Page 1


AMADORA´13

CARLA TAVARES

CANDIDATOS À CÂMARA MUNICIPAL

Gabriel Oliveira

2

Rita Madeira

Eduardo Rosa

Cristina Ferreira

António Moreira

Agostinho Marques

Margarida Matos

José Lagoas

(Independente)

Candidata do PS à presidência da Câmara Municipal da Amadora

Maria Gracieta (Independente)

Carlos Perry

(Independente)


Tomás dos Santos

Manuel Barbosa (Independente)

Eugénia de Jesus

VOTE

Lutegarda Justo

António Abreu Pereira

Cláudia Silva

(Independente)

(Independente)

António Simões

(Independente)

Vítor Lages

Elisabete Costa (Independente)

Pedro Oliveira

Fernanda Páscoa (Independente)

AMADORA´13

AMADORA´13

CANDIDATOS SUPLENTES À CÂMARA MUNICIPAL

3


AMADORA´13

JOAQUIM RAPOSO

CANDIDATOS À ASSEMBLEIA MUNICIPAL

António Ramos Preto

4

Rui Lourenço

Manuela Rodrigues (Independente)

João Vieira

(Independente)

Sandra Azevedo

Luís Costa

Nuno Freitas

Rui Correia

Candidato do PS à presidência da Assembleia Municipal

Luís Lopes

Vanda Carmo


Marta Rodrigues (Independente)

Alcides Matos

Rui Medeiros

Dulce Pereira (Independente)

António Bito

Anabela Rodrigues

Nuno Clemente

Sandra Gutierrez

Filipe Espinha

Rita Fátima Santos

Dynka Amorim

Lurdes Ferreira

Baptista Lopes

Carlos Jerónimo

José Albergaria

(Independente)

(Independente)

Susana Rodrigues (Independente)

AMADORA´13

CANDIDATOS À ASSEMBLEIA MUNICIPAL

5


AMADORA´13

6

CANDIDATOS À ASSEMBLEIA MUNICIPAL António Garcia

Rui Valente

(Independente)

(Independente)

Ana Sofia Rocha

Adriano Fonseca

Márcia Martins (Independente)

Humberto Teixeira

CANDIDATOS SUPLENTES À ASSEMBLEIA MUNICIPAL Francisco Andrade (Independente)

Maria Luísa Claro

Manuel Patrão

Rui Gafur Dulce Pereira (Independente)

Aldina Cardeal

Nuno Mendes

Pedro Garcia

Brígida da Cunha (Independente)

Dulce Pereira Eduardo Leite

Júlia Moura (Independente)


André Semedo

Miquelina Barroso

Leonardo Cabral Dulce Pereira (Independente)

Joaquim Moedas

AMADORA´13

Hugo Duarte (Independente)

7

Maria Lourenço

Fernando Andrade

Luís Brites Manuel (Independente)

Gabriela Dulce Pereira Russo

Crisálida Furtado (Independente)

Manuel Henriques

Sanda Basso

Orlando Marcelino

Isabelle Almeida Dulce Pereira (Independente)

Eurico Rosa (Independente)

Mário Nascimento

Maria Edite Bastos

José Carlos Borlido

Nuno Dulce Magalhães Pereira

Margarida Russo

Carlos Jamanca (Independente)

Carlos Lessa Gaspar

Fernanda António

VOTE

AMADORA´13


AMADORA´13

CANDIDATOS ÀS JUNTAS DE FREGUESIA

8

ÁGUAS LIVRES

Jaime Garcia

FALAGUEIRA VENDA NOVA

Ana Venâncio

VOTE

ALFRAGIDE

Mário Costa

ENCOSTA DO SOL

Manuela Cabrita

MINA DE ÁGUA

VENTEIRA

Joaquim Rocha

Carla Andrade Neves


Caras e Caros Amadorenses, Investimos nas pessoas como nunca antes havia sido feito na Amadora. Elegemos a educação e a escola pública como eixos centrais da ideia de uma cidade humanizada, coesa e próspera que todos ambicionamos. Empenhámo-nos na construção de uma escola pública de qualidade, uma escola a tempo inteiro, uma escola ao serviço das necessidades das crianças, dos jovens e das suas famílias. Requalificámos o parque escolar e construímos novos e modernos equipamentos num modelo inovador, integrando as valências de creche, jardim-de-infância e primeiro ciclo. Em suma, transformámos a ideia de escola pública num património de todos - e para todos - os amadorenses. Tirámos a cidade da periferia. O metropolitano chegou a Alfornelos e à Falagueira. E tudo farei para que – a curto prazo – a estação de metro da Reboleira esteja em funcionamento, ligando a linha de metropolitano à linha ferroviária de Sintra.

