Page 1

Curso de Orientação Escolar e Profissional - Acção de Formação em e-Learning – Concepção: Alzira Fernandes (colaboração de Cristina Martins) Formadora: Cristina Martins

Objectivos e Conteúdos do curso Visão geral da evolução das práticas em OEP Caracterização dos seus contextos ideológicos, sociais, organizacionais e perspectivas psicológicas.

Os modelos psicológicos em OEP A psicotécnica, as teorias da personalidade, da inteligência, da motivação; As aptidões, os interesses e os valores; Os modelos de tomada de decisão; O desenvolvimento vocacional; Modelos e linhas de investigação mais recentes.

As práticas em Orientação A Entrevista em OEP: A entrevista – das abordagens teóricas à operacionalização. Programas de Aplicação Colectiva: Orientação teórica e metodológica; Exemplos de materiais (programas, didácticas, fichas e questionários). Outras metodologias.


Aulas práticas sobre a aplicação de provas Aplicação, cotação, utilização de normas e preenchimento de folhas de perfil – provas de aptidões, interesses, valores e personalidade.

A Informação sobre Oportunidades Formativas O sistema educativo e formativo português: antes e a seguir ao 9º. Ano; após o 12º. Ano; Cursos Científico-Humanísticos; Cursos Profissionais; Cursos de Educação Formação; Cursos de Especialização Tecnológica; Cursos Superiores, etc. Organização de dossiê de informação sobre o tema.

A Informação sobre o Mundo do Trabalho Classificações e agrupamentos profissionais; filmes e outros recursos. Organização de dossiê de informação sobre o tema.

Considerações finais A intervenção com pais; A divulgação das actividades de OEP; Elaboração de relatórios; Aspectos éticos em OEP.

Aula Extra A Módulo de auto-avaliação, segundo o modelo de Holland.

Aula Extra B Novas abordagens à decisão e indecisão vocacionais : Diferencial; Desenvolvimentista; Sistémica; Construtivista: Técnicas utilizadas no processo de orientação profissional; Análise de Casos; Esclarecimentos sobre construtivismo, construcionismo e abordagem narrativa.


Destinatários Psicólogos

Organização

O curso organiza-se em 10 aulas, disponibilizadas numa plataforma de e-learning. O formando dispõe de um fórum para tirar dúvidas e discutir tópicos relacionados com as aulas, com a formadora e os outros formandos. São disponibilizados materiais e endereços de internet para aprofundamento dos temas.

Actividades dos formandos: Leitura das aulas e consulta dos materiais; Colocar dúvidas no fórum; Responder a questionários de verificação de conhecimento (formativos) de resposta rápida; Organização de dossiês ou blogues de informação escolar e profissional; Aplicação e cotação de provas;

Certificação

No final da formação, o formando receberá um certificado de participação em acção de formação.


Formadora

Cristina Martins

Licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa – Ramo de Orientação Escolar e Profissional. Formação complementar na área da Gestão de Recursos Humanos, Informática, Educação Sexual e dos Afectos, Prevenção Primária das Toxicodependências, Desenvolvimento da Criança e do Adolescente e várias na área das Dificuldades de Aprendizagem. Exerce a função de Psicóloga, no Serviço de Psicologia e Orientação da Escola Secundária Dr. Solano de Abreu em Abrantes, desde Outubro de 1990. Foi formadora em diversas acções de Formação no domínio da psicologia. Enquanto estudante, foi dirigente na Associação de Estudantes da Faculdade, enquanto mãe, foi dirigente na Associação de Pais da Escola Básica de 1º ciclo nº 4 de Abrantes. Durante dois anos, pertenceu à Comissão de Protecção de Crianças e Jovens em risco de Abrantes.

OEP-curso  

divulgacao do curso de OEP