Issuu on Google+

Boletim Informativo | Maio 2014

VILA FRANCA DE XIRA

Autarcas com o Director Executivo dos Centros de Saúde, Carlos Agostinho, sobre a problemática dos Centros de Saúde do Concelho.

Caras e caros companheiros, Dirijo-me novamente a todas e todos vós, para vos dar conta do que tem sido a actividade da Comissão Política nos últimos três meses, desde o último Boletim Informativo. Iniciámos o Ciclo de Debates Temáticos “Em Diálogo com…”, tendo já sido realizadas sessões com o Deputado Sérgio Azevedo sobre as PPP, a Ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz sobre o que Mudou na Justiça em Portugal, e um encontro dos

Continuamos a trabalhar na Estratégia de Promoção de Relacionamento com as Empresas do Concelho, através do “Roteiro das Empresas”, onde visitámos a PLURAL Entertainment, e a Companhia das Lezírias. Reunimos também com o Grupo Mello, para analisarmos o que foi o primeiro ano do Hospital de Vila Franca de Xira no Novo Edifício.

Nestas eleições, o que está em causa é a força de Portugal na Europa! Este Domingo temos Eleições para o Parlamento Europeu. Já tivemos em Vila Franca a presença dos principais Candidatos, Paulo Rangel e Nuno Melo, num Debate com o Movimento Associativo Concelhio na

Fundação CEBI, e à data que vos escrevo estamos a ultimar a conferência de Carlos Coelho e Joana Barata Lopes na Sede da Póvoa com o tema “Europeias 2014: Desafio e Futuro”. Caras e Caros Companheiros, Eleger 21 Deputados portugueses significa eleger 21 embaixadores do interesse nacional. É muito importante que os interesses do nosso país tenham voz e sejam defendidos na União Europeia. Só a Aliança Portugal oferece essa possibilidade, propondo uma lista que além da qualidade apresenta candidatos com proximidade às pessoas e ao território. Nestas eleições, o que está em causa é a força de Portugal na Europa! O país inteiro vai beneficiar da força que tivermos no Parlamento Europeu. Por isso o seu voto é fundamental!

Domingo, Vote Aliança Portugal

Odete Silva

Não perca a próxima iniciativa do Ciclo de Debates Temáticos

“Em diálogo com... Jorge Moreira da Silva” Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia

Boletim Informativo da Comissão Política de Secção do PSD de Vila Franca de Xira Maio | 2014

comissao.politica@psd-vfx.com


VILA FRANCA DE XIRA

NOTÍCIAS Ciclo de Debates Temáticos:

Em Diálogo com... Iniciámos este Ciclo de Debates Temáticos com o Deputado Sérgio Azevedo sobre o tema “As PPPs e o custo de um Estado Fraco” Sérgio Azevedo, deputado do PSD que foi o autor do relatório final da comissão de inquérito parlamentar às parcerias público-privadas, veio à Sede do PSD de Vila Franca de Xira no passado dia 15 de Abril, contar "toda a verdade" sobre as PPP rodoviárias e ferroviárias no país. Sabia que os encargos líquidos com as Parcerias Público Privadas Rodoviárias e Ferroviárias são o equivalente a 10 anos de subsídios de férias de todos os funcionários públicos e de todos os reformados portugueses? Sabia que, nalguns casos, foram as concessionárias que definiram as suas próprias remunerações? Sérgio Azevedo, numa sessão muito participada, onde o diálogo entre o deputado e os companheiros presentes se prolongou pela noite dentro.

O Auditório da Junta de Freguesia de Vila Franca de Xira encheu para uma conversa com a Ministra Paula Teixeira da Cruz sobre «O que Mudou na Justiça em Portugal» Dia 12 de Maio, Paula Teixeira da Cruz, participou em mais uma iniciativa «Em Diálogo com...», sobre «O que Mudou na Justiça em Portugal», numa sessão aberta à sociedade civil, com a presença, não só de militantes, mas também de Advogados e Juristas, da região. Uma sessão caracterizada pela abertura e frontalidade da Ministra, onde revelou o que já é conhecido como «a revolução tranquila na Justiça», mas que é uma profunda reforma judiciária, que vai mexer em estruturas com 200 anos, aproximando os cidadãos a todas as especialidades processuais, criando uma maior qualidade na Justiça em Portugal.

