Page 1


2

Celebrações

Maio Maria, Mãe de Deus e Nossa...

IGREJA MATRIZ DE SÃO DOMINGOS: - Sábado - 18h - Domingo - 11h (09/06 - 10h - Celebração dos crismandos) - Domingo - 18h - Domingo - 19h30 - Terça-feira - 19h15 - Pelos falecidos. - Quarta-feira - 8h - Novena Perpétua de Nossa Sra. do Perpétuo Socorro, com bênçãos às pessoas e aos objetos.

Neste mês, que a Igreja dedica a Maria: Mãe de Deus e nossa. São inúmeras as homenagens que ela recebe. Aproveito a letra de uma música de padre Zezinho para prestar-lhe também a minha homenagem: “O povo te chama de Nossa Senhora Por causa de Nosso Senhor O povo te chama de Mãe e Rainha Por que Jesus Cristo é o Rei do céu E por não ti ver como desejaria Te vê com os olhos da fé Por isso ele coroa a tua imagem Maria Por seres a mãe de Jesus Por seres a mãe de Jesus de Nazaré Como é bonita uma religião Que se lembra da mãe de Jesus Mais bonito é saber quem tu és Não és deusa, não és mais que Deus Mas depois de Jesus, o Senhor Neste mundo ninguém foi maior Aquele que lê a palavra Divina Por causa de Nosso Senhor Já sabe que o livro de Deus nos ensina Que só Jesus Cristo é o intercessor Porém se podemos orar pelos outros A Mãe de Jesus pode mais Por isto te pedimos em prece oh! Maria Que leves o povo a Jesus Porquê de levar a Jesus entendes mais Como é bonita uma religião Que se lembra da mãe de Jesus Mais bonito é saber quem tu és Não és deusa, não és mais que Deus Mas depois de Jesus, o Senhor Neste mundo ninguém foi maior” (“Senhora e Rainha” - Pe. Zezinho)

IGREJA DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA - JD. GUANABARA: - Domingo - 8h - Quinta-feira - 19h30 - Pelos falecidos. - Sexta-feira - 7h30 - Momento de Oração do Apostolado e Celebração com serviço da Eucaristia. ASILO SÃO VICENTE DE PAULO: - 2ª e 4ª quinta-feira do mês - 15h30 Capela do Lar São Vicente de Paulo.

Celebrações Mensais Toda 1ª sexta-feira do mês Dia de Oração diante do Santíssimo Sacramento. 17h - Missa, Adoração e Bênção do Santíssimo - Nossa Senhora de Fátima. 19h - Missa, Adoração e Bênção do Santíssimo - São Domingos. Todo dia 13 do mês (menos aos domingos) 15h - Oração do Terço e Celebração da Eucaristia - Nossa Senhora de Fátima.

Serviços religiosos: Atendimento do pároco - Terça-feira - das 8h30 às 11h30 e 16h às 18h45 - Quinta-feira - visita aos doentes, bênçãos às casas, entre outros. - Sexta-feira - 8h30 às 11h - Sábado - 8h30 às 11h Obs.: É preciso ligar na secretaria para agendar horário. Fone: 3461-2865.

Todas as homenagens que ela recebe durante este mês são merecidas porque, ela foi maior que todos, por ter sido a primeira cristã, a primeira a ouvir Jesus, e também, a primeira a seguir os passos de seu Filho.

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA Os artigos são de responsabilidade de seus autores. Sugestões de pautas, críticas ou artigos envie para o e-mail: assessoriapsd@gmail.com ou ligue na secretaria da paróquia

Pe. Lázaro Gabriel Lourenço  Jornalista Fundador JC Nascimento  Jornalista Responsável Sabrina Furlan - MTB 30880  Departamento Comercial Dirson Zerbeto Júnior

- (19) 3461-2865 - e fale com Sabrina.  Impressão Editora Z  Colaboração  Tiragem Júlio César da Kátia Amaral Antonio A.C.Lima 4.000 exemplares Divina Bertalia Cruz Luciana Teixeira  Diagramação Ezequiel Poço Júnior Zerbeto Maria Gimenez Eliane Deliberali Karolin Leone Marli Zerbeto

