Page 1

01/12/2016 Material produzido pela Comunicação do PSB/RS - Jornalista responsável: Daniela Miranda MTB 8870 - Assessoria Saul Teixeira MTB 16750 - Designer: Betina Valadão

PRESIDENTE DO PSB DEFENDE AMPLA REFORMA POLÍTICA

O

presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, defendeu uma ampla e imediata reforma política no país, ao participar de um seminário, na terça-feira (29/11), na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Brasília. Para o socialista, não há “coerência” em se fazer mudanças pontuais, por isso, deve-se pensar em reformar o sistema político-eleitoral como um todo. “Não há coerência em se fazer mudanças pontuais em um sistema que fica muitas vezes híbrido. O que queremos? Queremos voto aberto, em lista ou distrital? A reforma política deve ser pensada como uma corrente. Se um se desliga do outro a corrente se quebra e os problemas serão criados", ponderou.

BANCADA DO PSB MANIFESTA PESAR PELO ACIDENTE COM A CHAPECOENSE

E

m nome da Bancada do PSB na Assembleia Legislativa, o deputado Miki Breier manifestou solidariedade ao povo de Chapecó pela tragédia ocorrida com o time de futebol da cidade. “Não só o município de Chapecó, mas o Brasil e o mundo estão consternados por esta tragédia sem precedentes”, afirmou em pronunciamento na terça-feira (29/11). O socialista elogiou a decisão da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) de transferir os jogos do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil, marcados para ocorrer nesta semana, e a atitude de alguns atletas que defendem que o título de Campeão Sulamericano de 2016 seja concedido à Associação Chapecoense de Futebol. “Que este momento de dor nos proporcione uma reflexão sobre a própria existência e que nos leve a viver cada momento de forma especial e a valorizar a vida”, finalizou.

PSB EXPRESSA PESAR E SOLIDARIEDADE

N

esta hora de profunda dor, o Partido Socialista Brasileiro expressa o seu pesar e sua solidariedade aos familiares das vítimas do trágico acidente com a aeronave que transportava a equipe do Chapecoense, nesta madrugada, na Colômbia. Estendemos nossas condolências à Associação Chapecoense de Futebol, a seus dirigentes, funcionários e torcedores, aos cidadãos catarinenses e ao prefeito de Chapecó, Luciano Buligon. Carlos Siqueira Presidente Nacional do Partido Socialista Brasileiro - PSB

Siqueira também demonstrou preocupação com o ritmo das mudanças. Ele afirmou que algumas regras devem ser aprovadas para vigência imediata e outras podem ficar para um futuro progressivo. “É necessário que essas mudanças não estejam muito distantes, porque do jeito que as coisas estão no sistema político-eleitoral, não apenas no Brasil, mas sobretudo entre nós, é possível que a população possa não aceitar essa demora tão grande em se fazer reformas”, disse. O seminário "Diálogos sobre a reforma política" foi promovido pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil e o Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP). Na abertura, participaram o presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia e o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes.

BANCADA DO PSB/RS VOTA A FAVOR DAS DEZ MEDIDAS DE COMBATE À CORRUPÇÃO Heitor Schuch e José Stédile votaram contra a emenda que prevê responsabilização de juízes e membros do MP

O

Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, na madrugada de quarta-feira (30/11), o projeto de lei com medidas contra a corrupção (PL 4850/16), que prevê a tipificação do crime eleitoral de caixa dois, a criminalização do eleitor pela venda do voto e a transformação de corrupção que envolve valores superiores a 10 mil salários mínimos em crime hediondo. A Bancada do PSB/RS na Câmara dos deputados, composta por Heitor Schuch e José Stédile, votou favoravelmente à matéria, que passou com 450 votos a 1. A emenda prevendo a responsabilização de juízes e de membros do Ministério Público por crimes de abuso de autoridade recebeu o voto contrário da Bancada Socialista. Entretanto, a proposição foi aprovada por 313 votos a favor, 132 contra e cinco abstenções. “Tanto magistrados quanto integrantes do MP precisam ter autonomia para realizar seu trabalho de forma independente. Não fosse assim, a Operação Lava Jato não teria jamais chegado aonde chegou”, avaliou Heitor Schuch. Na quarta-feira (30/11), o projeto foi encaminhado ao Senado, mas a urgência para a votação imediata foi rejeitada. Com isso, as medidas anticorrupção foram encaminhadas para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, onde deverá ser debatido antes de serem votadas pelo plenário. “Busco a transparência. No combate à corrupção votei a f a vo r. N o p ro j e t o q u e criminalização judiciário e o MP votei contra”, destacou José Stédile, lembrando que o PSB nacional e a Liderança da sigla na Câmara emitiram nota externando apoio as medidas.

1


24/11/2016

EMENDA DE BETO ALBUQUERQUE PERMITE REVITALIZAÇÃO DE PRAÇA EM RONDA ALTA

O

presidente do PSB/RS e vice-presidente nacional da sigla, Beto Albuquerque, esteve no município de Ronda Alta no último sábado (26/11) participando da entrega da obra de revitalização da praça Mose Míssio. O socialista é autor da emenda parlamentar no valor de R$ 243.750,00 que garantiu a modernização do espaço. “Mesmo sem mandato de deputado há dois anos, é uma honra e uma alegria ver que nosso trabalho ainda rende frutos aos gaúchos e gaúchas. Sigo inaugurando obras com recursos que destinei para municípios e hospitais. É a luta que se transforma em realizações”, comemorou Beto. Os valores, que tiveram contrapartida da prefeitura de R$ 9.664,80, foram investidos em paisagismo, iluminação, playground, construção de banheiros públicos, troca do piso, colocação de bancos, arborização e passeios. O vice-prefeito de Ronda Alta, Odemar Raimondi, e o prefeito reeleito de Três Palmeiras, Antônio Silvânio Dias, estiveram presentes.