Em Diálogo com... Carlos Agostinho, Director Executivo do Agrupamento dos Centros de Saúde No passado dia 6 de Março, na Sede do PSD em Vila Franca de Xira, os Autarcas Eleitos e Membros Efectivos das Listas da Coligação Novo Rumo a todos os órgãos autárquicos, tiveram oportunidade de conversar com o Companheiro Carlos Agostinho, Director Executivo do Agrupamento dos Centros de Saúde do Estuário do Tejo, sobre os Centros de Saúde e Unidades de Saúde Familiar de todo o Concelho de Vila Franca de Xira. Carlos Agostinho explicou o trabalho que se tem desenvolvido para colmatar a falta de Médicos de Saúde no Concelho, e revelou algumas das alterações que têm vindo a ser implementadas nos Centros e Unidades de Saúde Familiar, ao longo dos dois últimos anos, que se têm traduzido na melhoria do acesso dos cidadãos aos cuidados de saúde.


Boletim Informativo | Maio 2014

Estratégia de Promoção de Relacionamento com as Empresas do Concelho:

Roteiro das Empresas No seguimento da Estratégia de Promoção de Relacionamento com as Empresas do Concelho em Março e Abril visitámos a PLURAL e a Companhia das Lezírias Em Março visitámos a “Fábrica dos Sonhos”, sede do Grupo Plural Entertainment, onde a Comissão Política do PSD de Vila Franca de Xira, foi recebida por Pedro Miranda - Director, Bruno Jorge - Director de Marketing e Comercial e Inês Cortez - Coordenadora de Comunicação. Nascida na Verdelha do Ruivo, em Vialonga, a NBP, com actividade desde 1992, assume em 2009 o nome Plural Entertainment. É uma das maiores produtoras do Mundo, é a principal empregadora Portuguesa a nível da Cultura, com cerca de um milhar de colaboradores. Por falta de encontrar um espaço no Concelho de Vila Franca de Xira, em 2011 o Grupo Plural procedeu à construção da “Fábrica dos Sonhos”, na Quinta dos Melos, em Bucelas, onde concentrou quase tudo. Mantém a unidade de Vialonga, com os núcleos de Autoria e Pós-Produção, onde trabalham cerca de 20 e 50 colaboradores que somam cerca de 70 colaboradores em permanência neste espaço. Quando há aqui produções, a média sobre para os cerca de 200 colaboradores nas instalações de Vialonga. Infelizmente, o Partido Socialista nunca apostou seriamente nesta indústria, e a Câmara Municipal nunca conseguiu captar produções para o Concelho, como fizeram Odivelas (Doida por Ti), Oeiras (Destinos Cruzados), Lisboa (Mundo ao Contrário e O Beijo do Escorpião), Viseu (Remédio Santo), Castelo de Vide (Louco Amor) ou Estremoz (Belmonte). A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira também parece nunca ter percebido a importância de conseguir que estas produções trabalhassem no nosso território, nunca tendo conseguido aligeirar ou desburocratizar os processos necessários para a obtenção de licenças para filmagens. Em Abril visitámos a Companhia das Lezírias, onde fomos recebidos pelo Presidente do Concelho de Administração, Eng. António Miguel Semedo Pimentel Saraiva e pelo Vogal do Concelho de Administração, Dr. Diogo Supico de Faria e Silva. Com terrenos na lezíria de Vila Franca de Xira e na charneca do Infantado, a Companhia das Lezírias é a maior exploração agroflorestal do País, com uma área aproximada de 18 mil hectares, constituída por capitais 100% públicos. Apesar do impacto negativo da integração da Coudelaria de Alter, a Companhia das Lezírias registou 2013 como um ano de crescimento consolidado, com um aumento de vendas de 21% em relação a 2012. O valor de 4,8 milhões de euros nas vendas foi justificado pelo crescimento de 36% na área dos vinhos e azeite (1,12 milhões de euros), de 39% nos produtos florestais (864 mil euros) e 65% no milho (542 mil euros). Companhia das Lezírias teve uma subida no número de visitantes com os primeiros oito meses do EVOA - Espaço de Visitação e Observação de Aves, localizado na Lezíria Sul, em plena Reserva Natural do Estuário do Tejo. Um projecto extraordinário que merece ser visitado por todos os companheiros!