PUBLICAÇÃO MENSAL Av. Nove de Julho, 1205 - Americana - SP (19) 3461-2865 - paroquiasaodomingos.com.br

Segunda-feira - 19h30 - Grupo de Oração - São Domingos - 19h30 - Terço com os Homens - N. Sra. de Fátima Terça-feira - 20h - Estudo Bíblico - São Domingos. Quarta-feira - 19h30 - Terço com os Homens - S.Domingos. Quinta-feira - 20h - Estudo Bíblico - N.Sra. de Fátima.


3

Padroeira

Criação de Nossa Senhora de Fátima Como o tempo passa... Não percebemos a passagem do tempo (khrónos) quando temos ao nosso lado pessoas maravilhosas. Meus pais, a Maria, a Ariane e o Lucas. Falar da Comunidade Nossa Senhora de Fátima, é sem dúvida falar de uma parte da minha vida, por sinal uma parte muito especial. Vamos voltar no tempo... Início dos anos 80, a primeira missa celebrada no Guanabara, foi realizada em minha casa, com a presença da comunidade e de personagens importantíssimos: Pedro Fioreti, Eduardo Vitti, Benedito Rossi e o Pe. Vitor Facchin. Eu já participava do grupo de jovens do São Domingos

Primeira Comunhão na comunidade realizada em dezembro de 1984, epóca em que Maria e José Elias eram catequistas.

Início da construção da Igreja em 1981.

coordenado pelo nosso querido José Rubens Miranda. Começa a caminhada pastoral para criar a comunidade Nossa Senhora de Fátima. A compra do terreno, depois a obra da igreja, que de forma comunitária e participativa teve início inesquecível. Lembro quando nós ganhamos alguns materiais de construção do Rio Branco (o campo estava no início da obra), e fomos de caminhão buscar estes materiais todo mundo em cima da caçamba... Imagina só, naquele tempo podia! A edificação da igreja teve envolvimento total da comunidade, sob a direção do engenheiro Lélio Worschech. Os voluntários foram surgindo com o tempo: seu Honório, João Zarbin e tantos outros, (cito apenas estes nomes para homenagear todos aqueles que de forma direta ou indireta participaram desta história, na certeza de que Deus e Nossa Senhora de Fátima lhes abençoaram). O porão da Igreja é inaugurado com uma celebração maravilhosa, era uma conquista para nós do Guanabara. Neste período iniciam as atividades da catequese, os trabalhos nos quarteirões e o grupo de jovens. Nunca mais paramos! Hoje é com orgulho que a Comunidade Nossa Senhora de Fátima desenvolve seu trabalho evangelizador e pastoral no bairro, e para a cidade. Mudanças que se destacaram: A primeira missa foi celebrada na área de uma casa, depois foi a missa no porão construído embaixo da Igreja, e por fim a missa de inauguração da igreja, e de lá pra cá, a igreja mudou bastante, ficou mais bonita, ganhou pintura nova e altar novo. A missa era rezada às segundas-feiras, depois aos sábados à tarde; e quando o Pe. Itamar conseguiu dividir os trabalhos com outros padres conseguimos ter a missa aos domingos. Com isso a comunidade ficou mais unida e mais motivada.

Fato interessante que marcou Certa vez estava lá na Matriz de São Domingos e o Pe. Vitor me chamou para ver uma caixa que chegou para ele. Lembro-me que ele ficou surpreso, com o tamanho do “pacote” - uma “encomenda” tão grande vinda do exterior. Ele me chamou para ajudá-lo abrir a caixa. Quando abrimos tratavase da imagem de Nossa Senhora de Fátima, ele ficou muito emocionado e feliz. E eu também, pois depois dele fui o primeiro membro da comunidade a ver a bela imagem. José Elias da Cruz

Primeira Festa Junina com dança de quadrilha na comunidade em 1983.