Transformámos profundamente o espaço público. A cidade de betão tornou-se uma cidade mais humanizada, com mais espaços verdes e de lazer. Estes espaços, novos ou requalificados, não melhoram apenas a paisagem urbana. Criam um sentimento de pertença e de bem-estar nas populações. Não falo apenas dos novos parques e jardins. Em 1997, existiam 35 bairros degradados, erradicámos 24 bairros, requalificando aqueles espaços para os devolver à cidade. Na rede viária, promovemos uma autêntica “revolução”. Fizemos tudo isto porque soubemos gerir e administrar os dinheiros públicos com rigor, com transparência e com um enorme sentido de responsabilidade. Mas gerir bem é também criar as oportunidades para aliviar a carga fiscal dos nossos Munícipes e das pequenas empresas. E foi o que fizemos! A ambição continua! É possível continuar a fazer mais e a fazer melhor, centrando as nossas opções naquilo que continua a ser verdadeiramente importante – as pessoas. Dar continuidade a Uma Nova ideia de Cidade iniciada em 1997. É este o meu desafio. É este o meu compromisso. Garantir uma cidade eficiente. Garantir uma cidade segura. Garantir uma cidade competitiva. Garantir uma cidade requalificada. Garantir uma cidade criativa. Garantir a coesão social e territorial. Garantir uma cidade solidária. Garantir uma cidade de excelência. É esta a Amadora que eu desejo. Uma cidade das pessoas. Uma cidade para as pessoas. Uma cidade de futuro. É com total entrega, dedicação e responsabilidade que me comprometo com a cidade e com os amadorenses para liderar o novo ciclo deste projeto e transportá-lo para o futuro. Porque acredito na Amadora. Porque acredito nos amadorenses. Porque acredito que reinventámos a cidade ao longo dos últimos anos. Porque acredito que não esgotámos a nossa ambição para a Amadora. Porque ACREDITAMOS no futuro.

Carla Tavares, Candidata a Presidente da Câmara Municipal da Amadora

AMADORA´13

AMADORA´13

ACREDITAR NO FUTURO

9


AMADORA´13

COMPROMISSO

CIDADE DE EXCELÊNCIA

10

CENTRÁMOS AS NOSSAS PRIORIDADES NA EDUCAÇÃO E IREMOS CONTINUAR A FAZÊ-LO!

O governo local não se esgota no papel de agente articulador de políticas. O governo local pode e deve assumir a responsabilidade de tornar possível, através das suas ações, as escolhas das pessoas e as suas aspirações de vida urbana, em momentos de criação de valor para sustentação duma Cidade Inclusiva: Valorizando a integração social e multicultural, conjugando a diversidade de ações educativas e culturais com a abertura da escola à cidade. Valorizando a importância da qualificação e da formação profissional em contexto de incerteza, económica e financeira. Promovendo a valorização da reabilitação, da renovação e apetrechamento de edifícios escolares como oportunidade de criar mais cidade. Conjugando esforços com o poder central, em

. . . .

Creche da Atalaia

Pavilhão Almeida Garrett

diálogo profícuo, na construção do conforto dos alunos do ensino básico e secundário, dos professores e dos funcionários; no seu dia-a-dia de trabalho na escola; Investindo na edificação de novos espaços pré-escolares numa perspetiva de complementaridade de oferta educativa e de promoção da igualdade de oportunidades.

.

EDUCAR “GLOBAL” E A TEMPO INTEIRO NA AMADORA SIGNIFICA: Integrar para o exercício da cidadania, para a saúde, com as artes, com o desporto, no respeito pelo ambiente e pelas gerações do futuro. Integrar pela atribuição de valor ao trabalho e ao mérito.

. . VOTE


.. . . . .

AMADORA´13

.

