Page 1

SECÇÃO DA PONTINHA 2013— 2013—JANEIRO

NEWSLETTER NÚMERO 1

Susana Amador recandidata-se à Câmara Municipal À frente dos destinos da Câmara Municipal de Odivelas desde 2005, Susana Amador foi a escolha da Comissão Politica concelhia para se recandidatar nas próximas eleições autárquicas. Um compromisso com o futuro, com os militantes, por Odivelas é o repto de Susana Amador para conquistar um novo mandato. “Odivelas merece mais e o nosso dever é continuar a corresponder!” foi deste modo que Susana Amador afirmou a sua vontade de mobilizar o PS e os Odivelenses, com um projeto ganhador e de futuro, para todos! Para ler a mensagem da candidatura de Susana Amador: http:// psodivelas.blogspot.pt/2012/11/um-compromisso-com-o-futuro-comos.html

Mensagem do Secretário Coordenador do PS Pontinha Car@ camarada, O próximo ciclo político na Secção do PS Pontinha é decisivo para o futuro da Freguesia e do Concelho de Odivelas. Em Outubro de 2013, os eleitores vão escolher os órgãos autárquicos num momento particularmente difícil para o País em resultado da desastrosa política de austeridade do Governo PSD/CDS. São muitos e complexos os desafios que se colocam ao desenvolvimento da nossa freguesia, para os enfrentar com determinação, é preciso um Projeto estruturante, coerente e solidário que reconquiste a confiança dos eleitores e consolide o PS Pontinha como a principal força partidária do

Concelho e da Freguesia. Desta

forma, motiva-me a legítima ambição de devolver o Partido às bases e de fazer, novamente, da Secção da Pontinha uma das maiores e mais influentes estruturas do PS no Concelho. É nossa proposta desenvolver as seguintes linhas de intervenção Politica: Agir na con-

solidação do PS e JS na Pontinha e no Concelho de Odivelas; Dar voz aos militantes nas decisões do futuro da nossa Freguesia; Pensar as políticas públicas e o desenvolvimento local; A mobilização e dinamização da Secção do PS Pontinha é o nosso ponto de partida para devolver o partido aos militantes. É com a VOSSA participação activa na vida interna do partido, no debate de ideias, na construção do pensamento político, dos seus projectos e propostas para Freguesia que, hoje como ontem, o PS continuará a ser a principal força transformadora do Concelho de Odivelas. “Queremos decidir o futuro com os militantes!” Compete a cada um de nós, Militante da Secção da Pontinha, assumir essa responsabilidade. O caminho rumo à Vitória em 2013 começa agora, CONVOSCO! O Secretário Coordenador Paulo Ribeiro (Continua na página 2)


Página 2

SECÇÃO DA PONTINHA

2013— 2013—JANEIRO

NEWSLETTER NÚMERO 1

Reuniões de Trabalho do Secretariado do PS Pontinha As eleições para as secções de residência em Odivelas decorreram no passado mês de Dezembro e legitimaram a lista “Decidir o Futuro com os Militantes” na Pontinha. A nova equipa de militantes para o Secretariado do PS Pontinha é liderada pelo camarada Paulo Ribeiro, que foi eleito Secretário Coordenador, e a Mesa da Assembleia de Militantes tem agora o camarada Eugénio Marques como Presidente.

A nova equipa do Secretariado do PS Pontinha, reuniu pela primeira vez no dia 10 de Janeiro, para preparar a acção política dos próximos seis meses. Trata-se de uma equipa que combina a força da juventude com a experiência da "velha guarda". Uma equipa de confiança para unir esforços e mobilizar os militantes rumo à vitória nas próximas eleições autárquicas de Outubro 2013.

A segunda reunião do Secretariado do PS Pontinha aconteceu no passado dia 24 de Janeiro, onde teve lugar a tomada de posse dos Membros da Assembleia e o Secretariado, eleitos no escrutínio de Dezembro. Segue de seguida a lista do Secretariado e da Mesa da Assembleia que tomaram posse: Membros Efectivos Secretariado: 1– Paulo Ribeiro (N.º 98349) 2– Luís Miguel Galante (N.º 92913) 3– Corália Viçoso Conceição (N.º 52046) 4– Francisco Dinis (N.º 53234) 5—Oldemiro Alexandre Almeida (N.º131157) 6—Ana Catarina Ferreira Silva (N.º54874) 7—Ilidio Francisco António (N.º27256) 8—António José Seco (N.º1916) 9— Sandra Maria Campos (N.º91884) Membros Suplentes Secretariado: 1—Alcino Rios Tavares (N.º8002)