Programação Religiosa 09/05 - 19h30 - Celebração com Pe. Elcio Medeiros 12/05 - 8h - Celebração com Pe. Antonio de Pádua 13/05 - 19h30 - Celebração da Padroeira com Pe. Lázaro Gabriel Lourenço com a coroação de Nossa Senhora de Fátima, e procissão. Após a missa, haverá um bolo para a comunidade.

Programação Social 11/05 - Sábado - A partir das 19h - Quermesse da Padroeira.

Aniversário

Pe. Lázaro celebra 50 anos de vida e experiência Nascido a 25 de maio de 1963, Lázaro Gabriel Lourenço está completando 50 anos. Lazinho, como é chamado por muitos, festeja pela terceira vez seu aniversário na Paróquia São Domingos. A celebração natalícia será realizada no sábado, dia 25, às 18 horas para que toda a comunidade participe da ação de graças pelo dom de sua VIDA, Pe. Lázaro. Portanto, parabéns, Pe. Lázaro, por transbordar alegria em sua vida e no trabalho com a comunidade! Desejamos que Deus o ilumine e o guie para ser este padre amigo, na sua simplicidade de ser. Como diz a Ir. Miria na canção “Feliz Idade”: “O tempo é pura graça do Pai e Senhor e eu digo à Sua Vontade, alegre, o meu sim!”.


4 19 de maio - Pentecostes

30 de maio - Corpus Christi

Data litúrgica celebra a vinda do Espírito Santo

Solenidade de Corpus Christi

Pentecostes é uma celebração muito importante no calendário litúrgico. Nesse dia a Igreja celebra vinda do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus. Pentecostes é celebrado 50 dias depois da Páscoa. O termo Pentecostes é de origem grega, e o significado é quinquagésimo, e junto com Natal e Páscoa, é uma das datas mais importantes do Ano Litúrgico.

Origem de Pentecostes Pentecostes celebra a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos e seguidores de Cristo, durante aquela celebração judaica do quinquagésimo dia em Jerusalém, e também é considerado o dia do nascimento da Igreja. Encontramos esse episódio no livro dos Atos dos Apóstolos (At 2,1-11).

A celebração solene de Pentecostes será realizada no dia 19, às 11 horas, e os horários das demais celebrações eucarísticas (18h e 19h30) acontecerão de forma habitual.

Este ano a comemoração de Corpus Christi será da seguinte maneira: cada paróquia realizará a celebração de Corpus Christi no período da manhã, na Matriz de São Domingos, será às 8h30. No período da tarde, todas as paróquias de Americana se reunirão na Matriz de Santo Antônio para uma grande celebração presidida por Dom Vilson Dias de Oliveira, às 16 horas. Também haverá a confecção do tradicional tapete enfeitando nas ruas por onde passará a procissão do Santíssimo. Contamos com a colaboração de todos para guardarem em suas casas materiais que serão úteis para a montagem e pintura do tapete de Corpus Christi. Você já pode começar a guardar: pó de

café usado e seco, pó de madeira, casca de ovo, tampa de garrafa, entre outros. Vale ressaltar que esses artigos só poderão ser entregues na igreja, na semana que antecede a data religiosa.

Novo vigário

São Domingos acolhe novo vigário paroquial Há 15 dias a Paróquia São Domingos recebeu o vigário paroquial, Pe. Antônio de Pádua Dias. O novo padre acompanhará os trabalhos de pastorais e celebrações, juntamente com pároco Pe. Lázaro Gabriel Lourenço. O Jornal Integração em breve conversa pode conhecer um pouco quem é Pe. Antônio de Pádua Dias. Nascido em 22 de janeiro de 1961, em Caconde/SP, divisa com Minas Gerais, Pe. Antônio adquiriu um estilo e jeito mineiro de ser, além de gostar da culinária mineira, muito tranquilamente contou um pouco da sua trajetória sacerdotal. Sua diocese de origem é São João da

