Page 1

NEWSLETTER MENSAL | PSEM | AGOSTO 2018

GREEN LETTER FABRICO DAS TAMPAS Uma das alterações feitas para o GP17.EVO foi a reconstrução das tampas das rodas traseiras. Na época passada, as tampas tinham pouca rigidez tendo sido necessário adicionar elementos de suporte para impedir a vibração das tampas enquanto o veículo estivesse em movimento. Ao fim de alguns testes na temporada 2016/2017, e na impossibilidade de fabricar novas tampas, a equipa decidiu que o carro iria competir na final internacional sem as tampas. Este ano, decididos a corrigir os erros do passado a equipa de

Nº 8

aerodinâmica dedicou-se a estudar soluções, alterando o formato das tampas e aumentando a sua rigidez. Estamos confiantes que este ano as tampas farão parte do veículo final.

NOTA DA COORDENADORA O trabalho não para os membros da equipa do PSEM. Falta menos de um mês para a primeira prova e os últimos preparativos do GP 17. EVO já estã o quase prontos. A equipa tem trabalhado i n ca n s a ve l m e nte p a ra q u e tudo esteja pronto e nenhum p o r m e n o r s e j a e s q u e ci d o. A p e s a r d e re util iza rm o s o monocoque do GP17 optámos por refazer todas as tampas com o objectivo de melhorar a sua fixação com a aplicação de anchor nuts. Para além disso, as cavas, que foram redesenhadas, não só ficaram com um bom acabamento como a sua rigidez aumentou consideravelmente face ao ano passado, provando que o trabalho árduo compensa.

“JUST BEING A MEDIOCRE DRIVER HAS NEVER BEEN MY AMBITION. THAT’S NOT MY STYLE” - MICHAEL SCHUMMACHER


OS NOSSOS PATROCINADORES AMG A A M G é u m a e m p re s a especializada em maquinagem de precisão CNC, serralharia industrial e civil, e é parceira do PSEM desde a época transata.

MIL CAVALOS A Mil Cavalos é uma das nossas mais recentes parceiras do PSEM. Esta empresa dedica-se à importação e exportação de viaturas clássicas entre Portugal e o Reino Unido. Estabelece, assim ,uma ponte que desde de então tem satisfeito imensos clientes. É neste sentido, e aproveitando a ponte criada pela Mil Cavalos, que esta parceria foi estabelecida. A Mil Cavalos disponibilizou-se prontamente para nos a judar com o transporte do nosso mais recente protótipo para as competições. Dada es ta disponibilidade e a sua experiência com o transporte para o Reino Unido, não podíamos estar mais gratos e confiantes nesta nova parceria.

Recentemente maquinaram-nos os cubos das rodas traseiras, o tensor para a correia de transmissão e o seu respetivo suporte. Procederam ainda a uma anodização que é um tratamento superficial usado com o objetivo de prevenir a oxidação das peças. Por todo o trabalho prestado e equipamento fornecido, estamos muito gratos à AMG e esperamos continuar a contar com todo o seu apoio.

AGRADECEMOS TODO O APOIO PRESTADO NEWSLETTER MENSAL | PSEM | AGOSTO 2018


OS NOSSOS PATROCINADORES RUI MATIAS A RUI MATIAS é um dos nossos mais recentes patrocinadores, conta com mais de 30 anos de experiência em carpintaria, execução de projetos de arquitetura e construção de lojas e protótipos. Munidos de tecnologia CNC até 5-eixos, impressão 3D e prensas de Vácuo, recentemente maquinaram e envernizaram os moldes das tampas do monocoque, da bossa e das cavas das rodas traseiras que estão a ser refeitas para melhorar o GP17.EVO. Estamos muito agradecidos à RUI MATIAS por podermos contar com toda a sua experiência, inovação e know-how. Esperamos que seja apenas o inicio de uma relação sólida e duradoura.