VILA FRANCA DE XIRA

NOTÍCIAS Novo Hospital de Vila Franca de Xira Por ocasião do primeiro aniversário no novo edifício, no passado dia 10 de Abril, voltámos a reunir com o Grupo Mello para fazer um balanço do Novo Edifício, onde fomos recebidos pelo Engº Vasco Luís de Mello, Presidente do Conselho de Administração e da Comissão Executiva, e pela Dra. Maria João Germano, Vogal do Conselho de Administração e Administradora Executiva. Pelo que pudemos apurar, neste primeiro ano, o Hospital melhorou o serviço ao utente, diminuiu os tempos de espera e aumentou a sua oferta com novas especialidades e novas técnicas cirúrgicas e de diagnóstico. Ao longo deste ano realizaram-se 3.151 consultas de Psiquiatria, 1.014 sessões de Hemodiálise e passaram pela nova unidade de Cuidados Intensivos e Intermédios 1.421 doentes. Esta nova unidade veio possibilitar o tratamento de casos mais complexos, evitando, assim, transferências. No segundo semestre de 2013 o novo Hospital transferiu, em média, menos 40% de doentes por mês face ao período homólogo, ainda no antigo hospital. Outra grande mais-valia do novo hospital consiste no aumento da sua actividade e consequente redução dos tempos de espera, que no caso da cirurgia, em 2011 rondavam os 100 dias e hoje os 74 dias. O tempo de espera para consulta é actualmente de 78 dias, enquanto que em 2011 era de 90 dias. Estas medidas têm reflexo direto na melhoria do acesso aos cuidados de saúde, por parte dos doentes. Os resultados dos inquéritos de satisfação mostram-nos que, apesar de mais exigentes, os utentes estão agora mais satisfeitos, o que se traduz numa melhoria da qualidade dos cuidados prestados. Em suma, o primeiro ano do Hospital nas novas instalações pautou-se por um conjunto de desafios superados pela equipa, diariamente empenhada em fazer mais e melhor pelo utente. Contudo, o Hospital está em constante busca pela melhoria, no caminho da excelência, construindo um bem maior ao serviço da população.

ELEIÇÕES EUROPEIAS Candidatos da Aliança Portugal vieram ao Concelho de Vila Franca de Xira conversar com o Movimento Associativo No passado dia 15 de Maio, recebemos os principais candidatos da Aliança Portugal, Paulo Rangel e Nuno Melo, numa iniciativa de debate com o Movimento Associativo Concelhio, no Auditório da Fundação CEBI, em Alverca. Foi um debate participado, onde os Candidatos ao Parlamento Europeu puderam conversar com vários dirigentes do Movimento Associativo do Concelho de Vila Franca de Xira, sobre o projecto da Aliança Portugal para a Europa. Fazemos parte do destino europeu e somos hoje, em pleno, cidadãos portugueses e cidadãos europeus. Dia 25 de Maio, Vote na Aliança Portugal!

Comissão Política de Secção do PSD de Vila Franca de Xira Rua da Praia 63 - 2600-223 - Vila Franca de Xira | 963 499 201 | comissao.politica@psd-vfx.com


NEWSLETTER | PSD - VILA FRANCA DE XIRA | MAIO 2014