Boa Vista. Em 2005, a convite de Dom Augusto Zini Filho, bispo diocesano de Limeira, Pe. Antônio assume como vigário paroquial a Paroquia Santa Terezinha de Limeira, depois foi transferido à Paróquia Santa Cruz, de Santa Cruz da Conceição. Após oito anos foi transferido para a Basílica de Araras, e agora foi designado para a cidade de Americana pelo bispo Dom Vilson Dias de Oliveira para ser vigário paroquial da Paróquia São Domingos. Segundo o vigário, já passou por várias experiências como sacerdote: trabalhou com muitas realidades de comunidades, fez trabalhos com a Pastoral Carcerária, executou diversos serviços de grupos de

pastorais. “Portanto, neste momento pretendo primeiramente conhecer melhor a comunidade de São Domingos e com o tempo poder contribuir com o Pe. Lázaro no que for necessário. Estou sendo muito bem acolhido por ele e pela comunidade, neste início, ele está apresentando tudo como funciona e depois vamos discutir como será as dinâmicas de trabalhos entre ambos”. Pe. Antônio finaliza ao JI dizendo que a expectativa é grande e positiva em poder colaborar com a paróquia naquilo que for essencial em prol e a serviço da comunidade, seja nas missas, no campo

da formação, entre outros estará a disposição. “Será uma missão inovadora aqui na cidade de Americana, com estrutura paroquial diferenciada, por isso vou oferecer o melhor como vigário paroquial”.


5

Acontecimentos - Noite da Integração promovida através do Jantar Italiano foi organizada pela equipe de liturgia. O evento teve a apresentação de abertura do Coral Ítalo Italiano, além do show com o grupo “Vozes de la America” (13/04).

- A Pastoral Familiar promoveu uma noite de formação para as famílias. O tema abordado foi “Drogas Prevenção é o nosso dever” e o palestrante foi um voluntário da Comunidade Davi (26/04).

Semana de formação para novos ministros leigos da comunhão eucarística, das paróquias: Nossa Senhora Auxiliadora, São Domingos Sávio, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, São Jerônimo, São Judas Tadeu, São João Bosco, Senhor Bom Jesus e São Domingos de Gusmão. As palestras foram conduzidas pelos padres: Felipe de Moraes Negro, Vilson Ap. Pereira Júnior, José Avelino da Silva (Zezinho), Leandro, Robert Donizete Landgraf, Ademir Zanarelli, José Reginaldo Andrietta e Antonio Ramildo Marques da Silva. (15 a 18/04) O atual assessor diocesano de ministros leigos da comunhão eucarística é Pe. Robert Landgraf e o coordenador diocesano é Flávio Pompeu.


http://cantinhoprodihene.blogspot.com.br/2012/05/maes-desenhos-para-pintar.html

6

DIA DAS MÃES

PENTECOSTES

Os cristãos continuam a missão de Jesus... Ao escolher os doze apóstolos para segui-lo e acompanhá-lo em sua missão, Jesus confiou a eles a tarefa de continuar essa missão. Só assim, o Evangelho pode chegar a todos os homens. Depois de sua morte e ressurreição, Jesus voltou para junto de Deus, deixando aos apóstolos a tarefa de continuar na Terra a sua missão. Ele disse: “Vão pelo mundo inteiro e anunciem a boa notícia (o Evangelho) a todas as pessoas” (Mar 16,12-18). E para isto receberam o Espírito Santo. O Espírito Santo está presente em cada momento de nossa vida, nos guiando e orientando. Oferece-nos sete dons para nos ajudar a sermos melhores.

Você sabe como surgiu? A ideia surgiu por volta de 1905 para ajudar Ana Jarvis que perdera sua mãe e a homenageava constantemente. Era tão linda a maneira que falava da mãe, que várias amigas e filhas começaram a homenagear as mães em vida, então, com o passar dos anos a data passou a fazer parte do calendário anual, comemorada no mundo todo. No Brasil, a data foi oficializada por volta de 1932 por Getúlio Vargas, sendo o segundo domingo de maio a data escolhida, destinamos um abraço mais demorado, um beijo mais forte e um estar mais presente com nossa mãe. Vamos orar por ela!!!

ra Aproveite pa colorir!