O NOSSO COMPROMISSO: Afirmar o município como um território educativo profissionalizante com vista a implementar um programa de ensino profissional coerente, adequado à base de competência regional e tecnologias dominantes; Aumentar a resposta de Creches no Município; Assegurar a continuidade das atividades de enriquecimento curricular, proporcionando nomeadamente o ensino de inglês a todas as crianças do ensino básico do 1º ciclo; Assegurar, em todos os estabelecimentos escolares da rede pública da Cidade, a componente de apoio à família (ATL), promovendo-a também nas escolas do 2º ciclo; Apoiar a reorganização e adequação da rede educativa das escolas de ensino secundário (considerando os resultados de um diagnóstico prospetivo), investindo nos equipamentos técnicos necessários à nova oferta formativa; Continuar o fornecimento diário de almoço e lanche a todas as crianças do 1.º ciclo e pré escolar da rede pública municipal; Continuar a assegurar a Ação Social Escolar (ASE) aos alunos do 1.º ciclo através da aquisição de livros e material escolar;

11

Pavilhão Cardoso Lopes

.

Continuar a fomentar a excelência na escola apoiando projetos inovadores que promovam o sucesso educativo e a valorização da escola pública Orquestra Geração, Jogos Juvenis Escolares, Escola de Judo; Continuar o investimento na construção de creches e na qualificação e modernização dos equipamentos escolares; Construção do Pavilhão Desportivo da Escola de 2º e 3º ciclo Almeida Garrett; Apoiar financeiramente a Escola Intercultural das Profissões e do desporto da Amadora no quadro de contratos programa para o desenvolvimento de programas de formação ao longo da vida e de currículos alternativos.

. . .

COMPROMISSO

CIDADE EMPREENDEDORA Num cenário económico-financeiro frágil acreditamos que é decisivo implementar metodologias inovadoras e com elevado grau de flexibilidade que respondam aos problemas sociais com que nos deparamos. Deste modo, promoveremos o empreendedorismo local direcionado para a criação de valor através das emergentes indústrias criativas, do associativismo local e da instalação de micro empresas,

explorando as potencialidades da Escola Superior de Teatro e Cinema, do Festival da BD e de diversos atores culturais que trabalham na cidade, potenciando ligações com importantes redes culturais internacionais que urge reforçar na afirmação da cidade no contexto metropolitano.

.

O NOSSO COMPROMISSO: Apostar na emergência sustentada de uma economia do conhecimento suportada na cultura, onde o segmento das indústrias culturais e criativas desempenhe um papel preponderante (cluster centrado nas indústrias criativas). Potenciar a riqueza da diversidade multicultural favorecendo a criação de um ambiente cosmopolita e inclusivo. Reforçar o programa “Amadora Empreende” como forma de apoio e criação de negócio através da promoção de ações de formação e disponibilização de espaços e equipamentos.

. .

AMADORA´13


AMADORA´13

COMPROMISSO

CIDADE SOLIDÁRIA

12

A intervenção social municipal hoje, mais do que nunca, assume especial relevância no apoio aos cidadãos em maiores dificuldades. As autarquias em estreita ligação com as Instituições da Sociedade Civil devem promover e implementar estratégias de intervenção que fomentem o desenvolvimento social local, dirigidas a toda a comunidade e em particular aos grupos mais vulneráveis da população.

O NOSSO COMPROMISSO: Manter, em matéria de apoio social, as ações de referência que temos promovido nos últimos anos, tais como: Programa Recria a Vida Oficina Multisserviços AMASENIOR – apoio alimentar aos fins-de-semana e feriados Fundo de Coesão Social Municipal Linha de Saúde Municipal Sistema de teleassistência no domicílio Unidade de apoio ao Cuidador Informal Banco Municipal de ajudas técnicas Programa de Mobilidade e Acessibilidade dirigido a pessoas portadoras de deficiência

.. . .. .. ..