M3T Outro dos nossos patrocinadores de maquinação é a M3TMetalomecânica 3 Triângulos. A M3T é uma empresa que se dedica à alteração fundamental do processo global de produção, com o objetivo de a melhorar de modo a que seja mais rápida e eficiente e obtendo uma melhoria rel evante na qualidade dos produtos fabricados. Tendo já contribuído para a maquinação de peças para o GP17, este ano a M3T maquinou os suportes dos veios traseiros. D e i xa m o s um grande agradecimento à M3T por todo o apoio prestado e excelência no trabalho realizado.

AGRADECEMOS TODO O APOIO PRESTADO NEWSLETTER MENSAL | PSEM | AGOSTO 2018


MAIS NOVIDADES... IMPRESSÃO DAS SAIAS Conhecemos a iExperience Center, um departamento da Siemens, pelo sr. João Queiroz que autorizou a utilização do espaço para algumas impressões 3D de peças para o nosso protótipo, com os rolos de filamento PLA necessários fornecidos pela Bee Very Creative.

TESTE GP17

O primeiro projeto de impressão, atualmente nas instalações, são as saias das rodas dianteiras, com o objetivo de desviar o ar das rodas e contribuir para o aerodinamismo em geral do veículo e colocadas na parte inferior no monocoque à frente e atrás das rodas.

Este mês realizámos os mais

Foi esta relação com a i-Experience que nos levou a participar na Digital Week da Siemens, feira da qual estamos muito contentes por ter participado.

ao carro. Infelizmente, deparamo-

Temos a agradecer ao iExperience Center e à Bee Very Creative pela a juda e apoio no projeto.

mudanças e que a sua condução

NEWSLETTER MENSAL | PSEM | AGOSTO 2018

recentes testes ao GP17.EVO nas instalações da nossa faculdade. O teste foi muito proveitoso tanto para a nova piloto ganhar experiência

de

condução,

bem como para perceber que alterações ainda devem ser feitas nos com algums problemas da área de eletrónica no princípio da prova. Esperamos que a Inês se adapte bem às novas reflicta o sucesso da equipa nas competições vindouras.


CONHECER A EQUIPA EM ENTREVISTA “DESENVOLVER SOFT SKILLS E SAIR DA ZONA DE CONFORTO” lidando com patrocinadores, preparação de relatórios e apresentações.

CAROLINA POUPINHA E s te m ê s a p re s e n ta m o s Carolina Poupinha, finalista de licenciatura de Engenharia Mecânica sendo este o seu segundo e último ano no PSEM, visto que vai ingressar no programa ERASMUS na Suécia. Das suas motivações salienta o gosto pela sustentabilidade e eficiência energética. Assim, decidiu juntar-se à área da comunicação de modo a desenvolver as suas soft skills e saindo da sua zona de conforto

NEWSLETTER MENSAL | PSEM | AGOSTO 2018

Dos seus dois anos no PSEM, realça a responsabilidade que sentiu mas reconhece a importância desta experiência para o futuro, não só pelo contacto com o meio empresarial mas também pelos companheiros e pelo trabalho em equipa. Quando questionada sobre o futuro do projeto acredita que a vontade e a cooperação da equipa levarão ao cumprimento dos objetivos estabelecidos. A partir da ambição e potencial que tem sido demonstrado prevê um futuro risonho para o PSEM. Aos futuros alunos incentiva a ingressar no PSEM, referindo que há muito para aprender e muito por onde explorar. A seu ver, aliado aos conhecimentos teóricos adquirido na faculdade, a aprendizagem prática que se ganha no PSEM é ótima base para um estudante se iniciar na sua carreira profissional.


SERRALHARIA MECÂNICA DA TROFA

Green Letter - No.08  

Newsletter Mensal | PSEM (Agosto 2018 - Versão em Português)

Green Letter - No.08  

Newsletter Mensal | PSEM (Agosto 2018 - Versão em Português)

Advertisement