Issuu on Google+

Contactos 214 834 580 Rua Frederico Arouca, nrº 33, 1º Esq, 2750 Cascais seccaocascais@gmail.com Maio 2011

Web facebook.com/seccaocascaisps http://seccaocascaisps.blogspot.com www.wix.com/pscascais/seccaocascais Número 7

Editorial

Formação Política JS Cascais

É com enorme orgulho e prazer que a sai a nossa Newsletter de Maio. Neste número a nossa principal preocupação foi a promoção das actividades levadas a cabo pelas Estruturas de Cascais, a Secção do Partido e a Juventude Socialista.

Nos passados dias 7 e 8 de Maio a Juventude Socialista de Cascais promoveu uma sequência de acções que visaram a Formação Política dos seus militantes bem como de todos os independentes que se associaram a esta jornada. Pelo auditório da JF do Estoril passaram professores, deputados, figuras notáveis do PS e da sociedade.

Por um lado, tivemos uma brilhante e fundamental iniciativa da JS Cascais, onde se promoveu a Formação Política à comunidade, contanto com a participação de grandes individualidades do meio Académico na área da Ciência Política.

No dia 7, pela manhã, a sessão de abertura contou com a presença do Secretário-Geral da JS, Pedro Delgado Alves, que trouxe aos presentes a sua visão da situação em que vivemos e aplaudiu a iniciativa da JS Cascais em promover aquilo que a JS tem defendido nos últimos anos no que toca à (in)formação dos seus militantes e da população. A primeira mesa “Governação em Portugal: Administração e Estado Social” esteve a cargo do Professor Miguel Cabrita (ISCTE), que partiu de alguns conceitos que marcam o Estado Social, procurando atribuir-lhe diversos significados face a outras formas de designar o papel do Estado, passando por todas as suas competências e

Por outro, preservámos a historia da nossa Secção com a entrega de documentos da P.I.D.E/D.G.S à Fundação Mário Soares. João Pedro Pereira

tipos de políticas que são aplicadas pelo Estado Social. A tarde de Sábado foi preenchida com um Worskhop em Metodologias em Partidos e Sistemas Partidários com Bruno Bernardes, que primou pelo flashback realizado, com o objectivo de recuperar a história dos partidos portugueses e de alguns pontos marcantes da história de Portugal e da Europa, que actualmente condicionam o sistema partidário português. Por sua vez, no dia 8 a primeira sessão esteve a cargo de Rui Paulo Figueiredo (Ex-Presidente do Instituto Transatlântico e Presidente da Concelhia do PS Lisboa) subordinada ao tema “Portugal face aos desafios da Globalização”, onde foram referidas algumas das reformas estruturais a realizar em Portugal, visando o processo de Globalização. A sessão seguinte da formação, tratou-se de um Workshop sobre a História e Organização do PS, com Umberto Pacheco (ex-Deputado AR e Deputado Municipal) que fez uma breve abordagem à estruturação do partido e também relativamente ao seu funcionamento ao longo dos últimos anos, contando sempre com a sua longa experiência no partido.

José Neves, fundador do PS, por impedimentos de saúde não pôde estar presente nesta última sessão, que também estava a seu cargo, mas deixou uma nota a todos os presentes, referindose aos pontos principais da história dos socialistas em Portugal. Por último a sessão de encerramento contou com a presença na mesa de: Pedro Pinto (representante PS FAUL), João António (Presidente JS FAUL) e João Rocha (Presidente JS Cascais), enaltecendo toda a organização e conteúdo da Formação, sendo que este tipo de iniciativas promovem não só a formação política mas também a partilha e o convívio entre militantes e independentes da sociedade civil. Esta foi uma aposta da JS Cascais, que tem vindo a ser uma bandeira da Juventude Socialista a nível nacional, onde todos os presentes puderam partilhar os seus conhecimentos e aprofundar alguns temas estruturantes do mundo político. Uma formação bastante participada, onde oradores e formandos criaram um espaço de partilha de saberes e debate construtivo.

P’lo Secretariado da JS Cascais Alexandra Domingos


Secção A Secção de Cascais tomou a iniciativa de preservar documentos Históricos que possuía, doando-os à Fundação Mário Soares. A nossa Secção antes de ser a Secção de Cascais do Partido Socialista, antes do 25 de Abril de 1974, era um antigo Posto da P.I.D.E/D.G.S. e actualmente tínhamos nas nossas instalações documentação de enorme valor cultural. Mais importante que a história do nosso Partido, é fundamental preservar a história do nosso País, e nós, na Secção de Cascais, não tínhamos as melhores condições para o arquivo destes documentos. Este foi também um dos motivo para termos tomado esta decisão de os doar. Além disso podíamos correr o risco destes documentos se deteriorarem para sempre. Assim ficam de certeza em perfeitas condições nos arquivos da Fundação. Tudo o que possamos doar a esta Fundação, faz da Secção de Cascais um elemento que, de forma activa, contribui para uma melhor análise sobre a história de Portugal. Convidamos todos os interessados a fazerem uma visita à Fundação, vale a pena! A Fundação Mário Soares está localizada na Rua de S. Bento no número 176 em Lisboa. entrega da documentação nos foi endereça- por quem é. Obrigado pela simpática, corAqueles que por motivos geográficos não da pelo seu Presidente, Dr. Mário Soares. dial e amistosa resposta. podem visitá-la fisicamente podem consultar o site da Fundação em www.fmsoares.pt. Estamos sinceramente convictos que a O Secretariado de Secção Deixamos aqui a cópia da carta que, após a documentação foi bem entregue. muito nos Do Partido Socialista de Cascais honra colaborar com esta Fundação dirigida


Newsletter Nº 7 da Secção do PS Cascais