VOTE

Promover a parceria social, no âmbito do desenvolvimento da rede social, criando sinergias para rentabilizar e otimizar os recursos disponíveis. Continuar a assegurar o apoio financeiro às Instituições do Concelho por forma a permitir a construção de novos equipamentos sociais. Promover a implementação do Pacto Municipal para a Coesão Social, enquanto instrumento que promova a definição, articulação e monitorização de diferentes planos de ação para a coesão social do território, que defina as prioridades estratégicas de intervenção e que reforce a colaboração de um leque alargado de atores representativos dos sistemas de educação, formação, setor empresarial e instituições da economia social, promovendo o compromisso a corresponsabilização e a participação ativa. Continuar a reabilitação da Quinta do Plátano com vista à criação de um espaço intergeracional. Manter e promover respostas sociais inovadoras, que permitam uma resolução eficaz dos problemas decorrentes do envelhecimento demográfico e do atual contexto de crise económica e social. Aumentar a cobertura territorial do SAAI – Sistema de Acompanhamento e Atendimento Integrado aos Munícipes Prosseguir no apoio financeiro para a aquisição de medicamentos para pessoas com idade igual ou superior a 65 anos e/ou baixos recursos económicos. Impulsionar a prática de voluntariado através de ações de sensibilização, promoção, valorização e qualificação dos voluntários e técnicos responsáveis por projetos de voluntariado - Banco Local de Voluntariado. Unidade Residencial Moinhos da Funcheira


CIDADE COMPETITIVA

AMADORA´13

COMPROMISSO

13

O forte investimento na área das acessibilidades e transportes (CRIL, IC16, IC19, EN117 e Metropolitano) garante hoje à Amadora uma mais-valia competitiva. A cidade, tem finalmente todas as condições para densificar a sua malha empresarial e dinamizar a atividade económica. Exemplo disso, é a zona da Falagueira e Venda Nova, que reúne condições ímpares para, no futuro, ser um polo empresarial de referência e de excelência

.

O NOSSO COMPROMISSO: Empenho no processo de cooperação entre atores públicos e privados em torno de projetos estratégicos de desenvolvimento da Cidade (Falagueira e Venda Nova; Alfragide – Centro Empresarial; Quinta

IC16 / Nó de Sto. Elói / IC17

do Louro - junto ao Dolce Vita Tejo, Vila Chã II e Casal do Castelo - norte da Brandoa), pugnando em todas as esferas de intervenção e ação direta ou indireta por soluções que garantam elevados níveis de qualidade urbana, inclusão social e sustentabilidade ambiental.

.

Investir na criação de oportunidades económicas para a instalação de novas empresas e criação de emprego, otimizando as excelentes condições de acessibilidades em Transporte Rodoviário e Transporte Pesado. Criação do Balcão único do empresário, cujo objetivo é atrair investimento para a Cidade, facilitando o processo de criação e instalação de novos negócios.

.

AMADORA´13


AMADORA´13

COMPROMISSO

CIDADE REGENERADA

14

REABILITAÇÃO URBANA Depois do forte investimento Municipal na criação de infraestruturas, acessibilidades, espaços verdes, equipamentos educativos, culturais, sociais e desportivos, a implementação da Estratégia Municipal de Reabilitação Urbana afigura-se como uma nova oportunidade para a renovação do parque habitacional da Cidade, contribuindo para a qualificação das áreas urbanas mais centrais, dotando-as de melhores condições de atratividade para as famílias sob os princípios da sustentabilidade e parceria.

.

O NOSSO COMPROMISSO: No âmbito da Estratégia Municipal de Reabilitação Urbana continuar a promover medidas de incentivo a operações de conservação / beneficiação de edifícios habitacionais por parte dos proprietários, nomeadamente através: das isenções de taxas, isenções fiscais (IMI e IVA) e benefícios fiscais; do reforço dos instrumentos de incentivo à realização de obras particulares. Consolidar o papel da edilidade como promotor e dinamizador de obras particulares mediante um pacote de incentivos que vão desde a subvenção direta a fundo perdido até à disponibilização de profissionais qualificados.

Projeto Reabilitação da Av. D. José I

. .

Projeto Reabilitação da Pç. Padre Eduardo Ferreira do Amaral

.

Criar mecanismos de gestão do parque habitacional público que permitam contrariar a sua degradação a partir da dinamização da participação dos residentes. Assumir o parque público disperso como motor de reabilitação das áreas em que se insere, promovendo obras de qualificação do edificado e melhoria do

VOTE

. .

conforto e desempenho energético Estimular o investimento no património edificado com vista à dinamização do mercado de arrendamento e à reutilização dos fogos vagos. Planear, projetar, organizar e desenvolver no quadro de parcerias com residentes, comerciantes e município operações integradas de regeneração / qualificação do edificado e do espaço público em áreas centrais ou emblemáticas. Incrementar, em parceria com proprietários, comerciantes e outras entidades públicas projetos sustentáveis do ponto de vista ambiental, social e económico, que permitam a melhoria do desempenho energético e conforto do edificado habitacional e comercial e a revitalização de áreas de comércio de proximidade.

