Page 1


Apresentação


A história do estúdio Psicoteca iniciou-se em 2011 quando seis colegas de sala começaram a perceber algumas qualidades em comum. E aos poucos, depois de trabalhos e muitas apresentações, foi notável - entre eles - uma série de valores em comum, como: comprometimento no desenvolvimento de projetos e a mesma filosofia quando o assunto é design, entre outras afinidades. Hoje o estúdio é formado por jovens estudantes, que se uniram para desenvolver os trabalhos interdisciplinares do curso de Comunicação Social com Habilitação em Design Digital, no Centro Universitário Anhanguera de São Paulo.

Os integrantes do estúdio têm como objetivo comum, trabalhar para mudar e desmistificar a conotação e a visão negativa que a sociedade tem do profissional do design. De que este profissional é apenas um artista, e que seu foco principal é apenas deixar as coisas visualmente mais bonitas e agradáveis aos olhos de um determinado grupo. Juntos, realizaremos grandes projetos, mostrando à sociedade que o designer trabalha com estratégia, criatividade e conceito.

02

Introdução


Conceito de marca é um conjunto de atributos que expressam a identidade da marca. É a partir destas características que são desenvolvidos os projetos que integram a identidade do estúdio: a marca, todo o material de comunicação e divulgação, a plataforma (visão, missão e valores). É importante que estas características sejam mantidas sempre em todos os meios de comunicação do estúdio.

03

Conceito de Marca


A identidade visual de uma empresa, além de uma representação gráfica da mesma, pode ser considerada um de seus maiores patrimônios, pois é por meio dela que são transmitidos visualmente conceitos, filosofia e valores, bem como reconhecimento no mercado. O desenvolvimento de uma identidade visual requer cuidado na definição de um conceito para representar a marca, pois assim, será criado um símbolo que caracterizará sua personalidade.

Neste processo faz-se necessário o pleno entendimento da essência da empresa. É preciso estudar seu histórico, o mercado de atuação e a concorrência com a finalidade de criar algo inovador que diferencie a marca das demais, destacando-a no mercado. Segundo LEITE (2010, p.33): Uma identidade visual só existirá em plenitude quando a apresentação de todos os componentes da empresa respeitar um sistema único.

04

Identidade Visual


Missão

Valores

Desenvolver o design estratégico de forma inteligente e criativa, priorizando a comunicação e participação ativa entre parceiros e colaboradores, em todas as etapas do projeto.

- Comprometimento - Respeito - Transparência - Trabalho em Equipe - Inovação - Criatividade

Visão Estar entre as empresas mais inovadoras do mercado, através do desenvolvimento de grandes projetos, fundamentados em pesquisas, referências e na intuição da equipe.

05

Missão, Visão e Valores


Componentes Da Marca Definição do nome Assinatura Visual Símbolo da Marca Logotipo Tagline Estrutura das Assinaturas Área de Proteção Cores Estrutura mínima Aplicações permitidas Relevo Variações cromáticas Contraste e Luminosidade Fundos Fotográficos Tipografia Institucional Tipografias Identidade Auxiliar

09 10 11 15 16 18 20 24 27 28 30 31 34 36 37 38 39

06

Sumário


Pontos de Contato Papel timbrado / carta Cartão de visita Envelope ofício Envelope saco Pasta Assinatura de e-mail Bloco de notas CD Cracha Nota Fiscal Envelopamento da frota Uniforme Camisetas Brindes Sinalização Fachada

42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 56 61 62

07

Sumário


Componentes da Marca


O nome do estúdio surgiu da junção entre um prefixo e um sufixo, ambos de origem grega, originando o nome Psicoteca. Segundo o dicionário Michaelis (2009), o prefixo psico tem origem grega, derivado de psykhé e significa alma e/ou mente. Segundo o dicionário Priberam da Língua Portuguesa (2011), o radical teca também tem origem grega, derivado de theca e significa local de armazenamento e exprime a noção de coleção. Exemplo: biblioteca é um lugar onde se armazena livros.

Em um estúdio de design a ferramenta mais importante é mente criativa. Mas ela só se torna criativa quando possui um grande acervo de informações e referências. Ou seja, o estúdio é formado por grandes acervos de conhecimento que são os integrantes do estúdio, que chamaremos de colaborados. Assim como utilizamos uma biblioteca como pesquisa para desenvolver bons trabalhos, acreditamos que o estúdio Psicoteca Design será um bom lugar para desenvolver bons projetos.

09

Definição do nome


Esta assinatura foi construída a partir das proporções presentes entre os elementos que compõem a marca (tipograma, tipo e tagline). O módulo utilizado para todas as construções da assinatura é a letra a da marca. A fonte para a tagline design estrategicamente criativo é a Century Gothic e no tipograma Psicoteca é utilizada a fonte PhatBoy Slim.