Encaixe na cruzadinha abaixo os 7 dons do Espírito Santo: Sabedoria, Ciência, Piedade, Temor de Deus, Conselho, Fortaleza, Entendimento.

O PAI, o FILHO e o ESPÍRITO SANTO aparecem separados neste desenho. Vamos encontrar o caminho que os une? Depois pinte bem bonito!

Deus se revela para nós como Pai, Filho e Espírito Santo. Quando somos batizados, nossa vida cristã começa. Cremos neste mistério em que Deus se revela nesta Santíssima Trindade onde só existe um Deus. O Pai é o criador, o Filho é o salvador e o Espírito Santo é o santificador, sendo três em um só. Assim é nosso Pai, um só, nos dá o exemplo de perfeita união, nos ensinando a viver em comunidade, sempre somando nossas diferenças para o bem comum.

http://www.biblincando.com.br/images/missa/desenho-pentecostes.jpg

http://tiapaulalimeira.blogspot.com.br/2012/03/atividades-sobre-santissima.html

SANTÍSSIMA TRINDADE

Kátia Amaral


7 Juventude fiel

Tiago Silveira: presença jovem na igreja Ele possui um enorme vínculo com a Paróquia São Domingos. Aqui nasceu, foi batizado, fez a Primeira Comunhão, foi crismado e se casou. E foi na companhia dos pais, Sueli e José Marcelino da Silveira, bem como das irmãs Tais e Tatiane, que Tiago Silveira sempre participou das atividades paroquiais. Inicialmente, com o desejo de ser padre, foi se dedicando cada vez mais ao serviço do altar e das pastorais. Incentivado pelo nosso então pároco, Pe. Itamar Gonçalves foi coordenador dos coroinhas e acólitos. Aos 17 anos assumiu a Catequese da Crisma como catequista, trabalho que ainda desenvolve até hoje. Conhecido pelo seu apreço pela formação religiosa, atualmente com 28 anos de idade, Tiago acredita que ela é a base de tudo, é aquilo que o conduz ao amadurecimento da fé e no amor ao Cristo. E, certamente, foi brincando entre

os bancos de nossa Igreja Matriz que ele se encantou pelo altar, descobrindo a seriedade de tudo que a ele se refere. Nesse período em que trabalhou com os coroinhas (cerca de 50, entre crianças e adolescentes), vivendo intensamente o trabalho pastoral, Tiago sempre esteve mais voltado à liturgia, a qual tudo reúne e tudo emana, considerando-a a verdadeira manifestação da vida cristã. Em 2004, foi para o seminário onde obteve um grande amadurecimento e a capacidade de discernimento, que o levou a concluir que não estava preparado para a missão específica de ser padre. Voltando aos serviços pastorais em nossa paróquia em 2006, Tiago lembra como foi importante o apoio do Pe. Itamar e de todos da comunidade, pelo difícil período de definição de opções de vida. Em 2012, casou-se com Tatiane Angélica

Super Dicas Francisco, o novo João XXIII, livro com 164 páginas, de José Manuel Vida e Jesús Bastante, é o lançamento da Editora Vozes que apresenta em estilo de crônica os principais momentos do conclave que elegeu Francisco papa. Os autores têm o mérito de terem assistido pessoalmente o conclave. Em tom suavemente crítico apresentam um panorama do cenário eclesial nessa época de mudança e os primeiros impactos que a figura carismática do Papa Francisco provocaram no mundo. Três discos do cantor e compositor pernambucano Alceu Valença, até então inéditos em CD, ganham reedição no formato digital na série Tons, da gravadora Universal Music: Cinco Sentidos (1981), Anjo Avesso (1983) e Mágico (1984) retratam o artista em sua fase mais popular, onde canções como “Anunciação” (do disco de 1983) tocaram muito nas rádios. Lançamento mais que bemvindo! A Editora Santuário lança um ótimo subsídio de apoio para a Catequese: o livro Histórias e Temas Para a Catequese (222 págs.), de Antônio Francisco Bohn, traz, como o título anuncia, breves histórias, em estilo de parábolas, sobre vários temas: amizade, bondade, confiança, gratidão, paz, verdade. Cada história traz ainda breves questões que servem de proposta para reflexão. Toninho