.

Projeto Reabilitação da Av. General Humberto Delgado


Plano Municipal de Arborização do Concelho

Continuaremos empenhados na requalificação do espaço público, dando especial atenção às pequenas obras de proximidade, continuando a requalificar diversas pracetas e ruas, ordenando o tráfego automóvel, criando zonas verdes e de estacionamento.

15

Projeto de Requalificação do Parque Armando Romão

O NOSSO COMPROMISSO:

. .

Plano Municipal de Arborização. Executar o plano de arborização, plantando 15 000 árvores entre 2014 e 2018.

Execução do Parque da BD

Estamos a iniciar a construção de um novo “pulmão” verde na Cidade. O Parque dos Lilases conta com uma área de 50.000m2 sendo situado entre a CRIL e o Cemitério de Benfica. Para além de uma grande área verde contará ainda com uma pista de caminhada e áreas de lazer.

. . . .

Criar o Parque da Juventude situado nas traseiras da Escola Secundária da Amadora. Requalificação da Av. D. Carlos I. Requalificação do Parque Armando Romão.

AMADORA´13

REQUALIFICAÇÃO URBANA

Projeto Parque dos Lilases - Alfornelos

Concluir a matinha da Venda Nova.

Projeto Matinha da Venda Nova

AMADORA´13


AMADORA´13

16

Projeto Parque da Juventude - Reboleira

. . .

Parque Desportivo e das Artes da Boba. Obras do Metro da Reboleira.

Plano dos circuitos pedonais - Vamos continuar a construir novos circuitos pedonais e de fitness, ligando-os para formar uma rede que abranja todo o Concelho.

.

Hortas e Agricultura urbana - Estamos a construir uma horta na Falagueira e vamos iniciar a construção de novas hortas na Brandoa e no Zambujal. Pretendemos que estes espaços sejam ordenados, limpos e respeitem o meio ambiente. Requalificação da Ponte Filipina Projeto Requalificação da Av. D. Carlos I

Projeto de Requalificação da Av. de Ceuta - Venteira

Projeto de Requalificação da Av. D. Luis I - Alfragide Sul)

VOTE

Projeto Agricultura Urbana - Falagueira


AMADORA´13

PLANO DE CIRCUITOS PEDONAIS

17

N E

O EXISTENTE A EXECUTAR

S

AMADORA´13


AMADORA´13

Obra do Metro da Reboleira

18

COMPROMISSO

CIDADE SEGURA

. Depois de um longo processo burocrático a Videovigilância vai ser uma realidade. O sistema será gerido pela PSP, assegurando a reserva da vida privada dos nossos munícipes. Após a conclusão do projeto de execução, que está praticamente terminado, segue-se o lançamento do Concurso Público para a implementação do sistema que permitirá auxiliar as forças de segurança na prevenção e repressão da criminalidade.

.

O NOSSO COMPROMISSO: Instalar o Sistema de Videovigilância.

VOTE

Construção da Divisão Policial da Amadora continuar a diligenciar junto da administração central para que as obras de construção se iniciem, visto tratar-se de um equipamento fulcral para o território da Amadora e o terreno já ter sido cedido pela Autarquia. Concluir o projeto de execução de uma nova Esquadra para a freguesia das Águas Livres (Damaia). Finalizar o Plano Municipal de Segurança Rodoviária que permitirá identificar os locais com maior sinistralidade no Concelho e implementar medidas que reduzam o número de acidentes. Os Patrulheiros das Escolas e Jardins foram um projeto pioneiro e inovador que lançámos há vários anos e que tem sido replicado um pouco por todo o País. Continuaremos empenhados em manter a sua presença nos novos equipamentos a construir.

. . .


CIDADE CRIATIVA E CULTURAL

AMADORA´13

COMPROMISSO

19

As indústrias culturais e criativas constituem uma importante força de dinamização das cidades, contribuindo, nomeadamente, para a diversificação da sua base económica. Estas atividades desempenham um papel fundamental na afirmação do Município na Área Metropolitana de Lisboa, a nível nacional e internacional, estimulando públicos cada vez mais alargados e oferecendo um leque amplo de atividades criativas de grande qualidade.

COMPROMISSO

.

