, no âmbito das suas competências, tem vindo a promover, e bem, na nossa cidade, como as incubadoras de empresas, que já são uma realidade e são resultado de uma das grandes medidas do mandato do PS na Câmara Municipal: o Orçamento Participativo, de onde surgiu este forte ímpeto do empreendedorismo. Isto não é fruto do acaso, mas sim de uma Câmara Municipal ativa e interessada nas pessoas e perante a crescente onda de problemas o Executivo municipal, com a excelente liderança de António Costa, tem vindo a dar inúmeras respostas aos problemas existentes, não se conformando com os obstáculos nem desistindo perante as dificuldades. As políticas de promoção do tecido económico da cidade, que o atual Executivo municipal tem vindo a implementar, estão no bom sentido, por corresponder ao que de mais essencial existe e precisamos. Seria bom poder contar com políticas a nível nacional que também estivessem em sintonia com o exemplo de Lisboa. Outro bom exemplo do dinamismo da nossa cidade, devido a políticas municipais acertadas, é a chegada da Volvo Ocean Race, a maior regata mundial. Esta competição, além de projetar a nossa cidade a nível mundial, com os evidentes retornos económicos, desportivos e culturais, é enquadrada numa regeneração urbana da área ocidental da cidade. Os ganhos para a cidade e as pessoas são manifestos! Hoje, e dados os fortes condicionalismos económicos e financeiros, não se pode ter uma política de medidas pontuais. É, pois, com uma agenda de políticas integradas e complementares que a cidade melhora e as pessoas obtêm ganhos de qualidade de vida em Lisboa. Foi essa a nossa promessa, é esta a realidade que o PS concretiza. Abraço amigo, Quem:

Rui Paulo Figueiredo O quê:

Presidente do PS/LISBOA E-mail:

ruipaulofigueiredo@mail.telepac.pt


PÁGINA Revista Informativa da Comissão Política Concelhia de Lisboa

Lisboa volta a ter destaque mundial O “The New York Times” (NYT), um dos jornais de referência dos EUA, destacou, recentemente, na sua secção de viagens a cidade de Lisboa, como um dos locais de referência no mundo. O autor do artigo, o repórter Frank Bruni, descobriu no ano passado a capital portuguesa por acaso. A sua missão em Portugal era uma reportagem sobre o vinho produzido nas margens do Rio Douro, mas uma escala imprevista em Lisboa, antes de rumar à cidade Invicta, permitiu descobrir, de forma totalmente inesperada ao jornalista norte-americano, uma cidade admirável. Este ano, Bruni já veio a Lisboa duas vezes e no artigo que publicou no NYT destacou os encantos da nossa cidade, em especial os bairros mais antigos, o Castelo de São Jorge, o Parque Eduardo VII e a Avenida da Liberdade, além de destacar e recomendar restaurantes. No entender do reportes, Lisboa é “bonita e barata, tem uma humildade rara num continente com tanta história e tanta razão e prontidão para se gabar”. Conheça, aqui, os escritos de Bruni (em inglês), referente à cidade, aqui aos restaurantes e aqui as fotos.

4

|

DESTAQUE


CML

|

PÁGINA

5 Revista Informativa da Comissão Política Concelhia de Lisboa

Melhorar a circulação do peão e automóvel no Marquês e Avenida Melhorar a mobilidade pedonal, o ambiente e a circulação rodoviária no eixo Marquês de Pombal/Avenida da Liberdade são prioridades do projeto aprovado em reunião de Câmara, no dia 23 de maio. A sua implementação, que terá caráter experimental, ocorre entre setembro e dezembro deste ano, mas até 30 de julho decorre um período de consulta à população, para recolher contributos e sugestões à proposta aprovada. O novo conceito de circulação apresenta a criação de duas rotundas concêntricas, uma para as vias principais e outra para as secundárias. Assim, a rotunda principal - a existente - vai dar acesso à Rua Joaquim António de Aguiar, Avenida Fontes Pereira de Melo e Avenida da Liberdade. A rotunda exterior vai ser utilizada pelos transportes públicos e permite o acesso à Rua Braancamp e Avenida Duque de Loulé. Este modelo vai reforçar a segurança e melhorar a mobilidade do peão nesta área central da cidade, assim como diminuir os níveis de ruído e poluição atmosférica.

Lisboa recebe maior regata do mundo

A maior prova de vela do mundo, a Volvo Ocean Race, chega a Lisboa no dia 31 de maio. A capital portuguesa faz parte da penúltima etapa, que liga Miami, nos EUA, à capital portuguesa. A última etapa ligará Lisboa a Galway, na República da Irlanda. António Costa esteve na Flórida, no dia 20 de maio, onde recebeu do seu homólogo de Miami o “testemunho”, na troca de bandeiras que aconteceu antes da partida. O Presidente da Câmara de Lisboa teve ainda oportunidade de visitar algumas embarcações e conhecer as várias tripulações. Recorde-se que esta competição, além de projetar mundialmente Lisboa, é um contributo importante para a requalificação da doca de Pedrouços.


