Issuu on Google+

ASSEMBLEIA DE FREGUESIA DE ESPINHO

“O Rui Torres ama Espinho de coração. Está próximo e ao lado dos espinhenses deu provas do seu trabalho. Merece, por isso, o voto de confiança para o seu último mandato.” Pinto Moreira

Espinho é a nossa praia Candidatos Rui Torres Filipe Barbot Costa Maria Arcelina Santiago Azevedo Brandão Renato Santos Lídia Silva Luis Correia de Sá José Rodrigues Silva Maria Isabel Martins Manuel Pires João Chagas

Maria Emília Dias Jorge Velhote José Manuel Laranjeira Neuza Machado Gustavo Ferreira Arsénio Barbosa Rosa Rodrigues Francisco Ribeiro Carlos Eduardo Câmara Poliana Rodrigues

PPD/PSD

Partido Social Democrata

ESPINHO A SEU LADO Rui Torres

Rui Torres

O PRESIDENTE COMPETENTE www.afirmar espinho.pt

AFIRMAR ESPINHO

UMA EQUIPA QUALIFICADA E QUE VIVE ESPINHO


PROMOVER UMA SOCIEDADE MAIS PARTICIPATIVA E SOLIDÁRIA

“Abrimos as portas da Junta de Freguesia aos espinhenses e a todas as forças vivas da cidade.”

Caras(os) Espinhenses, Há oito anos atrás iniciámos o percurso que permitiu a Espinho assumir-se como força motriz do concelho. Gradualmente, enquanto regressávamos ao nosso devido lugar enquanto polo de atração turística, foi possível tornar a nossa Freguesia mais presente e próxima dos espinhenses. Conseguimos alimentar o espírito de comunidade, estreitar as relações entre as pessoas e entre as coletividades de maneira a materializar uma política integradora que abrangesse todos os cidadãos. Abrimos as portas da Junta de Freguesia aos espinhenses e a todas as forças vivas da cidade. Desenvolvemos fóruns públicos de discussão, chamamos a nós a gestão das praias, devolvemos a tradição do Carnaval e envolvemos os cidadãos, jovens, adultos e seniores na condução quotidiana da Freguesia. Dos mais novos aos mais idosos, sempre procurei no exercício das minhas funções envolver massivamente as pessoas nas diversas atividades e eventos que tiveram lugar na nossa cidade ao longo destes anos. Espinho cresceu e irá crescer ainda mais consigo a meu lado! Depois de dois mandatos, conto com os espinhenses para terminar a obra. Tenho ambições e projetos que desejo concretizar nos vários domínios da ação social, na flexibilidade dos serviços, no apoio aos idosos e aos mais novos, na gestão da orla marítima, no apoio às coletividades entre muitos outros. Quero servir mais e melhor a minha cidade e conto consigo a meu lado.

Um Abraço,

Rui Torres

Candidato a Presidente da Junta de Freguesia de Espinho

PRAIAS

TURÍSTICO

O nosso Património

Séniores e Terceira Idade

Orla Costeira e Turismo

Espaço público

O Edifício-Sede da JFE, casa ao serviço dos Espinhenses, das Associações e Coletividades, das Instituições e Escolas, dos mais velhos, dos mais novos, dos artistas e dos comerciantes, uma casa da comunidade será mais eficiente, mais sustentável e mais funcional. Vamos otimizar os seus espaços corrigir lacunas e modernizar o Edifício. Queremos um Edifício com valências e serviços sociais, um verdadeiro “cluster” social.

Os projetos sociais em curso e em funcionamento, Centro de Convívio e Gabinete Social, serão reforçados com a criação do Gabinete Médico Social e do Clube Sénior. Pretende-se assim o alargamento das atividades de âmbito cultural, tecnológico e desportivo, “trocas de saberes” e de “experiencias de vida”.

Juventude

Vamos criar a figura do Zelador/Curador de Rua, potenciando desta forma um maior envolvimento do cidadão na vida ativa. O modelo de “presidência aberta” iniciado com o projeto “Tertúlia ao Café” será para continuar, no café e nas redes sociais. Continuaremos a impulsionar a Bolsa Local de Voluntariado de Espinho. Vamos criar um boletim, que será distribuído gratuitamente, por forma e apresentar o desempenho dos serviços, da gestão das reclamações e atividades promovidas e a promover.

Espinho precisa de concretizar a Visão estratégica da orla costeira, com metas públicas como objetivo primordial, compartilhada, com destinos múltiplos, unidos e capazes de fazer deslocar as pessoas do centro até às praias. A gestão contínua das esplanadas é essencial para mantê-las ativos durante todo o ano e poder realizar eventos. Grande aposta na Limpeza das Areias, com ação mecanizada e periódica. As Praias são a nossa maior riqueza. Mantelas limpas, acessíveis, organizadas, seguras e vigiadas é prioritário.

Vamos avançar com o projeto “A minha Rua é um Jardim” e simultaneamente com uma ação de “adoção” de floreiras, canteiros e árvores existentes no espaço público. Propomos criar a Brigada de Limpeza Urbana de Espinho (BLUE) com o objetivo de responsabilização e sensibilização dos cidadãos e das Instituições na construção de uma cidade mais limpa e saudável. Com o programa “Arranje a minha Rua”, os cidadãos poderão reportar anomalias detetadas no espaço público. As Praças e Pracetas devem produzir ou facilitar interações sociais e culturais, de acordo com a sua dimensão, com uma manutenção mais atenta e exigente, assegurada por entidades públicas. Regulamentar a atividade de Arrumador de Automóveis. Pugnar pela construção das passagens rodoviárias e pedonais a norte da Freguesia e pela requalificação da superficie da linha ferrea.

Criar a casa da juventude - Espaço Jovem, lançar o Orçamento participativo Jovem, criar a “Assembleia Juvenil” e o Conselho Local da Juventude. A Junta de Freguesia precisa de aproximar os jovens da administração e poder local, criando uma relação estreita entre a dinâmica escolar e a atividade da Freguesia, fazendo-os tomar parte ativa na definição e na prossecução da política de juventude local.

Cidadania e Proximidade

Juventude

Apoio aos mais idosos

Envolver os jovens na vida da comunidade criando espaços de intervenção e participação nas decisões autárquicas.

Melhoria do centro de convívio e criação de gabinetes médico e social por forma a ampliar os serviços de apoio.

Edifício da Junta

Cidadania Ativa

Melhorar a sua eficiência energética e funcional garantindo assim a sua disponibilidade à comunidade.

Vamos implementar um conjunto de medidas por forma a envolver os residentes na identificação e resolução dos problemas da sua rua.


Programa Eleitoral PSD Espinho - Freguesia de Espinho