O NOSSO COMPROMISSO: Criar/qualificar espaços em edifícios municipais para a instalação de micro empresas vocacionadas para a produção de bens e serviços culturais e criativos relacionados com as artes cénicas e BD.

. . .

Promover ações de Animação de Rua e dos espaços públicos nas áreas das Marionetas e da arte pública.

Realizar um Festival anual de Bandas Juvenis da Amadora. Criar o Parque das Esculturas - Na antiga Lixeira da Boba vai nascer o Parque das Esculturas. Este imenso espaço urbano começou a ser devolvido à população. Dispõe de um parque infantil e de um extenso percurso pedestre em todo o seu perímetro, numa extensão de 2,5 km. Estão em fase de instalação as primeiras peças escultóricas, a que se irão juntar muitas outras.

.

Alargar as valências da Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos enquanto equipamento de grande relevância: abertura de um espaço de Bebéteca; uma Biblioteca Sonora e um Banco de Imagens, com arquivo fotográfico do município e os filmes institucionais e artísticos.

.

Desenvolver o processo de acreditação do Museu Municipal de Arqueologia junto da Direcção-Geral do Património e promover a divulgação digital atualizada da Carta Arqueológica e do Património do município.

AMADORA´13


AMADORA´13

20

.

Azenha da Ribeira da Falagueira, hoje em ruínas, pode e deve ser recuperada, tendo em conta o seu interesse histórico, com pólo de atracão lúdico e pedagógico complementar do Núcleo Museográfico do Museu Municipal de Arqueologia.

Recreios da Amadora

Maquete da Azenha da Ribeira da Falagueira

.

Pretendemos para os Recreios da Amadora, cujo centenário ocorre no próximo ano, alargar a oferta cultural a outras áreas, de modo a formar novos públicos.

.

Continuar a dinamizar a Casa Roque Gameiro, que centrou a sua atividade inicial sobretudo na componente expositiva, passou a desenvolver muitas iniciativas ao ar livre, com a utilização do seu magnífico espaço exterior e jardim.

. .

A Galeria Municipal vai ser transferida para a Casa Aprígio Gomes. O festival Amadora BD afirmou-se como uma imagem de marca a nível nacional e internacional do município. É uma aposta ganha, mas temos que o afirmar ainda mais pela dimensão e pela qualidade. Cumpre também promover e valorizar o acervo do Centro Nacional de Banda Desenhada e Imagem, que dispõe de uma notável coleção de pranchas de BD e outros materiais relevantes da nona arte. Casa Roque Gameiro

VOTE

.

No nosso país, o projeto Orquestra Geração nasceu na Amadora, inicialmente através de uma parceria entre a Câmara Municipal da Amadora, a Fundação Calouste Gulbenkian, a Fundação EDP e a Escola de Música do Conservatório Nacional, a que se juntaram, mais tarde, a Área Metropolitana de Lisboa e o Ministério da Educação. Atualmente, a Amadora tem três núcleos da Orquestra Geração, aos quais acresce o recém-formado Gera Jazz. A Orquestra Geração é acarinhada pela nossa comunidade e deve continuar a ser chamada aos espaços municipais e amplamente divulgada como manifestação cultural de excelência.


CIDADE COESA SOCIAL E TERRITORIALMENTE

AMADORA´13

COMPROMISSO

21

Aumentar os níveis de coesão social e territorial significa promover as condições efetivas de igualdade no acesso aos recursos indispensáveis à manutenção de padrões de qualidade de vida dignos. O NOSSO COMPROMISSO:

. . . . .

Na área da Habitação social Concluir a erradicação do bairro de Santa Filomena e Estrela D’África. Iniciar o processo de erradicação do Bairro 6 de Maio.

Continuar o investimento nos processos de demolição de casas degradadas e devolutas. Continuar a otimizar o parque habitacional municipal existente nos processos de realojamento. Continuar a política de aquisição de fogos dispersos, complementando a oferta existente no parque habitacional, com vista à execução do PER. Bairro do Zambujal

. .

Ajustar o Regulamento do Programa de apoio ao Movimento Associativo (PAMA) Continuar a potenciar parcerias entre o Município e o Movimento Associativo local, tendo em vista a dinamização de ações desportivas, culturais e de ocupação de tempos livres de crianças, jovens, idosos e pessoas portadores de deficiência.

. .

