Page 1

Sambade

PPD/PSD CDS - PP

com Convicção

Programa Eleitoral

Alberto Diniz

António Oliveira

José Januário


1

Sambade com Covicção Caríssimos(as) Sambadenses, Pelo Amor que nos une à nossa terra, decidimos usar de um direito cívico e submetermos a nossa candidatura à Junta de Freguesia. Este documento, que levamos ao conhecimento de todos, pretende dar a conhecer o que nos propomos realizar durante o próximo quadriénio. O momento é difícil, mas cruzar os braços não é solução. Propomos um projecto concretizável, sustentado nas nossas capacidades e tendo em conta as dificuldades a enfrentar. A dedicação a tempo inteiro é o nosso compromisso. Uma Freguesia como Sambade necessita, urgentemente, de autarcas capazes. Está, felizmente, provida de infra-estruturas que necessitam de manutenção, e não de projectos megalómanos, despesistas e sem sentido. É preciso rentabilizar o que temos, e mais que tudo, po-lo ao serviço dos residentes, dos que nos visitam com frequência e daqueles que queiram dar-nos o prazer da sua visita. Pertencemos ao mundo rural e dele não nos queremos distanciar. Antes das tecnologias já existíamos. Pretendemos usá-las para melhorar o nosso bem-estar mas não ficarmos dependentes delas. Sambade não pode ter fronteiras físicas nem administrativas entre o centro, Covelas e Vila Nova. Garantimos governar para todos, não virar a cara a quem discorda das nossas posições, mas sim ouvir e chegar a consensos. Com as outras instituições da Freguesia e do Concelho colaboraremos dentro das nossas competências, sem com isso impor ou esquecer a nossa vontade. Em suma, não seremos prepotentes nem arrogantes. Respeito por todos será um dos nossos lemas.

www.alfandegaporpaixao.pt


2

Sambade com Covicção

Os nossos compromissos com os eleitores são baseados no seguinte: S - SUSTENTABILIDADE A - AMOR M - MOTIVAÇÃO B - BRIO A - AMBIENTE D - DESENVOLVIMENTO E - ESPERANÇA Algumas das nossas propostas: - Instaurar o dia 17 de Novembro como o dia da Freguesia O Professor João Baptista Vilares (17/11/1888 a 29/09/1955) é das pessoas de maior relevo na freguesia, no concelho e quiçá no distrito. Pretendemos encerrar no dia do seu nascimento um periodo de festividades, com início no dia de São Martinho, onde se fará a festa da castanha. Neste periodo, além de actividades promocionais relacionadas com a castanha e outros produtos da terra, serão desenvolvidas atividades culturais e de turismo, sendo lembrados alguns ilustres Sambadenses. Cita-se como exemplo o republicano Eugénio das Neves Vilares, irmão do Professor Vilares, morto em combate na defesa de Mirandela a 9 de Fevereiro de 1919, na guerra da Traulitânia. Serão atribuidas medalhas de reconhecimento aos próprios ou a familiares.

www.alfandegaporpaixao.pt


3

Sambade com Covicção - Aproveitamento da água da serra para abastecimento e consumo doméstico. Fazer chegar ao centro da aldeia essa água e disponibilizá-la na fonte da Gricha. Esta será reabilitada, e criada na sua envolvência uma zona verde para lazer, ficando fisicamente ligada com o parque infantil. Recuperação das bicas e fontanários, com controlo periódico da qualidade da água. Limpar os cursos de água, ribeiras, recorrendo a apoios adequados. - Manutenção e melhoria permanente de todos os bens públicos Proceder à manutenção programada dos caminhos e sua conservação, estudando soluções para minimizar a deterioração no período das chuvas. - Pavimentar a rua paralela à E. N. 315, entre a entrada para o Bairrinho (via rua da Padaria) e a casa do falecido João Baptista Gomes, e criar um resguardo de proteção no limite do passeio da E. N. 315. Sinalização de caminhos, monumentos e pontos turísticos. Criar um roteiro com identificação de todos os pontos de interesse, tais como comércio, turismo de habitação, agricultura, monumentos religiosos, etc. Colocar informação junto de todos os pontos com a história e significado dos mesmos. Criar sinalética em todos os locais para que qualquer pessoa, mesmo quem nunca tenha estado em Sambade consiga orientar-se, sabendo onde está e para onde pode ir, a que distância se encontra do ponto de partida e do destino. Limpeza de toda a aldeia e não apenas do centro. Manter toda a aldeia limpa, procurando que os seus habitantes sintam orgulho no espaço que os rodeia e colaborem nessa tarefa. Colaborar na limpeza das zonas próximas da aldeia para eliminar potenciais focos de incêndio. Implantar sinalética de trânsito em determinados arruamentos, marcar as zonas de estacionamento automóvel, procurar o melhor sentido de trânsito em algumas ruas.