Membros Efectivos da Mesa Assembleia: 1– Eugénio Manuel Marques (N.º 31415) 2—Francisco Silva Perpétua (N.º 58628) 3—Maria Isabel Coelho (N.º 50932)

2—Pedro Miguel Pires(N.º18989) 3— Maria Conceição Mota Vieira (N.º76196)

Membros Suplentes da Mesa Assembleia:

4—Vitor Miguel Bartolomeu (N.º135016)

1– Mário Teodoro Sousa (N.º 17304)

5—Rui Adalberto Almeida (N.º86585)

2– Zulmira Barbosa Vieira (N.º 113838) (Continua na página 3)


Página 3

SECÇÃO DA PONTINHA

2013— 2013—JANEIRO

NEWSLETTER NÚMERO 1

JS distribui bens de Primeira Necessidade ás Crianças Desfavorecidas Iniciativa conjunta da Juventude Socialista de Odivelas e da Pontinha. Foram entregues prendas e bens de primeira necessidade no Jardim Infantil Popular da Pontinha. Esta iniciativa decorreu no período do natal com o propósito de levar alegria a algumas crianças e famílias carenciadas da nossa Freguesia.

PS Pontinha contra a Reforma Administrativa das Freguesias A secção do PS Pontinha esteve presente em Belém no protesto popular junto à residência oficial do Presidente da República contra a “Reforma das Freguesias” imposta pelo Governo. No dia 6 de Janeiro, a Câmara Municipal de Odivelas organizou uma Manifestação Cultural no Senhor Roubado de protesto contra a extinção das freguesias no concelho de Odivelas. "O governo diz-nos que esta é a Reforma do Poder Local. Ora, que se saiba, cortar não é sinónimo de reformar e reformar não é impor", esta foi a mensagem do camarada e Presidente de Junta de Freguesa da Pontinha, Eugénio Marques, na Manifestação Cultural. Odivelas quer manter as suas sete freguesias! A manifestação da população de Odivelas, que reuniu mais de quinhentos Odivelenses, foi mais um testemunho que não pode ser ignorado pelo poder politico.

António José Seguro: "Governo não tem mandato para fazer cortes propostos pelo FMI" Em meados de Janeiro, foi conhecido o relatório encomendado pelo Governo ao FMI sobre os cortes a realizar no Estado. Um relatório, cujas recomendações incidem sobre o programa de cortes de quatro mil milhões de euros na despesa pública a aplicar em Portugal. Na ocasião, António José Seguro, foi claro sobre a posição do PS nessa matéria, ao afirmar que ”não está disponível para viabilizar os cortes orçamentais de quatro mil milhões de euros propostos para Portugal pelo FMI nas áreas da saúde e da protecção social”. O desmantelamento do Estado Social que o Governo tem em curso tem sido motivo das maiores preocupações do Partido Socialista. Como foi reportado à comunicação social pelo Deputado José Junqueiro, vice-presidente da bancada parlamentar, se houver um ataque ao Estado Social, o PS irá recorrer a todos os mecanismos constitucionais para responder ao Governo. Na sua intervenção no final das Jornadas Parlamentares foi reiterado que o PS não fará parte da comissão eventual parlamentar para a reforma do Estado. "Também nos cortes do Estado social, o Governo tem de assumir as suas responsabilidades e não poderá contar com o PS para qualquer encenação de uma eventual comissão Marques Mendes", afirma o deputado, numa alusão ao facto de ter sido sempre este ex-líder do PSD, na TVI24, quem deu novidades sobre a criação desta comissão.

(Continua na página 4


SECÇÃO DA PONTINHA Página 4

2013— 2013—JANEIRO

NEWSLETTER NÚMERO 1

Iniciativas da Secção do PS na Freguesia da Pontinha Participação numa Iniciativa da Associação de Moradores do Casal do Rato Actuação do Rancho Folclórico do Casal do Rato numa iniciativa em Dezembro passado. Este foi o ponto de partida para um conjunto de visitas que o PS Pontinha irá realizar durante o mandato na freguesia com vista à preparação das eleições autárquicas de Outubro 2013.