Arruda da Silveira, amiga de suas irmãs, tendo vivenciado em plenitude as fases do namoro e noivado. Tatiane, cuja família é da Igreja Presbiteriana e nunca tinha frequentado a Igreja Católica, encantou-se com o seu envolvimento com a paróquia, sendo sua grande incentivadora nessas práticas, acompanhando-o sempre. Ela, inclusive, acaba de participar da formação de Ministros Extraordinários da Eucaristia, preparando-se para também assumir esse compromisso em nossa paróquia. Em 2010, a convite do Pe. Lázaro Gabriel, Tiago, junto com Roberto Vitti e Junior Michelani, assumiram a coordenação dos Ministros Extraordinários da Eucaristia, em cujo serviço conta com a ajuda de mais duas pessoas cuidando das escalas e formação continuada dessas Conhecido pelo seu apreço pela formação pessoas, para o exercício religiosa, atualmente com 28 anos de idade, desse importante trabalho na Tiago acredita que ela é a base de tudo. comunidade. Para ele, essa atividade tem lhe proporcionando um grande crescimento na Sob a sua orientação, as celebrações ficam dimensão pastoral e comunitária. bonitas e tocantes. Amigo de muitos padres, Tiago destaca Exemplo da força que a juventude pode que isso é um privilégio, pela oportunidade ter numa comunidade religiosa, Tiago de ser formado e orientado. “Contar com entende que a Igreja é um excelente espaço a amizade de um padre realmente é uma para o crescimento pessoal e comunitário benção de Deus, pois me faz muito bem. dos jovens. Ele lembra que a Igreja Católica Cultivo esses relacionamentos com muito tem um carinho especial pelos jovens, haja respeito e, sempre que posso, ajudo-os em vista as iniciativas em torno deles algum trabalho pastoral ou no serviço da (Campanha da Fraternidade 2013, Jornada liturgia”, ressalta. Mundial da Juventude). Para finalizar, ele Presença admirada e querida em nossa faz questão de deixar um convite aos jovens paróquia, Tiago já emocionou muita gente de nossa paróquia e de nossa cidade: com a sua sensibilidade humana e religiosa, “Venham participar da vida da Igreja, pois com o seu gosto e zelo com as coisas do isso vai fortalecer a nossa caminhada de altar. Para nós, do São Domingos, ele é a Fé, de Esperança e de Amor”. personificação da prontidão, da dispoDivina Bertalia nibilidade e do gosto em fazer bem feito.


8 De olho nas pastorais

A Bíblia na Catequese No dia 15 de abril os catequizandos e catequizandas das turmas da 2ª Etapa da Catequese de Iniciação à Eucaristia vivenciaram um momento lindo: a celebração da Entrega da Profissão de Fé da Bíblia. A celebração foi preparada pelos catequistas e catequizandos e teve parti-

cipação dos pais e mães. Reunidos na igreja, após breve motivação feita pelos catequistas, foram trazidos 9 símbolos relacionados a sinais do nosso cotidiano e sobre os quais a Bíblia fala (luz, pão, flores, sementes, sal, docinhos e até um telefone e uma bicicleta). Os símbolos eram entronizados acompanhados do refrão “Toda Bíblia é comunicação de um Deus Amor, de um Deus irmão! É feliz quem crê na Revelação, quem tem Deus no coração!” cantado por todos e tocado ao violão pelos jovens catequistas Rafael, Mateus, Mayara e Flávia. Cada símbolo era colocado numa mesa ornamentada e então um catequizando proclamava o texto da Palavra de Deus que dizia sobre o símbolo.