www.alfandegaporpaixao.pt


4

Sambade com Covicção Colocação de alarmes em bens públicos. Em colaboração com a paróquia vamos procurar dotar as capelas e igreja de sistema de deteção de intrusão. Dar utilidade às infra-estruturas existentes na Senhora das Neves, mantendo todo a zona apresentável e aprazível. Implementação de uma casa mortuária. Trata-se de uma infra-estrutura útil e necessária para que, em qualquer altura do ano (inverno ou verão) possamos velar os nossos entes queridos, num espaço condigno. - Apoio social É nosso objetivo criar um serviço de visitas e apoio diário aos idosos. Pretende-se disponibilizar os pedidos de medicação, via fax ou e-mail, à unidade de saúde, proceder ao levantamento das receitas médicas, adquirir os medicamentos e entregá-los em casa. Tentará criar-se um cartão cliente com um desconto adicional (a negociar com as farmácias). Apoio em pequenas reparações para os mais necessitados (substituir uma lâmpada, um interruptor, uma tomada, uma bucha numa torneira). A junta fará o serviço (em formato a definir) sem honorários, e o freguês paga apenas o material. Dando resposta à insegurança crescente, propomos a instalação de Intercomunicadores em casa dos idosos, permitindo saber quem está à porta e pedir ajuda em caso de perigo. A junta de freguesia disponibilizará os equipamentos a preços acessíveis e a instalação será gratuita. - Dotar a junta de freguesia com uma rede wireless de banda larga com ligação à internet rápida, segura e acessível a toda a população e visitantes. Simultaneamente disponibilizar equipamentos com

www.alfandegaporpaixao.pt


5

Sambade com Covicção programas de comunicação, facilitando o contacto entre familiares distantes. Este serviço será apoiado por pessoal especializado. Esta medida destina-se essencialmente a idosos sem acesso a essas tecnologias. - Aproveitar o espaço da Casa do Povo como centro de convívio diurno. O salão servirá uma vertente polivalente, para espectáculos, festas, aulas de educação física e outras atividades para que seja solicitado. - Reposição do terminal Multibanco. Tentaremos colocar de novo este equipamento e se possível aumentar os serviços disponíveis, como pontos de pagamento de diversos serviços, balcão CTT, à semelhança de outras freguesias - Reciclagem de resíduos. Desenvolver a sensibilização ambiental, procurando um aumento da reciclagem e que seja implantada uma cultura da compostagem. - Revitalizar a feira do 1º domingo de cada mês, pelo menos entre a primavera e o outono. Serão criadas condições para os feirantes. Será feita a devida divulgação e espera-se um acolhimento adequado à iniciativa. Procuraremos que os produtores locais também exponham e vendam os seus produtos. Com a colaboração de todos esperamos que seja um sucesso.

www.alfandegaporpaixao.pt


6

Sambade com Covicção

- Criação da marca Sambade para os nossos produtos, com identificação do produtor. Para tal criaremos embalagens próprias que serão disponibilizadas a preço de aquisição. Com esta medida os nossos agricultores colocam no mercado os produtos, de forma apresentável e em igualdade com a concorrência. Falamos concretamente em embalagens para a cereja e a castanha. - Reposição de espécies de caça. Criar um espaço onde, em articulação com entidades públicas ou privadas, possa ocorrer a criação de espécies como o coelho e a perdiz. Essas espécies serão depois largadas no campo com o intuito de repor a caça. - Barragem de Sambade. Pretendemos em todo o perímetro da albufeira criar uma ciclovia e um passeio pedonal com pista de obstáculos para a prática de exercício físico. Há muitas alternativas… Cada Barragem tem um plano e medidas/perímetros específicos ... Acreditamos que as Rotas (caminhos) junto à água podem ser um factor de desenvolvimento económico, social e ambiental. Encontraremos uma solução sempre com a colaboração de técnicos especializados. Claro que estas são as ideias gerais. Surgirão, com certeza, com o tempo outras necessidades e oportunidades que aproveitaremos a tempo inteiro.

www.alfandegaporpaixao.pt


7

www.alfandegaporpaixao.pt

Lista Candidata à Assembleia de Freguesia 1-

ANTÓNIO JOAQUIM OLIVEIRA

2-

MANUEL ALBERTO DINIZ

3-

JOSÉ DOS SANTOS JANUÁRIO

4-

ANTÓNIO DO NASCIMENTO COSTA

5-

OLGA DA CONCEIÇÃO ALMEIDA DINIZ

6-

ADELINO DE JESUS BALTAZAR

7-

JAIME DAS NEVES FERNANDES

8-

ARMANDO JOSÉ PIO MORENO

9-

HORÁCIO DOS SANTOS PEREIRA

10-

JOSÉ MANUEL MONTEIRO

11-

MAXIMINO DO NASCIMENTO MORAIS

12-

ANDREIA SOFIA MIRANDEZ MORAIS

13-

ADÉRITO ANTÓNIO CID

14-

JOÃO MANUEL CID

Sambade com Covicção


Lista Candidata à Câmara Municipal pela coligação”Alfândega por Paixão”

Miguel Portugal

Carlos Bebiano

Artur Aragão

Catarina Araújo

Alfândega por Paixão

Carlos Almendra

Freguesia de Sambade_Programa Eleitoral  

Coligação PPD/PSD.CDS-PP Alfândega por Paixão