Manter o apoio Municipal aos clubes desportivos na inscrição e realização de exames médicos dos atletas dos escalões de formação. Continuar a apoiar os clubes no aluguer de equipamentos desportivos.

Nas áreas do Desporto, Juventude e movimento associativo Continuar a apoiar os clubes e associações do município.

.

AMADORA´13


AMADORA´13

COMPROMISSO

CIDADE AMBIENTALMENTE SUSTENTÁVEL

22

. Os parques e jardins construídos em meio urbano assumem importantes funções ambientais e estéticas (regulação microclimática, qualidade do ar, proteção ao ruído ambiente, diminuição dos níveis de poluição e aumento do conforto bioclimático), essenciais à qualidade de vida nas cidades, assumindo-se como um instrumento eficaz na construção da sustentabilidade.

.

O NOSSO COMPROMISSO: Agenda 21 Local - A cidadania com sustentabilidade através de um processo participativo e multissetorial - O Amadora 21 consiste num processo participativo que procura o consenso entre as autoridades locais e os diversos parceiros da sociedade civil, com o objetivo de estabelecer um plano de ação dirigido a identificar os principais problemas e prioridades locais, tornando-se um instrumento fundamental na gestão da cidade.

. . .

Pacto dos Autarcas – Assumir um compromisso no empenho do aumento da eficiência energética e na utilização das fontes de energia renováveis. Educação Ambiental – Continuar a promover ações de formação e sensibilização para a preservação do meio ambiente e uma utilização correta do nosso território, principalmente junto da população escolar. Dar continuidade ao programa Amadora Resiliente enquanto instrumento essencial para prevenir e sensibilizar as pessoas para a redução de riscos em caso de desastres naturais.

VOTE

Realizar campanhas intensivas de sensibilização para boas práticas ambientais e de cuidado do espaço público, com especial incidência no que respeita ao lixo na via pública, dejetos de animais e alimentação de animais na via pública. Queremos uma Amadora mais inclusiva, mais sustentável e com uma economia mais inteligente. Em tempo de crise da economia nacional, propomos promover políticas públicas que permitam reduzir a fatura energética do município, dos particulares e das empresas. Ao nível da informação pretendemos que os amadorenses tenham conhecimento das oportunidades decorrentes de programas que promovam a eficiência energética, captando subvenções para a inovação de edifícios e investimentos em tecnologias mais eficientes. Lançaremos uma campanha de informação no quadro de uma estratégia de cooperação de longo prazo com o movimento associativo, com as empresas e com as escolas para a promoção de medidas para melhorar a eficiência energética dos edifícios da nossa cidade. Promoveremos soluções de eficiência energética ao nível da iluminação pública. Contratação Pública – Exigência de medidas ecológicas e da eficiência energética nas “Compras Públicas”. Reduzir os consumos de água utilizados na rega das zonas verdes, promovendo a utilização de águas pluviais e fluviais.

. . . . .


CIDADE EFICIENTE

AMADORA´13

COMPROMISSO

23

1IºCÍPIO

N

MU

Continuar a gerir com responsabilidade, rigor e transparência os dinheiros públicos da cidade, colocando as pessoas no centro das nossas preocupações. Porque uma cidade endividada não tem capacidade para executar os seus compromissos sendo incapaz de satisfazer as necessidades dos seus cidadãos. A gestão socialista tem vindo a comprometer-se com os seus munícipes na redução dos impostos, possibilitando às famílias amadorenses um alívio da carga fiscal. Nos últimos anos temos prescindido de parte da participação variável até 5% do

HOR MEL NCIA IÊ EFIC NCEIRA A N I F PAÍS DO

IRS, devolvendo atualmente aos munícipes 1,2% da sua participação em sede de IRS. Prosseguindo uma política de apoio às famílias residentes no concelho, e tendo em conta o atual cenário financeiro do país, temos vindo a reduzir as taxas de IMI. E, sendo a Amadora uma cidade preparada para ganhar os desafios da competitividade, nos últimos dois anos, decidimos isentar o lançamento de Derrama a empresas que apresentem um volume de negócios abaixo dos 150 mil euros. Uma clara medida de apoio às largas centenas de pequenas e médias empresas do concelho e um atrativo para a fixação de novas empresas.

AMADORA´13


CARLA TAVARES - AMADORA 2013  

COMPROMISSO COM A CIDADE AUTÁRQUICAS 2013

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you