PÁGINA

6

|

Revista Informativa da Comissão Política Concelhia de Lisboa

cml

Veículos elétricos de Lisboa distinguidos

55 mil ideias para a nossa cidade

A cidade norte-americana de Los Angeles foi palco de um simpósio mundial referente à mobilidade elétrica. Neste encontro, Lisboa foi distinguida com o prémio E-Visionary, da World Electric Vehicle Associaton (WEVA). Esta associação premeia cidades e regiões que são “e-visionários” pela promoção de meios de transporte sustentáveis. Com a atribuição de prémios, a WEVA pretende que os bons exemplos mundiais são tidos como referência a seguir.

A fachada do MUDE – Museu do Design e da Moda de Lisboa, na Rua Augusta, serviu de mural, nos últimos dias de maio, para acolher 55 mil post-it, que apresentam as propostas e ideais para a cidade. Esta iniciativa municipal procurou estimular a cidadania ativa ao mesmo tempo que promoveu o Orçamento Participativo (OP). As sugestões apresentadas nos post-it vão ser incorporadas no OP deste ano, que tem 2,5 milhões de euros para concretizar as propostas apresentadas pelas pessoas.


cml

|

PÁGINA

7

Mais e melhores bibliotecas na cidade

Adaptar as bibliotecas aos novos tempos, modernizando-as, servindo de ponto de encontro entre gerações, combatendo a iliteracia digital e transformando-as em centros culturais de proximidade, são prioridades do Município para os próximos anos, estando esta política cultural totalmente sintonizada com o Programa Nacional de Bibliotecas Públicas e os padrões da Federação Internacional de Associações de Bibliotecas, da UNESCO. É com este espírito que se apresenta o Programa Estratégico Biblioteca XXI – Uma Rede de Bibliotecas Públicas Municipais para a Cidade de Lisboa, ponto que foi aprovado na reunião de Câmara, de 9 de maio. Este programa tem como objetivo dotar a cidade de oito “bibliotecas âncora” e 18 bibliotecas de bairro até 2024. Como os números de 2011 demonstram, as bibliotecas de Lisboa receberam cerca de 700 mil utentes, o que é bem sinal do potencial cultural e social destes equipamentos.

Revista Informativa da Comissão Política Concelhia de Lisboa

1ª Semana do Empreendedorismo de Lisboa

A Câmara Municipal voltou a promover uma iniciativa para dar destaque aos empreendedores e, neste sentido, organizou a 1ª Semana do Empreendedorismo de Lisboa, entre 7 e 11 de maio. Com dezenas de iniciativas e sessões, congregando 30 parcerias, centenas de pessoas participaram nesta semana, que deu a conhecer muitos projetos inovadores para o desenvolvimento da cidade. Ideias mais arrojadas e outras de cariz eficaz demonstram com contamos com uma sociedade dinâmica e que merece espaços, como os que a Câmara Municipal tem vindo a criar, para promover o potencial de muitas pessoas interessadas em fazer singrar as suas mais-valias técnicas e académicas e, deste modo, gerar riqueza e emprego.


PÁGINA Revista Informativa da Comissão Política Concelhia de Lisboa

8

|

Aml

Oposição reprova contas de 2011

Voto de pesar por Bernardo Sassetti

As Demonstrações Financeiras e Relatório de Gestão de 2011 foram rejeitadas na sessão plenária de 29 de maio, não porque a saúde da Autarquia estivesse debilitada, como aconteceu quando António Costa chegou à Câmara em 2007, ou porque a casa não tivesse sido arrumada nestes cinco anos de gestão socialista, bem pelo contrário, como realçou o Miguel Coelho: “a Câmara de Lisboa é hoje notícia nos jornais mas por outros motivos, que não têm nada a ver com as dívidas e incumprimentos, como acontecia na gestão anterior”. O líder da bancada do PS referiu que se houve quebra nas receitas municipais estas devem-se a motivos que se prendem com a recessão económica que o País atravessa e às quebras na Derrama e no IMT, sendo que só nestes dois impostos a CML viu-se privada de cerca de 59 milhões de euros. Por outro lado, Miguel Coelho enalteceu o esforço do Executivo camarário pela contenção das despesas, com uma redução global de 7.5% em relação ao ano anterior. Já o deputado municipal Hugo Xambre Pereira, também membro da Comissão Permanente de Finanças, referiu que o pagamento das dívidas a fornecedores tinha contribuído para a melhoria do tecido económico da cidade e para a salvação de muitas PME’s, realçando ainda o facto do resultado líquido do exercício ter apresentado um lucro de mais de 117 milhões de euros. Contudo, e apesar das explicações dadas pela Vereadora Maria João Mendes e pelo Presidente António Costa, a Proposta nº 261/2012 foi rejeitada, pois o PSD, que se tinha abstido na votação das contas em reunião de Câmara, optou por votar contra na Assembleia Municipal, sem qualquer justificação plausível.