MIKI BREIER PROMOVE GRANDE EXPEDIENTE PARA MARCAR DESPEDIDA DA AL/RS

O

deputado estadual Miki Breier (PSB/RS) usou nesta quintafeira (01/12) o período do Grande Expediente da Assembleia Legislativa para se despedir do Parlamento Gaúcho. Prefeito eleito de Cachoeirinha, ele assumirá a condução da cidade no próximo dia 1° de janeiro. O socialista resgatou a memória de seus três mandatos na Casa através das postagens que fez, desde 2009, na rede social Twitter. “Uma das formas que acabei registando esta trajetória de pensamento/ação cotidianos foi se desenhando no espaço de 140 caracteres. Ao revisitar, a princípio por curiosidade, o que já havia escrito desde então, percebi um histórico pronto, desenhado desde aquele segundo ano do meu primeiro mandato nesta Assembleia Legislativa”, afirmou.

SECRETARIA DE MULHERES INDICA SOCIALISTAS AO PRÊMIO MULHER CIDADÃ 2017

A

Secretaria de Mulheres do PSB/RS, em reunião da executiva ocorrida na quinta-feira (24/11), indicou os nomes de duas socialistas para o Prêmio Mulher Cidadã 2017. A honraria é concedida anualmente pela Assembleia Legislativa do Estado em referência ao Dia Internacional da Mulher. As indicadas serão a prefeita reeleita de Cristal, Fábia Richter, e a ex-presidente da Câmara de Vereadores de Gravataí, Anabel Lorenzi. “São duas lideranças consolidadas que desempenham muito bem seus papéis, sempre promovendo o necessário recorte de gênero”, destacou a secretária do movimento, Maria Luiza Loose (Malu). Reeleita com 2.830 votos, Fábia será indicada na categoria Atividades comunitárias em prol da mulher. Ex-presidente da Câmara de vereadores de Gravataí, Anabel Lorenzi será indicada pelo incentivo à participação da mulher na política. A socialista Mari Machado, secretária-geral do PSB/RS e Secretária especial do PSB nacional, recebeu a honraria em 2013 na categoria Promoção da participação política da mulher. Ela foi eleita vice-prefeita de Livramento neste ano.

AÇÃO SOCIAL E OBRAS SERÃO PRIORIDADES DO PSB NA PREFEITURA DE TRAVESSEIRO

P

rimeiro prefeito da história de Travesseiro, município emancipado em 1992, o socialista Genésio Roque Hofstetter (Neco) foi novamente eleito para liderar o executivo a partir do próximo ano. Com o lema ‘Trabalho, Obras e Ação Social’, o aposentado de 67 anos obteve 1.027 votos, o que corresponde a 57,15% da votação válida. “Os investimentos na agricultura, saúde e educação foram os destaques dos nossos mandatos anteriores”, relembrou ele, que também foi prefeito entre os anos de 2001 e 2008. “Seguiremos investindo nessas áreas e queremos avançar também na infraestrutura para recolocarmos o município nos trilhos da mudança e do desenvolvimento”, completou. Na disputa à Câmara de Vereadores, o PSB elegeu quatro parlamentares e terá a maior bancada do legislativo.

PSB TRANSFORMARÁ DEMANDAS EM PROPOSTAS PARA LAGOA VERMELHA

A

comissão executiva do PSB decidiu prestar mais um serviço à comunidade, em Lagoa Vermelha. Mensalmente os integrantes do partido irão aos bairros ouvir os anseios da população e buscarão encaminhar soluções. O presidente da sigla, Rangel Vinícius Guedes, destacou que o projeto foi inspirado na constatação de uma série de carências da comunidade. O movimento levará aos bairros dicas de saúde e bem-estar, conselhos jurídicos, conversa sobre cidadania e cuidado com o patrimônio do município. Além disso, os voluntários ouvirão e colherão as sugestões e solicitações de melhorias dos moradores e encaminharão ao Executivo. “Vamos proporcionar alguns serviços que tem o intuito de melhorar a qualidade de vida da população, levando informações e orientações”, disse a vereadora reeleita, Márcia do Carmo.

JOSÉ STÉDILE DEFENDE RECONHECIMENTO À CATEGORIA DOS CAMINHONEIROS

O

deputado federal José Stédile (PSB/RS) cobrou, na terça-feira (29/11), reconhecimento a categoria dos caminhoneiros no Brasil. Para ele, esses profissionais trabalham, independente das condições, para sobreviver e transportar as riquezas da nação. “O baixo valor dos fretes, o valor do óleo diesel, o valor alto dos pedágios, as estradas em más condições, os preços dos pneus, das peças de reposição, tudo isso junto está, praticamente, inviabilizando a profissão”, lamentou. Stédile é relator, na Comissão de Viação e Transportes, do Projeto de Lei (PL) 528/15, que cria a política de preços mínimos do transporte rodoviário de cargas. A proposta obriga, por exemplo, que 40% dos produtos da Petrobras e de outras empresas estatais sejam transportados por cooperativas de pequenos caminhoneiros.

CONFIRA MAIS DESTAQUES EM PSBRS.COM.BR

2


Boletim PSB/RS 01 dezembro 2016  
Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you