Assinatura Visual

Logotipo Simbolo da marca Tagline

10

Assinatura Visual


O símbolo gráfico é formado por duas unidades principais: o retângulo ao fundo e o boneco à frente.

Em sua construção optamos pela utilização de uma borda, para que a forma não se perca ou se misture com o fundo.

O boneco pode ser dividido em seis subunidades, cada uma delas representa um dos valores do estúdio: comprometimento, respeito, transparência, trabalho em equipe, inovação e criatividade.

Ele foi criado seguindo as leis de Gestalt, que o torna harmonioso, porque predominam os fatores de equilíbrio, de ordem, regularidade visual e contraste (fundo x frente). A simplicidade fica evidente por conter poucas informações

O retângulo ao fundo representa a porta do lugar onde se guarda (o próprio estúdio) e o boneco representa o projeto finalizado, vivo e pronto para o mundo. Por isso com seus cantos arredondados de forma orgânica, pois já adquiriu vida.

11

Símbolo da Marca


O Grid tem uma longa história na arte e no design moderno como um meio de gerar formas. Ele é culturalmente associado ao urbanismo, a arquitetura e a tecnologia da época moderna. Por este motivo, construímos nossa logomarca seguindo rigidamente um grid preestabelecido.

12

Símbolo da Marca


Esta é a malha construtiva do símbolo gráfico. Para que se tenha uma reprodução fiel em quaisquer meios, seguem orientações da construção do símbolo gráfico sobre a malha construtiva, conhecido também como grid.

Mapa de montagem

Espaçamento Curvatura das pontas: ¹/6

Símbolo da Marca

13


A malha construtiva possui um tamanho de 15 x 15 módulos (largura x altura). Cada módulo tem seu tamanho definido em Y x Y, correspondente à largura total da construção, dividida em 15 partes iguais.

Mapa de montagem

Espaçamento Curvatura das pontas: ¹/6

Símbolo da Marca

14


O logotipo é uma palavra ou nome em uma determinada fonte tipográfica, que pode ser normal, modificada, redesenhada ou criada. E sua legibilidade é obrigatória em várias proporções, e deve ser bem legível em qualquer tipo de mídia - Traverso Apud Wheeler,

Sua origem foi inspirada na marca PS3, da Playstation, produzida por uma empresa especializada em tipografia, a Trace Tong do Reino Unido.

A fonte adotada para a utilização na assinatura é a PhatBoy Slim sem alterações. Optamos por essa fonte por ser uma fonte moderna, sóbria, neutral, elegante e bem equilibrada. Possui traços verticais mais grossos que os traços horizontais.

15

Logotipo


Uma tagline é um slogan, um esclarecedor, um mantra, uma afirmação de uma empresa ou um princípio de conduta que descreve, resume ou ajuda a criar interesse - Traverso Apud Wheeler

A fonte adotada para a utilização na tagline é a Century Gothic, por ser marcante e harmoniosa, traz modernidade e legibilidade.

As taglines influenciam no comportamento do cliente, pois os envolvem de forma emocional, deve ser uma frase curta que mostre a essência, a personalidade e a diferença da empresa com seus concorrentes.

16

Tagline


A mente humana é incrivelmente capaz de muitas coisas, existem diversos tipos de inteligências. A criatividade é uma dessas inteligências, a mais importante de todas para um designer. Ser criativo é possuir uma mente ativa, repleta de conteúdo e referências. Pois só com esses ingredientes é possível fazer novas conexões ou associações, o que resulta em boas idéias e soluções para um problema existente. Por isso, nossa equipe é formada por pessoas que buscam constantemente alimentar sua inteligência visual.

E que enxergam o design por toda parte, qualquer coisa pode se torna inspiração. Isso faz com que nossa mente se torne uma infinita biblioteca de idéias e referencias. Isso é essencial para o estúdio. Buscamos solucionar problemas e superar desafios através desse processo chamado criatividade. Nossa estratégia é o investimento constante no pensamento criativo de nossos colaboradores. Por isso, somos estrategicamente criativos.

17

Tagline - Justificativa


Esta assinatura foi construída a partir das proporções presentes entre os elementos que compõem a marca (tipograma, tipo e tagline). O módulo utilizado para todas as construções da assinatura é a letra A do logotipo.

18

Estrutura das Assinaturas


Utiliza-se a mesma estrutura na construção, utilizando a letra A do logotipo como módulo.

19

Estrutura das Assinaturas


As assinaturas possuem áreas de proteção com o objetivo de preservar, proteger e manter intacta a integridade da marca. Assim podemos aplicá-la em vários veículos de comunicação impressos e on-line. A letra A do logotipo é a referência que utilizaremos para executarmos todas as construções da área de proteção.

20

Área de Proteção


21

Área de Proteção


Quando o símbolo da marca for utilizado isoladamente, deve se utilizar o menor pentágono do símbolo como referência para seu arejamento com as demais informações. Essa regra só poderá ser desconsiderada quando o símbolo for utilizado por cima da identidade auxiliar, apresentada mais adiante.