A sessão de 29 de maio aprovou, por unanimidade, um voto de pesar pelo falecimento do pianista Bernardo Sassetti, subscrito por todos os grupos municipais.


jfS

Requalificar |

PÁGINA

9

Visita de seniores de Benfica à Assembleia da República

No dia 16 de Maio, a Junta de Freguesia de Benfica realizou uma visita, com seniores da freguesia, à Assembleia da República. A visita começou com uma fotografia do grupo junto à entrada principal, antes do almoço no refeitório do Parlamento. Após a refeição, os participantes tiveram oportunidade de dialogar com alguns deputados nos corredores principais da Assembleia e conhecer vários espaços do magnífico Palácio de São Bento e assistiram a uma sessão de trabalhos no plenário, sendo este o principal objetivo da realização da mesma. A avaliação final foi muito positiva, uma vez que para a maioria dos seniores foi a primeira visita à casa mãe da Democracia portuguesa.

Revista Informativa da Comissão Política Concelhia de Lisboa

Requalificar Marvila

Com propósito de melhorar o espaço público e por sua vez incrementar a qualidade de vida da população, encontram-se em curso as muito esperadas obras a cargo do Projeto “Viver Marvila”, da Câmara Municipal de Lisboa. Apesar de estarem projetadas há muitos anos, só agora foram disponibilizadas verbas para a sua concretização. Nestas empreitadas está incluída várias intervenções no Bairro do Armador. O espaço, criado para promover a interação social e cultural entre a população do bairro, disporá de uma zona pedonal, uma pérgula metálica de sombreamento e uma escadaria monumental de acesso. Espera-se também que muito em breve se inicie a construção da Alameda Pedonal do Bairro do Armador. Esta empreitada irá dotar aquele bairro de zonas verdes, parque infantil, bancos, mesas, escadarias e rampas de acesso. Entretanto, a empreitada do parque de estacionamento da Via Central de Peões, no Bairro das Amendoeiras, também está prestes a começar.


PÁGINA

10

|

Revista Informativa da Comissão Política Concelhia de Lisboa

jfS

Nova biblioteca e sala de recursos da EB1 Duarte Pacheco Os alunos da EB1 Duarte Pacheco, freguesia do Beato, tiveram uma jornada cheia de atividades, no dia de inauguração da biblioteca e uma sala de recursos, neste mês de maio. Estes novos equipamentos são mais duas respostas educativas, numa escola que foi aberta em 1956. Este dia contou com a presença do Vereador da Educação, Manuel Brito, e do Presidente da Junta de Freguesia do Beato, Hugo Xambre Pereira, que sublinharam a importância da Escola pública, na geração de oportunidades para todos. Nas atividades do dia destacou-se o espírito da Escola, caracterizada como a Escola dos Afetos, por causa da boa relação entre os vários elementos da comunidade educativa. O Engenheiro Duarte Pacheco, enquanto patrono da Escola, foi homenageado pelo seu contributo para a implementação dos Planos Centenários (planos de construção de escolas) de que a EB1 Eng. Duarte Pacheco é exemplo. O facto de nesta Escola se terem realizado todos os atos eleitorais depois do 25 de Abril, esteve na origem de uma exposição com publicidade política de todos os atos eleitorais. Ao longo da inauguração marcaram presença antigos alunos, antigos professores e antigos funcionários da Escola.


DOSSIER

|

PÁGINA

11 Revista Informativa da Comissão Política Concelhia de Lisboa

Festas da Cidade

2012

Junho é um mês emblemático para Lisboa, pelas Festas da Cidade. Ao longo deste mês é difícil encontrar bairro ou recanto que não estejam preenchidos com cor e alegria. Santo António, casamentos, marchas, arraiais, sardinha assada e boa disposição são caraterísticas únicas desta tradição alfacinha. O dossier desta edição da revista +Lisboa não tem o formato regular por lhe querermos deixar o guia das Festas de 2012, quer o site quer a programação. Razões para sair à rua e conviver com familiares, amigos ou simplesmente apreciar um bom momento cultural ao ar livre, sem pagar nada, não lhe faltarão em junho!

numero20  

Revista Informativa de Carácter Político da Comissão Política Concelhia de Lisboa.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you