Visita ao Grupo Coral dos Pequenos Cantores Pontinha A secção do PS Pontinha visitou no dia 27 Janeiro, o Grupo Coral dos Pequenos Cantores da Pontinha. Sedeado no Bairro de Santo Eloy, o Grupo Coral dos Pequenos Cantores da Pontinha (fundado em 8 de Dezembro de 1979 por iniciativa do Padre Arnaldo Taveira de Araújo) é hoje uma das poucas associações culturais da nossa freguesia e uma referência da Pontinha. Na reunião com o Presidente da Direcção, Roger Madureira, tivemos a oportunidade de registar a importância da acção desenvolvida por esta associação ao longo de mais de 30 anos de existência na promoção e divulgação da cultura, bem como do nosso concelho e da nossa freguesia. Registámos ainda o papel social relevante que os Pequenos Cantores da Pontinha tem exercido na comunidade local, nomeadamente no Bairro de Santo Eloy. Refira-se que 70-80% dos elementos que actualmente os coros, residem na nossa freguesia.

Visita à Associação Rute: Projecto “Encontr@rte” A secção do PS Pontinha realizou no passado dia 31 de Janeiro uma reunião com a Associação RUTE, na Serra da Luz. As respostas sociais e as iniciativas de inserção social devem constituir uma prioridade dado o contexto social da nossa freguesia, caracterizada pela existência de um conjunto significativo de bairros de génese ilegal. Com intervenção no Bairro da Serra da Luz e Urmeira desde Janeiro de 2010, a Associação RUTE tem por objectivo diminuir a delinquência dos jovens e absentismo escolar, dinamizar os tempos livres e promover actividades que dinamizem a comunidade. Nesse sentido, esta associação de solidariedade social desenvolve uma acção meritória de inserção social com crianças, jovens e famílias com dificuldades pedagógicas e carências sociais nos Bairros da Serra da Luz e Urmeira.

(Continua na página 3) (Continua na página 5


Página 5

SECÇÃO DA PONTINHA

2013— 2013—JANEIRO

NEWSLETTER NÚMERO 1

Próximas Iniciativas da Secção PS Pontinha A se c çã o d o P S P o nti n ha pre te n de pro po r ci o na r e de se n vo l ve r a c ç õe s de f orm a çã o po lít i ca d ir igida s a os m ili ta nte s e sim pa ti za nte s d o Pa rt i do S o cia l is ta . Ca da a c çã o d e fo rm a çã o é d iri gida a gr up os d e pe ss oa s pré -i ns cr ita s, nã o s upe ri o re s a 2 0, e d e v e rã o de co rre r e m p e rí od os de a pro xim a da m e nt e d ua s h or a s.

Próximas Acções de Formação: - Formação Autárquica: 28 Fevereiro (Quinta-Feira), 21h nas instalações da Junta Freguesia da Pontinha - Formação Preenchimento do IRS: 9 de Março (Sábado), 16h, nas instalações da Junta Freguesia da Pontinha

As inscrições deverão ser feitas para os seguintes contactos até ao dia 20 de Fevereiro: - Email: decidirfuturomilitantes@gmail.com

Plenário de Militantes-19 de Fevereiro O projecto político da nova equipa do Secretariado da Secção do PS da Pontinha quer mobilizar os militantes para uma participação activa na política local. “Decidir Futuro com os Militantes” é a nossa meta! Com o propósito de apresentar a nova equipa do Secretariado do PS Pontinha e o seu programa de actividades para os primeiros seis meses, será convocado um plenário de militantes, a realizar no Salão Nobre da Junta de Freguesia da Pontinha, no dia 19 de Fevereiro, pelas 21.00 horas. Contamos com a vossa presença. A participação activa dos militantes é fundamental para os combates políticos que se adivinham em 2013!

Jantar Comemorativo do 25 de Abril A madrugada do dia 25 de Abril de 1974 assistiu a um dos mais marcantes momentos da história recente de Portugal. A Revolução dos Cravos ficou conhecida como um movimento militar pacífico onde cravos foram distribuídos pelo povo e colocados no cano das espingardas, ficando essa imagem gravada na memória dos portugueses até aos dias de hoje. No dia 24 de Abril

Contactos:

de 1974, militares sob comando do major Otelo Saraiva de Carvalho, instalaram um posto clandestino de comando no Quartel da Pontinha. A secção do PS Pontinha orgulhosa deste feito, convida todos os

PS - Secção do PS Pontinha Telemóvel: 96 2941713 E-mail: seccao.ps.pontinha@gmail.com

militantes para um jantar a realizar durante o mês de Abril com o Facebook: www.facebook.com/seccaopspontinha propósito de celebrar o 39º aniversário do dia da liberdade . Blogue: pontinha-mais.blogspot.pt Oportunamente, daremos mais informações sobre esta iniciativa. Website: www.pspontinha.com

Newsletter PS Pontinha  

Newsletter_PS_Pontinha