Bastidores

- E para quem ficará a responsabi-

- Parabéns ao casal Geraldo Pereira Rocha e Maria das Dores dos Santos, que completaram 50 anos de união matrimonial celebrado na comunidade (30.04).

- Aí sim, depois de um longo período de férias o coral infantil está de volta, com o gogó afinado e muitos planos para os próximos meses, é isso aí, solta a voz garotada! - O casal Giovane e Janaína sempre discretos e participativos nos serviços da comunidade, servir é um dom e eles praticam direitinho!

(Catequistas da inicação à Eucaristia)

Cleusa Gabriel Lourenço lidade da pastinha vermelha com os comunicados ao final da missa de domingo, das 11 horas (28/04)? Maria de Carmo passa para as mãos de Luis Rodegher e ele passa para quem?: Finalmente, caí nas mãos de Pedro Fioretti, segura Pedrinho que a pasta é sua!!!

Nossa Senhora de Fátima - Atenção, temos um novo membro na Comunidade, Carlos Forlin...Seja bem vindo! Cadê os envelopes Carlão? Acorda já são mais de 9 horas, a missa já tá quase acabando.

entendendo e saboreando o sentido da participação na Eucaristia e na comunidade. Bonito ouvi-los comentando sobre o que descobrem ao participarem da missa. O papel da Catequese nessa etapa é esse: ajudá-los a mergulhar no mistério da nossa fé!

Falecimentos

São Domingos - Dom de servir e tecer! Cida Rocha fez uma toalha de croché para o altar. Confeccionados com muito carinho pelas suas mãos encantou ao Pe. Lázaro e a todos. Parabéns Cida!

Depois os pais e mães fizeram a entrega “oficial” da Bíblia aos filhos, rezando uma bonita oração que pedia “vivam esta Palavra e experimentem o que vocês ouvirem. Creiam no que vocês receberão. Aprendam com a Catequese e nunca se cansem e nem se afastem de Deus, porque Ele sempre vem ao nosso encontro. Tomem em suas mãos a Palavra e a acolham como próprio Deus em sua vida”. Ao final, como marco desta etapa da Catequese, os catequistas entregaram o texto da Profissão de Fé, conteúdo sobre o qual as turmas vêm refletindo. Tudo muito bonito e singelo. Esse momento faz parte do processo de iniciação eucarística dos catequizandos,

Maria Gimenez e Julinho da Cruz

Ao Pe. Lázaro e seus familiares, nossos sentimentos pelo falecimento da sua querida irmã Cleusa, ocorrido há um mês (24/04). Deixamos um pensamento do Pe. Zezinho, que ajuda a gente a se confortar em momentos como esses: “Se ela está no céu, então alguém, além de Deus, de Jesus e dos santos, se importa conosco. Definitivamente, não estamos sozinhos, por mais que doa a solidão de havê-la perdido. Mas é apenas por pouco tempo. Quem amou aqui, sem dúvida, se reencontra no infinito...” Nós cremos na vida eterna e na feliz ressurreição!

Nair Barbieri Infelizmente, notícias ruins fazem parte das nossas vidas. Mais uma pessoa significativa da comunidade é lavada aos céus (03/05). Nair Barbieri foi uma das pessoas mais assíduas e engajadas da Paróquia São Domingos. Era participante das missas dominicais, das 11 horas, e viveu parte da história da comunidade de fé. Ela deixa-nos, o exemplo da mulher motivada, cheia de energia, exímia profissional da costura, alguém que irradiava um permanente bom humor e uma contagiante alegria. Tendo a entrevistada para o nosso jornal Integração há alguns anos, conheci bem de perto a sua sensibilidade social, o seu amor à família. Que Deus console os seus familiares e a acolha junto de Si. (Divina Bertália)

255 - Jornal Integração - Mai/2013  

255 - Jornal Integração - Mai/2013 - Paróquia São Domingos - Americana - SP