Issuu on Google+

Edição Especial Convenção Ano 2011, Fevereiro

Número III - 2010/2012

Reforma administrativa de Lisboa A reforma administrativa de Lisboa é um momento de grande significado para a Federação da Área Urbana de Lisboa do PS e da maior importância, não apenas para a cidade de Lisboa, mas, pelo seu carácter exemplar, para todo o País. Ao assinar este acordo com vista à reforma administrativa da cidade de Lisboa, demonstrámos que há uma efectiva vontade política para mudar o que deve ser mudado, em prol de uma maior eficiência dos poderes públicos e de um melhor serviço às populações.

Marcos Perestrello

Carlos Carreiras e Marcos Perestrello assinam o acordo

António Costa

Proposta de organização das freguesias de Lisboa

PÁGINA 1


PÁGINA 2

FAUL Balanço de 3 meses de mandato Três meses, três objectivos cumpridos. 1. Promover a unidade Os órgãos federativos foram empossados e garantem a pluralidade e representatividade de toda Federação. O processo eleitoral do Departamento Federativo das Mulheres foi finalizado, tendo sido assegurada a adequada articulação dos seus órgãos com o PS/FAUL. Foram realizadas, na sede da FAUL, duas reuniões conjuntas com as concelhias, secções de residência e de acção sectorial. Foi assegurada a continuidade do trabalho dirigido até às eleições presidenciais pelo Camarada Ramos Preto, director de campanha distrital de Manuel Alegre. Foram realizadas duas Comissões Políticas Federativas, com elevada participação e debate dos seus membros, sendo a segunda dedicada à análise dos resultados das eleições presidenciais. 2. Mais proximidade e inovação Em apenas 3 meses, o Presidente da FAUL percorreu as secções da Federação e esteve presente em inúmeras iniciativas das estruturas locais (com registo fotográfico no site). Foi lançado o novo site da FAUL com mais informação e interactividade através das redes sociais. Foi criado o novo boletim informativo do PS/FAUL. Foram convocadas as Comissões Políticas Concelhias, com um ponto comum na ordem de trabalhos, com a presença de Secretários Federativos, reforçando uma posição conjunta de toda a FAUL na mobilização dos militantes para a campanha presidencial. 3. Construir o futuro, marcar a agenda política metropolitana Os diplomas legislativos de cariz autárquico, actualmente em apreciação na Assembleia da República, foram objecto de uma análise estratégica, numa reunião conjunta entre Deputados de Lisboa, Presidentes de Câmara e Secretariado Federativo. Através da intervenção do seu Presidente, o PS/FAUL aproveitou a ocasião da assinatura do acordo com a estrutura Distrital do PSD sobre a reforma administrativa e política da cidade de Lisboa, para impulsionar um necessário debate conjunto sobre as reformas administrativas na área metropolitana. Preparação da 1ª Convenção do PS/FAUL, marcando o arranque do Gabinete de Estudos Metropolitanos e o debate por todos os militantes sobre o futuro da Área Metropolitana de Lisboa.

GABINETE DE ESTUDOS METROPOLITANOS DA FAUL Tendo como objectivo prioritário a valorização dos militantes, é criado o Gabinete de Estudos Metropolitanos, cujos objectivos estratégicos são os seguintes: a) Promover a participação activa e permanente dos militantes ao nível das políticas do PS/FAUL; b) Mobilizar sectores da sociedade para participarem nas actividades do Gabinete de Estudos Metropolitanos, atraindo mais quadros para o Partido Socialista; c) Estudar e propor medidas de política de âmbito metropolitano; O Gabinete de Estudos Metropolitanos é dirigido por um Coordenador e organiza-se em núcleos temáticos. O Gabinete de Estudos deverá articular-se nas suas diversas vertentes com as demais estruturas da FAUL (Gabinete Autárquico, Concelhias, Secções – Residência, Temáticas e de Acção Sectorial -, Deputados, Eleitos Locais, etc) e promover a divulgação das suas actividades no site da FAUL, bem como, através da realização de conferências e outros eventos. Junto do Gabinete de Estudos funcionará um Conselho Consultivo composto pelos Coordenadores das Secções Temáticas e de Acção Sectorial e por outras individualidades a convidar, que participará na definição e avaliação anual dos objectivos a atingir. Ano 2011, Fevereiro

www.psfaul.com

Contactos: Sede da FAUL:Avenida Fontes Pereira de Melo, 35 1ºC-GH,1050-118 LISBOA Telefone: 213407282 Fax 213407287

Número III - 2010/2012 E-mails: secretariado@psfaul.com agenda@psfaul.com


Newsletter nº 3 do PS FAUL