22

Área de Proteção


23

Área de Proteção


A cor é algo muito importante para a marca, ela evoca emoções e expressa personalidade. Ela promove a diferenciação e facilita o reconhecimento da marca diante de outras marcas. A cor cria emoção, traz memórias à tona e provoca sensações. As cores escolhidas para compor nossa marca são: amarelo, cinza e branco - Towey Apud Wheeler

24

Cores


Segundo White: Amarelo

Branco

O amarelo é uma cor energética, ativa, estimulante, imaginativa, idealista e memorável. Quando aplicada sobre um fundo branco, torna-se pouco visível, por isso, para ressaltá-lo, utilizamos borda.

O branco cria a sensação de algo limpo. Representa confiança, simplicidade e honestidade. Assim como a essência do estúdio.

Cinza O cinza está associado à estabilidade, equilíbrio e organização. Reforçando a integridade e o comprometimento com cada cliente.

25

Cores - Significados


C=4 M=0 Y=93 K=0 R=255 G=242 B=0 Hexadecimal=#FFF200 Pantone=3945 C

C=36 M=28 Y=27 K=0 R=167 G=169 B=172 Hexadecimal=#A7A9A6 Pantone=429 C

C=52 M=43 Y=41 K=6 R=129 G=130 B=133 Hexadecimal=#818285 Pantone=877 C

26

Cores - C贸digos


Devido aos diversos meios de produção gráfica e mídias, devese tomar devidas precauções com relação ao tamanho mínimo permitido para que não haja distorções sem perda de qualidade e legibilidade para o reconhecimento da marca.

80 mm

55 mm

10 mm

27

Estrutura Mínima


Existem apenas quatro tipos de utilização da marca permitida, podendo apresentar apenas variações cromáticas de acordo com a necessidade da marca para destacar- se em alguns tipos de planos.

28

Aplicações Permitidas


Assinatura principal

Assinatura sem tagline

Simbolo da marca

29

Aplicaçþes Permitidas


A marca pode ser utiliza na versão em relevo, apropriado para situações que necessitam de acabamentos com restrições e simplificações quanto à forma, como por exemplo, clichês para formação de relevo em papéis.

Marca em relevo

30

Relevo


Cromático Fundo claro

Cromático Fundo escuro

31

Variações cromáticas


Monocromático Fundo claro

Monocromático Fundo escuro

32

Variações cromáticas


Positivo

Amostra de marca positivo Negativo

33

Variações cromáticas


Ao aplicar a marca em fundos coloridos, sempre Ê importante considerar o contraste entre a cor de fundo e a cor da marca. Apresentamos exemplos de aplicaçþes variadas em fundos coloridos institucionais e suas variadas tonalidades, avaliando o contraste e estudos de luminosidade, com a marca em sua versão preta e branca, sendo aplicada e escala de cinza.

34

Contraste e luminosidade


35

Contraste e luminosidade


36

Fundos fotogrรกficos


A família tipográfica adotada como tipografia institucional será a Century Ghotic, por ser moderna e possuir uma excelente legibilidade. Preferencialmente a versão Regular. Dicas: - O negrito pode ser utilizado para dar ênfase, em uma linha ou duas, acima disso o texto pode ficar maçudo, pesado e indigesto. - O itálico de ser utilizada com prudência, em ocasiões especiais.

37

Tipografia Institucional


Logotipo

Tagline e Institucional

Institucional

38

Tipografias


A identidade auxiliar ajuda a reforçar o significado da marca, sua utilização pode ser parcial ou total. É formada por ilustrações de diversos circuitos sobrepostos em uma montagem de pentágonos. Os pentágonos fazem referencia a nosso símbolo gráfico e os circuitos remetem ao novo, ao moderno, traduzindo a união entre nossa marca e a alta tecnologia.

39

Identidade Auxiliar


40

Identidade Auxiliar


Pontos de Contato


42

Papel timbrado


43

Cart達o de visita


44

Envelope ofĂ­cio


45

Envelope saco


46

Pasta


47

Assinatura de e-mail


48

Bloco de notas


49

CD impresso


50

Capa de CD


51

Crachรก


52

Nota fiscal


53

Envelopamento de frota


54

Uniforme


55

Camisetas


56

Brindes - Canetas


57

Brindes - Chaveiro


58

Brindes - Adesivos


59

Brindes - Pen Drive


60

Brindes - Mouse Pad


61

Sinalização


62

Fachada 1


63

Fachada 2


“Uma identidade visual só existirá em plenitude quando a apresentação de todos os componentes da empresa respeitar um sistema único.” Ricardo Leite


www.estudiopsicoteca.com.br


www.estudiopsicoteca.com.br

Manual de Identidade Visual - Estúdio Psicoteca  

Manual de Identidade visual do Estúdio Psicoteca, criado pelos universitários da Anhanguera Educacional.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you