Page 1

NEWSLETTER MENSAL | PSEM | FEVEREIRO 2018

GREEN LETTER

No.02

TECINNOV 2ª EDIÇÃO SANTANDER 2018 A edição Santander 2018 do concurso de Apoio ao Desenvolvimento de Ideias Inovadoras do Instituto Superior Técnico (TecInnov) voltou a apoiar os projetos tecnológicos dos Núcleos de Estudantes em competições de carácter internacional que estimulem o sentido de competição. À semelhança do sucedido no ano passado, o PSEM encontra-se entre os quatro projetos eleitos, juntamente com a ‘Competição FST08e’, o ‘Técnico Solar Boat’ e o ‘TLMoto’. Estes prémios são importantes para o percurso do projeto, uma vez que representam grande parte do apoio monetário necessário para o sucesso da equipa e cumprimento dos nossos objetivos. Resta-nos agradecer, mais uma vez, ao Santander Universidades pelo apoio prestado a este projeto.

NOTA DA COORDENADORA A Green Letter surgiu da vontade de mostrarmos o trabalho desenvolvido pelo PSEM ao público em geral. O nosso principal objetivo é fazer chegar a Newsletter aos alunos e docentes do Instituto Superior Técnico, bem como aos restantes participantes da Green Power Education Trust e respectivos membros da organização. Esperamos dar a conhecer uma visão mais pormenorizada da evolução do projeto e de despertar o interesse dos leitores para o PSEM.

“WHAT IS BEHIND YOU DOESN’T MATTER” - ENZO FERRARI


OS NOSSOS PATROCINADORES No início deste mês recebemos material da Fabory e da 3M. Este material vai garantir a fixação de diversos componentes do GP17 EVO.

FABORY A Fabory foi criada em 1947 na Holanda, com o seu foco no mercado como fornecedor principal de produtos de fixação, ferramentas e produtos industriais. A Fabory patrocina o PSEM desde o primeiro ano de competições Greenpower (2013) com chaves sextavadas, rebites, chaves de parafusos, entre outros produtos.

3M Criada em 1902, a 3M é um dos líderes de mercado na área da saúde e produtos de proteção. Desde cabos, conetores e conjuntos de montagem a proteções auditivas e respiratórias, a marca distinguese pela excelência. No âmbito do PSEM, a 3M é nossa patrocinadora desde 2017, com o fornecimento de adesivos e colas para o nosso projeto.

AGRADECEMOS TODO O APOIO PRESTADO

NEWSLETTER MENSAL | PSEM | FEVEREIRO 2018


MAIS NOVIDADES... PROJETO EM SOLIDEDGE

O NOSSO NOVO SITE

As anteparas são um suporte de fibra de carbono com placas ninho de abelha que contribui para a rigidez do monocoque.

A nossa página web foi atualizada e já contém informações relativas à equipa deste ano! O endereço do site encontra-se na última página.

De forma a cumprir o regulamento de 2018 da competição, introduzimos uma nova antepara no protótipo, com o intuito de aumentar a segurança do piloto no impacto frontal. À espuma de proteção de poliestireno, adicionámos esta placa de honeycomb de 12mm, comprimida entre duas placa de carbono.

Também as nossas newsetters são publicadas mensalmente no separador respetivo sendo possível consultar as edições passadas a qualquer altura!

NEWSLETTER MENSAL | PSEM | FEVEREIRO 2018


CONHECER A EQUIPA EM ENTREVISTA “ENTRAR NO PSEM É ALGO DE QUE NUNCA ME ARREPENDEREI” era um membro fundamental para a equipa, recordou-se de um episódio vivido numa das corridas, na qual tinham de cortar um tubo de carbono e, sem gerador nem eletricidade e com o tempo a escassear, improvisou uma solução fora da caixa.

RODRIGO NENO Estamos em pleno ano de 2016. O jovem Rodrigo Neno sentese pouco realizado com a experiência que está a ter no IST e pretende encontrar algo que o torne mais completo. “Como poderei pôr em prática os conhecimentos que aprendi até agora?” Com este pensamento, faz a decisão que vai mudar a sua vida e decide entrar no PSEM. Quando questionado acerca do momento em que sentiu que

Quanto ao projecto, tem a certeza de que terá um futuro risonho, com o desempenho a melhorar e o apoio por parte dos nossos patrocinadores a continuar (não só em termos de materiais e processos, mas também de partilha de conhecimentos). Afirma que, será um futuro ainda melhor, caso a competição também acompanhe a evolução com o envolvimento de um maior número de equipas. Em relação a si, conclui que ainda lhe faltam alguns anos para terminar o curso e que tem a certeza de que o que aprendeu terá aplicação na sua futura área de trabalho (tanto ensinamentos teórico-práticos, como também pessoais).

NEWSLETTER MENSAL | PSEM | FEVEREIRO 2018


cor uto pintura e técnica automóvel

SERRALHARIA MECÂNICA DA TROFA

Green Letter - No.02  

Newsletter Mensal | PSEM (Fevereiro de 2018 - Versão em Português)

Green Letter - No.02  

Newsletter Mensal | PSEM (Fevereiro de 2018 - Versão em Português)

Advertisement